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sexta-feira, 27 de abril de 2012

Plano de Desenvolvimento na Escola - PDE foi tema de formação



Créditos: Marcelo Neckel

      Quatorze escolas estaduais de âmbito da 21ª CRE que desenvolveram o PDE-Módulo Escola 2009/2010, estiveram ontem, quinta-feira 26, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE), participando da Jornada de Gestão e informações sobre o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) – módulo Escola e Interativo.
      Pela parte da manhã, a assessora do PDE na 21ª CRE, professora Mirian Meyer, realizou um resgate do PDE como programa do Ministério da Educação e Cultura – MEC, desde a sua criação em 2007, destacando o objetivo maior que é qualificar a educação pública do país, visando elevar o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.



Além deste, foram abordados os seguintes assuntos:
Plano de formação continuada;
SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle;
Ciclo de Gestão;
PDE Módulo Escola;
PDE Módulo Interativo;
Quadro comparativo, mostrando a mudança entre os módulos;



Também foi realizada uma oficina prática no SIMEC.



Coordenadoria entrega notebooks para alunos com deficiência visual




Créditos: Marcelo Neckel
O Coordenador Regional de Educação, Professor Artur Hugo Hepp, acompanhado das assessoras da pasta da Educação Especial na 21ª CRE, professoras Margarete Klassen e Regiane Kehler, entregaram na tarde de ontem 26, nas dependências da 21ª Coordenadoria Regional de Educação em Três Passos, um notebook para a Escola Estadual Águia de Haia, de Três Passos e um para a Escola Senador Alberto Pasqualini de Santo Augusto.
Os notebooks foram adaptados para o uso de alunos cegos ou de baixa visão e foram doados pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC). 
Os equipados vêm com softwares adaptados para possibilitar a leitura dos livros digitais enviados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
As duas escolas beneficiadas possuem sala de recursos para atender alunos com necessidades especiais.

Coordenador Profº Artur Hepp e a Diretora Sirlei Bervian da escola Águia de Haia. 

Coordenador Profº Artur Hepp e a Diretora Margarete Nidermeyer da escola Senador Alberto Pasqualini.  

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Valorização Profissional


Governo do Estado pagará o Piso Nacional do Magistério ainda na folha de abril
Créditos: Camila Domingues

O Governo do Estado pagará o Piso Nacional do Magistério, R$ 1.451, aos professores da rede estadual. O pagamento será feito ainda na folha de abril. O acordo parcial neste sentido foi formalizado com o Ministério Público e divulgado em entrevista coletiva no Palácio Piratini na manhã desta quinta-feira (26) pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o Procurador do Estado, Evilázio Carvalho da Silva, e pelo Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga e pela secretária de Estado Adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. "É um acordo em que ninguém perde e beneficiará mais de 20 mil professores", afirma Carlos Pestana. 
Pelo acordo, nenhum professor do Estado receberá, como vencimento básico, valor inferior ao Piso Nacional fixado pelo Ministério da Educação (MEC), que hoje é de R$ 1.451,00 para regime de 40 horas semanais. Para tanto, o Estado pagará uma parcela completiva ao vencimento básico dos professores ativos e inativos que hoje recebem menos que o Piso Nacional, a fim de que atinjam o valor mínimo de R$ 1.451,00. O pagamento da parcela completiva retroage integralmente ao mês de abril de 2012 e será pago em folha complementar no dia 15 de maio. O benefício atingirá cerca de 20 mil professores. 
O chefe da Casa Civil explicou que a parcela completiva não servirá como base de cálculo de vantagens temporais, gratificações e demais vantagens que incidam sobre o vencimento básico da carreira e, da mesma forma, não repercutirá no escalonamento de classes e níveis do plano de carreira do Magistério. 
Pestana ressaltou que o acordo possibilita o atendimento à reivindicação da categoria: "Não estamos mexendo no plano de carreira e estamos cumprindo o compromisso de pagar o Piso Nacional a todos os professores, além de oferecer ao magistério o maior reajuste já oferecido para a categoria por um Governo, de 76,64% até 2014". 
Para o Procurador Eduardo de Lima Veiga, "Hoje é um dia feliz. O Governo sempre se mostrou sensível à necessidade de pagar o piso e fez todos os esforços para cumprir este compromisso. Com este acordo, ninguém perde e as duas partes não abandonam suas teses", disse.

Fonte: Seduc

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Provas do Ensino Supletivo no NEEJA serão aplicadas neste final de semana


Créditos: NEEJA Portela

Acontece neste sábado, 28 de abril e no dia 05 de maio, a realização de provas no Ensino Supletivo - Modalidade Ensino médio do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos - NEEJA em Tenente Portela, com inicio previsto para as 08:00h no turno da manhã e tarde 13:00h. Para realização das provas é necessário trazer documento de identidade.
Segundo a diretora do núcleo, professora Vera Lúcia Stein, mais de mil alunos farão as provas e para melhor organização as mesmas serão realizadas em dois locais:
Inscritos da letra A até a letra L - na Escola Cléia na Avenida Itapiranga, 672.
Inscritos da letra M até a letra Z - na Escola CNEC na Avenida Santa Rosa, 416.

Horário das provas no dia 28 de abril:
MANHÃ 08h - PORTUGUÊS/REDAÇÃO E LINGUA ESTRANGEIRA
TARDE 13h - LITERATURA/HISTÓRIA/GEOGRAFIA
Horário das provas no dia 05 de maio:
MANHÃ 08h - MATEMÁTICA/FILOSOFIA/FÍSICA
TARDE 13h - QUÍMICA/BIOLOGIA/SOCIOLOGIA

A próxima etapa de provas acontecerá em agosto/2012.

MAIORES INFORMAÇÕES NO NEEJA- FONE (55) 3551 -1997 ou pelo blog: neejaportela.blogspot.com.br

Gestão democrática

Mudança nas eleições para direção de escola representa um avanço para a Educação gaúcha

Na tarde desta terça-feira (24), foram aprovados projetos que estabelecem a gestão democrática do Ensino Público. A principal alteração é a instituição da eleição por chapa para a direção das escolas públicas. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, com a aprovação desses projetos, a gestão escolar será mais participativa e democrática. “Consideramos um grande avanço no sistema de gestão escolar, pois fortalece o caráter de gestor da equipe diretiva de nossas escolas, comprometendo-os enquanto agentes públicos”, explica.
Com a proposta, os votos serão proporcionais para os segmentos da comunidade escolar. Pais e alunos terão peso de 50%, e professores e funcionários de escolas também. A reeleição dos diretores será restrita a uma recondução consecutiva, tal como previsto no Código Eleitoral Brasileiro para cargos como prefeito, governador e presidente.
Azevedo destaca que só participarão das eleições, as chapas que tiverem um plano de ação, que aborde aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos das escolas. O mandato passará a ser de três anos, podendo haver uma recondução sucessiva. “Será a plataforma de ação dos candidatos à direção. Isso dará credibilidade às ações, e a possibilidade de que a comunidade escolar acompanhe o mandato da direção de sua escola”, completa.
Para cumprir as exigências do Ministério da Educação (MEC), as atribuições dos conselhos escolares também sofreram mudanças. A partir de agora, passam a ter função de execução.
Também foi incluída entre as atribuições dos diretores de escolas a tarefa de prestar contas da aplicação de recursos financeiros repassados por órgãos federais, estaduais ou municipais.


Fonte: Seduc

terça-feira, 24 de abril de 2012

Inscrições para emergencial de orientador escolar e supervisor escolar terminam amanhã 25


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas até amanhã, quarta-feira (25), nas funções correspondentes aos cargos de Orientador Educacional e de Supervisor Escolar.
Os candidatos poderão realizar as inscrições no site da Seduc (clique aqui) ou nas Coordenadorias Regionais de Educação. A 21ª Coordenadoria Regional de Educação está localizada na Rua Borges de Medeiros 207, centro, Três Passos, e atende pelo telefone: 55-3522-2311.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Contexto histórico e formação regional do Alto Uruguai é tema de formação na 21ª CRE


Créditos: Marcelo R. Neckel


Ocorre na manhã e tarde de hoje (23), na sala de reuniões da 21ª Coordenadoria Regional de Educação em Três Passos (21ª CRE), formação sobre o contexto histórico e regional do Alto Uruguai, destacando o trabalho do Pe. Manoel Gonzales e do Coroinha Adílio Daronch. A formação é destinada a professores de história, sociologia e ensino religioso da rede estadual de educação de âmbito da 21ª CRE e de professores da rede municipal de Três Passos, a fim de trabalhar este assunto em sala de aula, conforme projeto do Comitê da Transversalidade da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria da Cultura do RS (Sedac).
A intenção do projeto é implantar no cotidiano dos estudantes de ensino fundamental e médio, a vivência histórica da região do Médio Alto Uruguai, através do resgate histórico do percurso dos beatos Manuel e Adílio.
Pela parte da manhã a formação fica a cargo do historiador do IGTF (Instituto Gaúcho de tradição e Folclore) e graduando em museologia pela UFRG, Gionavi Mesquita, que abordará o Contexto Histórico e Regional do Alto Uruguai, enfatizando o trabalho dos missionários.
À tarde, palestrará o professor indígena de história Bruno Ferreira graduado pela UNIJUÍ e pós graduando em Diversidade e Cultura Indígena pela Escola Superior de Teologia. Professor Bruno, abordará o tema: Contexto Histórico e Regional do Alto Uruguai vivenciado no período de 1893 a 1923 pelos povos indígenas. Após, explanará professor Carlos Bourscheid com o tema: Desenvolvimento Regional Através do Turismo Religioso.
 
História dos beatos:
O Padre Manuel Gómez Gonzáles nasceu na Espanha, em 29-05-1877, sendo ordenado sacerdote aos 25 anos. Após exercer suas atividades na Espanha e Portugal, veio para o Brasil em 1911, tornando pároco de Nonoai – RS dois anos depois.
O Coroinha Adílio Daronch nasceu em Dona Francisca, em 15-09-1908. Morava em Nonoai-RS com sua família que para lá havia se mudado. Jovem dedicado ao afazeres da paróquia, costumava acompanhar o Padre Manuel na sua atividade pastoral.
Em 1924, realizaram uma longa jornada apostólica a serviço da Paróquia de Palmeiras das Missões-RS. A caminho de Três Passos-RS, no dia 21 de maio de 1924, na localidade de Feijão Miúdo, foram surpreendidos, levados para o mato, amarrados em árvores e fuzilados. Pe. Manuel e Coroinha Adílio foram sepultados em Três Passos, no cemitério que iria ser abençoado por eles, sob uma cruz com os dizeres “Martir em 1924”. Em 1964 seus restos mortais foram transladados para a Igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, onde o padre era pároco.

sábado, 21 de abril de 2012

Consulte o gabarito do concurso para o magistério



A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) divulga o gabarito do concurso público para o magistério. O período para encaminhamento de recursos será aberto após a publicação dos resultados, ou seja, da lista de aprovados e reprovados. Nesta oportunidade, os candidatos poderão encaminhar os recursos referentes aos gabaritos e aos resultados obtidos nas provas objetivas. Os recursos encaminhados fora do prazo a ser divulgado po meio de edital, não serão considerados. 

Consulte aqui o gabarito das provas. 

Uruguaiana 
As provas da Área 1 (Linguagens e suas tecnologias) serão realizadas novamente para os candidatos da10ª Coordenadoria Regional de Educação, em Uruguaiana. 

A aplicação da nova prova na cidade de Uruguaiana se dará exclusivamente aos  candidatos nesta área que compareceram à prova objetiva do concurso para o Magistério Estadual realizado no último domingo, 15. 

No decorrer da semana, a FDRH analisou as atas de registro, assim como esteve na cidade para verificar as causas do erro material ocorrido especificamente na região da 10ª CRE. 527 candidatos estavam inscritos para a realização das provas na área 1. 

A fim de assegurar a isonomia, garantindo o direito aos candidatos de participarem em igualdade de condições, serão aplicadas, em Uruguaiana, novas provas da área 1 no dia 03 de junho, em horário e local a serem divulgados em edital.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

FDRH só divulgará gabarito do concurso do Magistério no sábado

Parecer sobre falhas em Uruguaiana será publicado nesta sexta e resultado sai um dia depois
O gabarito oficial do concurso do Magistério deverá ser publicado somente no sábado. A informação foi dada na noite desta quinta pela assessoria da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).
Conforme a instituição, a ideia era anunciá-lo nesta quinta-feira, no entanto, após análise dos departamentos jurídicos da Secretaria Estadual da Educação e da FDRH sobre o caso envolvendo o município de Uruguaiana, um grupo se reuniu na sede da fundação, na Capital, e concluiu um parecer que será divulgado nesta sexta no Diário Oficial do Estado. Com isso, o gabarito só pode ser divulgado 24 horas depois, ou seja, no sábado.
Segundo o presidente da FDRH, Jorge Branco, haverá uma reunião na manhã desta sexta-feira. O encontro entre técnicos e a direção da autarquia pode definir que a prova seja reaplicada somente em Uruguaiana, somente para o cargo de educador físico. No entanto, ele descartou que o exame seja fornecido novamente em todo o Estado.
Ontem, devido ao número expressivo de acessos ao endereço eletrônico da FDRH, o site saiu do ar e muitos internautas não conseguiram ver as informações referentes ao concurso do Magistério. O site chegou a voltar por alguns minutos, no meio da tarde, mas saiu mais uma vez do ar.
A fundação admite não ter previsão para o restabelecimento do sistema, mas informou estar trabalhando para que, até hoje, o serviço seja normalizado.

Fonte: Correio do Povo

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Revisão de proventos


O Setor de Recursos Humanos da 21ª Coordenadoria Regional de Educação - Três Passos, solicita o comparecimento das pessoas abaixo relacionadas a fim de solicitar revisão de proventos – referente a alteração de classe.
A 21ª CRE está localizada na Rua Borges de Medeiros, 207, centro, Três Passos. O horário de atendimento é das 08h00minh às 12h00min e das 13h30min às 17h30min. Telefone de contato: 55 3522 2311.


José Ernani Gregory
Wilmar Rodrigues de Morais
Lirio Romeu Pohl
Margrid Isabela Boch Vogel
Maria Sironi SallesPrauchner
Maria Teresinha Kuhn Sulzbach
Iracema Landscheck
Nadir Lourdes Weiss
Noedi Ines da Silva
Raphel Iungllut
Claci Quinot Both                                       
Mara Elisabeth de Oliveira
Vera Susana Accioly Beltrame
Geni Teresinha Hofstetter
Solange Maria Jovanella
Vendelino de Carli
Nair Wesseling
Iracema Lirio Guterres
Ivete Teresinha Schab Horst
Roseli Heidi Schmieder Karling
Lurdes Scopel Kunz
Vera Maria da Jornada Ferreto
Tania Laura Fries
Gilce Maria Serafini
Iloise Schutze Ledur
Liane Ilondi Bonhart
Maria Helena Fontoura                 
Marli Lucia Schonwald Nagel        
Noeli Bagetti
Elisabeth Cavalheiro Herrmann
Clodomiro Giacon

quarta-feira, 18 de abril de 2012

2º Seminário da Alimentação Escolar ocorre em Três Passos


Aproximadamente 400 pessoas estão participando do 2º Seminário Regional para a Aquisição de Gêneros Alimentícios, Alimentação Escolar da Agricultura Familiar e Cooperativas da Agricultura Familiar que se estende até a tarde de hoje no CTG Missioneiro dos Pampas em Três Passos. O seminário faz parte da programação da Feira de Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária – 12ª FEICAP – que ocorre entre os dias 17 e 22 de Abril.
A organização do evento é da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ª CRE), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Três Passos (SMEC), EMATER de Três Passos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Passos e Cooperativas da Agricultura Familiar da Região Celeiro.
O Coordenador da 21ª CRE, Profº Artur Hugo Hepp. Hepp enfatizou a importância do seminário para esclarecimento da cadeia envolvida na alimentação escolar. Artur apontou que no ano passado, as 74 escola estaduais de âmbito da 21ª CRE, receberam via o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE, o montante de R$ 1.121.525,16 e foram aplicados na agricultura familiar R$ R$ 347.800,91, 31,24% o que estabelece a lei a Lei nº 11.947 que prevê que a merenda escolar tem que ser adquirida no mínimo 30% da agricultura familiar.
O evento pela parte da manhã segue com as explanações por parte da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo com o tema: Políticas Públicas da SDR e Segurança Alimentar, representada pelos assessores Sabrina Parrino e Dinanci Maia; da EMATER, com o tema: Água e Segurança Alimentar na Agricultura Familiar com o Sr. José Enoir Daniel.
Pela parte da tarde, a SMEC – Secretaria Municipal de Educação participa com o relato de experiência de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar pela nutricionista responsável da alimentação escolar na rede municipal de Três Passos, Emanoeli Züge;
A seguir, falará a nutricionista Fernanda Marques, da divisão de Assessoria de Apoio a Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, sobre o levantamento das compras da agricultura familiar e implementação da Lei 11.947 de 16 de julho de 2009.
O seminário encerra as 16:00 horas com visitação dos participantes no pavilhão das Agroindústrias da Agricultura Familiar.

Secretaria de Educação abre contratações para orientador e supervisor escolar




A Secretaria de Estado da Educação informa que entre os dias 19 a 25 de abril estarão abertas nas Coordenadorias Regionais de Educação, as inscrições para as contratações temporárias nas funções correspondentes aos cargos de Orientador Educacional e de Supervisor Escolar. Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou nas Coordenadorias.

Seduc

terça-feira, 17 de abril de 2012

Educandário realiza 1ª Exposição da Semana dos Povos Indígenas


Créditos: Escola Gomercindo Ribeiro

Na ultima sexta-feira (13), a escola indígena de ensino fundamental Gomercindo Jete Tenh Ribeiro da terra Indígena Guarita no km 10 em Tenente Portela, realizou em suas dependências a 1ª Exposição da Semana dos Povos Indígenas.
Na oportunidade, foram expostos diversos trabalhos sobre a cultura do povo kaingang realizado pelos alunos e professores da escola. Participaram do evento as escolas estaduais Sepé Tiarajú e Cléia Salete Dalberto; e os educandários da rede municipal de Tenente Portela, Sadi Fortes, Tenente Portela e Arcelino Soares Bueno.
A exposição foi feita dentro da programação das escolas indígenas de âmbito da 21ª CRE, em comemoração a semana do índio.
Debora Sprendor, diretora da escola Gomercindo, afirmou que o evento foi muito produtivo, pois envolveu cerca de 200 pessoas entre alunos, professores e comunidade, onde os visitantes puderam conhecer um pouco da cultura dos povos indígenas da nossa região.


EG MY HÃ TI Ã JAG, EG VEJ KÃMU JÁ TU !

Texto:    Escola  Gomercindo/21ª CRE






















Fotos: Escola Gomercindo Ribeiro

Concurso do Magistério registra baixa abstenção em Três Passos

Créditos: Raul

Com uma abstenção (2,7%) considerada baixa pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 1.440 pessoas realizaram provas no domingo, 15, em Três Passos para provimento de uma das dez mil vagas ao magistério estadual em diferentes áreas, como Geografia, séries iniciais e Educação Física. Na área de abrangência da 21ª CRE, estavam inscritos 1.481 candidatos.

Em Três Passos, foram cinco locais de prova e o coordenador da 21ª CRE Artur Hepp disse considerar baixa a abstenção registrada. Segundo o coordenador, não houve fatos atípicos registrados no transcorrer da seleção. Artur não soube precisar quais seriam, por disciplina, as carências da rede. Porém, afirmou que a 21ª CRE possui 500 contratos emergenciais que devem começar a ser substituídos a partir de agosto.

Números da seleção no estado

As provas aplicadas pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) tiveram quatro horas de duração, e 69.614 candidatos estavam aptos a concorrer a 10 mil vagas. A proporção foi de sete candidatos por vaga, com uma estimativa inicial de abstenção de 10%. Cento e cinquenta e quatro escolas sediaram as provas, distribuídas em 30 CREs. Dia 19 de abril será divulgado o gabarito oficial das provas. O resultado sai no mês de julho e as nomeações estão previstas para agosto. 

Antes de assumir os cargos, os novos professores farão um curso de formação intensiva para se familiarizar com as políticas adotadas na educação. No RS há 2.572 escolas e 1,12 milhão de alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio. Dos 70 mil professores em atividade, 21 mil têm contratos emergenciais. 

Fonte: Top Educação/Foto: RAU

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Provas para o concurso do Magistério foram aplicadas neste domingo


Créditos: Claudio Fachel

Há sete anos sem a realização de concurso público para o Magistério, muitos professores, aproveitaram a oportunidade para passar a integrar o quadro fixo de docentes, em prova realizada na tarde deste domingo (15). Conforme verificação prévia da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), responsável pelo concurso, o número de abstenções é de cerca de 10%. A aferição continua sendo realizada, e nesta segunda-feira (16), será informada a porcentagem final. 

No início da tarde, acompanhado da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, o secretário da Pasta, Jose Clovis de Azevedo visitou o Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, a Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank e Escola Estadual Presidente Roossevelt. Ele manifestou apoio aos candidatos, e reafirmou o compromisso do governo do Estado com a Educação do Rio Grande do Sul. “O dia de hoje é um marco para o magistério gaúcho. Com este concurso esperamos superar o quadro precário de recursos humanos que temos hoje na Educação, com cerca de um terço de contratados”, avalia. 

Azevedo explica que o concurso é válido por dois anos, e prorrogável por mais dois. “A intenção é nomear os aprovados até substituirmos todos os contratados”, declarou, afirmando que os quase 70 mil inscritos comprova que ainda é possível acreditar na carreira do Magistério. 

Números 
Foram 154 escolas que sediaram as provas, distribuídas em 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CREs). Pela primeira vez realizado por área de conhecimento, o concurso contou a aplicação de 68 provas diferentes destinadas a testar a aptidão dos professores para 131 distintas habilitações. 

A professora das séries iniciais, Anarosa Telles de Lessa, do Rio de Janeiro, era uma das candidatas para o concurso gaúcho. “Estou bem afiada para as provas, e na torcida para morar em Porto Alegre”, disse. No mesmo clima estavam Andrea Lesnicki e Adesi Guzzon, concorrentes nas provas e amigas de estudos, estavam retomando os principais pontos antes de entrar na escola. 

A FDRH seguirá analisando as atas de cada CRE. Dia 19 de abril será divulgado o gabarito oficial do concurso. A expectativa é de que no mês de julho sejam homologados os nomes aprovados e em agosto comecem as nomeações. Estão sendo disputadas 10 mil vagas. 
Com informações da FDRH

Fonte: Seduc

sexta-feira, 13 de abril de 2012

2º Seminário da Alimentação Escolar será dia 18 na 12ª FEICAP



      Na próxima quarta-feira, 18, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ª CRE), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Três Passos (SMEC), EMATER de Três Passos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Passos e Cooperativas da Agricultura Familiar da Região Celeiro, realizarão o 2º Seminário Regional para a Aquisição de Gêneros Alimentícios, Alimentação Escolar da Agricultura Familiar e Cooperativas da Agricultura Familiar.
      Participam do encontro, educadores do campo, merendeiras, diretores das 74 escolas de abrangência da 21ªCRE, além de agricultores familiares, representantes dos órgãos citados acima e público em geral.
      O evento será realizado no CTG Missioneiro dos Pampas e faz parte da programação da Feira de Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária – 12ª FEICAP – que ocorre entre os dias 17 e 22 de Abril em Três Passos.

      Programação

08h 15min – Recepção, Credenciamento e Lanche;

09h – Abertura: Coordenador Regional de Educação Sr. Artur Hepp;

09h 30min - Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo: Políticas Publicas da SDR e Segurança Alimentar, Sr. Secretario Ivar Pavan;

10h 30min EMATER - Água e Segurança Alimentar na Agricultura Familiar, Sr. José Enoir Daniel;

12h Almoço 

13h 45 min – Abertura: Secretário Municipal de Educação de Três Passos Sr. Dalmiro Volnei Silva; 

14h - Experiência de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar: Nutricionista Responsável pela alimentação escolar na Rede Municipal de Três Passos, Emanoeli Züge;

14h 30 min – Levantamento das Compras da Agricultura Familiar e implementação da Lei 11.947 de 16 de julho de 2009. Assessoria de Apoio a Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Nutricionista Fernanda Marques;

15h 30 min – Lanche;

16h – Visitação ao Pavilhão das Agroindústrias da Agricultura Familiar.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Termina hoje as inscrições para cadastro de contratações temporárias


Até hoje, 12 de abril, os candidatos poderão realizar as inscrições para o cadastro de reserva de professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais/Educação Especial e Educação Indígena; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Fundamental – Anos Finais – Educação Indígena Ensino Médio e Educação Profissional.
         Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br (edital 08/2012) ou nas Coordenadorias Regionais de Educação, no horário das 9h às 11h 30min e das 14h às 17h.

Provas do concurso do magistério serão no domingo


Foto: Divulgação

As provas para o Concurso Público do Magistério Estadual serão realizadas no domingo (15), nas 30 cidades sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), às 14 h. O candidato deverá comparecer ao local onde prestará o exame com uma hora de antecedência. O local de realização da prova poderá ser verificado no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (www.fdrh.rs.gov.br), mediante a colocação do número do CPF no link indicado. 

Para ter acesso à sala onde será realizada a prova, o inscrito deverá apresentar documento de identidade, com fé pública- (Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira de Nacional Habilitação (com foto), cédulas de identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal) valem como documento de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro. Deve ser apresentado, preferencialmente, o documento cujo número conste no formulário de inscrição. 

Durante a realização da prova, o candidato só poderá portar caneta esferográfica transparente, com tinta de cor azul ou preta. Ao ingressar na sala de provas, o candidato receberá uma embalagem plástica, na qual deverá colocar todos os seus pertences; aparelhos celulares devem permanecer desligados e sem alarme. A embalagem plástica deverá ser colocada no chão, sob a cadeira ou classe. 

É vedado ao candidato utilizar óculos escuros, chapéu, boné, touca ou outros acessórios que cubram as orelhas ou parte do rosto. Após o sinal indicativo do início das provas, não será permitido o ingresso de retardatários na sala. Os candidatos que solicitaram atendimento especial deverão dirigir-se à sala de coordenação do prédio, onde serão encaminhados para a sala de atendimento especial. 

As 10 mil vagas serão disputadas por 69.614 inscritos, que realizarão as provas em 153 escolas e 2.402 salas de aula. O gabarito será divulgado no dia 19 de abril. 

Serviço 

• Data das provas: 15 de abril de 2012 
• Horário das provas: 14h às l8h 
• Horário de apresentação dos candidatos: 13 horas 
• Horário de fechamento dos portões e de início das provas: 14 horas 
• O endereço do local de realização das provas deverá ser consultado no site da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humano (www.fdrh.rs.gov.br) 
• As provas serão aplicadas nas cidades sedes das Coordenadorias Regionais de Educação. 

Dicas para uma prova tranquila 

• Sair de casa com antecedência para evitar imprevistos e problemas no trânsito; 
• Levar o menor número possível de objetos; 
• Celulares e aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados durante a permanência em sala de aula; 
• Prevenir-se com mais de uma caneta de material transparente com tinta azul ou preta; 
• Levar água; 
• Vestir trajes confortáveis; 
• Ao receber a prova, manter a calma, ler com atenção e observar o tempo de duração.


Fonte: FDRH.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Educação inclusiva

Seduc entrega notebooks para alunos com deficiência visual



Foto: Divulgação

      O Secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, entregou, na tarde de segunda-feira (9), 40 notebooks que serão utilizados por alunos com deficiência visual, matriculados em escolas da rede pública estadual. O ato ocorreu durante a formação sobre educação inclusiva, no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari. Azevedo enfatizou a necessidade de a escola pública assegurar as condições de acesso ao conhecimento das pessoas com alguma deficiência.
     A formação ocorreu até a tarde de ontem, terça-feira (10), abordando temas como a inclusão dos alunos com surdez, a análise dos dados do censo escolar 2011 e o plano de atendimento especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.


Fonte: Seduc

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Seduc abre inscrição para Cadastro de Contratações Temporárias


No período de 05 a 12 de abril de 2012, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) esta disponibilizando via edital 08/2012, inscrição para cadastro de reserva de professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais/Educação Especial e Educação Indígena; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Fundamental – Anos Finais – Educação Indígena Ensino Médio e Educação Profissional.
Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou nas Coordenadorias Regionais de Educação, no horário das 9h às 11h 30min e das 14h às 17h.
Na 21ª CRE, as vagas estão disponíveis nos 19 municípios de abrangência.


CONFIRA AS DISCIPLINAS DISPONÍVEIS POR MUNICÍPIOS.

Investimento

R$ 1,4 milhão para escolas de Educação Profissional



O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, participou na última   quarta-feira (4), no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, de reunião com a comissão que representa os diretores das escolas técnicas no Estado, para uma das ações que integram a priorização do Ensino Médio e da Educação Profissional. O encontro apresentou uma proposta de critérios para distribuição da suplementação financeira de R$ 1,4 milhão ainda em 2012 para as escolas técnicas e escolas de educação básica com cursos técnicos.
O secretário reforçou a prioridade da Seduc em relação às escolas que ofertam Educação Profissional. “Queremos resolver com mais agilidade as questões relativas às escolas técnicas e essa ação representa um dos nossos esforços para a qualificação desta modalidade de ensino”, explicou.
Dentro da proposta apresentada, todas as escolas recebem a suplementação por intermédio de uma parcela fixa, de acordo com o número de alunos e mais uma parcela variável, que considera especificidades das escolas técnicas. A suplementação poderá ser utilizada para custeio e manutenção.
Durante o encontro os diretores puderam tirar dúvidas sobre a proposta e fazer apontamentos para possíveis alterações na proposta. Uma nova reunião foi agendada para maio, para dar continuidade a discussão e resolução dos apontamentos e aprovação da proposta dos critérios do repasse.

Fonte: Seduc