Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Secretário da Educação faz balanço das ações de 2012


Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, falou sobre as ações realizadas em 2012 e projetou os principais projetos para o próximo ano. Na sede da Secretaria, Azevedo iniciou citando o Plano de Necessidades de Obras (PNO), que irá reestruturar 1.028 escolas, dentro da proposta de recuperação da estrutura física das escolas contemplando as 28 regionais da Seduc. Os projetos já estão em licitação e serão executados a partir do 1º trimestre de 2013. Além disso, ele informou que serão construídas seis novas escolas técnicas nos municípios de Caxias do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São José do Norte, Novo Hamburgo, Porto Alegre, com a transformação do Instituto Gema Belia, na zona leste da capital. O investimento inicial será de R$ 12 milhões, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.
Entre as ações realizadas o secretário destacou o projeto Província de São Pedro, que destina um computador por aluno e professor. De acordo com ele, 10 mil professores e alunos já receberam os equipamentos sendo que até 2014 este número deve chegar a 100 mil. Azevedo anunciou para março de 2013 a distribuição de 22 mil tablets a professores do ensino médio, visando modernização tecnológica.
O ano de 2012 também foi marcado pela reestruturação curricular do ensino médio, através da implantação do ensino politécnico, que objetiva aproximar o ensino ofertado nas escolas estaduais da realidade vivida pelos estudantes e, dessa forma, reduzir os índices de reprovação e abandono da rede. A formação seguiu sendo um dos grandes eixos da gestão, conforme Azevedo, com o investimento de mais de R$ 20 milhões. “Os professores do Rio Grande do Sul estão em movimento, voltando a estudar”, comemorou. O trabalho com as Universidades foi intensificado, além da ressignificação do currículo das escolas agrícolas, que irão receber 27 novos tratores, frisou o secretário.
Outra marca de 2012 foi a eleição de diretores, através de escolha por chapa e necessidade de apresentação de um programa, destacando a gestão democrática da escola pública. O titular da Educação encerrou a coletiva de imprensa abordando a valorização profissional, com a realização do Concurso do Magistério e nomeação de 4.500 educadores que já irão receber seus salários na próxima folha de pagamento, ação possível graças à realização de quatro mutirões.
Em 2012 os professores estaduais receberam um reajuste de 9,84% em maio e em novembro mais 6,08%, totalizando 16,52% de aumento no ano, como parte do reajuste de 76,68% do período 2011-2014. Para 2013, Azevedo comunicou a realização de novo concurso, para preenchimento também das vagas de funcionários de escolas e criação de novos quadros como técnico em nutrição e agente financeiro.
Fonte: Seduc

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Comunicado 21ªCRE

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos informa que em virtude do Decreto Estadual 49.963, de 18 de dezembro de 2012, decreta ponto facultativo para os dias 24 e 31 de dezembro de 2012. Também, conforme artigo 1º da lei municipal 3.011/74, alterado pela lei municipal 3.792, de 20 de novembro de 2003, que institui o dia 28 de dezembro como feriado municipal em Três Passos, a 21ª CRE informa que não terá expediente nestas três datas.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coordenadoria realiza formação para gestores eleitos

Foto: Marcelo Neckel
A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou na segunda e terça-feira (17 e 18), no auditório da UNIJUÍ em Três Passos, formação para os novos diretores. Na oportunidade, o coordenador regional de Educação, Professor Artur Hugo Hepp, apresentou os quatro eixos prioritários da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), expondo as iniciativas e investimentos do Governo do Estado na área da educação a nível estadual e na abrangência da 21ªCRE nos dois primeiros anos de governo e as perspectivas até 2014.
Na tarde de ontem, os presentes assistiram a palestra do Professor de História Contemporânea da URI – Campus Santo Ângelo, Marcelo Andreatta. Marcelo abordou o tema, A Judicialização da Educação: O risco da omissão dos gestores.
Durante os dois dias, cada servidor da CRE apresentou aos diretores e vices as atividades desempenhadas em seu setor, com o objetivo de ambientar os novos gestores. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Educação Especial encerra ciclo de formação na 21ªCRE


A assessoria da Educação Especial da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou na última sexta-feira (14), encontro de encerramento da formação continuada para professores que atuam em escolas com salas de atendimento educacional especializado e professores das classes regulares com alunos inclusos. Ao todo, quatro encontros foram realizados ao longo deste ano.
O encontro foi coordenado pela assessora da Educação Especial na 21ªCRE, Professora Regiane Kehler. Na oportunidade, foram realizadas apresentações das atividades realizadas nos encontros pelos grupos, avaliação do ano de 2012 e programação para 2013, além de confraternização entre os participantes.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comunidade escolar realiza reunião preparativa para a II Olimpíada Indígena do Guarita

Foto: 21ªCRE

Professores, Estudantes e Funcionários das Escolas Indígenas do Guarita, realizaram na manhã de ontem, quarta-feira (12), reunião entorno dos preparativos das Olimpíadas dos Estudantes Indígenas. Este encontro visa dar continuidade à proposta de organização do calendário 2013 das atividades escolares. Houve grande debate sobre os objetivos desta Olimpíada, resultando na importância de desenvolver o aspecto da integração, do resgate e ressignificação das práticas esportivas dos Povos Kaingang ao longo da história, ressalta o Professor Gilmar Marcolan, responsável pela pasta da Educação Indígena na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE).
Na oportunidade, foram distribuídas as atividades entre o maior número possível de profissionais para que todos pudessem se envolver. A próxima reunião de elaboração do projeto e encaminhamento do regulamento das modalidades esportivas será realizada no dia 03 de janeiro de 2013 na Escola Antonio Kasin Mig em Redentora.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Seduc publica resultado para Orientadores de Estudo do Pacto

Imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publica o resultado da classificação dos candidatos a Orientadores de Estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
A Coordenação Estadual do PNAIC na Seduc informa que, por regramento do Ministério da Educação (MEC), até o momento foi possível cadastrar no Sispacto (Sistema Informatizado do Pacto) 371 Orientadores de Estudo, das 624 vagas apontadas no Edital para o período 2012-2014.
Informações sobre o Curso de Formação de Orientadores de Estudo a ser ministrado pela Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas serão fornecidas posteriormente, pelas universidades.


Fonte: Seduc

21ªCRE realiza Dia do Campo

Foto: Paulo Gehm

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou na última sexta-feira (7), o “Dia do Campo”. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, no município de Bom Progresso, com a participação de pais, alunos e professores das 30 escolas do campo de âmbito da CRE, além de integrantes da EMATER e movimentos sociais. O encontro tinha como objetivo trazer a realidade do campo com apresentação de relatos e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
O Coordenador Regional de Educação da 21ªCRE, Professor Artur Hugo Hepp, ressaltou o compromisso que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) tem com as escolas do campo, no sentido de mantê-las abertas e realizar investimentos para qualificar os espaços pedagógicos. Já, a Coordenadora Pedagógica, Professora Ines Willers, enfatiza que para o próximo ano letivo, está prevista a reestruturação do currículo dos educandários para que esses venham atender a realidade da educação do campo.

Diretores de escolas eleitos serão empossados nesta terça-feira


Foto: Arquivo 21ªCRE
Os diretores e vice-diretores de escolas estaduais eleitos no pleito de 22 de novembro, que vão ser gestores no período 2013-2015 serão empossados nesta terça-feira (11), a partir das 14h30, em solenidade na Fiergs na capital. A eleição foi realizada em 2.430 escolas da rede, de acordo com a nova lei de gestão democrática. Participam da cerimônia representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e de escolas, além de familiares dos gestores recém-eleitos. A expectativa é de que seis mil pessoas acompanhem o ato de posse.
A cerimônia é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio da empresa MSTech e Procergs e será transmitida ao vivo pela internet. O link para acesso estará disponível no site da Seduc.
De acordo com o secretário da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo, a indicação das equipes diretivas é um mecanismo importante para o exercício da participação da comunidade escolar no cotidiano das escolas, para o aprendizado democrático e para a formação da consciência cidadã. “Trata-se de um momento privilegiado para discussão do projeto político pedagógico da escola e dos desafios de uma gestão que compatibilize competência técnica e política para administrar com a eficiência e com a eficácia necessárias para garantir a qualidade da aprendizagem para todos”, resume o titular da Seduc.
Na solenidade, um diretor, sorteado, representará a respectiva CRE e será empossado. Esta posse simbolizará a posse de todas as equipes diretivas das escolas das 30 Coordenadorias Regionais.

DIRETORES NA 21ªCRE

Sessenta (60) dos 74 educandários da rede pública estadual pertencentes à 21ª Coordenadoria Regional de Educação – Três Passos tinham direito de realizar o pleito, mas a Comissão Eleitoral Regional com sede na 21ªCRE, recebeu inscrição de candidaturas de 58 escolas. As escolas de ensino fundamental Cecília Meireles de Barra do Guarita e Assis Brasil de Tiradentes do Sul, não tiveram eleições, sendo assim, terão diretor e vice indicados até o final do ano pelo Secretario de Estado da Educação, com base no Decreto Nº 45.502/2012, Art 10.
As escolas indígenas que são treze (13), mais o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), o processo é feito através de indicação.
Confira neste link o nome dos diretores nos 58 educandários: Diretores 21ªCRE


Com informações da Seduc

Professores da área da matemática participam de formação na 21ªCRE


Fotos: Marcelo Neckel

Acontece durante o dia de hoje (09), na sala de reuniões da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Três Passos, formação de professores da área da matemática e suas tecnologias. Participam do evento, educadores das escolas estaduais de ensino médio de âmbito da 21ªCRE.
Na parte da manhã, os alunos do primeiro ano do ensino politécnico da escola Águia de Haia de Três Passos apresentaram um número musical aos presentes. Após, os trabalhos ficaram a cargo do professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo, Luís Fernando Gastaldo.
O objetivo do encontro é debater propostas metodológicas e realizar troca de experiências entre os profissionais da área.
Este é o quarto encontro por áreas do conhecimento, que por motivo de força maior teve que ser realizado nesta data. A 21ªCRE, já promoveu aos seus professores as formações das áreas da linguagem, ciências da natureza e das ciências humanas e suas tecnologias.

Alunos da escola Águia de Haia


Professores nomeados do terceiro grupo são recepcionados na 21ªCRE

Foto: Marcelo Neckel

O terceiro grupo de professores aprovados no Concurso Público realizado em maio deste ano foram recepcionados na tarde de sexta-feira (07), pelo coordenador regional de Educação, Professor Artur Hugo Hepp, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Três Passos. Os 22 professores nomeados, iniciam nesta segunda-feira (10) suas atividades nas escolas que foram designadas, recebendo no mês seguinte seus primeiros salários.
Ao todo, 107 professores na abrangência da 21ªCRE foram aprovados. Destes, 79 já estão em sala de aula exercendo suas atividades. Nos dias 19, 20 e 21 deste mês, serão nomeados o quarto e quinto grupo, antecipando a previsão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que era nomear até o início de janeiro de 2013 todos os 5,5 mil aprovados no concurso.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ano letivo de 2013 começa em 27 de fevereiro na rede estadual

As aulas nas 2.572 escolas da rede estadual de ensino começam em 27 de fevereiro de 2013 e têm término previsto para 20 de dezembro, conforme calendário escolar construído pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta semana, o Departamento Pedagógico (DP) da Seduc encaminhou às 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) as orientações referentes ao calendário. O ano escolar começa em 25 de fevereiro, quando os professores retornam às escolas para reuniões de planejamento e formação pedagógica, nos dias 25 e 26. De acordo com a orientação do DP, atendendo ao disposto no Decreto 49.448, um terço da carga horária dos professores em regência constituem hora-atividade, ou seja, um professor de 20 horas deve dedicar 13 horas para sala de aula e sete horas semanais para estudos, planejamento, avaliação, reuniões pedagógicas e de formação organizada pela escola, CRE ou Seduc. 
O primeiro semestre de aulas está previsto para o período 27 de fevereiro a 12 de julho. O segundo semestre, entre 29 de julho e 20 de dezembro. Os alunos terão férias de inverno entre 13 e 28 de julho e os professores, formação pedagógica entre os dias 15 e 19 de julho e recesso escolar entre os dias 20 e 28 de julho. O decreto 49.916, de 30 de novembro de 2012, publicado na última segunda-feira (3), autoriza as escolas a utilizar até dez sábados em 2013 para integralização do calendário, que deve ter pelo menos 200 dias letivos e 800 horas de carga horária mínima. As escolas têm autonomia para definir seu calendário, desde que cumpridas as orientações da mantenedora e as exigências relativas à carga horária e dias letivos, e devem encaminhar às CREs em que estão localizadas o calendário até 28 de março. 
Nos municípios parceiros, em que se estabelece regime de colaboração entre as redes estadual e municipal, tem vigência o calendário unificado, que poder ter início no período 20-27 de fevereiro. Neste caso, os dias previstos para planejamento e formação devem ser 18 e 19 de fevereiro ou em data programada por cada escola.

Fonte: Seduc

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Educandários indígenas realizam reuniões preparativas para o ano letivo 2013

Foto: Gilmar Marcolan

Dando continuidade ao calendário proposto para o ano 2013 da educação indígena na região da 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, foi realizada durante o dia de ontem, quarta-feira 05, na Escola Indígena Gomercindo Jete Tehn Ribeiro, no Km 10 do Município de Tenente Portela, reunião para definir e preparar a Semana dos Povos Indígenas 2013.
Participaram do encontro as 11 escolas indígenas kaingang da Reserva do Guarita, o assessor pedagógico responsável pela pasta da educação indígena na21ªCRE, professor Gilmar Marcolan, além de representantes de várias entidades envolvidas com a questão dos povos indígenas.

Foto: Gilmar Marcolan

Aluno Tiago Linck recebeu materiais adaptativos em Tiradentes do Sul

fotos: 21ª CRE

Tiago Linck, aluno da educação infantil da Escola Básica Tiradentes de Tiradentes do Sul, recebeu na tarde de ontem, quarta-feira 05, uma ponteira de cabeça e uma mesa ergonômica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A entrega foi realizada pela Coordenadora Adjunta da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Marli Franke, pela assessora da Educação Especial na 21ªCRE, Regiane Kehler e pela assessora pedagógica, Margarete Klassen.
O aluno, já havia recebido no final de outubro a visita de assessores da Educação Inclusiva da Seduc, assessores da 21ªCRE, além do coordenador regional de Educação Artur Hugo Hepp. Na ocasião, Tiago recebeu uma cadeira de rodas adaptada e uma mesa denominada cantinho dinâmico, na qual o aluno pode realizar as atividades em sala de aula.
Desde o começo do ano, Tiago vai à escola acompanhado das irmãs e amigos. Com apenas cinco anos de idade, ele impressiona a todos apesar de suas limitações físicas. O menino nasceu sem os braços e sem uma perna, mas com o incentivo dos pais Jair e Rosane e suas irmãs Thais e Daiana, leva uma vida como qualquer outra criança. Tiago é um menino muito inteligente e ativo.



Coordenadoria promoveu reunião com equipes diretivas do ensino médio politécnico

Foto: Marcelo Neckel

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (21ªCRE) promoveu na manhã desta quinta-feira (06), encontro com diretores, coordenadores pedagógicos e secretários das 22 escolas de ensino médio de sua abrangência para tratar da finalização do regimento do Ensino Médio Politécnico, do plano pedagógico didático de apoio (PPDA), do parecer descritivo, do plano de estudos, da matriz curricular e do registro da avaliação.
Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora pedagógica da 21ªCRE, professora Inês Willers, juntamente com a assessora do ensino médio Politécnico, professora Marisa Guterres Pit, a assessora pedagógica Clecir Von Mühlen e o multiplicador do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE), professor Oscar Hubner.
O encontro foi realizado nas dependências da CRE em Três Passos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aluno Tiago Linck irá receber mais materiais adaptativos

Foto: Marcelo Neckel/ Arquivo 21ªCRE

Para dar ainda melhores condições de estudo ao aluno Tiago Linck, estudante da educação infantil da Escola Básica Tiradentes de Tiradentes do Sul, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), através da Assessoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregará amanhã, quarta-feira (05), mais dois materiais adaptativos. Uma ponteira de cabeça que possibilitará o aluno mexer no computador e uma mesa ergonômica, auxiliando ainda mais o processo de ensino do aluno. Tiago, já havia recebido da Seduc no final de outubro, uma cadeira de rodas adaptada e uma mesa denominada cantinho dinâmico, na qual o aluno pode realizar as atividades em sala de aula.
A entrega será realizada nas dependências da escola às 16h, pela Coordenadora Adjunta, Professora Marli Franke e pela Assessora da Educação Especial da 21ªCRE, Professora Regiane Kehler.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Alunos da escola Ponche Verde de Crissiumal são destaque no JERGS 2012

Foto: Escola Ponche Verde
A Escola Estadual Ponche Verde, propiciou mais um final de semana de muito orgulho para a comunidade de Crissiumal. O educandário pertencente à 21ª Coordenadoria Regional de Educação, alcançou excelentes resultados nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), na modalidade voleibol.
O time mirim feminino da escola, de forma inédita, se sagrou campeão estadual. O time juvenil feminino foi o 3º colocado. E o time mirim masculino foi o 4º. A etapa final dos JERGS aconteceu no final desta semana na cidade de Marau. 
O time mirim feminino, campeão, derrotou uma escola de Farroupilha por 2 sets a 1 na grande decisão.
Os alunos foram recebidos com muita festa na cidade. Uma carreata envolveu diversos veículos de pais, amigos e funcionários da escola passando pelas principais ruas da cidade.

Com informações Guia Crissiumal