Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

ESCOLA GETÚLIO VARGAS DE DERRUBADAS (RS) RECEBE VISITA DA UNICENTRO DO PARANÁ



VISITANTES E VISITADOS
A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, de Derrubadas (RS) recebeu, dia 23 de maio, visita de um grupo de educadores da Universidade Estadual do Paraná (Unicentro). A comitiva, coordenada pelo Professor Marcos Gehrke da unidade da Unicentro de Guarapuava (PR), esteve composta por professores de escolas estaduais do Paraná, professores universitários e estudantes do Curso de Pedagogia da Unicentro, representantes de quatro Núcleos Regionais de Educação (NRE) localizados em Pitanga, Ivaiporã, Guarapuava e Larangeiras do Sul, municípios situados na região central paranaense, e, cinco estudantes de uma escola estadual daquele estado. Participaram das atividades da Escola Getúlio Vargas, naquele dia, representando a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a coordenadora adjunta Marli Franke e a formadora regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) Alessandra Nunes Bastos.


ESTUDANTES DO RS E PR
O objetivo da visita do grupo paranaense à Escola Getúlio Vargas foi conhecer as atividades desenvolvidas em relação ao Ensino Médio Politécnico, as práticas pedagógicas deste decorrente e as relacionadas ao (PNEM). Para eles, o contato com uma escola que já vem praticando o Ensino Médio Politécnico (EMP) a quase três anos, de acordo com o que prevê a LDB para o Ensino Médio, é de suma importância. O Paraná, como a maioria dos outros estados do país iniciou a prática de um novo ensino médio voltado à pesquisa e à autonomia a partir deste ano com o PNEM, enquanto que o Rio Grande do Sul iniciou em 2012.
MOMENTO DA DANÇA

As atividades da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, voltadas ao Ensino Médio Politécnico, foi apresentada aos visitantes a partir de falas e depoimentos da coordenadora pedagógica Marise Renner Elsenbach e dos professores que atuam no EMP, do serviço de orientação escolar, de funcionários da escola, da direção, dos estudantes e das representantes da 21ª CRE.

Os aspectos culturais do RS foram mostrados pelo Grupo de Danças Gauchescas de Derrubadas. Estudantes do 1º Ano do EMP apresentaram, com acompanhamento de gaita de oito baixos e violão, paródias produzidas em sala de aula relativas à temática "água". Os estudantes, entre outros assuntos relacionados com as práticas do Ensino Médio Politécnico também falaram sobre: a pesquisa; a politecnia; o protagonismo; a relação entre professores, estudantes e funcionários; a realização dos Seminários Integradores; a avaliação, auto-avaliação e seus conceitos.
APRESENTAÇÃO PARÓDIAS

Para receber os visitantes da Unicentro foi organizada, na Biblioteca da escola, uma mostra com materiais utilizados para as práticas pedagógicas do EMP. Estre estes: projetos, planos de estudos, planos de trabalho, regimento, pesquisa sócio-antropológica, documentos orientadores, publicações em jornais e livros. Enfim, um roteiro completo de como foi feita a implantação em todas as suas fases.
   
Durante todo o dia 23 de maio, enquanto os estudantes visitados e visitantes envolveram-se nas atividades rotineiras da escola, os educadores realizaram intenso debate em torno da temática de formação de educadores e implantação do novo Ensino Médio nas Escolas. A rotina da escola foi, na medida do possível, mantida, para proporcionar aos visitantes a observação da prática cotidiana, com aulas nos contraturnos, almoço e permanência dos educandos durante todo dia na escola.
ALESSANDRA, MARISE, MARLI
 
UMA CONSTATAÇÃO

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROFESSORES DE 4º E 5º ANOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 21ª CRE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA



FALA PROFESSORA ISELDA PRIMEIRO ENCONTRO

Professores de 4º e 5º anos das Escolas Estaduais da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram de dois encontros de formação continuada no mês de maio. O primeiro ocorreu no dia 9 quando foi apresentado o programa de trabalho elaborado por equipe pedagógica da Unijuí a partir da análise dos Planos de Estudos e necessidades das escolas envolvidas. Na oportunidade as professoras Iselda Feil e Maridalva Maldaner, da Instituição de Ensino Superior (IES) parceira, a Unijuí, também procederam a um momento de escuta e planejamento com os professores estaduais.  A formação, no total, terá a carga de 32 horas.


PROFESSORA LÍDIA LEITURA TEXTO ESTUDANTE
No segundo encontro, ocorrido em 23 de maio, a professora Lídia Allebrandt desenvolveu o tema linguagens. Apresentou aos professores formas criativas de trabalhar a leitura e a produção textual a partir das produções dos estudantes de 4º e 5º anos das escolas envolvidas. Lídia também provocou a discussão e apresentou sugestões para a continuidade dos trabalhos realizados até o terceiro ano, fase contemplada pelo Pacto pela Alfabetização.

O próximo encontro está previsto para 26 de junho. A formação para os professores de 4º e 5º anos ocorrem no turno da tarde, no auditório da Unijuí, em Três Passos. A assessora de referência da 21ª CRE é Lurdes Diel Schenkel.
DETALHE DO PÚBLICO NO PRIMEIRO ENCONTRO

AGENTES EDUCACIONAIS DA MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS DA 21ª CRE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA



ENGENHEIRO ALEXANDRE DEMONSTRANDO EPI
A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou, no dia 22 de maio, no auditório da UERGS, em Três Passos, Formação Continuada para Funcionários de Escolas Estaduais de sua área de abrangência. Trata-se da primeira ação da 21ª CRE desenvolvida pelo Programa de Formação Continuada da Região Macromissioneira que envolve os agentes de educação.

As atividades ocorreram nos turnos manhã e tarde, quando 130 Agentes Educacionais da Manutenção de Infraestrutura receberam orientações necessárias ao melhoramento de suas atividades. Durante o encontro ocorreram palestras sobre inclusão, tecnologia, legislação relacionada à Segurança no Trabalho, prevenção, saúde do trabalhador, e, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
DETALHE PÚBLICO

A formação foi realizada por profissionais da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). As questões técnicas foram trabalhadas pelo engenheiro Alexandre Turra. O professor Rudinei Augusti tratou dos assuntos ligados à instituição educacional e ao programa Macromissioneiro. Márcia Dörr e Roselei Elisete Stack de Morais são as assessoras de referência do GT de Funcionários da 21ª CRE.

PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA 21ª CRE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação realizou, na manhã de 16 de maio, na sala de reuniões de sua sede social, formação pelo Programa Macromissioneiro de Formação Continuada envolvendo educadores da érea das Ciências Humanas. Participaram do evento professores de Filosofia, Geografia, História e Sociologia das escolas de Ensino Médio da 21ª CRE. A formação foi ministrada pelo professor Ricardo Corrêa do Instituto Federal Farroupilha (IFF) de Santo Augusto. A organização coube à professora Magda Elena Adoryan, assessora de referência do Grupo de Trabalho – GT4 do Programa Macromissioneiro desta coordenadoria.

De acordo com Magda Adoryan, o Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira do Noroeste do Estado do RS, para a área de Ciências Humanas, deverá ocorrer em cada regional, em mais sete encontros agendados para este ano. O objetivo do programa é contribuir com a otimização da educação pública básica na Região Macromissioneira do Rio Grande do Sul na perspectiva da efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social, de reflexão sobre as práticas e formações dos profissionais, de coordenação interinstitucional, de interdisciplinaridade e de interlocução entre os profissionais das Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias e os profissionais das escolas estaduais e municipais.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

EQUIPES DIRETIVAS: REGIÃO MACROMISSIONEIRA RECEBE FORMAÇÃO CONTINUADA



Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), em Ijuí, a formação do GT das equipes diretivas, tendo como pauta de estudo “Os desafios do planejamento participativo na efetivação do Plano Anual da escola”, produzido no contexto do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap). Segundo a Coordenadora Pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional e Educação (CRE), de Ijuí, professora Solange Rufino, a mediação teórica procurou sensibilizar e significar o planejamento em amplas possibilidades de qualificação da gestão escolar em consonância com definição das comunidades escolares.

A formação iniciou-se com uma performance sobre as mãos, na perspectiva da sensibilização humana. A seguir, o Plano anual da escola Nossa Senhora da Penha, de Ijuí, foi relatado pela coordenadora pedagógica da escola, professora Carmi Terezinha Wilkner. A intervenção apresentou recortes do Projeto Educativo da escola, metas e ações previstas para 2014, com proposições e práticas em curso.

A professora Iselda Feil, da Unijuí, realizou a mediação, resgatando aspectos buscados na narrativa da experiência de planejamento da escola. O relato trouxe conteúdo significativo do processo vivido pela escola em termos do planejamento participativo, das práticas que se fortalecem e se modificam pela intervenção planejada, do avanço nas concepções e resultados da escola.

REDAÇÃO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEDUC