Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TITULAR DA 21ª CRE PARTICIPA DE REUNIÃO DA UNDIME


ARTUR, JACINTA (SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EM SEDE NOVA) E INES

O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Artur Hugo Hepp, participou da reunião da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dia 27, na Câmara Municipal de Vereadores, em Sede Nova. Na oportunidade Artur reiterou a intenção do trabalho da coordenadoria, junto aos municípios de abrangência, visando o apoio necessário entre as redes estadual e municipal, para alcançar ainda melhores resultados na educação pública. A coordenadora pedagógica da 21ª CRE, Ines Teresinha Franz Willers, também participou do encontro.

Quanto ao calendário escolar o coordenador propôs a realização de acordos, em cada município, entre as escolas das duas redes, com o objetivo de ajustar as datas de início e final, entre outras especificidades, o que resultaria, inclusive, em economia de recursos aos cofres públicos.

A UERGS ABRE PRÉ-INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES



Segundo informações enviadas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade de São Luiz Gonzaga, estão abertas as pré-inscrições para os cursos ofertados pela universidade através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor): o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD) e o curso de Pedagogia Licenciatura. O PEFPD oferece formação pedagógica a tecnólogos ou bacharéis que atuam como docentes em escolas públicas.
Para 2014, a Uergs disponibiliza 160 vagas (PEFPD), distribuídas nas Unidades em Porto Alegre, São Luiz Gonzaga, Bagé, Cruz Alta. O Curso de Pedagogia disponibiliza 40 vagas na Unidade Litoral Norte – Osório. As inscrições poderão ser feitas até 13 de janeiro, somente pelo site da Plataforma Freire. Informações pelo telefone (55)3352-4370.

ESCOLA PONCHE VERDE PROMOVEU JOGOS AMISTOSOS DE VOLEIBOL



EQUIPES JUVENIL FEMININO
EQUIPES INFANTIL FEMININO
Estudantes atletas da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, de Crissiumal, recepcionaram estudantes atletas do Instituto Estadual de Educação Érico Verissimo, de Três Passos, convidados para jogos amistosos de voleibol nas categorias infantil e juvenil nos naipes masculino e feminino. A equipe de voleibol infantil feminino, da Escola Municipal de Educação Fundamental Rotermund, de Crissiumal, atual vice-campeã estadual dos JERGS, liderada pelo professor Joel Rex, prestigiou o evento. Os diretores Levanir Simionato (Ponche Verde) e Alci Finatto (Érico Veríssimo) acompanharam os jogos que ocorreram na terça-feira (26).

EQUIPES INFANTIL FEMININO
Segundo os organizadores dos jogos amistosos estes servem para estabelecer ou estreitar laços de amizade entre estudantes além de proporcionar-lhes mais experiência de quadra. Para o diretor Alci, jogar voleibol com equipes de Crissiumal serve como estímulo e exemplo para as equipes do Érico, devido a excelência dos times e respectivas conquistas. Ele considera importante que o Érico jogue com estes times e afirma ser um admirador do trabalho dos professores de Educação Física que se destacam pelos resultados de suas equipes.

EQUIPES INFANTIL MASCULINO
O diretor Levanir considera que toda atividade desenvolvida na escola, que tenha finalidade educacional, merece incentivo. Referindo-se especialmente ao evento da data afirma: “entendemos que o esporte escolar auxilia no desenvolvimento geral e na motivação pela permanência, com qualidade, na escola".

Os atletas da Ponche Verde foram treinados pelos professores Nádia Grün e Amarildo Bohn. Os atletas de Três Passos, pelo professor Fabrício Brust.
EQUIPES JUVENIL MASCULINO


ASSESSORES DO NTE DA 21ª CRE PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO EM PORTO ALEGRE


ABERTURA DO EVENTO COM MARIA LÚCIA PINTO
Assessores dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) participaram de Formação Pedagógica em Tecnologias Educacionais, nos dias, 20, 21 e 22 de novembro, no Centro de Treinamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), em Porto Alegre. O evento foi organizado a partir de solicitações das equipes, com o objetivo de socializar as diversas práticas pedagógicas implementadas nos núcleos para a formação de professores. Da 21ª CRE, de Três Passos, participaram os assessores Maristela Aline Forster Prass, Oscar Ari Hubner e Sirlei Maria Voos.



Durante a programação, além do compartilhamento das boas práticas, foram realizadas as oficinas: Apropriação Tecnológica e Uso Pedagógico dos Netbooks Tipologia 1x1; Uso pedagógico da lousa digital do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e Utilização do projetor Proinfo; Uso Pedagógico do Tablet Educacional; Iniciação à Pesquisa Científica; Direitos Autorais; Cmap Tools, Popplet e Xmind; Rádio na Escola e Edição de áudio com Audacity; Edição de Vídeos com o OpenShot  e Mostra de Vídeos.


Segundo assessores participantes, o evento contribuiu para o aperfeiçoamento de todos, o que representa a possibilidade de melhoramento das futuras formações dos professores das escolas estaduais em cada região. Para eles, a exploração de novos recursos resultará na proposição de novas atividades que envolvem as tecnologias educacionais disponíveis nos núcleos e nas escolas, entre as quais, os tablets educacionais, as lousas digitais, os Netbooks.

COMPONENTES DO GT QUE ORGANIZOU A FORMAÇÃO
A organização da formação coube a um grupo de trabalho (GT) formado por representantes dos NTEs liderados pela professora Maria Lucia Carneiro Pinto, coordenadora pedagógica do Programa Província de São Pedro, do departamento pedagógico da Secretaria Estadual do RS (DP/SEDUC). Integraram o GT os professores: Eliane Soares da Silva (Canoas), Liane Maria Silbach (Estrela), Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz (São Luiz Gonzaga), Nilzo Paulo Dias Machado (Cachoeira do Sul), Lisandra Sandini Beutler (Santa Rosa), Sirlei Maria Voos (Três Passos), Maritânia Bassi Ferreira (Pelotas), Silvana Pires Ferreira (Osório), Georgia Stella Ramos do Amaral (Santa Cruz do Sul), Renato Fumagalli Miranda (Santa Maria) e Nilva Michelon (Vacaria).