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segunda-feira, 31 de março de 2014

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO OFERECE SEIS OFICINAS NO FAGUNDES VARELA DE MIRAGUAÍ



Este ano, 70 estudantes do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela, de Miraguaí (RS), participam das atividades do Programa Mais Educação. São seis as oficinas oferecidas: Futsal, Jornal Escolar, Letramento, Leitura, Recreação e Violão. O programa envolve estudantes do terceiro ano até a oitava série do Ensino Fundamental. Para a realização das atividades, iniciadas em março, o Fagundes Varela conta com seis oficineiros. A coordenação é feita por Jones Bartzen.

As oficinas ocorrem de segunda a sexta-feira no turno inverso ao que os estudantes envolvidos frequentam no ensino regular. Todos os participantes das oficinas recebem três refeições por dia. 

Para os seis primeiros meses do Programa Mais Educação, que tem a duração de 10 meses, o Fagundes Varela recebeu o montante de R$ 44 mil. O recurso é investido em materiais pedagógicos e de consumo, equipamentos e pequenas reformas. Até o momento foram adquiridos jogos, brinquedos, livros, armários e uma impressora. Também foi pintada a quadra poliesportiva.

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. O Instituto Fagundes Varela, ao aderir ao programa, de acordo com o projeto educativo em curso, optou por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. As temáticas das oficinas e a aplicação dos recursos recebidos atendem necessidades de desenvolvimento dos macrocampos definidos pelo Instituto Fagundes Varela.

sexta-feira, 28 de março de 2014

21ª CRE PARTICIPA DE CURSO QUE REUNE FORMADORES REGIONAIS E ORIENTADORES DE ESTUDOS DO PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO



Nos Dias 31 de março, 1º e 2 de abril, formadores regionais e orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio de diversas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) participam, em Ijuí, de curso específico. A formação está a cargo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Vinte e nove orientadores de estudos e a formadora regional do pacto pelo Ensino Médio da 21ª CRE, Alessandra Nunes Bastos, participarão do evento.

O curso, parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação com as Instituições de Ensino Superior, tem como objetivo “possibilitar um ensino vivo, dinâmico e qualificado para os alunos, garantindo-lhes uma base sólida para seus projetos de vida”. Trata-se do primeiro período desta formação e terá a carga horária de 24h.

O Pacto Nacional pelo Ensino Médio vem ao encontro das ações da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que, desde 2012 implementa a reestruturação curricular nas escolas do Rio Grande do Sul. As ações do Mec e da Seduc voltam-se ao fortalecimento do  Ensino Médio Politécnico.

quinta-feira, 27 de março de 2014

PUBLICADA ORDEM DE SERVIÇO SOBRE GESTÃO DO QUADRO DE PROFESSORES

Está publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27) a Ordem de Serviço no 02/2014, que dispõe sobre “os procedimentos administrativos a serem adotados junto aos estabelecimentos de ensino da rede estadual em caso de ausência de professores no cotidiano escolar”. Segundo o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, o conteúdo do documento já existe como orientação para as escolas, a publicação serve para regulamentar o processo. “É obrigação da escola gerenciar os recursos humanos para garantir que os alunos permaneçam em atividades”, disse o secretário fazendo referência ao artigo nº 1  que veda  “a dispensa de alunos (as) nos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual durante o expediente escolar, mesmo no caso de haver ausência de professores”. 

O documento também estabelece o prazo de 24h para que as escolas comuniquem a falta de professores no quadro, mesmo prazo que a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) terá para dar encaminhamento à demanda. Além disso, determina às equipes diretivas manter rigorosamente atualizadas as informações dos instrumentos de recursos humanos: banco de dados dos alunos (BDA), o Programa de Gerenciamento de Recursos Humanos (PGRH), e apresentem o quadro geral dos professores e a efetividade dos mesmos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEDUC

SEDUC INVESTE R$ 27 MILHÕES EM MOBILIÁRIO PARA ESCOLAS


Entre 2011 e 2013, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu R$ 26.982.951,28 na aquisição de mobiliário para escolas da rede estadual. De acordo com o diretor do Departamento de Logística e Suprimentos da secretaria, Paulo Roque Klassmann, aproximadamente 1.900 escolas foram beneficiadas com os novos equipamentos. A lista de compras inclui itens como móveis e equipamentos para cozinha e refeitório, além do mobiliário básico para salas de aula e administrativas.

A expectativa para 2014 é praticamente alcançar o volume de investimento dos três anos anteriores. R$ 10 milhões do Governo do Estado estão sendo destinados para compra de material neste mês. Outros R$ 15 milhões do governo federal devem estar disponíveis a partir do mês de abril, a partir de repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entre os itens adquiridos pela Seduc estão quadros brancos, ventiladores, bebedouros, climatizadores, mesas e cadeiras para alunos, mesas e cadeiras para professores, armários, estantes, kit para laboratórios de ciências, mesas de reuniões, mesas de refeitórios, panelas, processadores, batedeiras, liquidificadores, freezers, refrigeradores, fogões com forno, micro-ondas, computadores, tablets, notbooks e impressoras.

Do total de recurso investido, R$ 1.994.807,85 referem-se a 2011; R$ 15.112.297,50, a 2012; e R$ 9.875.845,93 foram destinados às aquisições realizadas em 2013.
Além desses investimentos, Klassmann lembra que a Seduc também adquiriu 200 ônibus para o transporte escolar entregues em 2013 para utilização de prefeituras municipais, com destinação de mais de R$ 47 milhões. Outros R$ 90 milhões, em recursos próprios e do governo federal, foram investidos para aquisição de 100 mil equipamentos de informática para uso de alunos, professores e escolas.
 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SEDUC

EM COLETIVA, SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO FALA SOBRE GESTÃO DO QUADRO DE PROFESSORES



O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, falou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (25), sobre a repercussão de sua declaração na semana passada, quando declarou que a falta de professores é um mito. Azevedo esclareceu que, diante das declarações da presidente do CPERS/Sindicato de que faltam sete ou até mesmo 21 mil professores na rede estadual, ele respondeu dizendo que isso é o verdadeiro mito, já que isso não existe na rede estadual.  Azevedo ressaltou que em um universo de 2.570 escolas com 78 mil professores ativos, dos quais aproximadamente um terço trabalha por meio de contratos temporários, é natural que ocorram movimentos permanentes, responsáveis por ausências pontuais de professores, especialmente no início do ano letivo. Para o titular da Secretaria da Educação (Seduc), a secretaria não pode permitir que recursos humanos sejam mal distribuídos nas escolas, onerando indevidamente o Estado. O gestor enfatizou que é responsabilidade do diretor da escola, que é um servidor público com obrigações legais e estatutárias, manter o sistema de recursos humanos atualizado, o que possibilitará que a Pasta encaminhe imediatamente o suprimento de uma eventual vaga, pois a Seduc tem um banco de professores inscritos para contratos e banco de concursados para responder as possíveis necessidades. Segundo Azevedo, é possível suprir todas as necessidades da rede, desde que as escolas comprovem a demanda. Para tanto é preciso que as direções mantenham atualizados o Banco de dados dos alunos (BDA), o Programa de Gerenciamento de Recursos Humanos (PGRH), e apresentem o quadro geral dos professores e a efetividade dos mesmos.

Azevedo também reafirmou que na maioria dos casos pontuais de ausência de professor em sala de aula o problema é decorrente de pedidos de exoneração e aposentadorias durante o ano letivo, sem aviso prévio, ou quando as direções das escolas não abrem as vagas no sistema dos Recursos Humanos para que a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) tenha conhecimento do problema e possa encaminhar no menor prazo possível o novo contrato, que é de 15 dias.
 

Além disso, Azevedo apresentou dados que demonstram a diminuição de aproximadamente 400 mil alunos na Rede Pública Estadual entre os anos de 2005 e 2013 sem uma diminuição proporcional do número de professores. “Existe uma equação mal resolvida nisso”, destacou.
Conforme o secretário, será publicada no Diário Oficial até a próxima sexta-feira (28) uma ordem de serviço que determina a atualização rigorosa dos sistemas de Recursos Humanos e veda a liberação de alunos por ausência de professores. O documento também vai estabelecer um prazo de 24 horas para que as escolas comuniquem a falta no quadro, mesmo prazo que a CRE terá para dar encaminhamento à demanda. “É obrigação da escola gerenciar os recursos humanos para garantir que os alunos permaneçam em atividades”, disse. Questionado sobre os motivos para a não atualização do sistema escolar e por qual motivo a Pasta está tomando essa atitude neste momento, o secretário informou que existe uma cultura de distanciamento entre as direções e a mantenedora. “Em função da eleição direta dos diretores, existe uma cultura de que a autonomia representa uma independência das escolas. Mas isso não pode funcionar assim, existe um Sistema de Ensino e estamos resgatando isso. Os processos devem ser feitos conforme o sistema, conforme as regras”, disse.

Azevedo também falou sobre os dois concursos realizados pelo governo do Estado, em 2012 e 2013, para recompor o quadro de professores efetivos e diminuir a instabilidade cíclica da rede. Em 2012 foram 5,6 mil aprovados com a nomeação de todos os e a posse de 4.900 professores. No concurso de 2013 foram 13.007 candidatos aprovados e até março 885 já foram nomeados. A Secretaria da Educação já tem um cronograma para futuras nomeações com a previsão de mais 900 nomeados para o mês de abril. “Estamos recompondo o quadro de efetivos, regularizando a nossa rede com a nomeação dos aprovados para substituir os contratos temporários e minimizar a instabilidade da rede. Porém, o passivo acumulado é tão grande que vai além da capacidade operacional do Estado”, finalizou. 
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEDUC

quarta-feira, 26 de março de 2014

A 21ª CRE ELABORA COM IFF E SETREM PLANEJAMENTO VISANDO A FORMAÇÃO DOCENTE



Nesta semana, coordenadores e assessores pedagógicos da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, receberam equipes do Instituto Federal Farroupilha (IFF/Santo Augusto) e da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem/Três de Maio), com o objetivo de elaborar o planejamento da formação dos Grupos de Trabalho (GT’s). As tratativas fazem parte do Programa Macromissioneiro para a formação de docentes, da abrangência da 21ª CRE, das diferentes áreas do conhecimento.



REUNIÃO COM IFF EM 26 DE MARÇO
Na 21ª CRE são assessores de referência Alessandra Nunes Bastos (Seminário Integrado), Clecir Ines Von Mühlen (Curso Normal), Magda Elena Adoryan (Ciências Humanas), Marcia Andrea Dorr e Roselei Elisete Stack de Morais  (Funcionários), Nelci Teresinha Scheeren (Educação Profissional), Sirlei Maria Voos (Linguagens), Valeci Terezinha Grasel (Gestão), Vera Teresinha Gessi Caneppele e Janete de Lima (Escolas do Campo).

Para as formações realizadas a partir do convênio estabelecido entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as Instituições de Ensino Superior (IES’s), a 21ª CRE contará com a assessoria do Instituto Federal Farroupilha e da Sociedade Educacional Tês de Maio. O IFF prestará assessoria aos GT’S de Ciências Humanas, Educação Profissional e Linguagens. A SETREM, aos GT’s Curso Normal, Escolas do Campo, Funcionários, Gestão, e, Seminário Integrado.

terça-feira, 25 de março de 2014

OFICINAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO TRANSFORMAM A ROTINA DA ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA DE TRÊS PASSOS



Na Escola Estadual de Educação Fundamental José de Anchieta, de Bela Vista, Três Passos, região de abrangência da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) as atividades realizadas neste ano de 2014 enfatizam ações oportunizadas pelo Programa Mais Educação do governo federal. Neste sentido, voltada para a educação em turno integral, oferece oficinas que incentivam os valores humanos, entre os quais a simplicidade, a ética e a sustentabilidade ambiental.

Com o objetivo, portanto, de possibilitar uma educação que leve em consideração a formação integral do ser humano, a escola oferece quatro oficinas: Pedagógica, Agroecologia, Teatro – Dança, e, Canto Coral. As oficinas do Programa Mais Educação, desenvolvidas no turno inverso, visam qualificar cada vez mais a educação dos estudantes envolvidos. Na José de Anchieta o aproveitamento do tempo é total. Aos estudantes participantes do programa que permanecem na escola para o almoço, no intervalo entre os turnos é possibilitada a oficina de música na qual podem aprender a tocar violão.


Educar para a cidadania, para a humanização e o cuidado do ambiente é um desafio constante para os profissionais da educação da Escola José de Anchieta. O Programa Mais Educação, embora ocorra no turno inverso ao ensino regular, envolve toda a escola em um novo momento, redimensionando as atividades, uma vez que decorrem do planejamento conjunto e do esforço contínuo pela qualidade na educação.