Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Censo Escolar da Educação Básica 2012


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com estados e municípios, deu início Inicio ontem, quarta-feira (30), à coleta de dados educacionais do ensino básico das redes públicas e privada. Informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país serão coletadas via internet, por meio do sistema Educacanso (http://educacenso.inep.gov.br) 
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado anualmente. Todas as escolas públicas ou privadas são recenseadas, e, a partir dessa informação, os governos planejam o investimento para o ano seguinte.
Os dados do Censo subsidiam a elaboração e planejamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Cálculo da aprovação e reprovação do aluno, do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da educação (Fundeb), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNTE).

quarta-feira, 30 de maio de 2012

21ªCRE participa do Dia do Desafio


Foto: Marcelo Neckel

Cerca de 70 pessoas, entre professores que trabalham na 21ª Coordenadoria Regional de Educação Três Passos, e professores que participam hoje, quarta-feira (30), de formação sobre educação especial, contribuíram com o município, realizando exercícios físicos no Dia do Desafio. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Coordenado pelo Sesc-RS – Serviço Social do Comércio, o Dia do Desafio constitui-se de uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são o maior prêmio.
Neste ano, a adversária de Três Passos é San Lucas Tolimann, cidade localizada no Estado de Sololá, na Guatemala.

Saiba mais
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.


Foto: Marcelo Neckel

Seduc a favor da aprendizagem e contra a reprovação


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou neste mês os resultados finais do Censo Escolar da Educação Básica 2011. No Rio Grande do Sul a reprovação do Ensino Médio chega a 20,7%, o índice mais alto do país, envolvendo todas as redes de ensino. Para o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, o resultado não foi uma surpresa.  Ao assumir a Pasta da Educação em janeiro de 2011 analisou a série histórica das taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) do Estado e percebeu que os percentuais são semelhantes desde 1975. Nesse período todo, o índice oscilou entre 15,33% e 32,98%.
Neste contexto, o secretário iniciou um movimento “a favor da aprendizagem e contra a reprovação”, como ele próprio denominou. Em reunião com os gestores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) informou que a reversão destes índices é o quarto eixo de gestão da Pasta. Os demais são: formação permanente dos professores, recuperação física das escolas, incluindo a modernização tecnológica e a valorização e o diálogo permanente com os educadores. A orientação para as CRE’s é que o debate seja realizado nas escolas em parceria com as universidades.
Segundo Azevedo, foi a partir da leitura destes dados que a Secretaria de Educação (Seduc) desencadeou o programa de reestruturação curricular do Ensino Médio, culminado com a implantação do Ensino Médio Politécnico na Rede Pública Estadual já em andamento neste ano. “Os índices são semelhantes em todo país. É só no Brasil e no Rio Grande do Sul que se aceita uma coisa dessas como natural. Em nenhum outro país isso é encarrado como se fosse uma coisa normal. Precisamos construir um novo senso comum na Educação”, salienta o secretário. Além disso, destaca que a responsabilidade é de todos os agentes educacionais, desde os gestores como secretários de Estados, diretores, professores, a família e o próprio aluno. “A responsabilidade é de todos. Mas nós que somos os educadores, que detemos os conhecimentos técnicos não podemos aceitar isso. O objeto do nosso trabalho é a aprendizagem. Se o aluno não aprende, fracassamos todos”, disse.
De acordo com o chefe da Pasta, o ponto de partida para a mudança dos índices passa pela discussão dos conceitos de conhecimento e avaliação. “As pessoas confundem dados, informação e conhecimento. E são três conceitos diferentes. A avaliação é um processo intrínseco ao trabalho. É observar, acompanhar, é a síntese dos processos de aprendizagem”, sustenta Azevedo.

Fonte: Seduc

terça-feira, 29 de maio de 2012

Inscrições para Curso Técnico em Informática inicia dia 07 de junho


Créditos: Portela Online

A Escola Cléia Salete Dalberto de Tenente Portela, estará com inscrições abertas para o Curso Técnico em Informática do dia 07 de junho a 07 de julho. Serão ofertadas 35 vagas para o turno da tarde e 35 vagas para o turno da noite.
As inscrições poderão ser realizadas através do portal da Seduc (clique aqui), ou ainda, diretamente na secretaria da escola, localizada na Avenida Itapiranga, 672 – Centro.
Maiores informações na secretaria da escola ou pelo fone: (55)3551-1536.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Escolas realizam formações sobre o ensino médio politécnico

Formação realizada no Núcleo São Martinho
O mês de maio para as escolas estaduais de ensino medio da região de abrangência da 21ªCoordenadoria Regional de Educação (21ªCRE), foi marcado por diversas formações acerca da nova proposta do ensino medio politécnico por meio dos recursos repassados neste 1º semestre pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 19 escolas receberam R$1.101,00 para realizar formações sobre esta temática e efetuar compra de material didático para as formações.
As escolas da 21ªCRE realizaram formações conjuntas, aproveitando a proximidade dos municípios. Todos os encontros contaram com a participação da assessora do ensino medio politécnico na 21ªCRE, professora Marisa Guterres Pit.
São Martinho:
Formação realizada na manhã de quinta-feira 24, na Escola Estadual de Educação Básica São Martinho. O encontro foi ministrado pela professora Renate Chitolina da Setrem. A palestrante abordou o cotidiano escolar, citando Içami Tiba e Rubem Alves. O público presente foi de aproximadamente 60 professores dos municípios de: São Martinho e São Valério do Sul.
Tenente Portela:
Em Tenente Portela, a formação aconteceu no dia 18/05, na Escola Estadual de Educação Básica Cléia Salete Dalberto e reuniu cerca de 100 professores de Tenente Portela, Derrubadas, Vista Gaúcha e Barra do Guarita. O tema da politecnia foi abordado pela professora Maria T. Welter da Faculdade de Itapiranga – FAI. Na ocasião,  o professor Juraci Costamann e a assessora pedagógica do ensino médio, profª Marisa Guterres Pit, salientaram a importância dos momentos de formação para os educadores, tanto para a reflexão de sua prática discente, quanto para o sucesso da restruturação curricular do novo ensino medio.
Esperança do Sul:
09/05 e 10/05 à noite, foram as datas dos encontros no município de Esperança do Sul, na Escola Estadual de Ensino Medio Olavo Bilac. Cerca de 60 professores dos municípios que compõem o núcleo Três Passos (Três Passos, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul) participaram desta formação. O palestrante foi o professor Marcos Gehrken, doutorando da Universidade Federal do Paraná - UFPR e representante da Associação REGAR – Rede de Educação, Gênero, Trabalho, Geração de Renda e Cidadania, sediada no estado do PR. Marcos abordou os temas interdisciplinaridade e construção dos projetos vivenciais.

Inscrições para o Enem começam hoje pela internet

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever a partir das 10h desta segunda-feira. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.
No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.
O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.


Fonte: Correio do Povo

Liberados R$ 1,4 milhão para Escolas Técnicas


Foi liberada nesta sexta-feira (25) a verba suplementar de R$ 1,4 milhão para as escolas técnicas do Estado. Anunciada no mês de abril pelo secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, o recurso poderá ser usado para custeio e manutenção e foi distribuído de acordo com o número de alunos e as especificidades de cada escola. O grupo de trabalho instituído pelas próprias escolas discutiu os critérios para a distribuição. 
Esta é uma das ações do gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que busca o fortalecimento da Educação Profissional, prioridade política da Pasta. “Com a integração da educação profissional ao gabinete e departamentos da Secretaria, estamos resolvendo com mais agilidade as questões relativas às escolas técnicas e essa ação representa um dos nossos esforços para a qualificação desta modalidade de ensino”, disse o secretário.

Fonte: Seduc

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Departamento Administrativo da Seduc realiza formação para escolas da 21ªCRE


Foto: Marcelo Neckel

O Diretor Administrativo Adjunto, Roberto Adornes e a Assessora Jurídica Sinara Ketzer do Departamento de Administração da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), realizaram na última quinta-feira 24, formação sobre a descentralização de obras com as seis escolas da região da 21ªCRE que foram selecionadas nesta modalidade de execução de obras e se encontram na fase de elaboração dos editais.
Na oportunidade, Roberto Adornes, falou aos presentes sobre a situação das obras escolares em todo o estado, da precariedade encontrada dos educandários quando o atual governo assumiu e das políticas adotadas para esta área. Ele reitera que é fundamental a participação direta da escola na elaboração dos projetos, juntamente com a CRO (Coordenadoria Regional de Obras) e a CRE (Coordenadoria Regional de Educação), pois, a escola é protagonista nesta nova forma de execução de obras.
Na segunda etapa, a assessora Sinara Ketzer, abordou os procedimentos licitatórios, pagamentos e prestação de contas.
Pela descentralização de obras, 240 escolas foram beneficiadas com liberação de recursos em torno de 20 milhões de reais. Em âmbito da 21ª CRE, os valores chegam a aproximadamente 640 mil reais.

A descentralização:
Criada pelo Decreto Estadual 48.620/2011. Altera os valores para obras e serviços. Até R$ 150 mil reais para obras e até R$ 80 mil para compra de equipamentos e contratação de serviços diretamente pela escola, via autonomia financeira. Antes, os educandários realizavam obras (pequenas reformas) e contratação de serviços até o limite da dispensa de licitação (R$ 8 mil para serviços – R$ 15 mil para obras).

Fotos: Marcelo Neckel

Seminário interregional da EJA ocorreu em Três Passos

Na última quarta-feira, 23/05, foi realizado no salão de eventos da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de  Haia, no município de Três Passos, o Seminário Interregional da Educação de Jovens e Adultos com a presença das seguintes Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s): 14ªCRE de Santo Ângelo, 17ªCRE Santa Rosa, 21ªCRE Três Passos, 32ªCRE São Luiz Gonzaga e 36ªCRE de Ijuí. Reuniram-se aproximadamente 200 (duzentos) educadores. O seminário teve como objetivo dar continuidade ao processo de Formação Continuada dos Educadores da Educação de Jovens e Adultos.
Na parte da manhã a Professora Adriana Soares Rodrigues, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEDUC/RS, abordou os Princípios da  EJA e a relação  com os Planos de Estudos. À tarde, os trabalhos foram conduzidos pela Professora Mirna Susana Vieira Martinez, Doutora em Educação e Coordenadora da Uergs, unidade Bagé, abordando o tema Transversalidade das áreas do conhecimento nas Totalidades.
Segundo a assessora da EJA na 21ªCRE, professora Maria Aparecida Alves Padilha, o seminário contribuiu para enriquecer os conhecimentos já adquiridos para enfrentar a complexidade dos problemas encontrados em nossos espaços escolares.

Enem será a única forma de ingresso na Uergs em 2013


A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) definiu que a única forma de ingresso na instituição em 2013 será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, os candidatos que desejarem estudar na universidade, deverão realizar a prova do Enem 2012. As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e deverá ser paga via boleto até 20 de junho, no Banco do Brasil. 
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o Ensino Médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar de Educação Básica ou ao participante que se declarar membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 
Atenção, as inscrições vão de 28 de maio a 15 de junho de 2012. Exclusivamente pelo site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao
Inscrições iniciam na segunda, dia 28/05, pela internet. Site da Universidade: www.uergs.edu.br

Texto: Luciene Machado
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comitê realiza reunião sobre o programa Mais Educação


Encontro realizado em Três Passos - 04/05 - Foto: Marcelo Neckel

O Comitê Noroeste Missões realizou na última terça-feira 22, nas dependências da 21ªCRE, reunião para tratar de assuntos referentes ao programa do Governo Federal Mais Educação. Na pauta foi debatido o planejamento do encontro de formação que será realizado em Santa Rosa no dia 14 de Julho; o levantamento das potencialidades e dificuldades no desenvolvimento do programa, além das exposições da programação do dia estadual do Mais Educação desenvolvida no dia 04 de maio.
Na oportunidade, o professor Jarbas Felicio Cardoso da 17ªCRE e Coordenador do Comitê, destacou a importância do desenvolvimento do programa na escola, uma vez que, ele é uma estratégia para a implantação da escola de turno integral nas escolas brasileiras.
Fazem parte do Comitê Noroeste Missões a 9ªCRE de Cruz Alta, 14ªCRE de Santo Ângelo, 17ªCRE de Santa Rosa, 20ªCRE de Palmeira das Missões, 21ªCRE de Três Passos, 36ªCRE de Ijuí, mais as SMECs (Secretarias Municipais de Educação) dos municípios de âmbito das CREs.

Em reunião com CRE’s Azevedo propõe debate de concepções


Foto: Ane Daniele Paulon

Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, falou aos coordenadores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) em reunião no auditório Paulo Freire. Entre outros assuntos, Azevedo iniciou um movimento “contra a reprovação e a favor da aprendizagem”, como ele próprio denominou. O secretário informou que os índices de reprovação e abandono estão na mesma faixa desde 1975, o que demonstra a naturalização da reprovação. “É só no Brasil e no Rio Grande do Sul que se aceita uma coisa dessas. Em nenhum outro país isso é encarrado como se fosse uma coisa normal. Precisamos construir um novo senso comum na Educação”, salienta o secretário.
De acordo com o chefe da Pasta, o ponto de partida para a reversão dos índices passa pela discussão dos conceitos de conhecimento e avaliação. “As pessoas confundem dados, informação e conhecimento. E são três conceitos diferentes. A avaliação é um processo intrínseco ao trabalho. É observar, acompanhar, é a síntese dos processos de aprendizagem”, sustenta Azevedo. A orientação para as CRE’s é que o debate seja realizado nas escolas em parceria com as universidades.
Na ocasião também foram discutidos a formação para o novo processo de eleição de diretores e o concurso para professores e funcionários que deve ocorrer entre o fim desde ano e o início de 2013.

Fonte: Seduc

Seduc assina convênio que beneficiará seis mil crianças da educação infantil



Créditos: Marcela Santos
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi palco na tarde de quarta-feira (23) da assinatura do convênio de cessão de espaço físico de ajuste das matrículas da educação infantil, regime de colaboração entre o estado e 133 prefeituras. A ação irá ofertar 250 salas, em 190 escolas, na qual irão estudar  mais de seis mil alunos. O convênio tem validade até 2013, sendo que para firmá-lo o município precisa estar construindo uma escola de educação infantil, ou ter aderido ao Pró-Infância do governo federal ou ainda ter sido constatada demanda pelo Ministério Público. O regime de colaboração é estabelecido como solução temporária até que os municípios consigam dar conta de atender a estes estudantes. “Não há nada mais importante para a gestão de vocês que ter uma geração sadia daqui há 20, 30 anos”, declarou o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, se dirigindo aos prefeitos, prefeitas e secretários municipais de educação presentes e destacando estar muito feliz pelo ato. 
A representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Lucia Polanczyk, falou do protagonismo dos municípios, que frequentemente têm recebido novas atribuições do governo federal. Também presente na atividade, o representante do gabinete dos prefeitos e relações federativas, Newton Souza, ressaltou a importância da articulação do gabinete com as prefeituras. De forma simbólica o prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto e o secretário Azevedo assinaram o termo, seguidos dos demais prefeitos.

Fonte: Seduc

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Educandário indígena inaugura salas de aula


Foto enviada pela escola

Na ultima sexta-feira 18/05, a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Coronel Geraldino Mineiro do município de Redentora, pertencente ao Setor Indígena Mato Queimado da Reserva do Guarita, realizou uma homenagem intitulada, O dia da família na escola, para a comunidade escolar. Na oportunidade, foi inaugurada duas salas de aula construídas em caráter emergencial com recursos do Governo do Estado.
Segundo o Diretor do Educandário, Profº Elói Wisniewski, as instalações encontravam-se em precárias condições, oferecendo perigo aos alunos. Ele ainda relata que esta reivindicação vinha sendo pleiteada há cinco anos pela direção; mas só agora, nos primeiros meses da atual gestão, o problema foi resolvido possibilitando condições adequadas para o ensino.
O ato de inauguração contou com a presença do Coordenador Regional de Educação da 21ªCRE, Profº Artur Hugo Hepp, demais autoridades e lideranças indígenas.
O evento aconteceu durante o dia todo, com apresentações artísticas, almoço de confraternização e integração com competições esportivas durante a tarde.

















Com informações da Escola Geraldino Mineiro

terça-feira, 22 de maio de 2012

21ª CRE participará do curso de Progestão Online


Nesta quarta-feira (23), ocorre no Polo de Ijuí, o Curso de Progestão Online edição 2012/2013. Fazem parte deste polo as Coordenadorias Regionais de Educação (CRES) de Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Três Passos.
O curso de Progestão é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e tem como objetivo formar lideranças escolares comprometidas com um projeto de gestão democrática da escola pública e oferecer formação específica aos gestores através de ferramentas online, o curso trabalha com três dimensões: pedagógica, política e administrativa.

Descentralização de obras será tema de formação

O Departamento de Administração (DAD), da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizará nesta quinta-feira (24), às 14h00min, encontro na sala de reuniões da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE) Três Passos, para dar continuidade à formação acerca das licitações de obras descentralizadas dos seis educandários contemplados com esta nova forma de execução.
Na região de abrangência da 21ªCRE, as escolas estão realizando o processo de elaboração dos editais da descentralização.

A descentralização:
Criada pelo Decreto Estadual 48.620/2011. Altera os valores para obras e serviços. Até R$ 150 mil reais para obras e até R$ 80 mil para compra de equipamentos e contratação de serviços. Antes, os educandários realizavam obras (pequenas reformas) e contratação de serviços até o limite da dispensa de licitação (R$ 8 mil para serviços – R$ 15 mil para obras).

CONFIRA AS ESCOLAS, O TIPO DE OBRA E O VALOR DE CADA UMA:

E. E. E. M. ÁGUIA DE HAIA – Três Passos - Valor: R$ 90.527,29
Execução da Obra do Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI (adequação da estrutura física da escola e instalação de equipamentos);

E. E. E. M. RAIMUNDO ALMEIDA – Sede Nova - Valor: R$ 99.907,74
Execução de Reforma nos Blocos Posteriores (coberturas e instalações pluviais; instalação elétrica; banheiros; pisos e pavimentos e quadra de esportes);

E. E. E. F. BENTO GONÇALVES – Braga - Valor: R$ 94.483,46
Execução de Reforma e Manutenção (cobertura e instalações pluviais; instalação elétrica; pisos e pavimentos; revestimentos; instalações hidráulicas e esquadrias);

E. E. E. F. OSMAR HERMANN – Miraguaí - Valor: R$ 107.812,61
Execução de Reforma na Quadra de Esportes (demolição e recapeamento do piso; cercamento lateral; colocação de portões e colocação de equipamentos para prática de futsal, voleibol e basquetebol);

E. E. Ed. B. TIRADENTES – Tiradentes do Sul - Valor: R$ 144.943,52
Execução de Reforma nas Instalações (banheiros; pisos e pavimentos; quadra de esportes e instalação elétrica);

E. E. E. M. SÃO FRANCISCO DE SALES – Campo Novo - Valor: R$ 98.022,56
Execução de Reforma da Quadra Poliesportiva (execução das instalações elétricas e do sistema de proteção de descargas atmosféricas).

Formação para escolas de ensino medio acontece na sexta-feira


Foto: Marcelo Neckel/ arquivo 2011

Nesta sexta feira 25/05, a 21ª CRE realiza em suas dependências na parte da manhã e tarde, encontro para  as  coordenações e professores do Seminário Integrado das escolas de ensino  médio e dos cursos técnicos. Nas escolas de ensino médio, o encontro será na parte da manhã com início às  8h e 30 min e término às 12hs.  Para o turno da tarde segue, especialmente, para os coordenadores dos cursos técnicos e professores do Seminário Integrado.

Confira a pauta do encontro:

Turno manhã:
- Abordagem sobre o Seminário Integrado (Práticas interdisciplinares) com a Professora Alexandra F. Raffaelli;
- Relato de experiências;
- Avaliação do Processo da implantação do Ensino Médio Politécnico.

Turno da tarde: 
- Datas das MEPs;
- Regulamento e documentos para as inscrições;
- Regimento Referência do Curso Técnico Integrado; 
- Discussão referente ao Parecer nº 156/2012, Parecer Nº 39/2012;
- Debate sobre às dificuldades e avanços do curso.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Em coletiva, Azevedo anuncia novo concurso para professores.


Após a divulgação dos aprovados do Concurso do Magistério na manhã desta quinta-feira (17), o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, concedeu entrevista coletiva na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Dos 63.782 candidatos que realizaram a prova no mês de abril, 5.224 (7,55%) foram aprovados. Questionado sobre o baixo número de aprovados e pelo fato de muitos não aprovados estarem atuando nas escolas através de contratos temporários o secretário ponderou: “o fato do professor não passar no concurso não significa necessariamente que o candidato seja um mau professor”. 
Sobre as causas para a baixa aprovação Azevedo avaliou que um conjunto de fatores deve ser considerado, mas que fica evidente a necessidade de reflexão sobre a formação dos professores. “Não se trata de responsabilizar ninguém, mas de se constatar uma situação que precisa ser superada. Precisamos pensar na formação de uma maneira articulada. Os professores que não passaram talvez não tenham a formação adequada para a realidade da escola pública”, concluiu. 
De acordo com o secretário, um novo concurso será realizado entre o fim deste ano e o início de 2013, que além das vagas para os professores vai disponibilizar vagas para funcionários de escolas. “O próximo concurso terá a mesma estrutura, e o dos funcionários também será inovador para atender os novos moldes da Educação de qualidade”, informou. 
A classificação final será divulgada após a Prova de Títulos (que equivale a 20% da pontuação total), etapa posterior à avaliação dos recursos. Os candidatos devem acompanhar a divulgação dos prazos no site da FDRH. O Departamento de Recursos Humanos da Seduc deve nomear os aprovados a partir do mês de agosto.

Fonte: Seduc

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Governo anuncia novo concurso público para o Magistério


Provas serão aplicadas entre o final de 2012 e início do ano que vem.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou nesta quinta-feira que vai realizar um novo concurso público para o Magistério gaúcho. A medida ocorre em função da reprovação de quase 50% dos candidatos que realizaram as provas do último exame, aplicadas em abril deste ano. A lista com os nomes dos aprovados foi divulgada pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).
Das 10 mil vagas oferecidas pelo Governo do Estado, 4,8 mil não foram preenchidas. O objetivo do novo concurso será oferecer, pelo menos, as vagas que sobraram para professores, podendo ampliar o quadro de funcionários que trabalham na rede pública de ensino.
O secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, atribui a baixa aprovação às adequações das provas em função da reforma do Ensino Médio, que, segundo ele, refletiu nos resultados. “A mudança nas provas quebrou a tradição do concurso que era feito apenas em cima da legislação, língua portuguesa e conhecimentos pedagógicos. Agora o candidato teve que provar proficiência na sua área de habilitação e na área em que sua habilitação específica está inserida. Isso colocou uma exigência adicional na prova e isso influenciou para que os resultados serem aquém do que esperávamos”, explicou.
O novo concurso público para o Magistério deve ocorrer no final deste ano ou início de 2013. Os professores já aprovados começam a ser nomeados a partir de agosto. Confira abaixo a lista dos aprovados divididos pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).
Fonte: Correio do Povo





CONFIRA  A LISTA DE RESULTADOS DE APROVADOS ANTES DOS RECURSOS NA 21°CRE - TRÊS PASSOS DO CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC



HABILITAÇÃO: 1.1 - Licenciatura Plena - Letras / Português e Literatura da Língua Portuguesa.
026461 DANIELA PADILHA KAUFMANN
018375 DANIELI BONACINA
042080 GEANE NUNES DOS SANTOS SCHIRMER
078893 LISETE REGINA FUHR
011570 MARCIELI SIMONE MONTAGNER
081640 MARGUIT LINA RENNER SULCZEWSKI
064481 RAQUEL ROSA ZANATTA ALVES
061588 ROSIMERI HEPP STEILMANN
011988 VIVIANE APARECIDA PANDOLFO DEBORTOLLI

HABILITAÇÃO: 1.3 - Licenciatura Plena - Letras/ Espanhol e Literatura da Língua Espanhola ou Habilitação através de Curso Especial de Língua Espanhola com Complementação Pedagógica fornecida por Universidade.
038811 IARA RODRIGUES DE OLIVEIRA

HABILITAÇÃO: 1.8 - Licenciatura Plena em Educação Física
062941 JOAO ADEMIR DE SOUZA
020316 RUBIARA ALINE BREUNIG

HABILITAÇÃO: 2.1 - Licenciatura Plena em Matemática ou LP em
Ciências/Matemática
076531 ALISSON CRISTIANO RENZ
067794 DANIELE KLEIN
004686 EDIANE APARECIDA VARGAS MAGNI
074716 ESTER ELISABETE KUHN GOLDSCHMIDT
084774 REGINA NEGRINI

HABILITAÇÃO: 3.1 - Licenciatura Plena em Biologia, ou LP em Ciências Biológicas, ou LP em Ciências/Biologia ou LPem História Natural.
011489 CARLINE PETRY
063241 ELENICE GORETE WESCHENFELDER
027969 MARCIO ANDRE GEROLDINI
008826 ROSANGELA DANIELA FREITAG DE ANDRADE
037610 TUIZI MARCIELI ALBARELLO FUHR

HABILITAÇÃO: 3.2 - Licenciatura Plena em Física ou LP em Ciências/Física
035667 EVANDRO SACHET

HABILITAÇÃO: 3.3 - Licenciatura Plena em Química ou LP em Ciências/Química
024007 AMALIA LETICIA GRANETTO
000179 CARINE ROSIELI PRZYCZYNSKI GROSS
046592 CLOVIS HAUSCHILD EBERT
016500 ELISANDRA HUBNER KROETZ
072614 EMERSON BARTOLOMEU RENZ
059277 FRANCIELE RIBAS COSSETIN
007876 RENAN DE CEZARO VOGT
047805 SAMUEL ROBAERT

HABILITAÇÃO: 4.1 - Licenciatura Plena em História ou LP em Ciências Sociais
038122 ANDREA FABIANE FRANCK WEBER
054076 DANIEL SCHNEIDER
011654 EVANDO JAILSON HERMES
000628 GILSON JOSE GONCHOROVSKI
028547 LOUISE CRISTINA CALDARTE COLOMBO
004473 MARIANA BLUM BAGGIO
049198 NADIA ESTER DOS SANTOS
073191 TERESINHA MARGARETH SAVIAN
021590 THAIS CRISTINA KOCH
HABILITAÇÃO: 4.2 - Licenciatura Plena em Geografia ou LP em Ciências Sociais
027077 ALINE IRENE SCHWAN
045624 DANIEL BORINI ALVES
045761 LIDIANE CLAUDIA HAAS
063898 RAFAEL SOARES

HABILITAÇÃO: 4.4 - Licenciatura Plena em Filosofia ou Bacharel em Filosofia + Licenciatura Plena.
027684 GILMAR MARCOLAN
021812 MARA JULIANE WOICIECHOSKI HELFENSTEIN
083496 VALDIR EIDT

HABILITAÇÃO: 5.1 - Anos Iniciais - Curso Normal de Nível Médio e/ou pós-médio e/ou Diploma de Curso Superior emPedagogia ou Normal Superior
004492 ALINE WALLAUER
029657 ANDRESSA BORTOLINI
007933 CARINE DAIANA LENZ
053155 CARLA JULIANA FORMULO DHEIN
002600 CARLA MARIA LEIDEMER BRUXEL
007990 GILVANE TERESINHA SCHMITT
016190 JAQUELINE BEATRIS HARTMANN
056241 MARLENE TERESINHA DA ROCHA
041881 RAQUEL DAIANE FRAGA AMANN
027248 ROSANGELA MARIA VAZ

HABILITAÇÃO: 5.2 - Educação Especial - Educação Especial: Licenciatura Plena com Pós-Graduação em EducaçãoEspecial com carga horária mínima de 360 horas ou Curso Normal de Nível Médio com Pós-Graduação em EducaçãoEspecial com carga horária mínima de 360 horas ou Licenciatura Plena em Educação Especial.
074731 ALESSANDRA CAVALHEIRO DA SILVA
056667 ANGELA JUSSARA VOLZ

HABILITAÇÃO: 5.4 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Língua Kaingang Magistério Indígena Kaingang ou CursoNormal de Nível Médio e/ou Licenciatura em Pedagogia
057736 ADILSON POLICENA
019956 ALZIRO LEOPOLDINO
050245 DIVA CLECI CLAUDINO
070006 GESSE AMARAL KOVER
054314 ILGA MASA CLAUDINO
040638 ILVA MARIA EMILIO
070035 ISABEL AMARAL
039927 IVONE JAGNIGRI DA SILVA
064230 LEVINO AMARAL RIBEIRO
079897 LOURIVALDO MINEIRO
039929 LUCIA GORIG DA SILVA
056445 MIGUEL RIBEIRO
040882 PEDRO CIPRIANO
040792 SEBASTIAO LUIS CAMARGO RIBEIRO
053618 SILVANE GRIA
069205 ZORAIDE NUGRI VICENTE

HABILITAÇÃO: 5.5 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Língua Portuguesa com conhecimento de LínguaKaingang - Magistério Indígena Kaingang ou Curso Normal de Nível Médio e/ou Licenciatura em Pedagogia
070064 ARMANDIO KANKAR BENTO
040678 BEATRIZ KORI EMILIO
072749 CLAIRTON SALES
010563 DERLI BENTO
047823 DIRCEU BENTO
078267 EDEMAR SONH SALES
049001 ELAINE DANIEL SALES
082453 ELENICE DANIEL SALES
050297 ELVIS ANTONIO RIBEIRO
028872 FLAVIO PENI RIBEIRO
028977 GILMAR VOTANH BENTO
069467 GRACIELA KAKRE AMARAL ALFAIATE
047252 JACIR AMARAL RIBEIRO
040713 JOEL RIBEIRO DE FREITAS
070211 JOSE NINSU SALES
034985 JOSE ROBERIO SALLES RIBEIRO
048884 LAIRTON MELLO
047127 MARCOS AMARAL
046821 MARLEI ANGELICA BENTO
054413 MARLI KEI CLAUDINO RIBEIRO
078330 OSMAR MAURICIO SALES
084909 PAMELA MENCHU BENTO
040701 REGINA GOJTES EMILIO
009061 SARA CRISTIANE KARIGKA SALES
033266 TEREZA AMARAL
050276 UBIRAJARA VENH VENH DE OLIVEIRA
028955 VIVIANE TOTO DE OLIVEIRA

HABILITAÇÃO: 5.7 - Matérias Pedagógicas Licenciatura em Pedagogia
081930 KELLI TATIANA SCHEUERMANN