Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Saúde Escolar tem mais uma etapa de formação


Estiveram reunidos nas dependências da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ontem 27, representantes da Secretaria municipal da Saúde e Educação de Três Passos e a representante da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lurdes Schenkel, para mais uma etapa da formação dos Multiplicadores da Saúde Escolar nos educandários da rede estadual e municipal.
O encontro teve como tema principal: “Construindo a Paz”.
Foi desenvolvida na formação, a dinâmica intitulada “Trilha da Vida”; palestra sobre Bullying e entrega de relatório de ações para serem desenvolvidos nas escolas.



Fotos: Paulo Gehn

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Educandários da região estão na fase final do JERGS 2012

Escola Ponche Verde - Crissiumal

O JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul) edição 2012 está chegando à fase estadual. Escolas estaduais e municipais de vários municípios da região de abrangência da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foram classificadas para disputar diversas modalidades. Ao todo, 3 etapas foram disputadas: municipal, por coordenadoria e regional; esta última, abrangendo 5 regiões (CREs) -  Três Passos, Ijui, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.

 AS FINAIS: CONFIRA AS DATAS

31 de outubro, 1 e 2 de novembro: BASQUETE E ATLETISMO EM SANTA CRUZ
8, 9 E 10 de novembro: FUTEBOL DE CAMPO  EM VACARIA
12, 13 E 14 de novembro: VOLEIBOL E HANDEBOL EM SARANDI
19, 20 E 21 de novembro: FUTSAL E XADREZ EM CANGUÇU
23, 24 E 25 de novembro: ORIENTAÇÃO EM SÃO BORJA


CONFIRA AS MODALIDADES POR ESCOLA

ESCOLAS ESTADUAIS

Futsal Infantil Masculino E.E.E.M Santo Pazini - Braga
Basquete Juvenil Masculino I.E.E Érico Veríssimo - Três Passos
Basquete Mirim Masculino E.E.E.M São Francisco de Sales - Campo Novo
Basquete Mirim Feminino E.E.E.M São Francisco de Sales - Campo Novo
Basquete Infantil Masculino E.E.E.M São Francisco de Sales - Campo Novo
Handebol Infantil Masculino E.E.E.F Tenente Portela - Tenente Portela
Voleibol Juvenil Feminino E.E.E.M Ponche Verde - Crissiumal
Voleibol Mirim Feminino E.E.E.M Ponche Verde - Crissiumal
Voleibol Mirim Masculino E.E.E.M Ponche Verde - Crissiumal
Voleibol Infantil Masculino I.E.E Érico Verissímo - Três Passos
Futebol de Campo Juvenil Feminino E.E.E.M Ponche Verde - Crissiumal

Atletismo
250 metros infantil feminino E.E.E.M Ponche Verde – Crissiumal
Revezamento 4x75 metros E.E.E.M Ponche Verde - Crissiumal
800 metros Juvenil Masculino E.E.E.B Cleia Salete Dalberto - Tenente Portela
100 metros e 200 metros Juvenil Feminino E.E.E.F Tenente
Portela - Tenente Portela
Arremesso de Peso Juvenil Masculino I.E.E Érico Verissímo - Três Passos
Salto em Altura Joana E.E.E.M Getúlio Vargas - Derrubadas


ESCOLAS MUNICIPAIS

75 metros  infantil feminino E.M.E.F Rotermund
1000 metros infantil feminino E.M.E.F Rui Barbosa - Santo Augusto
Lançamento de Pelota Mirim Masculino E.M.E.F Guia Lopes - Três Passos

Coordenadoria lança Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas

Crédito: Marcelo Neckel

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) lançou, ontem, quarta-feira 26, em suas dependências, o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas. O lançamento foi realizado pelo coordenador estadual do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência (COPREVE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alejandro Jélvez. O evento contou com a participação de representantes do CEDEDICA, Gustavo Von Mullen; Conselho Municipal de Educação de Três Passos, Edeltraut Hermes; Escola Estadual Gonçalves Dias, Profª Claudete Pause; Polícia Civil, Escrivã Elenice Marquin; Polícia Militar, Tenente Sidenei de Quadros e a Coordenadora Adjunta da 21ªCRE, Profª Marisa Guterres Pit. Além da participação de público destas entidades, professores estaduais e representantes de Grêmios Estudantis.
Conforme a assessora pedagógica da pasta da diversidade na 21ª CRE, Janete de Lima, a intenção é reunir governo, entidades da sociedade e a comunidade escolar na intenção de definir políticas públicas que contribuam para a difusão de uma cultura de paz nas escolas.
O comitê abrangerá as 74 escolas dos 19 municípios da 21ª CRE.

Crédito: Marcelo Neckel

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conflitos no ambiente escolar é tema de curso em Três Passos

Créditos: Marcelo Neckel

O coordenador estadual dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas (COPREVE), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alejandro Jélvez, está em Três Passos para ministrar o curso de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar e, também realizar o Lançamento do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas.
Este é o 18º lançamento que realizo nas CREs do Estado. Cada região tem um perfil de violência e cabe às comunidades escolares diagnosticarem as várias formas de violência, afirma Alejandro.
Participam deste curso representantes da Polícia Civil, Militar, CEDEDICA (Centro de Defesa das Crianças e do Adolescente), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação do Município de Três Passos, representantes de escolas estaduais e grêmios estudantis.
O encontro ocorre na sala de reuniões da 21ªCRE em Três Passos. A organização do curso é da coordenação da equipe pedagógica da diversidade da 21ªCRE, com a coordenação da COPREVE.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Conflitos no ambiente escolar será tema de curso em Três Passos

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos (CRE), através da coordenação do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas (COPREVE), da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), irá realizar amanhã quarta-feira 26, durante o dia todo, o Curso de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar. Na oportunidade será realizado o Lançamento do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas.
Participarão do curso representantes de escolas de abrangência da CRE (pais, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos).
O encontro será realizado na sala de reuniões da 21ªCRE, a partir das 8H e se estende até as 16H30MIN.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escola participa da 35ª Expointer

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Ervina Catarina Löw de Campo Novo-RS, participou nos dias 27 e 28 de agosto de 2012 da 35ª EXPOINTER, em Esteio-RS, representada pela professora Gilsileine Sampaio, o professor Flávio Wolmann e o aluno Anderson Rodrigues.
Esta é uma Escola que possui 110 alunos e localiza-se na Vila Turvo, zona rural do município. Foi selecionada entre as Escolas do Campo integrantes da 21ª CRE para expor suas práticas educativas que se desenvolvem através de Projetos Técnicos, no turno inverso, com os mesmos professores das disciplinas convencionais, vinculados ao Projeto Político Pedagógico da Escola.
Os projetos dão ênfase à Educação no Campo, especialmente Agricultura Familiar, Sustentabilidade, Horta Escolar, Produção de Mudas, Informática para o Meio Rural, Educação Ambiental, Economia e Administração Rural.
A Instituição destacou-se pelo desenvolvimento dos projetos citados e, em parceria com a UERGS, realizar na escola e, por iniciativa do aluno Anderson, em sua propriedade, o PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que é um sistema autossustentável de horta circular.

PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ESCOLA
As práticas educativas se efetivam no funcionamento em turno integral das séries finais, 6º ao 9º ano, com desenvolvimento de projetos técnicos, no turno inverso, com os mesmos professores das disciplinas convencionais e vinculados ao PPP – Projeto Político Pedagógico da escola. Ao todo são cinco projetos no turno da tarde: Horta Escolar; Produção de Mudas; Informática para o meio Rural; Economia e Administração Rural e Educação Ambiental.
Cada projeto tem duração de oito semanas, sendo desenvolvidos na escola e na propriedade de um aluno do projeto. Ao final do ciclo das oito semanas, troca-se os grupos até que todos os alunos passem pelas cinco oficinas, podendo vivenciar todas as experiências.

A Escola Ervina Catarina Löw oferece a possibilidade de visitação através dos telefones (55) 81420514 ou (55) 96593456.


Texto e foto enviados pela escola

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alunos de escola municipal visitam galpão da CRE

Alunos da pré-escola, da Escola Municipal de turno Integral São José de Três Passos, estiveram em visita nesta quarta-feira 19, no galpão farroupilha da 21ªCRE. Os alunos foram recepcionados pelos professores da CRE com cantos e danças tradicionais.




















Seduc define calendário de matrículas da rede pública estadual de ensino


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) definiu as datas do calendário de matrículas na rede estadual de ensino. Entre os dias 1º e 31 de outubro, os alunos que já estudam em escolas estaduais deverão efetuar sua rematrícula, confirmando a vaga na escola que já estudam. Entre 16 e 31 de outubro, ocorre a inscrição para ingresso nos 1º anos do Ensino Fundamental e Médio através do site www.educacao.rs.org.br. A confirmação destas matrículas para a escola designada será realizada entre os dias 3 e 11 de janeiro de 2013. 

Calendário: 
- Rematrícula: 1º a 31/10/12 
-Inscrição para ingresso no 1º ano dos ensinos Fundamental, Médio Politécnico, Educação Profissional Subsequente, Profissional Integrado ao Médio, Curso Normal e aproveitamento de estudos: 16 a 31/10/12. 
- Matrículas dos inscritos na primeira etapa (ingressando no 1º ano); 3/1 a 11/1/2013. 
- Inscrição para transferência no Ensino Fundamental (2º ao 8º ano); e retardatários via site  www.educacao.rs.gov.br : 3/1 a 11/1/2013. 
-Inscrição para Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil, e transferência para 2º e 3º do Ensino Médio, Normal e 2º ano da Educação Profissional integrado ao Ensino Médio, realizado na escola desejada no período de 3/1 a 11/1/2013. 
Nos municípios com centrais de matriculas os períodos são válidos também para as escolas da rede municipal. Municípios com central de matriculas: Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, Viamão, Santa Maria, São Leopoldo. 
Mais informações através do site www.educacao.rs.org.br; ou fone (51) 3288-4898.

Escola de Santo Augusto Suspende aulas


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos recebeu um comunicado na manhã desta quarta-feira 19, sobre danos ocorridos na Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini de Santo Augusto, em virtude do temporal ocorrido na noite de ontem 18. A escola está com as aulas interrompidas no dia de hoje devido a queda de postes e fiações próximo a escola e a falta de energia elétrica no município.
A Coordenadoria esta realizando levantamento de informações sobre possíveis danos nas demais escolas dos municípios de abrangência que foram atingidos pelo temporal.


Coordenadoria festeja semana farroupilha


ONG Tenência Gaúcha

Várias atividades já ocorreram no galpão farroupilha da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Hoje, ao meio dia, será servido carreteiro aos servidores da casa, com apresentações artísticas e declamação de poesias.
A semana farroupilha que iniciou na última sexta-feira 14, já teve a presença da Invernada adulta e infantil do CTG Tropeiros da Tradição aqui de Três Passos e também de integrantes da ONG Associação de Arte e Cultura Tenência Gaúcha, do município de Redentora, que trabalha as tradições gaúchas com alunos das escolas estaduais, municipais e a APAE daquele município. Na oportunidade, os alunos da ONG apresentaram declamações de poesias, cantos e uma encenação na manhã de ontem, terça-feira 18.
Na programação da semana farroupilha na 21ªCRE, ocorreram também, mateadas ao som de música gaúcha e o tradicional café de chaleira.

 CONFIRA FOTOS DA SEMANA FARROUPILHA NA CRE

Café de Chaleira no Galpão da 21ªCRE

ONG Tenência Gaúcha

ONG Tenência Gaúcha
ONG Tenência Gaúcha
CTG Tropeiros da Tradição

CTG Tropeiros da Tradição

CTG Tropeiros da Tradição

CTG Tropeiros da Tradição


Fotos: Marcelo Neckel

CRE realiza reunião sobre alimentação escolar

Crédito: Marcelo Neckel
A 21ª Coordenadoria da Educação através da Assessoria do Programa Mais Educação e Equipe da Alimentação Escolar, realizaram na última segunda-feira 17, encontro com as escolas indígenas contempladas com o Programa Mais Educação. O objetivo da formação foi discutir o Cardápio da Alimentação Escolar indígena e a implementação do programa. Estiveram presentes na formação as nutricionistas da SEDUC Fernanda Marques e Gabriela Baião que orientaram sobre a importância nutricional da alimentação escolar oferecida através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).
Além das 10 escolas indígenas, estão contempladas no programa as escolas E.E.ED.Básica Padre Gonzales, E.E.Ens. Med. Águia de Haia de Três Passos,  o Inst. Est. Educ. Maria Cristina de Humaitá e a E.E.E.M. Américo dos Santos de Redentora, que já receberam orientações quanto à implantação do programa.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Escola Rocha Pombo prestou homenagem ao adolescente morto em acidente de moto


Diego Rafael Joner faleceu no último sábado.

O esquecimento de um par de chuteiras para jogar futebol 7 pelo Madureira da Linha Principal fez com que o jovem retornasse a residência do seu avô, quando no caminho ocorreu a tragédia, o acidente de moto fatal, que matou na hora o adolescente Diego Rafael Joner na tarde do último sábado, entre as localidades de Linha Principal e Linha Concórdia, nas proximidades da captação de água da Corsan, no interior de Crissiumal.
Amigos, familiares e colegas de aula do rapaz ainda lamentam morte de quem tinha apenas 16 anos e começava a sua vida.
Diego foi sepultado na tarde de domingo no interior de Crissiumal.

Os colegas da turma 113 da Escola Estadual Rocha Pombo, onde o jovem estudava, prestou sua homenagem durante o desfile do domingo no centro da cidade.




O Facebook oficial da Escola também trouxe uma homenagem nesta segunda-feira.

Fonte: Guia Crissiumal e Escola Rocha Pombo; Crédito da Foto: Leila Ruver e montagem da Escola Rocha Pombo

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Coordenadoria de Três Passos realiza reuniões com a comunidade escolar

Creditos: trespassosnews

A 21ª CRE de Três Passos, através do coordenador regional de Educação Artur Hugo Hepp, concluiu na noite de sexta-feira, 14, na Escola Fagundes Varela de Miraguaí, uma série de reuniões com as direções e conselhos escolares, juntamente com professores e comunidade escolar (pais e alunos) sobre o Processo de Eleição de Diretores 2012 e o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP). Os encontros aconteceram, entre os dias 4 e 14 de setembro, nas cidades de Três Passos, Campo Novo, Santo Augusto, Sede Nova, Crissiumal, Vista Gaúcha, Tenente Portela e Miraguaí.

Fonte: Trespassosnews

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CONFIRA AS FOTOS DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA ÁREA DE LINGUAGEM.
O EVENTO ACONTECEU NO ÁUDITÓRIO DA ESCOLA ÁGUIA DE HAIA EM TRÊS PASSOS NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA 11.












segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Coordenadoria promove formação por áreas do conhecimento


Ocorre amanhã terça-feira 11, durante o dia todo, formação de professores da área da linguagem - Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Literatura e Língua Estrangeira Moderna dos Anos Finais do ensino fundamental e médio. Este será o primeiro encontro do cronograma por áreas do Conhecimento.
A iniciativa da 21ªCRE vem da solicitação que os educadores fizeram no Colóquio (Formação Continuada de julho de 2011). O objetivo do encontro é debater propostas metodológicas e realizar troca de experiências pedagógicas entre professores.
Neste primeiro encontro, serão palestrantes a Professora Guiomar Terra, Coordenadora Pedagógica e a Professora Teresinha Ferreira Assessora do Ensino Médio da 32ªCRE de São Luís Gonzaga.
O evento é organizado pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e será realizado no auditório da Escola Águia de Haia em Três Passos.
Também, já estão com datas marcadas as formações das áreas matemática e suas tecnologias (24/10), ciências humanas e suas tecnologias (04/10) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (19/10).

Pronatec oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, informa que esta recebendo inscrições até sexta-feira 14, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos cursos de Inglês e espanhol.
Ao todo serão oferecidas 135 vagas, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os cursos são destinados a alunos do 1º, 2º e 3ºs anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estejam matriculados nas escolas públicas estaduais.
As aulas acontecerão no SENAC em Três Passos, com início previsto para o dia 24 de setembro.
Maiores informações na 21ªCRE, Rua Borges de Medeiros 207, Centro, ou pelo telefone 3522-9750 com a assessora pedagógica Sirlei Maria Voos.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Alterações nos horários das reuniões de diretores


A 21ªCoordenadoria Regional de Educação de Três Passos, em virtude de convocação emergencial do Coordenador Professor Artur Hugo Hepp, comunica que as reuniões sobre as Eleições de Diretores marcadas para o dia 10/09, segunda-feira às 13h30min na Escola São Francisco de Sales em Campo Novo e, também no dia 10/09 na Escola Santo Augusto em Santo Augusto às 19h, foram transferidas e serão realizadas no dia 12/09, quarta-feira, nos mesmos locais e horários.
Já, o encontro marcado na Escola Érico Veríssimo de Vista Gaúcha que aconteceria no dia 13/09, quinta-feira, foi remarcado para o dia 14/09, sexta-feira, às 13h30min.
As demais agendas continuam nos mesmos locais, dias e horários.

Confira como ficou o novo cronograma:



LOCAL
DATA
HORÁRIO
ESCOLAS

21ª CRE

TRÊS PASSOS

04/09

13h30min

ÁGUIA DE HAIA
GONÇALVES DIAS
ÉRICO VERÍSSIMO
PADRE GONZALES
JOSÉ DE ANCHIETA
OLAVO BILAC (Esperança do Sul)

21ª CRE

TRÊS PASSOS

05/09

13h30min

ALMIRANTE TAMANDARÉ
ASSIS BRASIL
CECÍLIA MEIRELES (Tiradentes do Sul)
TIRADENTES
ENTRE RIOS (Tenente Portela)

ESCOLA RAIMUNDO ALMEIDA


SEDE NOVA

11//09

13h30min

RAIMUNDO ALMEIDA
MONTEIRO LOBATO
SÃO MARTINHO
MARIA CRISTINA
SANTOS DUMONT

PONCHE VERDE

CRISSIUMAL

11/09

19h

PONCHE VERDE
ROCHA POMBO
ALCIDO BRUST
ÉRICO VERÍSSIMO
EGON TRENTINI
LA SALLE
SÃO SEBASTIÃO
TUIUTI
URUGUAI
JÚLIO CORREA DA MOTTA

LOCAL
DATA
HORÁRIO
ESCOLAS

ESCOLA SÃO FRANCISCO DE SALES

CAMPO NOVO

12/09

13h30min

ETEC
JOSÉ DE ANCHIETA (B. Progresso)
SÃO FRANCISCO DE SALES
CARLOS GOMES
CATARINA LÖW
SANTO PAZINI
BENTO GONÇALVES
HUMBERTO ALENCAR CASTELO BRANCO

ESCOLA SANTO AUGUSTO

SANTO AUGUSTO

12/09

19h

SÃO VALÉRIO
ESQUINA APARECIDA
RUI BARBOSA
CECÍLIA MEIRELES (Cel. Bicaco)
SANTO AUGUSTO
JOSÉ ANDRIGUETTO
ALBERTO PASQUALINI
FRANCISCO ANDRIGUETTO

CENTRO CULTURAL
TENENTE PORTELA

13/09

19h

GETÚLIO VARGAS
FRANCISCO BALESTRIM
FERNÃO DIAS PAES
GENERAL OSÓRIO
TENENTE PORTELA
PROFESSORA CLÉIA S. DALBERTO
SEPÉ TIARAJÚ
NEEJA

ÉRICO VERÍSSIMO

VISTA GAÚCHA

14/09

13h30min

RUI BARBOSA
ÉRICO VERÍSSIMO
JOÃO LEOPOLDO VOGT
CECÍLIA MEIRELES (Barra do Guarita)
CRUZ E SOUZA


FAGUNDES VARELA

MIRAGUAÍ


14/09


19h


FAGUNDES VARELA
OSMAR HERMANN
VISCONDE DE MAUÁ
PONTÃO DOS BUENOS
FELICIANO JORGE ALBERTO
AMÉRICO DOS SANTOS