Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MOSTRA CULTURAL E PEDAGÓGICA COMEMORA 10 ANOS DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA.


A 21ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação esteve representada, dia 26 de outubro, na Mostra Cultural e Pedagógica do Programa Escola Aberta, em Porto Alegre. No evento, promovido pela Secretaria Estadual de Educação para comemorar os 10 anos do Programa no RS, estudantes da Oficina de Música da Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiarajú, de Tenente Portela, coordenados pelo oficineiro Dionatan Breskovit de Matos, apresentaram a música Avante Escola Aberta.


A composição musical, elaborada por equipe da Escola Sepé Tiarajú com assessoria da 21ª CRE fará parte do CD onde constarão todas as produções musicais apresentadas pelas escolas na Mostra. Oportunamente o CD será encaminhado às unidades educacionais que participam do Programa para que cada uma adote uma música como Hino da Escola Aberta.
Acompanharam os estudantes e o oficineiro, a Diretora Suzete Inês Splendor Biguelini, a professora monitora Daniela Menegazi, a coordenadora do Programa na 21ª CRE, Nelci Teresinha Scheeren. Para aproveitar bem a viagem e adquirir ainda mais cultura, todos visitaram alguns pontos turísticos da capital gaúcha. A região 21 desenvolve o Programa Escola Aberta nas escolas Sepé Tiarajú (Tenente Portela), Senador Alberto Pasqualini (Santo Augusto) e no Instituto Érico Veríssimo (Três Passos).


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROFESSORA DA ESCOLA PONCHE VERDE RECEBE DESTAQUE ESTADUAL



REPRESENTANTE DA UFSM E PROFESSORA ROSANE (COM A PLACA)

A professora Rosane Beatriz Jantsch, da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde recebeu, na manhã de 28 de outubro, da UFSM, a título de destaque estadual, uma placa de reconhecimento. A homenagem se deve à contribuição da educadora para a formação matemática dos alunos da escola. Formação esta constatada pelos bons resultados obtidos nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.
A escola, localizada no município de Crissiumal integra a 21ª Coordendoria Regional de Educação com sede em Três Passos. Seu diretor é Levanir de Rosso Simionato.
A escola Ponche Verde, que participa das olimpíadas desde 2005, vem obtendo resultados significativos, recebendo certificados de menção honrosa pelo bom resultado nas avaliações. No ano de 2012, os estudantes Gabriel Colombelli e Rodrigo Ribeiro conquistaram medalha de prata, bolsa de iniciação cientifica-PIC, e menções honrosas.
Após o destaque obtido pelos estudantes veio o reconhecimento ao trabalho da professora. Rosane Beatriz, ao expressar-se em relação à homenagem afirmou: "esta placa é mérito de todos os professores que fizeram parte do aprendizado destes alunos, no entanto, no ano de 2012 tive o privilégio de estar trabalhando com estes alunos e motivei-os a fazerem as provas, com empenho e seriedade,  por isso eu sempre os parabenizo".

terça-feira, 29 de outubro de 2013

2º MOSAICO DO CONHECIMENTO



O Instituto Estadual de Educação Maria Cristina, de Humaitá, promoveu, nesta quarta-feira (23), a segunda edição do Mosaico do Conhecimento. Participou do evento, representando a 21ª CRE, a Assessora Alessandra Nunes Bastos.
         O evento teve como objetivo incentivar a pesquisa e a investigação em todas as áreas do conhecimento. Neste sentido, promoveu a interdisciplinaridade, valorizou e proporcionou ações coletivas e cooperativas na construção do conhecimento e oportunizou o desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos educandos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
O projeto mosaico, nesta edição, coordenado pela professora Anita Schneider Ludwig, envolveu toda a comunidade acadêmica do Instituto Maria Cristina. Os professores trabalharam com dedicação orientando, incentivando e acompanhando os estudantes que trabalharam em equipes. Pelos resultados apresentados, as expectativas iniciais foram superadas e demonstram, segundo os organizadores, as aprendizagens adquiridas. É diretora do Instituto Maria Cristina a professora Marli Nonnemacher Steffer.
 

ESCOLA CLÉIA COMEMORA 71 ANOS



MOMENTO DA ABERTURA

A Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela, realizou nesta quinta-feira (24) a XII Feira do Pequeno Grande Escritor. Integraram a feira Mostra de Arte e Mostra Interdisciplinar de Construção e Socialização de Conhecimentos que contou, inclusive, com participações externas.
A URI participou com a Oficina de Matemática e Química, a FAI, com a Oficina Desafio da Matemática. Equipe da Saúde Municipal esteve presente com a Samu. A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Gomercindo Jete Tehn Ribeiro mostrou seus usos e costumes.
O evento comemorou os 71 anos de história da Escola Cléia. Nesta edição foram homenageados o artista Romero Britto, os autores Graciliano Ramos e Ziraldo. É diretor da Escola o professor Juraci Castaman.
DETALHES DO PÚBLICO NA ABERTURA
Os projetos e trabalhos socializados envolveram, em sua diversidade, resultados de pesquisas realizadas segundo o interesse dos educandos e orientação dos professores. Entre estes constaram: Contos e Histórias; Afetividade e drogas; Bullying; Agricultura; Segurança; Água; Tráfico de Pessoas; Cultura Gaúcha; Trânsito e Drogas. Durante o evento também foram realizados experimentos de química e física; expostos trabalhos de história e geografia, artes, inglês e espanhol, da cultura indígena, matemática, ciências e literatura.
Para animar o ambiente houve brincadeiras de palhaços, pinturas de unhas, cabelos e tatuagens e apresentações artísticas, com destaque para a participação de pais, em especial de Ernani de Carli e banda. A Ervateira Moura patrocinou a mateada e demonstrou o processo de soque da erva no mini soque. A benção da feira, dos trabalhos e da escola coube ao Padre Guido Tafarel.
Para os organizadores, professores, funcionários, estudantes e pais, os resultados foram gratificantes. Apesar do tempo instável, a presença de grande público agradou. O evento, aberto à comunidade, também recebeu a visita de muitas escolas do município e região. Participou do evento, representando a 21ª CRE, a assessora pedagógica Alessandra Nunes Bastos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

UERGS TRÊS PASSOS TERÁ CURSO SUPERIOR DE AGRONOMIA EM 2015



Agora é oficial: a Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul implantará, na unidade de Três Passos, em 2015, Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. As aulas devem iniciar em março.
Os titulares da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, Artur Hugo Hepp (coordenador) e Marli Franke (adjunta), receberam a notícia da comitiva de professores e funcionários da Uergs que, em visita à Coordenadoria nesta quarta-feira (23), também agradeceram o envolvimento, a parceria e o comprometimento da 21ª CRE nas ações voltadas à aprovação do curso. Na oportunidade a equipe da Uergs recebeu os cumprimentos de Artur e Marli pela relevante conquista.
 A decisão de aprovar o curso de Agronomia ocorreu na última Sessão Ordinária do Conselho Superior Universitário – Consun, realizada em 18 de outubro. Segundo o coordenador da unidade, Professor Mastrangelo Enivar Lanzanova, o curso será estruturado para atender necessidades e vocação regionais voltadas à agricultura familiar.
A mobilização para a implantação do curso de Agronomia na Uergs / Três Passos, que iniciou em 2011, envolveu equipe formada por professores, estudantes e funcionários da unidade universitária. O projeto também contou, desde o início, com a parceria e o incentivo da comunidade regional. A 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, envolvida desde o início da mobilização para a aprovação do curso de Agronomia na Uergs / Três Passos esteve constantemente representada pela Coordenadora Adjunta, Marli Franke.
A proposta do curso de Agronomia, reivindicação da microrregião celeiro, considerada como modelo por conselheiros do CONSUN foi por eles referida como “Grande Projeto Regional” devido ao seu objetivo de atender relevantes demandas regionais. O entusiasmo é geral o que pode ser referendado pelas parcerias estabelecidas. Convênios de cooperação entre entidades e instituições afins já estão em elaboração. Fecharam parceria até agora A Uergs – Unidade Três Passos, a 21ª CRE, a Escola Técnica Estadual Celeiro – Etec, de Bom Progresso, e, o Instituto Federal Farroupilha, de Santo Augusto. Assim, recursos financeiros, infraestrutura, tempo e trabalho são otimizados.
O Professor Mastrangelo, ao considerar a possibilidade de não haver entrada por vestibular, mas pelo Enem que deverá ter nova edição em abril do ano que vem, prepara, com sua equipe e com o apoio da 21ª CRE, uma campanha visando divulgar amplamente o Curso de Agronomia em toda a microrregião já nos primeiros meses de 2014.
O Consun também oficializou a Unidade da Uergs de Três Passos, como a unidade universitária de referência do Campus Regional IV. Isso significa, de acordo com o documento “Pacto pela Uergs”, que serão canalizados e priorizados recursos orçamentários, corpo docente, funcionários, pós-graduação e infraestrutura para a Uergs local. Com isso deve haver melhoria nas condições de trabalho e na qualidade dos serviços prestados aos acadêmicos e à comunidade.
A equipe da Uergs Três Passos está otimista e grata pelo apoio recebido. Para seus componentes, professores, funcionários e estudantes: “o ano de 2013 está sendo de transformações e de encaminhamentos decisivos para o futuro da unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, no município de Três Passos”.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PONTO FACULTATIVO NA 21ª CRE DIA 28

Nesta segunda-feira (28) não haverá expediente na 21ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, de Três Passos. A decisão obedece ao exposto no Decreto Nº 49.993, que considera, entre outros, o dia 28 de outubro – Dia do Funcionário Público - como ponto facultativo. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 28 de dezembro de 2012, na página oito. Cada instituição de ensino da Rede estadual segue seu Calendário Escolar.

FESTA ANUAL DA ESCOLA JÚLIO CORRÊA DA MOTTA



Neste domingo (20) a sociedade de Alto Crissiumal confraternizou na festa anual da Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlio Corrêa da Motta. A atividade festiva tem como objetivo integrar a comunidade inclusive através do esporte. Participaram do evento, representando a 21ª CRE, a Coordenadora Adjunta Marli Franke e a Assessora Pedagógica Nelci Scheeren.
Diretor e Professoras da Julio Corrêa com assessoras da 21ª CRE
Da variada programação constaram jogos de futebol society, almoço e o tradicional sorteio do cavalinho. Os times que disputaram o campeonato de futebol estiveram formados pelas equipes: das Lojas Quero-quero, das Lojas Becker, da Construtora do Gerson, da Klassmann Jóias, do Gramadinho, e, do Patsche. Os jogos ocorreram no campo da escola.
O prêmio, um leitão assado, disputado entre os desportistas, coube à equipe das Lojas Quero-quero. O sorteio consta de uma “corrida” entre cavalinhos de pau, cada um na “pista”, em sua “raia”, identificado com o número da equipe que representa. Seus “movimentos” são comandados pelo resultado dos dados, que, jogados, apresentam o número de pulinhos que o cavalinho da vez pode dar. Vence o cavalinho que primeiro completar o “percurso”.
Na Festa anual, os estudantes da Escola Júlio Corrêa da Motta não pagam pelo almoço. No entanto, devido a grande participação, há lucros. Os lucros da festa são destinados a melhoramentos na escola e à aquisição de equipamentos. É diretor da escola o Professor Rui Elíbio Schwanke.