Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Abertas as inscrições para contratações temporárias na 21ª CRE



Inscrições para os cargos de servidores e professores seguem até terça-feira, dia 2

A 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), em Três Passos, comunica que estão abertas as inscrições para contratações temporárias nas funções correspondentes às atribuições dos cargos de servidores de escola e também de professores.
Os candidatos devem ler o edital Nº 12/2013 (para o cargo de professor) e o edital 04/2013 (para o cargo de servidor) e realizar a inscrição via Internet, por meio do site: www.educacao.rs.gov.br ou na Coordenadoria Regional de Educação, no período de 26 de junho a 02 de julho de 2013, no horário das 9h às 11h30min e das 14h às 17h.
Após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, os envelopes, com a documentação necessária, deverão ser entregues na 21ª CRE ou via Correios, até o último dia da inscrição (02/07/2013), lembrando que a entrega da Documentação correta é de inteira responsabilidade dos candidatos, de acordo com o que consta nos editais.
O candidato ao cargo de professor poderá inscrever-se para no máximo dois municípios, para tantas disciplinas e/ou níveis de ensino quantas tiver a titulação mínima exigida.
As inscrições para o cargo de professores correspondem ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais/Educação Especial e Educação Indígena; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio e Educação Profissional, na rede estadual de ensino. Já os cargos de servidores correspondem às funções de Técnico Agrícola, Agente Educacional I – Manutenção de Infraestrutura e Alimentação e Agente Educacional II – Administração Escolar e Interação com o Educando, Agente Educacional I – Manutenção de Infra-Estrutura e Alimentação/Escolas Indígenas, Agente Educacional II – Administração Escolar/Escolas Indígenas.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Festival de Gastronomia RS é suspenso

A 21ª CRE informa que, por motivo de força maior, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul suspendeu o 1° Festival de Gastronomia RS, que ocorreria entre os dias 25 e 30 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A medida foi tomada considerando:
1- as manifestações ocorridas em todo o País nas últimas semanas e as programadas para ocorrer no período do evento;
2- as possíveis dificuldades de acesso ao local;
3- o cancelamento de diversas outras atividades de grande porte em várias regiões do país;
4- a necessidade de zelar pela segurança dos participantes.

Educom Sul em Ijuí conta com a presença da 21ª CRE


A 21ª CRE, através da assessoria do Programa Mais Educação e da assessoria do NTE, participará do II Educom Sul (Educomunicação e Direitos Humanos) nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, na Unijuí, em Ijuí.

O foco do evento é a educomunicação e os direitos humanos, propiciando um espaço de debate sobre as diversas experiências dessa área na Região Sul.

Encontro de formação das escolas técnicas agrícolas inicia amanhã em Bom Progresso


Amanhã de manhã, quinta-feira 27, às 8h inicia em Bom Progresso na Escola Técnica Celeiro (ETEC) o encontro de formação das escolas técnicas agrícolas estaduais. O evento, que segue até sexta-feira 28, é promovido pela 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), pela ETEC de Bom Progresso e pela Secretaria Estadual de Educação.
Participarão durante os dois dias do encontro as Coordenadorias Regionais de Educação de Carazinho, Palmeira das Missões e Santa Rosa. O coordenador regional de Educação Artur Hepp estará presente amanhã cedo na abertura do evento.
Entre os temas que serão tratados está a elaboração do plano estratégico de práticas sustentáveis e reconstrução curricular.

CRE realiza reunião com diretores de escolas indígenas

Na terça-feira de manhã, 25, diretores das 13 escolas indígenas pertencentes à 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) se reuniram em Três Passos. O encontro foi promovido pela Coordenação Pedagógica da Coordenadoria a fim de tratar sobre calendário escolar e outros assuntos. Participaram escolas indígenas de Tenente Portela, Redentora e São Valério do Sul, correspondentes às reservas do Guarita e do Inhacorá.

CRE promove reunião com conselhos escolares


Nesta quarta-feira de tarde, dia 26, está acontecendo na 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) encontro com os conselhos escolares das escolas estaduais de Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Bom Progressos e Campo Novo. O público estimado é de 75 pessoas. O coordenador regional de Educação, Artur Hepp, está acompanhando as atividades do encontro.
O evento de hoje marca o início de uma série de reuniões que acontecerão em toda a região. A proposta dos encontros é fazer com que o Conselho Escolar se torne cada vez mais atuante nas ações desenvolvidas pelas escolas.
Ao todo, serão cinco reuniões. O segundo encontro, marcado para sexta-feira 28 em Tenente Portela, reunirá escolas de Tenente Portela, Derrubadas, Vista Gaúcha e Barra do Guarita.
O terceiro encontro, na quarta-feira que vem dia 3, será em Crissiumal para conselhos escolares de Crissiumal, Humaitá e Sede Nova. Já no dia 5 a reunião será em Santo Augusto com escolas da própria cidade e de São Martinho e São Valério do Sul. O quinto e último encontro acontecerá no dia 9 em Miraguaí e deve reunir conselhos escolares da própria cidade, além de Redentora, Coronel Bicaco e Braga.

Escolas da 21ª CRE promovem festas juninas


As escolas estaduais da 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) estão em clima de festas juninas. Nesta segunda-feira, dia 25, que abriu a semana dançando quadrilha foi a escola estadual Tuiuti de Vista Nova, interior de Crissiumal. Alunos, professores e funcionários apresentaram números artísticos alusivos a São João. O casamento ‘caipira’ foi a grande atração da tarde na escola.
Quadrilhas, poesias, músicas, trovas, piadas e também quitutes divertiram a comunidade escolar.



Segundo a direção da escola, além de festejar São João, a festa pôde mostrar diferentes formas de cultura e diversão que foram trabalhadas já no primeiro semestre letivo e reforçou a importância da vida simples do meio rural.

 
Aviso às escolas: Façam como a escola Tuiuti, de Crissiumal, compartilhem conosco um pouco da sua festa junina. Envie fotos para publicarmos no nosso blog.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CRE participa de Seminário de Educação Inclusiva em Porto Alegre

A 21ª CRE participará nesta quinta-feira, 27, de Seminário de Educação Inclusiva em Porto Alegre. O evento será realizado no auditório do Palácio da Justiça.

CRE realiza 3º encontro do Pacto pela Alfabetização em Três Passos


Na sexta-feira passada, dia 21, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos realizou formação continuada a educadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental que fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A ação conjunta entre governos federal, estadual e municípios busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Este foi o terceiro encontro promovido pela CRE e reuniu perto de 140 professores, da região Celeiro, nas dependências da Unijuí em Três Passos. As atividades aconteceram de tarde e à noite.

CRE realiza 1ª Mostra Regional de Ensino Médio no Rio Grande do Sul


Evento selecionou três trabalhos que serão apresentados na 10ª MEP (Mostra da Educação Profissional), em Santa Rosa no mês de agosto

A 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) promoveu na última sexta-feira, dia 21, a 1ª Mostra Regional do Ensino Médio Politécnico. O evento, que aconteceu na escola estadual Águia de Haia de Três Passos, este ano é o pioneiro no Estado e teve a exposição de onze trabalhos produzidos pelas escolas de ensino médio politécnico da região. Das sete escolas participantes, três classificaram trabalhos para a 10ª MEP (Mostra da Educação Profissional), em Santa Rosa, entre os dias 21 e 23 de agosto.
Participarão da MEP em Santa Rosa a escola estadual Professor Raimundo de Almeida de Sede Nova com o trabalho “Desafios e possibilidades das áreas de engenharia civil e de arquitetura e urbanismo; escola Érico Veríssimo de Vista Gaúcha com o trabalho “Saboreando o conhecimento: a cultura do vinho em Vista Gaúcha”; e a escola Águia de Haia de Três Passos com o trabalho “Reutilização de peças para montagens de protótipos”.
Participaram do evento o coordenador regional de Educação Artur Hepp e a coordenadora adjunta Marli Franke, entre outras autoridades.
A representante da Seduc (Secretaria Estadual de Educação) na Mostra, Maria Beatriz Brutto, ressaltou que esta é a primeira Mostra de projetos de pesquisa do ensino médio politécnico no Estado e parabenizou alunos e professores pelos trabalhos apresentados.

Merendeiras da região vão participar de capacitação em Esteio


A 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), de Três Passos, vai proporcionar às merendeiras das escolas estaduais da região a participação na primeira edição do Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul, que será realizada no final do mês, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Serão 30 mil metros quadrados destinados a mostrar toda a riqueza e diversidade da gastronomia gaúcha. Além disto, serão oferecidas capacitações para profissionais do setor, com cursos, oficinas e seminários, entre outras atividades. São esperadas 3 mil merendeiras durante o evento. A promoção é do Gabinete do Governador e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócios.
Aqui da região, são esperadas as merendeiras das 74 escolas pertencentes à 21ª CRE, no dia 27.
No evento, acontecerá o lançamento de livro de receitas das escolas do Estado. As escolas participaram, com o envio de receitas, de uma seleção feita pelas Coordenadorias de todo o Rio Grande do Sul e encaminhadas para a Secretaria Estadual de Educação, que após uma nova seleção, realizou a publicação da obra.

Diretores de escolas indígenas se reúnem na CRE

Amanhã, terça-feira 25, diretores das 13 escolas indígenas pertencentes à 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) vão se reunir de manhã em Três Passos. O encontro, que inicia às 9h e segue até o meio-dia, será promovido pela Coordenação Pedagógica da Coordenadoria a fim de tratar sobre calendário escolar e outros assuntos. Deverão participar escolas indígenas de Tenente Portela, Redentora e São Valério do Sul, correspondentes às reservas do Guarita e do Inhacorá.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

DURANTE O DIA: Três Passos realiza etapa municipal da Conferência Nacional da Educação


Evento teve início hoje cedo e segue até o final da tarde, no Auditório da Unijuí

Desde a manhã de hoje, quinta-feira 20, está acontecendo a Conferência Municipal de Educação em Três Passos, que antecede a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014. O evento, que acontece no Auditório da Unijuí, segue no período da tarde. Professores, alunos, pais, autoridades, representantes de entidades e comunidade em geral estão participando das atividades.
Nesta manhã, os palestrantes Dinarte Belatto e Sidnei Pithan da Silva, da Unijuí, abordaram o Plano Nacional de Educação.
A coordenadora regional da CONAE 2014, Marli Franke, em seu pronunciamento na abertura do evento ressaltou a importância da Conferência Municipal. “Hoje, com este evento, está sendo perguntado o que nós queremos e sonhamos em relação à educação”, sintetizou. Marli Franke definiu o encontro como um ato democrático a favor da qualidade de ensino. “Democracia é participação. Nesta conferência, participação é dizer o que é preciso ser feito para o ensino melhorar e avançar”.
As atividades são coordenadas pela 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), que conta com o apoio de outras entidades locais para a realização do evento.
Palestrantes Ms. Dinarte Belatto e Dr. Sidnei Pithan da Silva
O objetivo da conferência que tem continuidade nesta tarde é oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vão subsidiar a efetivação e pôr em prática o Plano Nacional de Educação pelos municípios. O encontro municipal tem como foco a participação popular, a cooperação e o regime de colaboração na educação. Para a tarde estão previstas atividades em grupos, com leitura, debate, ementas e aprovação dos sete eixos de discussão da CONAE. Em setembro, deve acontecer a Conferência Estadual de Educação. Já a CONAE 2014, em sua segunda edição, acontecerá no mês de fevereiro em Brasília (DF).

Saiba mais sobre a Conferência Nacional da Educação – 2014

Tema central: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Eixos temáticos

Eixo 1 – O PNE e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
Eixo 2 – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.
Eixo 3 – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Maio Ambiente.
Eixo 4 – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
Eixo 5 – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo 6 – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.
Eixo 7 – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
Marli Franke, coord. regional da CONAE

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CRE realiza estudos para a Conferência Municipal de Educação em Três Passos


Evento acontecerá nesta quinta-feira, de manhã e à tarde, no Auditório da Unijuí

 

A 21ª CRE de Três Passos se prepara para a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014. A Conferência Municipal de Educação em Três Passos vai acontecer nesta quinta-feira, 20. A equipe da CRE passou a manhã e a tarde desta quarta-feira estudando os sete eixos propostos no Documento-Referência da CONAE 2014. Os eixos serão a base da discussão no evento de amanhã, que terá início às 8h, com credenciamento, no Auditório da Unijuí.
Para a coordenadora regional da CONAE, Marli Franke, que acompanhou os estudos hoje na CRE, a participação da população é fundamental no evento de amanhã. “Este é o momento em que todas as pessoas preocupadas com a educação têm a oportunidade de participar da construção do Plano Nacional de Educação, que passará a ser uma política não de governo, mas sim, de Estado”, ressalta Marli Franke.

Informatização da Ficai é tema de formação


A informatização da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) foi tema de formação na última segunda e terça-feira, dias 17 e 18, na 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), em Três Passos.
As orientações foram repassadas pelas professoras do Departamento Pedagógico da 21ª CRE, Magda Adoryan e Sirlei Voos. “Agora a Ficai passará a ser virtual, agilizando os trâmites da ficha e também o retorno do aluno infrequente à escola. Além disso, a nova Ficai visa dinamizar o trabalho em rede, envolvendo a escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público”, explica a professora Magda Adoryan.
Participaram do treinamento escolas de Crissiumal, Miraguaí, Redentora, Barra do Guarita, Tenente Portela, Vista Gaúcha, Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Santo Augusto, São Martinho e Sede Nova.

Três Passos se prepara para a CONAE 2014


Conferência Municipal de Educação acontece nesta 5ª feira, no auditório da Unijuí

Nesta quinta-feira, dia 20, acontece a Conferência Municipal de Educação, que antecede a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014. O evento, que acontece no Auditório da Unijuí, terá início às 8h30 com previsão de término depois das 19h.
Com o objetivo de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vão subsidiar a efetivação e pôr em prática o Plano Nacional de Educação pelos municípios, o encontro municipal terá como foco a participação popular, a cooperação e o regime de colaboração na educação.
As atividades serão coordenadas pela 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), que conta com o apoio de outras entidades locais para a realização do evento.
A coordenadora adjunta de Educação e coordenadora regional da CONAE 2014, Marli Franke, participará do evento, junto com demais autoridades. “Participarão do encontro escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino básico, superior e técnico, pais e alunos, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, COMDICA, além de outras entidades que também reconhecem e acolhem a educação como prioridade na construção de uma sociedade mais justa”, informa a coordenadora.
Palestras, plenárias e debates com foco na educação serão promovidos durante o dia. “Este é o momento em que todas as pessoas ligadas à educação têm a oportunidade de participar da construção do plano nacional de educação, que passará a ser uma política não de governo, mas sim, de Estado”, acrescenta Marli Franke.
Em setembro, deve acontecer a Conferência Estadual de Educação. Já a CONAE 2014, em sua segunda edição, acontecerá no mês de fevereiro em Brasília (DF).

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Reunião trata da implantação do curso de agronomia na região

Nesta sexta-feira de manhã, dia 14, a coordenadora regional adjunta de Educação Marli Franke esteve junto com o coordenador da Uergs Três Passos Mastrangelo Lanzanova na escola técnica estadual Celeiro (ETEC) de Bom Progresso para reunião com a direção da escola. O encontro tratou sobre a parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Uergs, e visou a cedência de área de terras e equipamentos da escola para o uso dos acadêmicos do curso de Agronomia, que está sendo pleiteado na região.
Segundo a coordenadora adjunta de Educação Marli Franke, as previsões para a implantação do curso são otimistas. “Estamos todos confiantes. A nossa expectativa é de que em 2014 tenhamos mais este curso na região”, projeta. “O curso de Agronomia terá ênfase na agricultura familiar e, desta forma, vai dinamizar os trabalhos nas pequenas propriedades, impulsionando o desenvolvimento local. Temos certeza de que a região reconhece a importância deste curso e também espera pela sua implantação na Uergs. Não é só um sonho, é uma necessidade, não podemos esperar mais”, acrescenta.
Marli Franke, defensora do curso de Agronomia: “Este curso não é só um sonho da região, é uma necessidade, não podemos esperar mais”

CRE promove encontro entre merendeiras das escolas indígenas

No final de maio, dia 24, a CRE de Três Passos realizou a 2ª etapa de encontro entre merendeiras de escolas indígenas. O encontro aconteceu em Ijuí, na Unijuí, com a nutricionista da universidade, Karina Rios. A responsável pela pasta da alimentação escolar da 21ª CRE, Cecília Scapini, esteve acompanhando as atividades que foram realizadas durante todo o dia. As merendeiras receberam orientações sobre boas práticas para a alimentação escolar.

CRE orienta professores sobre como usar a FICAI online


Na próxima segunda e terça-feira, dias 17 e 18, a 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) realizará treinamento para a implantação da FICAI online (Ficha do Aluno Infrequente) para professores da rede estadual. As orientações serão repassadas pelas professoras do Departamento Pedagógico da CRE, Magda Adoryan e Sirlei Voos.
Na segunda-feira, de manhã devem participar do treinamento escolas de Crissiumal, Miraguaí e Redentora. À tarde, será a vez de escolas de Barra do Guarita, Tenente Portela e Vista Gaúcha. Já na terça, dia 18, de manhã participam do treinamento colégios de Braga, Campo Novo e Coronel Bicaco; e à tarde de Santo Augusto, São Martinho e Sede Nova.

Inclusão educacional é tema de formação para professores em São Martinho


CRE de Três Passos realizará encontro na segunda-feira, dia 17

        Nesta segunda-feira, dia 17, a 21ª CRE realizará formação para professores da escola estadual São Martinho, na sede da escola. O tema da formação será inclusão educacional. A previsão de início das atividades será às 17h.
        Em agosto, a 21ª CRE deverá dar início a uma série de formações em todos os municípios pertencentes a Coordenadoria. O tema será inclusão.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

CRE promoverá a 1ª Mostra Regional do Ensino Médio Politécnico


A 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) realizará no dia 21, sexta-feira da semana que vem, a 1ª Mostra Regional do Ensino Médio Politécnico. O evento, que acontecerá na escola estadual Águia de Haia, de Três Passos, terá a exposição de 16 trabalhos produzidos pelas escolas de ensino médio politécnico da região.
Uma comissão de avaliadores, composta por 14 professores das escolas, selecionará cinco trabalhos que participarão da 10ª MEP (Mostra da Educação Profissional), em Santa Rosa, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Marli Franke participa de curso para formação de comitês antiviolência na região


            Com a proposta de reduzir os índices de conflitos e violência escolar na região, a coordenadora regional de Educação adjunta Marli Franke e a assessora pedagógica Marlei dos Santos, da 21ª CRE, estiveram na segunda-feira, dia 10, em Porto Alegre participando de curso para formação de comitês comunitários de prevenção à violência nas escolas.
O evento, que aconteceu no Instituto de Educação Flores da Cunha, reuniu representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação.
Segundo a coordenadora adjunta Marli Franke, a 21ª CRE já assumiu o compromisso de formar comitês em escolas da região.

Escola Tuiuti de Vista Nova realiza coleta de lixo na Semana do Meio Ambiente


A Escola Tuiuti, da localidade de Vista Nova, interior de Crissiumal, promoveu no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), coleta do lixo às margens das ruas da escola, da Sociedade Tiradentes e da ERS 207, dentro dos limites da localidade de Vista Nova e Vista Alegre, e também Humaitá.
A atividade contou com a participação de todos os alunos, professores e funcionários da escola. Segundo os organizadores, a ação teve como proposta conscientizar alunos e a população em geral da importância do destino correto do lixo, pois este “polui o visual do município, sendo jogado às margens da estrada onde demora para se decompor causando assim a contaminação das águas, do solo, favorecendo a criação de mosquitos nas embalagens plásticas onde ficam depositadas as água das chuvas”.
Através do Projeto “Lixo no Lugar Certo” que a escola vem desenvolvendo desde o ano de 2007, os alunos realizaram um grande ato de cidadania onde coletaram aproximadamente 500 quilos de lixo de diferentes tipos, dentro de 6 quilômetros de rodovia.

Escola Francisco Andrighetto comemora 72 anos, em Sto. Augusto


             No dia 29 de maio, a comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto, carinhosamente conhecida como Grupo, festejou 72 anos de existência no município de Santo Augusto. O dia foi cheio de atividades voltadas à comemoração desta data tão significativa. No turno da manhã, professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental realizaram uma gincana envolvendo tarefas educativas e recreativas. À tarde, os alunos dos anos iniciais tiveram oficinas de pintura de rosto, de informática, de artes e puderam usufruir da cama elástica e do “minhocão”, brinquedos que complementaram a alegria das crianças. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), antecipadamente, comemoraram o aniversário com atividades culturais e de gincana. Em todos os turnos, os educandos saborearam um delicioso bolo e refrigerante, elementos já tradicionais nesta data comemorativa.
            Como culminância, na noite do dia 29 ainda, aconteceu um jantar comemorativo no Restaurante Burin. Entre autoridades e além do quadro atual de professores e funcionários, estiveram presentes ex-professores e ex-diretores prestigiando o evento do educandário mais antigo da cidade. A equipe diretiva, juntamente com o Conselho Escolar e o Círculo de Pais e Mestres, aproveita para agradecer a todos que, de uma ou de outra forma, colaboraram para o brilhantismo dessa comemoração que destaca “um lugar especial: educação essencial”.
            A CRE parabeniza a comunidade escolar por estes 72 anos de história dedicados à educação. Acreditamos que a educação é o caminho para a inclusão social e reconhecemos a dedicação em prol da educação desta escola em Santo Augusto e na região.

GINCANA

CRE apoia merendeiras das escolas estaduais da região


Profissionais terão oportunidade de participar do 1º Festival de Gastronomia do RS, em Esteio

A 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), de Três Passos, vai proporcionar às merendeiras das escolas estaduais da região a participação na primeira edição do Festival de Gastronomia do Rio Grande do Sul, que será realizada entre 26 e 30 agora de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Serão 30 mil metros quadrados destinados a mostrar toda a riqueza e diversidade da gastronomia gaúcha. Além disto, serão oferecidas capacitações para profissionais do setor, com cursos, oficinas e seminários, entre outras atividades. A promoção é do Gabinete do Governador e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócios.
São esperadas as merendeiras das 74 escolas pertencentes à 21ª CRE, no dia 26.
No evento, acontecerá o lançamento de livro de receitas das escolas do Estado. As escolas participaram, com o envio de receitas, de uma seleção feita pelas Coordenadorias de todo o Rio Grande do Sul e encaminhadas para a Secretaria Estadual de Educação, que após uma nova seleção, realizou a publicação da obra.

CURTAS DA CRE


CRE marca presença no Seminário de Cultura Gaúcha
            Na sexta-feira, dia 7, a assessora pedagógica Clecir Von Müller da 21ª CRE participou da 8ª edição do Seminário de Cultura Gaúcha, em Porto Alegre. Palestras e discussões sobre a temática aconteceram durante o dia.

CRE acompanha formação continuada em Crissiumal
            A 21ª CRE, por meio das assessoras pedagógicas Magda Adoryan e Clecir Von Müller, participaram de formação continuada para professores, promovida na quarta-feira passada, dia 5, pela escola estadual Ponche Verde, em Crissiumal. O evento teve como temática a politecnia – método científico, pesquisa e projetos.

CRE prioriza saúde escolar
            A saúde escolar foi tema de encontro sobre atenção integral à saúde do adolescente, que aconteceu em Porto Alegre na quarta-feira, dia 5, e contou com a presença da 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), através da assessora pedagógica Lurdes Diel Schenkel.

Ensino médio politécnico é tema de reunião regional na 21ª CRE


Coordenador regional de Educação, Artur Hepp, e a coordenadora adjunta Marli Franke acompanharam as atividades que aconteceram durante o dia

          Com foco no ensino médio politécnico, nesta terça-feira, 11, a 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) realizou durante o dia reunião com diretores e coordenadores pedagógicos e professores de escolas de ensino médio politécnico da região. Ao todo, são 26 escolas. Participou da reunião um público de 85 pessoas. As atividades iniciaram às nove horas da manhã e seguiram até as quatro da tarde.
O objetivo do encontro foi avaliar o processo de reestruturação do ensino médio politécnico, além da sistematização do trabalho pedagógico.
            Na ocasião, estiveram presentes também professores da Setrem (Sociedade Educacional de Três de Maio), que devem ministrar formações continuadas a professores da rede estadual, de acordo com a proposta de formação da macrorregional missioneira. O intermédio da Setrem é resultado de uma parceria firmada entre a instituição de ensino com o Governo do Estado.
            Recentemente, o departamento pedagógico da 21ª CRE já havia realizado em todas as escolas de ensino médio pertencentes à Coordenadoria uma série de reuniões com professores para debater sobre educação. As reuniões aconteceram, de escola em escola, durante o mês de maio.