Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projeto Caravana da Leitura é tema de formação

Foto: Marcelo Neckel
Professores de turmas multisseriadas de escolas do campo da 21ª Coordenadoria Regional de Educação – Três Passos participam de formação no dia de hoje (30) relacionada ao incentivo à leitura. O objetivo da formação é realizar planejamento do projeto Caravana da Leitura para aplicação a partir do ano que vem nas escolas e nas comunidades. O encontro ocorre no Instituto Estadual Érico Veríssimo em Três Passos. 
A abertura do evento foi realizada às 08h30min, com a presença do coordenador da 21ªCRE, Professor Artur Hugo Hepp. Artur, em sua fala, enfatiza a importância do incentivo à leitura nos moldes tradicionais, mesmo com a rapidez em que a tecnologia entra em nossas vidas. Também, lembrou aos presentes, os recursos que as escolas estaduais estão recebendo do governo do estado para aquisição de literaturas, fomentando a leitura nas escolas.
Na parte da manhã, os participantes assistiram momento artístico em libras das alunas do 3º ano do curso normal do educandário. Após, palestra com a Professora da Universidade Unioeste do estado do Paraná, Benedita de Almeida. A palestrante abordou a importância da leitura no contexto escolar e comunitário. À tarde, serão desenvolvidas oficinas práticas e contação de histórias.

Caravana da Leitura 
O Projeto será realizado pelas escolas do campo, com o objetivo de formar alunos leitores e prepará-los para a vida no Campo com qualidade. As famílias serão envolvidas neste projeto, viabilizando, assim, mais uma das ações do Governo do Estado, que busca oferecer oportunidades para garantir uma educação de qualidade e a permanência dos jovens no Campo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Alfabetização


Ações do Pacto Nacional e Programa Estadual serão complementares

Foto: Divulgação
As ações previstas pelo Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa, do Ministério da Educação, ao qual o RS aderiu, serão desencadeadas de forma concomitante ao Programa Estadual de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, que foi implementado na rede estadual desde 2011. A afirmação foi feita nesta manhã (29), pelo diretor pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Silvio Rocha, no Seminário Estadual de Alfabetização e Letramento que se realiza na sede da Sogipa, na Capital, com a participação de mais de 1,6 mil professores de todo o Rio Grande do Sul. 
De acordo com Rocha, a Seduc assume o Pacto, mas mantém a identidade do programa da rede estadual. A primeira ação, que é a seleção dos Orientadores de Estudos, prevista no Pacto Nacional, já está emandamento na rede. Em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) haverá selecionados. O resultado da seleção será conhecido e divulgado entre o final desta semana e o início da próxima. Os 624 orientadores de estudos do RS passarão por formação pedagógica do MEC, em duas universidades: a Federal de Pelotas (UFPEL) e a Federal de Santa Maria (UFSM). Esta formação, de 40 horas, se concentra nas áreas de Linguagem/Língua Portuguesa e Matemática. Em 2013, a área definida pelo MEC para a formação é a de Linguagem. Em 2014, a de Matemática. Paralelamente, a Seduc propiciará formação nas duas outras áreas do conhecimento que integram o Programa Estadual: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A formação inicial acontecerá no período compreendido entre a segunda quinzena de janeiro de 2013 e o início do ano letivo na rede, previsto para 27 de fevereiro. A data será confirmada pelas universidades que vão certificar os orientadores. 
Aos orientadores, frisou Rocha, caberá reservar carga horária para acompanhamento de professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos do 
Ensino Fundamental e de classes multisseriadas. Cada orientador ficará responsável pela multiplicação das formações junto a 25 professores, alcançando a totalidade dos professores que atuam nessas salas de aula. Cada área será contemplada com quatro módulos de formação, ao longo do biênio 2013-2014. O orientador também deverá manter um cronograma de reuniões mensais com o grupo de professores. Entre as tarefas assumidas pela Seduc junto ao MEC no Pacto Nacional estão o diagnóstico sobre alunos de 1º ano e as avaliações, pela aplicação da Provinha Brasil, realizadas no início e final do ano letivo, nas turmas de 2º e 3º anos. Os professores também receberão do MEC material didático. As ações do Pacto Nacional já passam a valer na rede a partir de 2013.


Fonte: Seduc

Grupo teatral escolar de Três Passos se apresenta em Santa Maria



O grupo de teatro Aguiarte da Escola Estadual de Ensino Medio Águia de Haia de Três Passos, representou a 21ª Coordenadoria Regional de Educação na última semana (23), no II Encontro Estadual do Programa Mais Educação em Santa Maria. A peça teatral, Zumbi, rei do Brasil, encenada pelos alunos participantes do programa, explorou o viés da negritude na constituição da cultura, questionando o preconceito. A temática deste encontro visava os direitos humanos.
O evento reuniu assessores de 10 coordenadorias de educação do estado, possibilitando a troca de experiência das boas práticas desenvolvidas nas escolas através do programa.







Fotos: Jane Lima


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Encontro de Interdisciplinaridade ocorre em Três Passos

Fotos: Paulo Cesar Gehm
O dia de hoje está sendo marcado pelo fechamento dos encontros realizados por áreas do conhecimento ao longo deste ano na 21ª Coordenadoria Regional de Educação. O Encontro Interdisciplinar ocorre no Auditório da Unijuí em Três Passos, com a participação dos professores das áreas da linguagem e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
O encontro tem como objetivo debater os conceitos da politecnia, proporcionando reflexões sobre o mundo pós-moderno, no paradigma da superação do positivismo, visando à reformulação do ensino médio que está sendo implantado nas escolas.
A solenidade de abertura ocorreu as 08h30min, com formação da mesa oficial com as seguintes autoridades: Coordenador Regional da 21ªCRE, Professor Artur Hugo Hepp, Sirlei Bervian, Diretora da Escola Águia de Haia de Três Passos, representando os diretores dos educandários e o Professor Dr. Lívio Osvaldo Arenhard, da Universidade Fronteira Sul, palestrante deste encontro. Também, ocorreu apresentação artística do Coral de alunos do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos.
Na parte da manhã, o Professor Lívio, proferiu palestra aos mais de 200 participantes sobre o tema Interdisciplinaridade.
Já, na parte da tarde, haverá exposição de trabalhos do Seminário Integrado dos alunos do 1º ano do ensino politécnico de algumas escolas pertencentes à 21ªCRE, com objetivo de socializar os saberes que estão sendo construídos nas escolas ao longo de 2012. Após, será realizada Mesa Temática, com o palestrante da manhã, o coordenador regional de Educação e a Assessora do Ensino médio Politécnico na 21ªCRE, Professora Marisa Guterres Pit.


Profª Elisangela Andolhe - Interpretando o Hino Nacional em Libras

Palestrante Profº Lívio O. Arenhard


Profº Imgarte Georig - Escola Ponche Verde - Crissiumal

 Profªª Lorena Zimmer dos Santos - Esc. Tiradentes - Tiradentes do Sul
Alunos Escola Tiradentes


Alunos Escola Alberto Pasqualini


Alunas Escola Padre Gonzales - Três Passos

Alunos Padre Gonzales Três Passos


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Segundo grupo de professores nomeados são recepcionados na 21ªCRE

Foto: Marcelo Neckel

O segundo grupo de professores aprovados no Concurso Público realizado em maio deste ano, foram recepcionados na tarde de hoje (26) pelo Coordenador de Educação, Professor Artur Hugo Hepp, nas dependências da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Três Passos. 19 professores foram nomeados e já iniciaram suas atividades.
Ao todo foram aprovados 107 professores na abrangência da 21ªCRE, destes, 57 já estão em sala de aula exercendo suas atividades. A previsão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é nomear até o início de janeiro de 2013 todos os 5,5 mil aprovados no concurso.
O titular da 21ª CRE, Artur Hugo Hepp, destaca que o estado e a categoria estão passando por um momento muito importante. O concurso público aplicado neste ano, que há tempos não era realizado e a nova forma de empossar os aprovados, deixando de lado os meses de espera é uma conquista importante na nossa gestão.
O coordenador aproveitou a ocasião e contextualizou algumas ações que o governo vem realizando junto às escolas, como a nova forma de nomeação dos professores; valorização profissional; formação continuada; eleições de diretores; Ensino Médio Politécnico; Sistema estadual de Avaliação Participativa (SEAP); Plano de Necessidade de Obras (PNO), entre outros.

Banrisul doa 27 computadores para escolas da região

Foto: Marcelo Neckel

O Banrisul agência Três Passos, doou na tarde desta segunda-feira 26, em solenidade realizada às 16h em sua sede, vinte e sete (27) computadores usados para cinco (5) escolas da rede pública estadual de Três Passos e Tiradentes do Sul, pertencentes a 21ª Coordenadoria Regional de Educação.
A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Secretaria de Educação, Banrisul e Procergs, visando promover a inclusão digital com redução das desigualdades regionais e sociais, bem como, contribuir com a capacitação da população para uso das tecnologias de informação e comunicação, reduzindo os impactos socioambientais com o reaproveitamento dos equipamentos.
A entrega foi realizada pelo Superintendente do Banrisul com sede em Santo Ângelo, Mario Schafer, o Gerente Geral da Agência Três Passos, Cesar Cambruzzi, a Gerente Adjunta, Mônica Chitolina, a Coordenadora Adjunta da 21ªCRE, Professora Marli Franke, além de funcionários do banco e os diretores das escolas contempladas.

CONFIRA AS ESCOLAS CONTEMPLADAS

TIRADENTES DO SUL
E.E.E. Fundamental Cecília Meireles – 5 computadores
E.E.E. Fundamental Almirante Tamandaré – 5 Computadores
E.E.E. Fundamental Assis Brasil – 5 computadores

TRÊS PASSOS
E.E.E. Fundamental José de Anchieta – 5 Computadores
E.E.E. Médio Águia de Haia – 7 computadores

Aluno de Derrubadas é destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa

Foto: Divulgação

 O aluno Ricardo Bauer Pilla, do 3ª ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas de Derrubadas, foi classificado para a etapa semifinal da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, no gênero artigo de opinião.
Juntamente com a professora da disciplina, Marguit Lina Renner Sulczewski, irão a Belo Horizonte – MG, nos dias 27 à 29 de novembro, onde participarão do encontro que contará com 125 alunos classificados em nível nacional, neste gênero. Na oportunidade, serão conhecidos os 38 finalistas que irão a Brasília no mês de dezembro concorrer aos cinco textos vencedores nacionais.
Do Rio Grande do Sul foram selecionados sete artigos de opinião. O texto do aluno tem por título “Hidrelétricas: necessidade ou ganância?” e trata dos impactos das hidrelétricas perante à natureza, onde o Salto do Yucumã é defendido com muita ênfase.

Texto enviado pela escola

Reunião definirá ações para educação indígena em 2013

Com o objetivo de pensar a Educação Indígena para o ano de 2013, a Comunidade Escolar do Guarita, através de seus Diretores, Coordenações Pedagógicas e Professores, juntamente com o Professor Gilmar Marcolan, coordenador da pasta indígena na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lideranças Indígenas, representantes da FUNAI e do COMIN, estão reunidos na manhã de hoje (26) na Escola Estadual Indígena Antonio Kasin Mig de Redentora.
O coordenador da pasta indígena na CRE avalia o momento como único na medida em que possibilita o encontro de pessoas que tem como objetivo, a melhoria da qualidade de ensino das escolas indígenas de abrangência da 21ª CRE, salienta Gilmar Marcolan.
Dentre outros assuntos tratados estão, a Semana dos Povos Indígenas (Semana de Formação); Olimpíadas Indígenas das Escolas do Guarita; Festival da Canção; Desfile Cívico; Partilha de Práticas e Projetos desenvolvidos pelas escolas; Formação de um GT (Grupo de Trabalho) para refletir periodicamente a caminhada educacional nos educandários indígenas.



Ciclo de capacitação para merendeiras é realizado em Três Passos

Fotos Tiago Real

Na última sexta-feira 23, na sala de reuniões da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), encerrou-se o Curso de Extensão “Capacitação em Boas Práticas de Fabricação para Merendeiras” destinado as profissionais das cinco escolas estaduais do município de Três Passos. Ministraram os encontros, a Professora Dra. Fernanda Hart Weber e a acadêmica do Curso de Tecnologia em Agroindústria Graciela Scherer da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Os encontros tinham como objetivo trabalhar assuntos referentes à higiene ambiental, higiene pessoal, procedimentos higiênico-sanitários durante a preparação de alimentos.
O curso foi ministrado em 4 módulos durante o segundo semestre de 2012 (05/10, 18/10, 09/11 e 23/11), ocorrendo quinzenalmente.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escolas da 21ª CRE escolhem seus representantes


Eleição na Escola Águia de Haia
O dia de ontem (22), foi marcado por intensa movimentação nas escolas da rede pública estadual pertencentes à 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos (CRE). Sessenta (60) escolas das setenta e quatro (74) estavam aptas ao pleito, mas dois (02) educandários não tiveram registro de candidaturas, conforme informação da Comissão Eleitoral Regional. Sendo assim, as escolas de ensino fundamental Cecília Meireles de Barra do Guarita e Assis Brasil de Tiradentes do Sul, terão diretor e vice indicados até o final do ano pelo Secretario de Estado da Educação, com base no Decreto Nº 45.502/2012, Art 10. Dos cinquenta e oito (58) educandários que realizaram o processo, sete (7) tinham disputa com duas chapas, nas demais cinquenta e uma (51) escolas era chapa de consenso.
Apenas a E.E.E. Fundamental Santos Dummont de Humaitá, não alcançou o quórum mínimo necessário em um dos segmentos e deverá realizar novamente eleição em um prazo de oito (08) dias.
As eleições ocorreram dentro da normalidade evidenciando o processo democrático explicou o Coordenador Regional de Educação, Professor Artur Hugo Hepp, Ele ainda relata que espera dos gestores eleitos, um trabalho realizado no coletivo, onde todos os segmentos da comunidade escolar possam participar da construção do processo pedagógico da escola.
As eleições deste ano foram regidas pela nova lei de gestão democrática - 13.990/2012, que trouxe mudanças, dentre elas, a proporcionalidade dos votos dos segmentos da comunidade escolar. Os votos do segmento pais e alunos com peso de 50% e os votos do segmento professores e funcionários garantiram os outros 50%. Anteriormente, a votação era universal, com a simples contagem da maioria dos votos. Outra novidade foi a eleição por chapas com diretor e vice(s)-diretor(es) (para escolas com mais de cem alunos – diretor tem direito a vice. Para escola com menos de cem alunos, apenas diretor). Até então, era eleito apenas o diretor, que escolhia sua equipe após a eleição. Além disso, a nova legislação permite apenas uma recondução, possibilitando apenas mais uma reeleição para mais três anos, antes não havia limite para reconduções.

CONFIRA OS ELEITOS NAS ESCOLAS DOS 19 MUNICÍPIOS PERTENCENTES À 21ªCRE

BARRA DO GUARITA
Escola Estadual de Ensino Médio João Leopoldo Vogt
Diretor: Dilson Castro do Rosário
Vice-Diretoras – Tatiana Mantelli Dal”Soto
Escola Estadual de Ensino Fundamental Cruz e Souza
Diretora: Loiranete steffenon Leske

BOM PROGRESSO
Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC
REELEITO - Diretor: Jacques Douglas Konzen/ Vice: Noeli Helena Wink Bones – 62% dos votos.
Diretor: Sergio Franciscon/ Vice: Dirceu Luis Pilotto – 28% dos votos
Escola Estadual de Ensino Médio José de Anchieta
Diretor: Rafael Soares/ Vices – Maria Cristina Bagetti Barella, Mara Rosane Curle Lenhardt, Patrícia Schmidt Simionato

BRAGA
Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini
Diretora: Alcione Salete Dal’ Alba Pilger/ Vices: Alisson Cristiano Renz, Anete Perinazzo Salante, Deonisio Formentini

Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves

Diretor: Genesio João Renz/ Vice: Vera Lucia Schuster Siqueira

Escola Estadual de Ens. Fund. Humberto de Alencar Castelo Branco

Diretor: Mozarte Roberto dos Santos


CAMPO NOVO

Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Sales

ELEITO - Diretor: Idoilio Ottonelli/ Vices: Maria Marlene Kunzler/ Ileine Lima Batista/ Elise de Moura Rosa – 61,01% dos votos
Diretor: Airton Canova/ Vices: Paula Raquel Spillari Schulz, Marcia Dieckel Guedes, Claudia Adiana Fassini – 38,09% dos votos

Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes

Diretor: Jose Carlos Solano Bones

Escola Estadual de Ensino Fundamental Ervina Catarina Löw

Diretora: Karine Rospide de Souza/ Vice: Carla Andreia Juver

CORONEL BICACO
Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles
Diretor: Luiz Flavio Rangel/ Vices: Solange Maria Jovanella, Rejane Maria Breitenbach, Diva Maria Zanella
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa
ELEITO - Diretor: Valmir Rebelatto/ Vice: Nereu Bazilio Zuchetto – 65,9% dos votos
Diretora: Circe Fassbinder Dornelles/ Vice: Claudete Milczarek – 32,52% dos votos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Esquina Aparecida
Diretor: Edemar Hermann/ Vice: Maria Bester

CRISSIUMAL
Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde
Diretor: Levanir de Rosso Simionato/ Vices: Irmgarte Georig, Ione Maria Schmitz, Amarildo Gilmar de Souza Bohn
Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo
Diretora: Marcia Lucia Gonzatto/ Vices: Vera Teresinha Schirmer Moerschberger, Clelia Beatriz Bin, Magdalia Maria Kappes Sapegienski
Escola Estadual de Ensino Fundamental Alcido Brust
Diretor: Amaro Luiz Erthal
Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo
Diretor: Jamir Faccin
Escola Estadual de Ensino Fundamental Egon Trentini
Diretora: Rejani Ines Kuhn Specht
Escola Estadual de Ensino Fundamental La Salle
Diretor: Ildo Quinot
Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião
Diretor: Ivo Adair  Hentges
Escola Estadual de Ensino Fundamental Tuiuti
Diretora: Loni Breunig Gaertner
Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai
Diretora: Maria Elisia Schimitt Tormes
Escola Estadual de Ensino Fundamental Julio Correa da Motta
Diretor: Rui Elibio Schwanke

DERRUBADAS
Escola Estadual de Ensino Médio Getulio Vargas
Diretor: Gildo Martens/ Vice: Pedro Gilmar Weber

ESPERANÇA DO SUL
Escola Estadual de Ensino Médio Olavo Bilac
Diretora: Dilza Machado Ledur/ Vice: Dalci Alete Zagonel – 25% dos votos
ELEITO - Diretor: Osmar Franke/ Vice: Solange Schweigert Sell – 75% dos votos

HUMAITÁ
Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP
Diretora: Marli Nonnemacher Steffler/ Vices: Nadia Clarice Krupp, Cecilia Carli, Sílvia Regina Simon Stringhini

MIRAGUAÍ
Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela
Diretor: Sandro Roberto Mower/ Vices: Eliane Guterres, Luciana Tassiara Dallabrida Lorenzon, Valtair Steilmann
Escola Estadual de Ensino Fundamental Osmar Herman
Diretor: Lauredi Pit Cavalheiro/ Vice: Elsa Veronica Sopram
Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de Mauá
Diretor: Luis Carlos Pez
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pontão dos Buenos
Diretora: Andrea Quintana Probst

REDENTORA
Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Jorge Alberto
Diretora: Jane Maria de Freitas Pereira/ Vices: Christine Farias dos Santos, Lourdes Mariza Rossoni/ Roselaine Schünemann Barzatto

Escola Estadual de Ensino Médio Américo dos Santos

Diretora: Marilene de Souza Rosa/ Vices: Sandra Lúcia Neuberger, Janinha Kuhne

SANTO AUGUSTO
Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto
ELEITO - Diretor: Élio Pithan da Silva/ Vices: Grasiela Lourenzon de Lima, Glades Barcelos Antonow, Iara Cardoso Ramos – 70% dos votos
Diretora: Dorotéa Schaeffer Lorenzoni/ Vices: Rubia Margarete Willers Padilha, Ione Schvan Padilha, Marize Hining – 30% dos votos
Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Pasqualini – Ciep
Diretora: Marli Holz Andriguetto/ Vices; Cristiane Siqueira Santi Martins, Clara Silene Macagnan Stankowski, Juliane Koehler
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto
Diretora: Eliane Teresinha Paier/ Vices: Roseli Stiebe, Marilei Terezinha Junges Maroso, Lineia Aparecida Bertollo
Escola Estadual de Ensino Fundamental José Andrighetto
Diretora: Clarice Zanso Moresco

SÃO MARTINHO
Escola Estadual de Educação Básica São Martinho
Diretora: Clarice Teresinha Unser/ Vices: Rosane Claudete Maffaciolli, Ivete Dill Traesel, Carmen Maria Willers
Escola Estadual de Ensino Fundamental Monteiro Lobato
Diretora: Leonilda Maria Weiller

SÃO VALÉRIO DO SUL
Escola Estadual de Ensino Médio São Valério
Diretora: Gislaine de Fatima Hermann/ Vice: Teresinha Gelain Fernandes

SEDE NOVA
Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Almeida
Diretora: Helena Meller/ Vice: Gregória Lopes
TENENTE PORTELA
Escola Estadual de Ensino Fundamental Entre Rios
Diretor: Adelino Raffaelli
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Balestrin
Diretor: Ayres Balestrin
Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernão Dias Paes
Diretor: Elio Pasinato
Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório
Diretora: Clair Boni Menegazzi
Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Portela
Diretora: Liane Carla Bogacki/ Vice: Elaine Maria Eitelwein
Escola Estadual de Educação Básica Profª. Cleia Salete Dalberto
Diretor: Juraci Castaman/ Vices: Lurdes Parcianello Zamin, Luciano Molinari, Cesar Roberto Gross
Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju
Diretora: Suzete Inês Splendor Biguelini/ Vices: Rita Maria Zanatta da Motta, Marlene Serilei Staub

TIRADENTES DO SUL
Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes
Diretora: Nair Dierings/ Vices: Claudinei Quantz Kraemer, Ana Patricia Tenoria Warkern, Daniela Padilha Kaufmann
Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré
Diretora: Rosi Mari Muller de Freitas/ Vice: Cleonice Fabiane de Godoy
Escola Estadual de Ensino Fundamental Cecília Meireles
Diretor: Marcelo Carlos Muller/ Vice: Carmen Andrea Rhoden Rohr

TRÊS PASSOS
Escola Estadual de Ensino Fundamental José de Anchieta
Diretora: Araci Menezes de Moura/ Vice: Fabiano Alex Gross
Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia
ELEITA - Diretora: Rubia Aparecida Tessaro Santos/ Vices: Amalia Letícia Granetto, Magda Elena Adoryan, Glades Rosani Stüker Trost – 54,85% dos votos
Diretora: Neiva Gessi Bergoli/ Vices: Dilson Alceu Ketzer, Vilma Terezinha Levy, Denise Soares Schlindwei – 45,17%
Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales
Diretora: Claudia Hass Hahn/ Vices: Edio Weschenfelder, Inês Terezinha Vivian Massotti, Francieli  Delanora Abegg – 41% dos votos
ELEITA - Diretora: Maria Loreni Gay Backi/ Vices: Ivete Soares Mallmann, Ronise Morgenster, Mariane Luft, Caciamani – 59% dos votos
Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo
Diretor: Alci Finatto/ Vices: Margarete Schweigert, Samuel Robaert, Fatima Bavaresco
Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias
Diretora: Salete Sattler Thomaz/ Vice: Claudete Inês Pause

VISTA GAÚCHA
Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo
Diretora: Alexandra Franchini Raffaelli/ Vices: Jussara Solange Pauleski Paier, Zulmira Grolli Cereza, Regina Negrini
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa
Diretora: Marinês Locatelli da Silva

RESULTADO OFICIAL DAS ELEIÇÕES DE DIRETORES 2012 - EM APURAÇÃO

Estamos recebendo os resultados das eleições que aconteceram ontem 22, em 60 escolas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação.

EM BREVE ESTAREMOS DIVULGANDO OS RESULTADOS OFICIAIS.

RESULTADO OFICIAL DAS ELEIÇÕES DE DIRETORES 2012 - EM APURAÇÃO

Estamos recebendo os resultados das eleições que aconteceram ontem 22, em 60 escolas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação.

EM BREVE ESTAREMOS DIVULGANDO OS RESULTADOS OFICIAIS.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Seduc seleciona orientadores de estudos


Encerra-se nesta sexta-feira (23), às 17h30, o prazo para inscrição de coordenadores pedagógicos/supervisores de anos iniciais interessados em participar como Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na rede estadual de ensino. Os Orientadores de Estudos poderão receber do Ministério da Educação (MEC), sem qualquer intermediação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), bolsa mensal de R$ 765,00, durante a duração do Programa no RS. As inscrições devem ser feitas na sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A Seduc oferece 624 vagas para a seleção. O critério foi definido pelo Ministério da Educação em função do número de professores alfabetizadores da rede. A proporção é de um Orientador para cada 25 professores.
Para participar da seleção os seguintes requisitos cumulativos devem ser preenchidos: formação em licenciatura ou pedagogia, ser coordenador pedagógico /supervisor efetivo na rede estadual, atuar como coordenador pedagógico/supervisor há pelo menos três anos, não receber, simultaneamente, bolsa de estudo de outros programas federais, ter disponibilidade para dedicar-se ao curso, à multiplicação e ao exercício das atribuições previstas no edital publicado no Diário Oficial do Estado em 21 de novembro de 2012, não prever licenças ou afastamentos do cargo no biênio 2013-2014 e faltar mais de três anos para a aposentadoria.
A seleção será feita mediante análise de currículo, títulos e outros documentos que constam no edital. Os candidatos serão classificados conforme a pontuação obtida nos títulos e documentos e o número de vagas existentes na respectiva CRE. O resultado da seleção será divulgado em 28 de novembro no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): www.seduc.rs.gov.br.
Os professores selecionados participarão de curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. O curso será realizado em polos, podendo haver necessidade de deslocamento, sem qualquer ônus ao professor selecionado. A primeira formação, com 40 horas, está prevista para o período dezembro 2012- fevereiro de 2013. As demais, no decorrer do biênio 2013-2014. Entre as atribuições previstas para o Orientador de Estudo está a organização e planejamento de atividades e curso de formação, em serviço, à noite ou aos sábados, dependendo de calendário a ser estipulado pela Seduc, no biênio 2013-2014 para professores alfabetizadores. O orientador também irá ministrar os cursos (presenciais, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas).

Adesão ao Pacto
A seleção decorre da adesão, pela Seduc, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Assim, o Estado compromete-se a alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Consideram-se alfabetizadores professores e professoras que atuam nas turmas de 1 º, 2º e 3º do ensino fundamental de 9 anos e de classes multisseriadas. Todas as escolas de educação básica que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ser contempladas pelo Pacto Nacional, incluindo as do campo.
As Ações do Pacto de Alfabetização constituem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores, materiais pedagógicos e didáticos, avaliações e gestão, controle social e mobilização.
No eixo formação continuada está prevista a constituição de uma rede de Orientadores de Estudos para atuação na rede estadual. É esta seleção que a Seduc realiza no momento.

Fonte: Seduc