Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS DAS ESCOLAS DO CAMPO DA 21ª CRE COMEÇOU ONTEM EM TRÊS PASSOS


ESTER, ARTUR, KASPER

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realiza, desde ontem, 29 de abril, Formação Continuada de Educadores e Educadoras das Escolas do Campo. O evento que termina hoje (30) ocorre no Auditório da Unijuí, em Três Passos. A abertura foi procedida pelo Coordenador da 21ª CRE, Artur Hugo Hepp. Saudou os presentes, em nome da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Professora Ester Venuncia Guareschi Soares que acompanhará todo o evento.

Na parte da manhã ocorreu o painel O Papel Social das Escolas do Campo quando foram painelistas Geraldo Kasper, Coordenador regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o doutorando em Educação Marcos Gehrke, e, Paulo Faccioni representante do Movimento dos Pequenos Agricultores. Paulo Faccioni e Geraldo Kasper abordaram a atual situação do campo contextualizando a conjuntura histórica e econômica que lhe deu origem, e, as tendências para o futuro próximo. Marcos Gehrke relatou experiências exitosas relacionadas com a Educação do Campo. Os debates foram mediados por Artur Hepp com a colaboração da professora Esther Soares.


SHOW COM ANTÔNIO GRINGO
No turno da tarde, a professora Ester Soares, Coordenadora da Educação do Campo, da Seduc, assessorada por Ana Paula Fialho Baggio, também da Seduc, proferiu palestra e respondeu a questões relacionadas ao tema A Política de Reestruturação Curricular das Escolas do Campo. A coordenadora Pedagógica da 21ª CRE procedeu a mediação dos debates.

Além dos já citados, participam da formação, educadores e pais de estudantes das escolas do campo da área de abrangência e equipe que atua na 21ª CRE. A representante dos pais é Marlise Guerra. Representou os diretores na mesa oficial Leonilda Weiller.
DETALHE DO PÚBLICO


O primeiro dia do evento encerrou com o Show do Grupo Antônio Gringo e os Quatro Ventos. O grupo, em diversos momentos do espetáculo, foi aplaudido e acompanhado em suas canções.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ATO DE INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO MACROMISSIONEIRA É PRESTIGIADO PELA 21ª CRE



Os titulares da 21ª Coordenadoria Regional e Educação (CRE), Artur Hugo Hepp (coordenador) e Marli Franke (coordenadora adjunta), participaram do ato de assinatura do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na manhã de 25 de abril, no Centro Cultural, em Santo Cristo.


O documento que instituiu o programa foi assinado pelo Governador do Estado, Tarso Genro, o Secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, titulares ou representantes das Instituições de Ensino Superior(IES): Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal Farroupilha (IFF), Universidade Regional do Noroeste do Estado (Unijuí), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Instituto de Educação Superior de Santo Ângelo (Iesa) e Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). A instituição do Programa resulta do trabalho conjunto das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Cruz Alta (9ª), Santo Ângelo (14ª), Santa Rosa (17ª), Três Passos (21ª), São Luiz Gonzaga (32ª), e, Ijuí (36ª).

Com o programa macromissioneiro, as IES irão desenvolver e implementar um programa de formação para os professores das redes estadual e municipais de 86 municípios da região de abrangência das seis CREs citadas. Trata-se de efetivamente oferecer, aos trabalhadores em educação, uma formação continuada e permanente durante o período de 12 meses.


O 1º CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO PELO PRONATEC OCORRE EM SÃO VALÉRIO DO SUL



O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participou, nesta terça-feira (22), na Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, em São Valério do Sul, da Aula Inaugural do Curso Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio, desenvolvido através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec.
MESA DURANTE PRONUNCIAMENTO PROFESSOR OSMAR (IFF)

O curso, instalado mediante convênio entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Ministério da Educação (MEC) tem como órgão executor o Instituto Federal Farroupilha (IFF) / Campus Santo Augusto. A estrutura é oferecida pelo Governo do Estado do RS.

PÚBLICO DURANTE EXECUÇÃO DO HINO
Também participaram da aula inaugural: o Prefeito de São Valério do Sul, Jairo Fernandes do Espírito Santo; a Coordenadora Geral do Pronatec no IFF, Raquel Lunardi; a Diretora de Ensino do Campus Santo Augusto, Clarinês Hames; o Coordenador Adjunto do Pronatec no Campus Santo Augusto, Osmar Lottermann; a Vice-Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio São Valério, Teresinha Gelain Fernandes; professores e servidores da Escola; os 30 alunos matriculados no curso e seus familiares.


O Pronatec foi criado em outubro de 2011. Tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo assim para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional, pois amplia as oportunidades educacionais dos trabalhadores através do incremento da formação profissional.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

GOVERNO DO ESTADO PROMOVE 10,4 MIL PROFESSORES

Nesta semana, o Diário Oficial do Estado publicou, em duas edições – de quarta-feira, 23, e de quinta-feira, 24 de abril, a promoção de 10.441 professores e especialistas em educação do quadro do magistério da rede estadual, referente ao período 2004-2007.

A medida dá continuidade ao calendário de atualização do pagamento das promoções do magistério anunciado pelo governador Tarso Genro em 2013. Com mais essa atualização, chega a 28.177 o número de professores e especialistas promovidos na gestão 2011-2014. A expectativa do Governo do Estado, de acordo com o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, é colocar em dia o passivo das promoções ainda em 2014, com nova publicação prevista para novembro, quando também serão incluídas as promoções decorrentes da avaliação de cada professor do período 2012-2013 (Percurso Individual/Firesc – Ficha de Registro Sistemático Cumulativo – On-line).

A promoção garante um adicional de 10% no vencimento básico do beneficiado, a partir da data de publicação, incidindo na folha de pagamento do mês de maio.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEDUC

quinta-feira, 17 de abril de 2014

ELEIÇÃO PARA CONSELHOS ESCOLARES SERÁ EM 29 DE MAIO

Os Conselhos Escolares passarão por processo de renovação da representação em 2014. As escolas que não realizaram eleição para os conselhos escolares nos anos de 2012 ou 2013, deverão fazê-lo no dia 29 de maio. O Conselho Escolar é composto por quatro segmentos: professores, funcionários, estudantes e pais e tem funções consultiva, deliberativa, executora e fiscalizadora nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. 

O primeiro passo é a realização de assembleias por segmento para a escolha dos membros da Comissão Eleitoral. Após a indicação da comissão a escola deverá definir, em assembleia geral da comunidade escolar, a forma de eleição, que poderá ser uninominal ou através de chapa. O edital deve ser publicado com um mês de antecedência (28 de abril). Alunos a partir de 12 anos, ou que estejam no 5º ano do Ensino Fundamental, e pais de alunos menores de 18 anos, participam do processo eleitoral.
 ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SEDUC

EM PORTO ALEGRE, PRESIDENTA DILMA PARTICIPA DE FORMATURA DO PRONATEC

A presidente Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (11), em Porto Alegre, da formatura de mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao falar sobre a importância do Programa para a plateia de formandos, no Salão de Atos da PUCRS, a presidente reconheceu o esforço dos alunos e a parceria do Governo do Estado para o sucesso dos cursos. "Na vida, ou se tem grandes parcerias ou a gente não consegue as coisas. E ele [governador Tarso Genro] é um grande parceiro".
Com a meta de atingir oito milhões de matrículas até 2014, Dilma ressaltou que "só a educação transforma as conquistas de cada um em algo permanente". "Nosso país deve oportunizar cada vez mais a formação profissional e, de outro lado, o curso técnico de nível médio profissionalizante. São duas coisas fundamentais".
O governador Tarso Genro disse que a formatura - que reuniu alunos de 14 cidades - marca um momento importante da educação. "Não posso deixar de manifestar a minha emoção nesse momento, que é muito significativo para o Brasil, para o Estado e para o nosso governo. E também muito significativo para mim, pessoalmente, pois fui ministro da Educação, estive junto com o ex-presidente Lula, e agora estou como governador do Estado".
A secretária em exercício da Educação, Maria Eulalia Nascimento, participou do ato e ressaltou a presença da presidente. “A formatura de hoje é a expressão do compromisso do Governo Federal e Estadual com a Educação. A presença da presidente Dilma e do ministro da Educação Jose Henrique Paim nesta cerimônia é mais uma demonstração disso”.

Pronatec
O Pronatec foi lançado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de Educação Profissional por meio de uma série de ações e projetos e tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Além disso, busca ampliar vagas e expandir Redes Estaduais de Educação Profissional. Ou seja, a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a Educação Profissional. O Programa está dividido em dois eixos: O Pronatec-Tec (cursos técnicos de nível médio), coordenado no Estado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Pronatec FIC (cursos de qualificação profissional), coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O Pronatec-Tec atende a alunos do Ensino Médio Politécnico da Rede Estadual (2º e 3º anos) matriculados em cursos técnicos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS). No Pronatec Tec os cursos têm no mínimo 800horas e o aluno formado recebe diploma de técnico. O programa também tem alunos matriculados em cursos de Idiomas - Pronatec – Idiomas. Os cursos têm no mínimo 200horas e são oferecidos cursos de Inglês, Francês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).  As aulas dos cursos Pronatec Tec e Idiomas ocorrem no turno inverso ao de estudo regular dos jovens.
De 2011 a 2013 foram ofertadas 27.503 vagas (10.268 TEC, 11.937 Idiomas e 5.298 FIC apenas no ano de 2011). Em 2014 são 8.068 vagas (3.471 TEC, 4.597 Idiomas. No Pronatec – TEC são ofertados 31 tipos de cursos em 11 Eixos Tecnológicos – Matrículas 46,24% são mulheres e 53,76% homens. A faixa etária predominante é de jovens entre 17 a 18 anos. O Pronatec Idiomas está presente em 183 municípios do Estado, onde 30,12% das matrículas são de homens e 69,99% mulheres. Com faixa etária predominante é de jovens entre 16 a 18 anos. 
 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEDUC

REUNIÕES DE PLANEJAMENTO PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA MACROMISSIONEIRO PARA A FORMACÃO DE DOCENTES CONTINUAM NA 21ª CRE


PARTE EQUIPE DA 21ª CRE COM REPRESENTANTES DA UFFS

Na manhã desta terça-feira (15), coordenadores e assessores pedagógicos da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, receberam representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) da região para aprofundar tratativas referentes ao Programa Macromissioneiro para a formação de docentes. Na oportunidade, questões relacionadas a necessidades, metodologias e cronograma de realização das formações por área ou Grupo de Trabalho (GT), foram analisadas. O próximo encontro será na tarde do dia 6 de maio, na sede da 21ª CRE.

EQUIPE DA UNICRUZ E REPRESENTANTE DO IFF
Representaram as IES da região os professores Osmar Lottermann (Instituto Federal Farroupilha / IFF - Santo Augusto); Fabiane de Andrade Leite e Neusete Rigo (Universidade Federal da Fronteira Sul / UFFS – Cerro Largo); Maria Christina Scheltert Moraes e Maria Lourdes Backes Hartmann (Unicruz / Cruz Alta). A equipe da 21ª CRE, liderada pelo coordenador Artur Hugo Hepp, também contou com a participação da coordenadora pedagógica Ines Franz Willers e as assessoras de referência Alessandra Nunes Bastos (Seminário Integrado e Matemática), Magda Elena Adoryan (Ciências Humanas), Nelci Teresinha Scheeren (Educação profissional) e Sirlei Maria Voos (Linguagens).
ASSESSORAS E COORDENADORA PEDAGÓGICA COM COORDENADOR DA 21ª CRE

SEDUC CONFIRMA PALESTRANTES PARA O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza entre os dias 2 e 4 de junho o II Seminário Internacional de Educação, cujo tema será O Conhecimento e as Juventudes do Século XXI. O evento pedagógico será feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com objetivo de aprofundar a política pública para a Educação da rede estadual.  

Entre os palestrantes internacionais já estão confirmados: Michel Mafesolli (França), Susan Robertson (Inglaterra), Roger Dale (Inglaterra), Bernard Fitcher (Alemanha), Joel Westheimer (Canadá) e Maria Benites (Alemanha). No âmbito nacional: Juremir Machado da Silva, Luis Armando Gandin, Elvira Lima, Andréa Rosana Fetzner, Maria Beatriz Luce, Jaqueline Moll, Nelson Pretto, Adriano Canabarro Teixeira, Helena Cortês, Gelsa Knijnik, Romualdo Portela, Acácia Kuenzer e Sidinei Pithan.

O seminário será realizado no Salão de Atos da UFRGS, onde estarão reunidos aproximadamente 1,5 mil professores e terá transmissão simultânea para mais 50 salas localizadas em todas as regiões do Estado, com expectativa de abranger mais 20 mil educadores. A estrutura do encontro prevê a realização de conferências e painéis temáticos, além de socialização de Boas Práticas Pedagógicas. Entre os temas que estarão em foco destacam-se a educação e a juventude no Século XXI, a relação entre justiça cognitiva e justiça social, prática docente para o Século XXI, formação continuada de professores, gestão democrática, planejamento participativo, conhecimento e aprendizagem, desafios da politecnia, avaliação emancipatória e educação de jovens e adultos.

Em 2013, a Seduc promoveu a primeira edição do Seminário Internacional de Educação, realizado em julho, na UFRGS, com participação de mais de 12 mil professores estaduais, na Capital e em 54 salas de transmissão em todas as regiões do Estado.


Assessoria de Comunicação Social da Seduc

terça-feira, 15 de abril de 2014

21ª CRE REALIZA REUNIÃO COM DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS


MOMENTO DE UMA DAS FALAS DO COORDENADOR ARTUR

A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) reuniu, nesta segunda-feira (14), diretores das Escolas Estaduais de sua área de abrangência para tratar de assuntos do interesse geral dos educadores. Na oportunidade, Coordenadores, e, equipes das Assessorias Pedagógica e de Recursos Humanos revezaram-se em esclarecimentos e orientações relativas à gestão escolar.



Assessores do Pedagógico abordaram os assuntos: Pacto Nacional pelo Ensino Médio (PNEM), Grupos de Trabalho para a Formação na Região Macromissioneira, Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP), Comissão de Prevenção à Violência Escolar (Copreve), Certificações das Formações pela CRE e pelas escolas, Ordem de Serviço sobre o Sistema Estadual de Avaliação Participativa da Rede Pública Estadual (SEAP/RS). Assessores de recurso Humanos trataram dos temas: Ordem de Serviço SOBRE Gestão do Quadro de Professores, Nomeações, e, Questões Judiciais

MOMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE DA AMUCELEIRO
Na parte destinada aos assuntos gerais, equipe da Associação de Municípios da Microrregião Celeiro (Amuceleiro) apresentou proposta que visa a implantação de um Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na microrregião e solicitou o engajamento de todos ao movimento. Questões relacionadas ao Conselho escolar também foram comentadas.