Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

MEP REGIONAL TRÊS PASSOS INICIA SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES COM ÊNFASE NA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS PARA PÚBLICO E AVALIADORES




Desde o início da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal – MEP Regional 2014 / Três Passos, na tarde de ontem, estudantes expositores acompanhados por seus orientadores apresentam seus projetos de pesquisa ao público e aos avaliadores. Nesta quinta-feira (26), segundo dia da Mostra, esta atividade está intensificada devido ao número de avaliadores e público presente.

Ao todo são 20 escolas expositoras presentes na 11ª MEP Regional, com o total de 50 projetos provenientes de instituições educacionais de 14 municípios da abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) organizadoras do evento: a 21ª de Três Passos, a 20ª de Palmeira das Missões e a 17ª de Santa Rosa. Escolas de Palmeira das Missões participam com 16 trabalhos Santa Rosa com sete, Três Passos com cinco; Frederico Westphalen, Horizontina e Bom Progresso com três; Humaitá, Cândido Godói, Tenente Portela, Campina das Missões e Vista Gaúcha com dois; Três de Maio, Pinhal e São José do Inhacorá com um trabalho.


Quanto à premiação, todos os estudantes expositores da 11ª MEP recebem medalhas e certificados. Os primeiros, segundos e terceiros lugares, por eixo, recebem troféus alusivos. Já os trabalhos classificados em primeiro lugar, também por eixo, os segundos lugares dos eixos Pesquisa no Politécnico, e Gestão de Negócios, eixo com o maior número de projetos inscritos na Mostra de Três Passos, serão expostos na 8ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep) que será realizada em Porto Alegre de 26 a 29 de agosto. Os estudantes autores dos trabalhos classificados na 11ª MEP têm participação garantida na 8ª (Fecitep). Os trabalhos expostos na Mostra de Três Passos contemplam 12 eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Desenvolvimento Educacional e Social, Controle e Processos Industriais, Gestão de Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Pesquisa no Politécnico, e, Pesquisa no Curso Normal.


A quase totalidade dos 56 avaliadores dos projetos, com vistas à classificação dos trabalhos para a próxima fase, a Fecitep, são professores pesquisadores atuantes em empresas e em instituições públicas e privadas de ensino da região. Entre as instituições de origem dos avaliadores constam: a Faculdade de Horizontina, a Sociedade Educacional de Três de Maio, a Universidade Federal da Fronteira Sul, o Instituto Federal Farroupilha, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Universidade Regional do Noroeste do RS, a Emater, a Crop e a Prefeitura Municipal de Três Passos. Os avaliadores foram indicados considerando as especificidades dos trabalhos a serem avaliados.



Todos os avaliadores atuam na MEP Regional como voluntários. E, como agradecimento a essa colaboração, as instituições organizadoras lhes presenteiam, nesta edição, com uma cesta contendo produtos regionais. O mimo é composto por uma peça artesanal indígena Kaigang e produtos da agricultura familiar. Todos os avaliadores recebem também certificados específicos.

Os parceiros desta Mostra são: a Administração Pública Municipal de Três Passos, que cedeu o pavilhão central do parque de exposições para a realização do evento; a Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel) / Arranjo Produtivo Local (APL), e a Escola Estadual Técnica Celeiro (Etec), de Bom Progresso, que doaram os itens para a composição dos mimos; a ervateira Seiva Pura que oferece erva mate e água quente nestes três dias de Mostra.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ABERTURA DA 11ª MEP REGIONAL EM TRÊS PASSOS





MOMENTO DA FALA DO SECRETÁRIO
A solenidade de abertura da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal – MEP Regional, realizada em Três Passos nesta quarta-feira (25), às 17h30min, contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo. A Mostra, que ocorre no Parque de Exposições da cidade e encerra na tarde desta sexta-feira (27), é realizada pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Três Passos, Palmeira das Missões e Santa Rosa.

O objetivo deste evento, segundo seus organizadores, é a socialização dos conhecimentos, a partir do protagonismo dos estudantes das escolas estaduais e do esforço coletivo dos docentes envolvidos. Juventudes: desafios científicos e sociais é o tema que permeia os trabalhos. A temática aponta para a necessidade do reconhecimento das vozes e dos saberes dos sujeitos que produzem a educação escolar pública do RS.
PARCIAL DO PÚBLICO

Prestigiaram a solenidade de abertura autoridades três-passenses entre as quais o prefeito em exercício, Ido Vilibaldo Rhoden; a secretária municipal de educação, Neiva Fátima Becker; os representantes: do associação das  câmaras de vereadores de Região Celeiro Alcione Cezar dos Santos; da Brigada Militar Major Diego Munari; do Corpo de Bombeiros Luis Carlos Becker Maidano; da Unijuí o Pró-Reitor Jorge Thiesen; da UERGS Mastrângelo Enivar Lanzanova. Também marcou presença na solenidade a secretária municipal de educação de Inhacorá Adriane Regina Spohr.

MOMENTO FALA COORDENADOR 21ª CRE
Outras Participações
Também participaram da solenidade de abertura, estudantes, professores, e avaliadores da MEP Regional, os coordenadores regionais de educação Artur Hugo Hepp (21ª / Três Passos), Idalina da Silva Machado (20ª / Palmeira das Missões) Ilse Maria Bamberg (17ª / Santa Rosa). Ainda estiveram presentes:  da 21ª CRE as coordenadoras Marli Franke (adjunta), Ines Willers (pedagógica), Mirian Meyer (RH); as assessoras pedagógicas Nelci Terezinha Scheeren (educação profissional), Clecir Inês Von Mühlen (ensino médio politécnico e curso normal). Da 20ª CRE, os assessores pedagógicos, Eguemar Luiz Boelter (educação profissional) e Clareci Moraes (ensino médio politécnico e curso normal). Da 17ª CRE Seres Fuhr (educação profissional) e Lígia Reginatto (ensino médio politécnico e curso normal).

No momento cultural, o Grupo de dança Dançart da Escola Integral Municipal de Ensino Fundamental São José apresentou: “Aquarela do Brasil”, na perspectiva do Brasil que nós acreditamos. A professora Marlei dos Santos, coordena o grupo Dançart.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

A 11ª MEP REGIONAL / TRÊS PASSOS ESTÁ ABERTA À VISITAÇÃO PÚBLICA




A 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (MEP Regional) abriu à visitação pública nesta tarde, 25 de junho, com 50 trabalhos de pesquisa de estudantes de 20 escolas do 7º Núcleo da Secretaria de Educação do RS (Seduc). O evento ocorre no pavilhão principal do Parque de Exposições - FEICAP, em Três Passos. Seu objetivo é a exposição de trabalhos, como forma de valorização e socialização dos conhecimentos científicos dos estudantes envolvidos, e, de modo geral, o incentivo à pesquisa.

A mostra que está ocorrendo nesta cidade foi organizada e é realizada pelas três Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que formam o 7º Núcleo da Seduc: a 21ª com sede em Três Passos, a 20ª em Palmeira das Missões e a 17ª em Santa Rosa. Esta é a terceira vez que a MEP ocorre na 21ª região. Em 2008, em sua 5ª edição, a MEP Regional ocorreu na Escola Estadual Técnica Celeiro, em Bom Progresso. Em 2011, em sua 8º edição, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, em Três Passos.

 
Eixos Contemplados
Esta mostra, que tem como tema Juventudes: desafios científicos e sociais, contempla 12 eixos. Nestes eixos, os projetos assim se distribuem: Ambiente e Saúde (3); Desenvolvimento Educacional e Social (1); Controle e Processos Industriais (2), Gestão e Negócios (9); Informação e Comunicação (5); Infraestrutura (1); Produção Alimentícia (4); Produção Cultural e Design (3); Produção Industrial (1); Recursos Naturais (7); Pesquisa no Politécnico (9); Pesquisa no Curso Normal (5).

Abertura oficial
A 11ª MEP Regional, que abriu nesta tarde à visitação pública, terá sua solenidade de abertura às 17h30min com presença do Secretário de Estado da Educação Jose Clovis de Azevedo. Segundo a coordenadora regional da mostra, Nelci Teresinha Scheeren, os organizadores aguardam ampla visitação aos estandes, especialmente da comunidade escolar.

terça-feira, 24 de junho de 2014

GT DAS CIÊNCIAS HUMANAS CONTINUA FORMAÇÃO PELO PROGRAMA MACROMISSIONEIRO



O grupo de trabalho da área de Ciências Humanas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), integrante do Programa Macromissioneiro para a Formação de Docentes, realizou, na manhã desta terça-feira (24), mais um encontro de estudos. O professor Ricardo Corrêa, do Instituto Federal Farroupilha, de Santo Augusto, coordenou as atividades com os professores multiplicadores da área que contempla Filosofia, Geografia, História e Sociologia. A assessora pedagógica Maristela Prass acompanhou os trabalhos.

Neste encontro, a pauta desenvolvida constou de conversação sobre objetivos e propostas das diretrizes do Conselho Nacional de Educação para a área. Também ocorreu um momento de escuta de relatos de vivências dos professores envolvidos. Foi enfatizada a pedagogia da pesquisa e projetos, conforme teoria do pesquisador Pedro Demo, considerada como apropriada às atividades das Ciências Humanas com os estudantes.