Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Semana marca retorno as aulas na rede estadual

Mais de um milhão de alunos da rede estadual voltam as suas atividades a partir desta segunda-feira (30), após o término do recesso escolar. O período de recesso é definido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a partir do Protocolo de Intenções assinado em conjunto com diversas entidades de ensino publico e privado no Estado no ano passado, que definiram o Calendário Escolar 2012. 
De acordo com o protocolo, as aulas na rede estadual tem término previsto para o dia 21 de dezembro. O período contempla os 200 dias letivos e 800 horas/aula por ano para o Ensino Fundamental e 1.000 horas/aula para o Ensino Médio, exigidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.
Esse período de férias escolares pode estar flexibilizado em algumas regiões, em algumas escolas, devido a acertos feitos ainda no início do ano entre as direções das escolas e Coordenadorias Regionais da Educação (CREs), em decorrência de particularidades destas escolas e regiões, como por exemplo, o convênio do transporte escolar. 
Com a volta às aulas, a Secretaria da Educação mantem as orientações já adotadas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, para as escolas, Coordenadorias e comunidade escolar em relação prevenção à Influenza H1N1 (Gripe A). São medidas simples e eficazes para a prevenção, como a higienização pessoal e de objetos, como os brinquedos utilizados em turmas da Educação Infantil. 
Os alunos, professores e funcionários com síndrome gripal devem ser encaminhados para atendimento médico. Os sintomas mais comuns que podem ser apresentados são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos, podendo ou não estar acompanhada de outros sinais e sintomas como cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações) ou dispneia (falta de ar). 
As secretarias recomendam que pessoas doentes com síndrome gripal permaneçam em casa, se possíveis, durante sete dias após o início dos sintomas, respeitando-se as normas administrativas vigentes. Crianças menores de 12 anos deverão ficar 14 dias em casa. Casos suspeitos devem ser notificados à Secretaria de Saúde do município onde a escola esteja localizada. Quando do retorno à escola recomenda-se avaliação médica. 

As medidas de prevenção: 
• Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro 
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; 
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar; 
• Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis; 
• Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados; 
• Manter os ambientes ventilados; 
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; 
• Indivíduos com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Cuidados em Creches e Classes de Pré-Escola: 
• Encorajar cuidadores e crianças a lavar regularmente as mãos e os brinquedos com água e sabonete/sabão; 
• Encorajar os cuidadores a lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças, principalmente quando a criança está com suspeita de síndrome gripal; 
• Os cuidadores devem observar se há criança com tosse, febre e dor de garganta providenciando, junto aos pais, o afastamento da mesma;
• Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa durante 14 dias, a fim de evitar a transmissão da doença, devendo retornar à escola após a liberação médica; 
• Orientar os cuidadores e responsáveis pela Instituição que notifiquem a respectiva Secretaria de Saúde Municipal caso observem um aumento do número de crianças doentes com síndrome gripal ou com não comparecimento pela mesma causa. 

Providências nas escolas: 
• Prover lixeira, preferencialmente, com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo; 
• Prover, sempre que possível, dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (sob as formas gel ou solução) e estimular a higienização das mãos após contato com secreções respiratórias (alunos maiores); 
• Prover, sempre que possível, condições para higienização simples das mãos: lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa e abertura sem contato manual; 
• Manter os ambientes ventilados; 
• Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, etc.); 
• Aparelhos e equipamentos de educação física também devem ser higienizados após o uso. 

Medidas a serem implementadas no transporte de alunos: 
• Melhorar a ventilação do veículo para aumentar a troca de ar durante o transporte. 
• As superfícies internas do veículo devem ser limpas e desinfetadas após a realização do transporte de doentes ou suspeitos, se for o caso. A desinfecção pode ser feita com álcool a 70%, hipoclorito de sódio a 1% ou outro desinfetante indicado para este fim. 

Limpeza e desinfecção nas escolas: 
• Sabe-se que o vírus da influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida da desinfecção com uma destas soluções desinfetantes.

Seduc

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Diversidade Escolar foi tema da Formação Continuada na 21ªCRE


Créditos: Marcelo Neckel

Com o tema, A Diversidade da Diversidade Escolar, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, realizou na segunda e terça-feira (16 e 17) no Auditório da Unijuí e no Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo em Três Passos, nos dois dias de formação participaram cerca de 1200 educadores.
Neste ano, a evento foi realizado em forma de debates e 22 oficinas práticas desenvolvidas nas quatro áreas do conhecimento por docentes da rede pública estadual, dos institutos de ensino superior da região e representantes da Seduc.
O objetivo da formação deste ano foi o de oportunizar aos educadores a ampliação da compreensão sobre a pluralidade presente e marcante nas relações escolares, seus desdobramentos e possibilidades de interferências com resultados construtivos no âmbito escolar.

Créditos: Marcelo Neckel

Alteração na linha telefônica da 21ªCRE


Informamos que devido a manutenção e ajustes nas linhas telefônicas na 21ªCRE, o número para contato é (55) 3522-9750, pois o número oficial (55) 3522-2311 está temporariamente desativado.

COMUNICADO 21ªCRE


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos comunica que na próxima quarta-feira 25 de julho, não prestará atendimento ao público devido ao feriado do município de Três Passos, alusivo ao dia do Colono e Motorista.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Professores têm até o dia 25 de julho para apresentar títulos

Os professores aprovados nas provas objetivas do concurso do magistério têm entre os dias 18 a 25 de julho para apresentar os documentos comprobatórios para a prova de títulos. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está divulgando por meio de Edital, as datas e locais de entrega dos documentos. A documentação, deve ser apresentada nesse período diretamente no Protocolo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) ou por Sedex para a Divisão de Concursos Públicos da FDRH. Mais informações podem ser encontradas no Edital.


Seduc

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Seduc divulga edital de prova de títulos do concurso


      A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está divulgando por meio de Edital, as datas e locais de entrega dos documentos comprobatórios para a prova de títulos do Concurso do Magistério. A documentação, que deve ser encaminhada pelos professores aprovados nas provas objetivas do concurso do magistério, deve ser apresentada no período de 18 a 25 de julho, diretamente no Protocolo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) ou por Sedex para a Divisão de Concursos Públicos da FDRH. Mais informações podem ser encontrados no Edital.

Seduc

COMUNICADO 21ªCRE


      A 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos comunica que na próxima segunda, terça e quarta-feira, respectivamente 16,17 e 18 de julho, não prestará atendimento ao público devido a atividades de formação. O atendimento, na 21ª CRE, na próxima semana, estará centralizado na quinta e na sexta-feira, 19 e 20 de julho.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO DAS BANCAS EXAMINADORAS DO CONCURSO DO MAGISTÉRIO


           O Secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos interessados, o nome dos componentes das Bancas Examinadoras, contratadas pela Fundação para o Desenvolvimento- FDRH, para a avaliação dos títulos, previstas no Edital de Concurso nº 01/2011 que serão realizadas pelos candidatos aprovados para o provimento do Cargo de Professor do Magistério Público Estadual: Bernadete Barbosa Sambaqui, Cristina Martinewski Dohnert, Denise Maria dos Santos Petry,  Edelvira Aída da Silva Moreira,  Eglê Xavier Fonseca, Elizabeth Fernandes Passaglia,  Fátima Rodrigues Áli,  Flavia Maria de Magalhães Rosa, Graziela Silva Santos, Jorge Duarte Barbosa, Juçara da Cunha Mussolini, Karen Martinewski,  Laurem Pinto,  Neli Margarida Stein,  Nilda Machado Leal Zaconteguy, Norma de Almeida Xavier,  Rosa Maria Faccioni Bancolini,  Suzette Gorelik,  Vilma Soares Barbosa, Walescka Alencar Fin.
            Nos próximos dias será divulgado o edital para apresentação dos títulos aos aprovados no concurso.




http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20120710142256edital_no_16_2012__divulgacao_das_bancas_titulos.pdf

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Concurso do magistério tem mais 221 aprovados

FDRH recebeu 720 recursos e anulou 12 questões
Após análise dos 720 recursos do concurso do magistério gaúcho, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) anulou 12 questões e aprovou mais 221 candidatos. Inicialmente, 5.224 docentes passaram na seleção, que teve 63.782 inscritos e visava preencher 10 mil vagas.
Nesta semana, será divulgado no site da fundação o prazo para entrega de títulos. Após análise, a FDRH publicará a lista classificatória. A nomeação pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para as 31 Coordenadorias Regionais (CREs) deve ocorrer em setembro. Um novo concurso, para preencher as 4.555 vagas que sobraram, será realizado até o começo do próximo ano.

Fonte: Correio do Povo


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS PEDIDOS DE REVISÃO, DO PRAZO PARA VISTAS AOS EXPEDIENTES, BEM COMO INFORMAÇÕES SOBRE A PROVA DE TÍTULOS

Link: http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20120706111209edital_no_15_2012_resultados_apos_pedidos_revisao_provas_objetivas.pdf

Diversidade será tema da Formação Continuada na 21ªCRE


Arquivo 2011/ 21ªCRE
A Diversidade da Diversidade Escolar. Esta será a abordagem da formação continuada de julho para os docentes da 21ªCoordenadoria Regional de Educação. O evento será realizado no auditório da Unijuí e nas dependências do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo em Três Passos na próxima segunda e terça-feira (16 e 17).
O encontro contará com a participação de 600 professores das 74 escolas estaduais nos 19 municípios de âmbito da 21ªCRE. A abertura será com o credenciamento às 08h na Unijuí. Neste ano, a formação será realizada em forma de debates realizadas na Unijuí e 22 oficinas práticas desenvolvidas em diversos temas nas salas de aula do Instituto Érico Veríssimo.

Confira a programação da formação.

SEGUNDA-FEIRA - 16/07

MANHà                    
8h: Credenciamento
9h: Abertura oficial
10h: A diversidade no RS e os Direitos Humanos
11h30: Debate da plenária

TARDE
13h15: Oficinas práticas
13h30mim às 15h: Primeira rodada das oficinas.
15h10 às 16h40: Segunda rodada de oficinas


TERÇA-FEIRA - 17/07

MANHÃ
8h – Credenciamento
9h às 10h30mim: Primeira rodada de oficinas
10h35mim às 11h35mim: Segunda rodada de oficinas

TARDE
13h30mim: Início das Atividades
Apresentações Culturais
Mesa Redonda com os oficineiros e participação da plenária.
Encaminhamentos e encerramento.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Três Passos respira teatro

Evento envolverá apresentações e oficina de teatro. A Mostra é aberta ao público em geral.

 Marcelo Neckel - Arquivo 21ªCRE
 Na próxima semana, 12 e 13 de julho, quinta e sexta-feira, o auditório da Unijuí será palco da arte cênica trespassense. O evento terá a participação de escolas da rede pública estadual e municipal, além do Grupo de Teatro da Unijuí. A II Mostra Trespassense de Teatro é promovida pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE), Secretaria Municipal de Educação de Três Passos (SMEC) e Unijuí Campus Três Passos, sob a coordenação do Produtor Cultural Iranildo da Silva Mattos.
As peças serão apresentadas pelas escolas E.M.E.F. São José, APAE, E.E.E.M Águia de Haia, E.Ed. B. Padre Gonzales, I.E.E. Érico Veríssimo e o Grupo Teatral da Unijuí de Ijuí.

Confira a Programação:

12/07 – Quinta-feira
Manhã – Abertura - 08h30min
1ª apresentação – APAE com a peça “Cantina do Espaguetti”;
2ª apresentação – Escola São José com a peça “Acendedor de Sonhos”;
3ª apresentação – Instituto Érico Veríssimo com a peça “Pluft o Fantasminha”.

Tarde – 14h00min
1ª apresentação - Escola São José com a peça “Acendedor de Sonhos”;
2ª apresentação – Instituto Érico Veríssimo com a peça “Pluft o Fantasminha”;


13/07 – Sexta-feira
Manhã – 08h30min
1ª apresentação – Escola Padre Gonzales com a peça “Cio da Terra”;
2ª apresentação – Escola Padre Gonzales com a peça “A Bruxinha que era Boa”;
3ª apresentação - Escola Águia de Haia com a peça “Não Existe Racismo no Brasil, Negão”.

Tarde – 14h00min
Oficina de Teatro com o Prof. Alberto Rodrigues da Unijuí.

Noite – 20h00min
Grupo de Teatro da Unijuí com a peça “Pedro Malazarte” – Espetáculo infantil inspirado nas clássicas histórias deste personagem tão popular no Brasil. O espetáculo utiliza diversas linguagens cênicas, tais como o teatro negro, teatro de sombras, bonecos, etc.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Faders promove curso sobre acessibilidade


A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), promove o curso: "Políticas Públicas e Acessibilidade". O evento, com inscrições gratuitas, capacitará gestores públicos estaduais e municipais em Acessibilidade A iniciativa é fruto de parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
A formação é composta por seis módulos de 40 horas, totalizando uma carga horária de 240 horas. As aulas ocorrem no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, com início na segunda-feira (9). Cada módulo tem duração de uma semana, com aulas das 8h30 ás 12h e das 13h30 ás 17h. O curso acontecerá nos meses de julho a dezembro. Maiores informações podem ser obtidas na Faders, pelo telefone (51) 3228-2112 ramal 210 (Assessoria de Comunicação) ou pelo e-mail gestor-publico@faders.rs.gov.br Podem se inscrever servidores públicos estaduais e municipais.
 Seduc

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Escolas recebem orientação para prevenir Gripe A


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, está orientando escolas, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e comunidade escolar sobre a prevenção à Influenza H1N1 (Gripe A). O trabalho é desenvolvido pela Assessoria de Saúde Escolar da Coordenação de Gestão Escolar do Departamento Pedagógico da Seduc. A assessora Maribel Guterres enfatiza que a ação visa difundir medidas simples e eficazes para a prevenção, como a higienização pessoal e de objetos, como os brinquedos utilizados em turmas da Educação Infantil.
Alunos, professores e funcionários com síndrome gripal devem ser encaminhados para atendimento médico. Os sintomas mais comuns que podem ser apresentados são febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros diagnósticos, podendo ou não estar acompanhada de outros sinais e sintomas como cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações) ou dispneia (falta de ar). A assessora destaca que não há casos da gripe A confirmados ou suspeitos na rede estadual.
As secretarias recomendam que pessoas doentes com síndrome gripal permaneçam em casa, se possível, durante sete dias após o início dos sintomas, respeitando-se as normas administrativas vigentes. Crianças menores de 12 anos deverão ficar 14 dias em casa. Casos suspeitos devem ser notificados à Secretaria Municipal de Saúde do município onde a escola esteja localizada. Quando do retorno à escola recomenda-se avaliação médica.
As medidas de prevenção:
• Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
• Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções; na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
• Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis;
• Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
• Manter os ambientes ventilados;
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
• Indivíduos com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Cuidados em Creches e Classes de Pré-Escola:
• Encorajar cuidadores e crianças a lavar regularmente as mãos e os brinquedos com água e sabonete/sabão;
• Encorajar os cuidadores a lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças, principalmente quando a criança está com suspeita de síndrome gripal;
• Os cuidadores devem observar se há criança com tosse, febre e dor de garganta providenciando, junto aos pais, o afastamento da mesma;
• Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa durante 14 dias, a fim de evitar a transmissão da doença, devendo retornar à escola após a liberação médica;
• Orientar os cuidadores e responsáveis pela Instituição que notifiquem a respectiva Secretaria de Saúde Municipal caso observem um aumento do número de crianças doentes com síndrome gripal ou com não comparecimento pela mesma causa.
Providências nas escolas:
• Prover lixeira, preferencialmente, com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo;
• Prover, sempre que possível, dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (sob as formas gel ou solução) e estimular a higienização das mãos após contato com secreções respiratórias (alunos maiores);
• Prover, sempre que possível, condições para higienização simples das mãos: lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa e abertura sem contato manual;
• Manter os ambientes ventilados;
• Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola (classes, cadeiras, mesas, etc.);
• Aparelhos e equipamentos de educação física também devem ser higienizados após o uso.

Medidas a serem implementadas no transporte de alunos:
• Melhorar a ventilação do veículo para aumentar a troca de ar durante o transporte.
• As superfícies internas do veículo devem ser limpas e desinfetadas após a realização do transporte de doentes ou suspeitos, se for o caso. A desinfecção pode ser feita com álcool a 70%, hipoclorito de sódio a 1% ou outro desinfetante indicado para este fim.

Limpeza e desinfecção nas escolas:
• Sabe-se que o vírus da influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro seguida da desinfecção com uma destas soluções desinfetantes.

Fonte: Seduc

terça-feira, 3 de julho de 2012

NEEJA está com inscrições abertas

As inscrições no NEEJA para as provas no ensino médio e fundamental encontram-se abertas até o dia 20 de julho.
Para inscrever-se é necessário preencher a ficha de inscrição e anexar fotocópia do documento de identidade e CPF.
Para o ensino médio é necessário trazer também o histórico do ensino fundamental.
Os documentos juntamente com a ficha de inscrição deverão ser entregues no NEEJA, Av. Itapiranga, n° 672, Tenente Portela – RS, Centro.
Maiores informações em horário escolar manhã, tarde e noite pelo fone: (55) 3551 - 1997.

 ENSINO MÉDIO - 2°GRAU


04 DE AGOSTO -  SÁBADO

MANHÃ: 
PORTUGUÊS
REDAÇÃO
ESPANHOL
INGLÊS

TARDE:
LITERATURA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA

05 DE AGOSTO -  DOMINGO

MANHÃ:
MATEMÁTICA
FILOSOFIA
FÍSICA
                  

TARDE:
QUÍMICA
BIOLOGIA
SOCIOLOGIA

ENSINO FUNDAMENTAL - 1º GRAU

11 DE AGOSTO -   SÁBADO

MANHÃ:
PORTUGUÊS
REDAÇÃO
ESPANHOL
INGLÊS
CIÊNCIAS

TARDE:
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
MATEMÁTICA

Texto NEEJA Tenente Portela