Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Coordenadoria recebe visita da Secretaria de Estado da Educação

Na semana passada, terça e quarta-feira (23 e 24), a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) recebeu a visita da equipe do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para reuniões e acompanhamento dos trabalhos da Coordenadoria na região.
Participaram das reuniões a diretora do RH da Seduc Virgínia Nascimento, a assessora referência da 21ª CRE/Seduc Mara Gomes, a chefe rede DRH/Seduc Valéria Vidal de Negreiros, o titular da 21ª CRE Artur Hepp, a chefe do RH/21ª CRE Mirian Meyer, e servidores da coordenadoria.

Escolas da 21ª CRE podem aderir ao “Mais Cultura nas Escolas”

Inscrições seguem até o dia 10 de agosto
Escolas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), cadastradas no PROEMI 2012 e do Mais Educação 2011, poderão aderir até o dia 10 de agosto ao programa “Mais cultura nas escolas”, que é uma iniciativa interministerial dos Ministérios da Cultura e o Ministério da Educação (MEC), e tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.
Escolas e iniciativas culturais (artistas, mestre das culturas tradicionais e populares, pontos de cultura, museus, bibliotecas, etc.) vão construir projetos culturais para serem desenvolvidos ao longo de no mínimo seis meses, dentro ou fora do espaço escolar. Os projetos devem estar em diálogo com o projeto pedagógico da escola.
O Programa Mais Cultura nas Escolas incentiva os processos de aprendizado, tornando-os mais efetivos, mais criativos, e mais proveitosos. Sendo assim, destaca-se a importância dos planos de atividades serem construídos coletivamente, entre escola e parceiros, pois as vivências dos artistas e das práticas das escolas ajudam a estimular e melhorar as práticas de ensino e o aprendizado nas escolas públicas brasileiras. Outras informações no site www.mec.gov.br

CRE participará de formação em Santa Rosa


Cinco orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vão participar na próxima segunda, terça e quarta-feira (dias 5, 6 e 7) de formação em Santa Rosa.

O quinto encontro do Pacto pela Alfabetização da 21ª CRE acontecerá no dia 16 de agosto, na Unijuí. A proposta do Pacto pela Alfabetização é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Reinício das aulas na Escola Carlos Gomes

Produção: escola

Olá a todos quinze dias sem contato, muitas saudades e com um frio de gelar a ponta do nariz e orelha. Hehe..
Mas vai esquentar com está noticia.
Retornamos hoje com as aulas, dia 29/07.
Oba...Oba... Além de matar a saudade da turma, recebemos nossos estudantes com AQUELE ABRAÇO.
Organizamos e realizamos a seguinte programação: quatro oficinas de trabalho
1-    Abrindo o jogo.
ÁRVORE DO BEM E ÁRVORE DO MAL.
       2-Brinquedos e brincadeiras
       3-Armadilha para pegar leitores com fantoches.
      4- Jogos de mesa e boliche
Veja os registros.
Nossas Palavras.
A sociedade de amanhã se constrói hoje.
Vocês crianças, adolescentes e jovens, são a massa pulsante da sociedade continuar na construção de um mundo melhor, desde bem sedo tomem consciência de que são construtores do conhecimento individual e coletivo.
Aos colegas professores um bom reinicio de trabalho, com êxito na arte de ensinar.
O segundo semestre promete ser movimentado, com eventos e projetos.
Confira:
Previsto para o 2º semestre de 2013
à Viagem de estudo dia 08/08 (provavelmente) Ametista
àConstrução de projeto de resgate de brinquedos e brincadeiras do campo: um resgate de cultivo local.
àParticipar do projeto SICREDI (concurso) “A vida é melhor quando é cooperativa”
àRuinas de São Miguel (outubro)
àTrilha Padre Gonzales (novembro)
àConferência de meio Ambiente na escola 31/08/2013 – Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo meio Ambiente. (CNIJMA)



CRE realizará reuniões com professores em escolas de ensino médio

Agora em agosto a 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) dará início a uma série de reuniões com professores nas escolas de ensino médio politécnico da região. O primeiro encontro acontecerá em Humaitá, no Instituto Estadual de Educação Maria Cristina na quinta-feira da semana que vem, dia 8.
As reuniões, que acontecerão em 26 escolas da região até o final deste ano letivo, visam discutir sobre o planejamento e a metodologia da avaliação emancipatória.

Governo do Estado investe mais de 100 mil reais em prevenção contra incêndios na escola Águia de Haia

 
Só neste ano, escola já recebeu recurso de R$ 104.527,00 através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios. 21ª Coordenadoria Regional de Educação comemora os investimentos
No primeiro semestre deste ano foram concluídas as obras de investimento no valor de R$ 104.527,00, através do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), na escola estadual de ensino médio Águia de Haia, de Três Passos.
O Programa visa a adequação de prédios e instalações no sentido de aumentar a segurança de alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar em geral contra eventuais sinistros que possam colocar em risco a vida dos que convivem no ambiente escolar.
A prevenção também prevê ensaios de evacuação rápida do ambiente escolar bem como treinamento de grupos de apoio e aulas teóricas sobre riscos e combate a incêndios. Esta vivência de situações possíveis e prováveis de sinistro também é extensiva aos lares dos alunos e à comunidade civil.
No segundo semestre a Secretaria de Estado de Educação disponibilizará técnico para complementar ações do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios nas escolas públicas estaduais da região.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Educação especial é tema de formações da CRE

            No mês de julho, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou duas formações sobre educação especial para professores e servidores das escolas estaduais Francisco Andrighetto, de Santo Augusto, e Rui Barbosa, de Coronel Bicaco. As atividades foram realizadas pela assessora de educação especial da CRE Regiane Kehler, que também representou a Coordenadoria no 113º Fórum da FADERS, que aconteceu em Erval Seco no mesmo mês.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Escola Rocha Pombo promove formação continuada para professores e funcionários em Crissiumal

 
A escola estadual Rocha Pombo realizou nos dias 15 e 16 de julho formação continuada para seus educadores, com o objetivo de promover desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, elevando seu trabalho para transformação de uma prática cujo alicerce está na teoria e na reflexão desta, para mudança e transformação no contexto escolar.
No primeiro dia foi realizada Reunião Pedagógica, oferecendo condições para discussão, estudo e aplicação de conhecimentos pedagógicos, visando o fortalecimento e inovação da prática educativa. No segundo dia, palestras ministradas por professores da Fundação Educacional Machado de Assis. Durante a manhã o tema foi: O RESGATE DA AUTORIDADE DO PROFESSOR, ministrado por Daniel de Mattos, que abordou a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA) e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 em seus diversos aspectos, procurando dar uma maior clareza sobre obrigações, proibições e direitos dos professores, alunos e pais contemplados no ordenamento jurídico e Regimento da Escola, bem como aborda as consequências.
Já à tarde, palestrou Ana Paula de Castro Paz, sobre o tema RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, salientando a importância nos espaços de trabalho de boas relações, o que proporciona o melhor desempenho no grupo, lembrando que é necessário convivermos com todo o leque de emoções, e usufruir dele para evoluirmos enquanto pessoal e profissionalmente.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por videoconferência em Três Passos, professores da região assistem ao Seminário Internacional de Educação



No auditório da Unijuí, perto de 500 docentes estão desde a tarde para assistirem à formação. Show com o músico nativista João Chagas Leite foi atração de abertura do evento local

Perto de 500 professores da região estão neste momento, quinta-feira de noite, no Auditório da Unijuí de Três Passos para a videoconferência do Seminário Internacional “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova pratica social cidadã”, que acontece hoje e amanhã em Porto Alegre. A atividade faz parte da programação da semana de formação pedagógica de julho em todas as escolas estaduais. Nesta segunda, terça e quarta, mediadores locais debateram os temas apresentados na videoconferência.
O seminário internacional busca refletir sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio. O professor Michael Apple (EUA) realiza agora à noite a Conferência de Abertura: “Pensamentos para uma nova prática social cidadã”. Amanhã, sexta-feira 19, estarão em debate os temas: “Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente”, no turno da manhã. A tarde estará em debate o tema: “Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários”. À noite a discussão será sobre: “Dilemas e sentidos atuais do ensino médio e da educação profissional”.

CRE DE TRÊS PASSOS PROMOVEU SHOW COM MÚSICA NATIVISTA
         
   Agora há pouco, a coordenadora regional adjunta de Educação, Marli Franke, realizou a abertura da videoconferência do seminário em Três Passos. Marli Franke destacou a importância do evento e da presença dos quase 500 professores da região. Logo após, um show ao vivo no Auditório da Unijuí com o músico e compositor nativista João Chagas Leite foi animou o público presente.

32 PROFESSORES DA REGIÃO ESTÃO EM PORTO ALEGRE
O coordenador regional de Educação, Artur Hepp, e professores da região estão participando do Seminário Internacional, que é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O seminário iniciou nesta quinta e segue até amanhã, sexta-feira 19, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Ao todo, 32 professores da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participam do seminário, que terá palestrantes não só aqui do Brasil, mas também da Argentina, Portugal e Estado Unidos.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: Escolas da região são contempladas com cursos de inglês e espanhol



Marli Franke, coord. do PRONATEC, comemorou os investimentos na educação em onze municípios da região
Nesta quinta-feira à tarde, dia 18, aconteceu na 21ª Coordenadoria Regional de Educação uma reunião com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas beneficiadas com cursos de inglês e espanhol através do PRONATEC (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A coordenadora regional adjunta de Educação e coordenadora regional do Programa, Marli Franke, recebeu os professores para explanar e orientar sobre como funciona o PRONATEC.

Pelo PRONATEC, onze cidades serão contempladas com cursos de idiomas. Na lista de beneficiados, estão os municípios de Três Passos, Tenente Portela, Crissiumal, Humaitá, Bom Progresso, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Redentora, Braga e Miraguaí.

O PRONATEC, criado em outubro de 2011, tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional, e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores através do incremento da formação profissional.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Professores da região participam do Seminário Internacional de Educação em Porto Alegre


No auditório da Unijuí, CRE oportunizará a 500 docentes assistirem à formação. Amanhã também haverá show com o músico nativista João Chagas Leite
Professores da região vão participar do Seminário Internacional “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova pratica social cidadã”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O seminário acontecerá nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Ao todo, 32 professores da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participarão do seminário, que terá palestrantes não só aqui do Brasil, mas também da Argentina, Portugal e Estado Unidos.
VIDEOCONFERÊNCIA
Além dos 32 professores da 21ª CRE que irão a Porto Alegre participar do seminário, a Coordenadoria também oportunizará aos demais assistirem à formação, através de videoconferência, no auditório da Unijuí, de Três Passos. Ao todo, são 500 vagas para a videoconferência. A atividade faz parte da programação da semana de formação pedagógica de julho em todas as escolas estaduais. Nesta segunda, terça e quarta, mediadores locais debateram os temas apresentados na videoconferência.
O seminário internacional busca refletir sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio. O professor Michael Apple (EUA) fará a Conferência de Abertura: “Pensamentos para uma nova prática social cidadã”, no dia 18, à noite. No dia 19 estarão em debate os temas: “Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente”, no turno da manhã. A tarde estará em debate o tema: “Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários”. À noite a discussão será sobre: “Dilemas e sentidos atuais do ensino médio e da educação profissional”.
CRE DE TRÊS PASSOS TERÁ SHOW COM MÚSICA NATIVISTA
            Nesta quinta-feira, 18, a CRE de Três Passos promoverá na abertura da videoconferência um show com o músico e compositor nativista João Chagas Leite. Às 16h30, será feito o credenciamento do público, e às 17h está previsto o início do show.

Diretores e coordenadores de escolas vão se reunir nesta 5ª feira na 21ª CRE



Nesta quinta-feira, dia 18, de tarde, às duas e meia, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação deve acontecer reunião com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas beneficiadas com cursos de inglês e espanhol através do PRONATEC (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) a fim de explanar e orientar sobre como funciona o Programa. 
Pelo PRONATEC, onze cidades serão contempladas com cursos de idiomas. Na lista de beneficiados, estão os municípios de Três Passos, Tenente Portela, Crissiumal, Humaitá, Bom Progresso, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Redentora, Braga e Miraguaí.

Comitê do PRONATEC se reúne na 21ª CRE



           Na quinta-feira passada, dia 11, integrantes do comitê regional do PRONATEC (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) se reuniram no gabinete da coordenadora regional adjunta de Educação e coordenadora regional do Programa, Marli Franke, para apresentação dos cursos de inglês e espanhol e suas respectivas vagas em escolas estaduais de ensino médio da região.
       Através do PRONATEC, onze cidades serão contempladas com cursos de idiomas. Na lista de beneficiados, estão os municípios de Três Passos, Tenente Portela, Crissiumal, Humaitá, Bom Progresso, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Redentora, Braga e Miraguaí.
         Além de integrantes do comitê regional do PRONATEC, participaram da reunião representantes do Senac, que ministrará os cursos de idiomas nos municípios.
        Nesta quinta-feira, dia 18, de tarde, às duas e meia, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação deve acontecer reunião com diretores e coordenadores pedagógicos das escolas beneficiadas com o Programa a fim de explanar e orientar sobre como funciona o PRONATEC.

Conheça mais sobre o PRONATEC:
O PRONATEC, criado em outubro de 2011, tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional, e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores através do incremento da formação profissional.