Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Maioria dos professores da região não adere à greve contra o Governo do Estado



Greve tem baixíssima adesão na microrregião Celeiro. Dos 1.805 professores das escolas estaduais da região, apenas quatro entraram em greve, segundo levantamento até esta segunda-feira, 26

Em assembleia geral realizada na última sexta-feira, 23, em Porto Alegre, o CPERS (Centro dos Professores Estaduais) decidiu pela realização de greve por tempo indeterminado.
No entanto, a grande maioria dos professores da rede estadual de ensino na microrregião Celeiro tem demonstrado seu empenho por um ensino de qualidade e sua confiança no trabalho da Secretaria da Educação do Estado ao comparecer às escolas para garantir o andamento das aulas.
Na região de abrangência da 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), por exemplo, centenas de professores se recusaram a aderir à paralisação contra o Governo do Estado. Dos 1.805 professores da rede estadual na região, apenas quatro entraram em greve até esta segunda-feira, dia 26. Ao todo, a Coordenadoria atende a 74 escolas.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado lembra que, no dia 19 deste mês, propôs ao CPERS uma “audiência de negociação” e que, “diante do silêncio da direção sindical”, não houve avanços nas negociações sobre pontos como as promoções do período 2003-2012 e o abono de faltas vinculadas a “atividades sindicais” de 2008 a 2010. “O governo conclama os trabalhadores em educação para a manutenção do diálogo”, disse a nota.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Professores da região participam do 5º encontro do Pacto pela Alfabetização


Nesta sexta-feira, dia 16, a 21ªCoordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos realizou formação continuada a educadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental que fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Este foi o quinto encontro promovido pela CRE e reuniu perto de 140 professores da região Celeiro nas dependências da Unijuí em Três Passos.

Saiba mais sobre o Pacto:
O Pacto Nacional pela Alfabetização trata-se de uma ação conjunta entre governos federal, estadual e municípios, que busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Estágio probatório é tema de reunião regional em Três Passos


Na quarta-feira passada, dia 14, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou reunião sobre estágio probatório, com os diretores das 74 escolas estaduais pertencentes a Coordenaria.
O encontro foi organizado pelo departamento de Recursos Humanos da CRE e contou com a presença da presidenta da Comissão de Estágio Probatório da Seduc, Nilva Menegat. Foram apresentados o novo decreto que vai orientar o estágio probatório nas escolas e também o novo boletim usado pelos diretores para as avaliações de estágio.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Governo do Estado investe perto de 90 mil reais em escola de Bela Vista



Com o incentivo do Governo do Estado, escola José de Anchieta ganhou reformas em banheiros, salas de aula e até construção de telhado

Pedreiros, na reta final, fixam as últimas cerâmicas no chão dos banheiros
O Governo do Estado, através da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), investiu a quantia de R$ 89.846,10 na escola estadual José de Anchieta, da localidade de Bela Vista, interior de Três Passos. O recurso foi destinado para obras de melhorias na infraestrutura do colégio.
Reformas em banheiros, assoalho de quatro salas de aula, sala dos professores, pintura e revestimento do piso em parte da escola, construção de telhado e melhorias na iluminação da quadra de esportes devem ser concluídas ainda nesta semana. Na quadra de esportes, por exemplo, foram substituídos quatro postes de luz.
A diretora da escola, Araci Menezes de Moura, comemora os investimentos no colégio. “Os professores, funcionários, alunos, estamos todos felizes com as melhorias na nossa escola. Logo que assumi a direção, no começo do ano, este foi o nosso primeiro pedido e imediatamente fomos atendidos, isso mostra o quanto a Coordenadoria Regional de Educação foi ágil e preocupada com a escola de Bela Vista. É uma satisfação muito grande ver as obras quase concluídas aqui no José do Anchieta”, salienta a diretora.
Diretora visualiza telhado construído e o piso revestido com cerâmica, antiga reivindicação da escola que agora foi atendida

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CRE participará de encontro em POA

A 21ª Coordenaria Regional de Educação (CRE), representada pela assessora de educação inclusiva Regiane Kehler, participará no próximo dia 23, sexta feira, de Encontro de Formação de Assessores da Educação Inclusiva, em Porto Alegre. Estes encontros são realizados pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação), a cada dois meses, com o objetivo de qualificar cada vez mais a educação inclusiva no Estado.

Escolas da 21ª CRE recebem quase R$ 20 mil para compra de jogos pedagógicos e materiais didáticos


Proposta do Governo é qualificar o processo de ensino-aprendizagem em colégios do interior

Foto ilustrativa. Fonte: Internet
            O Governo do Estado, através da 21ª Coordenadoria Regional de Educação, acaba de destinar R$ 19.740,00 para escolas da zona rural a fim de qualificar o processo de ensino-aprendizagem no campo.
Ao todo, 28 escolas foram beneficiadas com a importância de R$ 705,00, cada uma. Do valor, R$ 500,00 devem ser usados para a compra de materiais didáticos como fantoches e dedoches; já o restante – os R$ 205,00 – deve ser destinado à aquisição de jogos pedagógicos.
            Foram contempladas escolas do interior de Braga, Campo novo, Coronel Bicaco, Crissiumal, Humaitá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, Tenente Portela, Barra do Guarita, Três Passos, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha.

domingo, 4 de agosto de 2013

Reserva indígena em São Valério do Sul ganha escola de ensino médio



Além do ensino médio para moradores da aldeia, escola vai oferecer formação para professores indígenas de todo o RS, cursos técnicos e EJA. Moradores comemoram os investimentos do Governo do Estado e esperam com ansiedade pelo início das atividades escolares, em janeiro do ano que vem

Governo do Estado transforma prédios abandonados em escola que levará mais ensino e aprendizado à aldeia indígena da região Celeiro
            Localizada no município de São Valério do Sul, a terra indígena do Inhacorá comemora os investimentos do Governo do Estado na educação indígena. A comunidade, com perto de 1.300 moradores, ganhará uma escola de ensino médio e formação de professores no idioma Kaingang.
            O Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel – nome dado à nova escola – se localiza na própria reserva indígena e deve iniciar suas atividades em janeiro do ano que vem, com formação de professores indígenas de todo o Rio Grande do Sul em magistério bilíngue Kaingang, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) para moradores da aldeia.
A diretora do colégio, Diana Lambricht Weiler, projeta também a oferta de cursos técnicos. “A proposta é oferecer ainda cursos técnicos em agropecuária e enfermagem, numa parceria com universidades. Indígenas de todo o Estado vão poder fazer um curso técnico, gratuitamente”, comenta.
            Para a diretora, a nova escola terá um papel fundamental na valorização do ensino para os moradores da reserva. “É uma oportunidade que todos terão de continuar os estudos, praticamente sem sair de casa. Se antes era preciso ir até a cidade cursar o ensino médio, agora poderão permanecer aqui na comunidade mesmo para, por exemplo, concluírem um curso técnico. Isso está alimentando esperanças e sonhos em muitos jovens indígenas”.
            A escola é composta por três prédios, que até então estavam abandonados, em situação de deterioração, e agora receberam investimentos do Governo do Estado para que o colégio passasse a funcionar como acesso à educação para a comunidade indígena. Já foram investidos mais de R$ 260 mil em reformas. Os três prédios são compostos por salas de aula, alojamento para professores e estudantes, e um auditório. Telhados, pinturas, grades de segurança e instalações elétricas fazem parte da série de melhorias.
A área indígena também possui uma escola estadual de ensino fundamental, que atende a 475 estudantes do local.
Voluntários realizaram mutirão de limpeza nos prédios
            Concluir o ensino fundamental e dar sequência aos estudos na própria comunidade é motivo de alegria para os moradores da área indígena do Inhacorá. Para o conselheiro da comunidade, Carlos Camargo, de 43 anos, os investimentos do Governo do Estado com a nova escola estão estimulando os moradores a sonhar com uma vida melhor. “Fizemos uma reunião com os moradores da reserva para anunciar a criação da escola. Foi unanimidade: todos receberam a notícia de uma forma muito positiva. O Governo está trazendo a educação para mais perto da gente, isso é bom, é a realização de um sonho da gente”, destaca ele. “Nasci nesta comunidade e ficava triste ao ver que muitos estudantes largavam os estudos quando concluíam o ensino fundamental e tinham que se deslocar para a cidade a fim de continuar. Agora tudo vai mudar, com mais uma escola aqui na reserva já podemos sonhar até com formatura em curso técnico”, comemora.
Desde quarta-feira da semana passada, dia 31, um mutirão de 22 voluntários foi criado para a limpeza e organização das dependências da nova escola. Integrantes da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) também estiveram no local acompanhando os trabalhos. Nesta semana, a escola deve receber o mobiliário. 
“Estamos contando os dias para chegar o ano que vem, esta escola é uma grande conquista, que muitas lideranças já sonharam e lutaram para conseguir, hoje estamos felizes porque nossos filhos terão mais acesso à educação”, conclui o morador Carlos Camargo.
No auditório do colégio, o morador Carlos Camargo relembra as lutas indígenas e relata a felicidade da comunidade com a nova escola