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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

ESTUDANTES DA ESCOLA PROFESSORA CLÉIA SALETE DALBERTO PARTICIPAM DA MOSTRATEC E RECEBEM PRÊMIO DA ABRIC

A Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela, representou a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) na 29ª edição da Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A Mostratec ocorreu entre os dias 27 e 31 de outubro na cidade de Novo Hamburgo. Trata-se da maior feira estudantil de ciência e tecnologia da América do Sul.

O trabalho da Escola Cléia, AGRITEC – Agricultura Tecnológica, apresentado pelos estudantes-autores Patrick Andrei Caron Guerra, Leonardo Rauber e Edir Beatris Elicker, foi credenciado durante a Mostratec para participar, em setembro de 2015, no estado do Pernambuco, da Fenecit - Feira de Ciência e Tecnologia do Nordeste. O projeto AGRITEC, que concorreu com outros 28 trabalhos da área de Ciências da Computação, obteve o prêmio destaque da ABRIC - Associação Brasileira de Incentivo às Ciências. O trabalho foi orientado pelo professor Luciano Molinari.

O percurso de sucesso dos estudantes autores do trabalho AGRITEC, da Escola Cléia, iniciou na 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal - MEP Regional / 2014 ocorrida em Três Passos no mês de junho. Na MEP foram classificados para a Fecitep – 8ª Feira de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, ocorrida em Porto Alegre no mês de agosto. Na Fecitep foram classificados para a Mostratec e, na Mostratec credenciados para a Fenecit.

Na 29ª Mostratec, que reuniu representantes de todos os estados brasileiros e de 22 países, foram expostos 370 trabalhos abrangendo as diversas áreas do conhecimento. Paralelo a Mostratec, ocorreu a Mostratec Junior, mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental, esta com 110 trabalhos.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO GT SEMINÁRIO INTEGRADO DA 21ª CRE CONTARÁ COM RELATOS DE ESTUDANTES

Os componentes do Grupo de Trabalho (GT) do Seminário Integrado, do Programa Macromissioneiro, da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), reuniram-se na manhã de 5 de novembro, para a penúltima formação deste ano de 2014. As atividades, organizadas pela assessora referência da 21ª CRE para este GT, Alessandra Nunes Bastos, foram coordenadas pelo professor Rudinei Augusti, da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem).
 
Durante o encontro, realizado na sede da 21ª CRE, em Três Passos, foi organizada a participação de representantes do GT Seminário Integrado no Seminário do Programa Macromissioneiro agendado para o dia 27 de novembro em Cerro Largo. Também foi procedida, de forma coletiva e em várias etapas, a avaliação do processo de formação do Programa Macromissioneiro e, organizada a última formação que deverá ocorrer na tarde de 25 de novembro no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, em Três Passos.


O último encontro do GT Seminário Integrado constará de um seminário com o relato de experiências realizadas a partir da formação oferecida pelo Programa Macromissioneiro da 21ª CRE. Estes relatos serão feitos por estudantes dos Institutos Estaduais de Educação Érico Veríssimo (Três Passos) e Fagundes Varela (Miraguaí), das Escolas Estaduais de Ensino Médio Érico Veríssimo (Vista Gaúcha), João Leopoldo Vogt (Barra do Guarita) e Santo Pazini (Braga). O Seminário Integrado nas escolas se constitui em um espaço que integra as áreas do conhecimento com foco na pesquisa.

CONCURSO ESTADUAL ABRE 41 VAGAS PARA FUNCIONÁRIO DE ESCOLA DA 21ª CRE

Entre as vagas oferecidas para servidor de escola, de acordo com publicação no Diário Oficial do estado, em 4 de novembro,  41 destinam-se ao provimento em instituições educacionais da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Na 21ª CRE há vagas para Administração Escolar (11); Assistente Financeiro (9); Interação com o Educando (10), Técnico em Informática (3); Técnico em Nutrição (5); Tradutor e Intérprete em Língua de Sinais / LIBRAS (3).

As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência (Fundatec) www.fundatec.org.br, no link Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação. As provas teórico-objetivas estão previstas para o dia 21 de dezembro. O salário inicial é de R$ 1.117,29 para 40 horas semanais. As inscrições, no valor de R$ 63,69, vão até o dia 18 de novembro.

As provas serão aplicadas nas cidades sedes das 30 CREs e terão duração de 4 horas. O concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis, uma vez, por igual período.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PUBLICADO EDITAL DO CONCURSO PARA FUNCIONÁRIO DE ESCOLA

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (4), o edital do concurso público para servidor de escola. São oferecidas 1.393 vagas, distribuídas nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As inscrições, no valor de R$ 63,69, vão até o dia 18 de novembro, no site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência – Fundatec www.fundatec.org.br no, link Concurso Público da Secretaria de Estado da Educação. As provas teórico-objetivas estão previstas para o dia 21 de dezembro. O salário inicial é de R$ 1.117,29 para 40 horas semanais.

São ofertadas vagas para os cargos de Agente Educacional I: Técnico em Nutrição (240 vagas); Agente educacional II: Assistente Financeiro (270 vagas), Técnico em Informática (114 vagas), Administração Escolar (354 vagas), Interação com o Educando (339 vagas) e Tradutor e Interprete de Língua de Sinais - Libras (76 vagas). As pessoas com deficiência terão a reserva de 10% das vagas; para negros ou pardos, a reserva será de 16%, conforme a legislação vigente. As provas serão aplicadas nas cidades sedes das 30 CREs e terão duração de 4 horas. O concurso tem validade de dois anos, prorrogáveis, uma vez, por igual período.

A secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, destaca que a  publicação do edital do concurso para funcionário de escola representa “a concretização do compromisso com o quadro efetivo da escola pública, como ocorreu com os dois concursos para professores”. Eulalia, no entanto, enfatiza que, no próximo ano, será necessário realizar concurso para as áreas de alimentação escolar e auxiliar de serviços gerais, já que o concurso atual está voltado, prioritariamente, para os novos cargos de Assistente Financeiro, Técnico de Informática, Técnico de Nutrição e Interprete de Língua de Sinais.


FONTE: SEDUC

terça-feira, 4 de novembro de 2014

TREINO PARA A TRADUÇÃO SIMULTÂNEA CONTINUA NO CURSO DE LIBRAS DA 21ª CRE

O décimo segundo encontro do Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, em realização na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), enfatiza o treino para a tradução simultânea. A formação desta segunda feira (3) constou de comentários sobre o final de semana, reportagem científica traduzida e interpretada, classificadores, ditados, histórias inventadas. Histórias, frases e comentários sobre o final de semana tiveram tradução simultânea em Libras.



Segundo a professora, Juliani Natalia dos Santos, do Instituto Federal Farroupilha (IFF), nesta fase as atividades são repetidas visando a memorização. O estudo de Legislação ocorreu no turno da noite. As atividades foram realizadas em Três Passos, no auditório da 21ª CRE.

EQUIPE DA 21ª CRE PARTICIPA DA SEGUNDA ETAPA DA FORMAÇÃO DO PNEM

Equipe da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participa da segunda etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) realizada pela  Universidade Regional da Fronteira Sul (UFFS), do RS. O encontro que ocorreu de 28 a 30 de outubro, em Santo Cristo, envolveu Formadores e Orientadores do PNEM. O foco dos estudos foi o planejamento por área do conhecimento a partir dos conceitos estruturantes de cada área.


Foram palestrantes no evento os professores: Dr. Décio Auler, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dr. Otávio Aloísio Maldaner, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Dra. Sandra Vidal Nogueira da UFFS. Sandra falou sobre Organização do Trabalho Pedagógico; Otávio abordou a Formação Conceitual do Ensino Médio; Décio tratou da Investigação Temática na Perspectiva da Articulação das Áreas do Conhecimento. O momento cultural contou com show de Beto Pires.

A Secretaria de Educação (Seduc) esteve representada por Elmar Soeiro de Almeida e Jeanete Scherer. A equipe da 21ª CRE, composta pela formadora regional Alessandra Nunes Bastos e orientadores de estudos do Ensino Médio.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO APROVA CURSO NORMAL INDÍGENA

O Conselho Estadual de Educação (CEEd) aprovou, nesta quarta-feira (29), o credenciamento do Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel. A escola, localizada no município de São Valério do Sul, oferecerá o Curso Normal, Curso Normal Aproveitamento de Estudos, Curso Normal Complementação de Estudos, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio. A instituição será a primeira a oferecer regularmente o Curso Normal na modalidade Educação Indígena no Rio Grande do Sul.

Os cursos acontecerão em regime de alternância regular de períodos de estudo, quando o aluno tem um período intensivo de estudos na escola intercalado com períodos na comunidade. Este sistema permite a formação em serviço dos professores indígenas que ainda não possuem a habilitação específica em magistério indígena, explica Rodrigo Venzon, assessor de educação indígena da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Venzon destaca o fato de o instituto ser credenciado 14 anos após a abertura do processo em 2000: “Em 2011 o processo foi retomado e agora chegou a sua conclusão. A formação de professores bilíngues como atribuição estadual está prevista no artigo 265 da Constituição Estadual de 1989 e é uma demanda permanente. O curso Normal proporcionará formação específica para os professores Kaingang,” afirma o assessor.


FONTE: SEDUC

PRÁTICAS PARA SALAS DE AULA E EXPERIÊNCIAS EXITOSAS MARCARAM O GT DE LINGUAGENS DA 21ª CRE NESTA TERÇA-FEIRA

Professores do Grupo de Trabalho (GT) da área das Linguagens do Programa Macromissioneiro da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram de mais uma etapa de formação continuada. O encontro que ocorreu na sede da 21ª CRE, em Três Passos, na manhã desta terça-feira (28) foi coordenado pela professora Márcia Juliana Dias de Aguiar, do Instituto Federal Farroupilha (IFF), de Santo Augusto.



O tema central do evento, Pedagogias dos Multiletramentos e Sugestões Práticas para Salas de Aula, foi desenvolvido pela professora Márcia que é Mestre em Estudos Linguísticos. Durante a formação desta terça-feira ocorreram também relatos de experiências exitosas vivenciadas nas escolas envolvidas. Todos os relatos foram sucedidos de diálogos que resultaram em novas elaborações possíveis de serem desenvolvidas nas escolas. O encontro também serviu para orientar as próximas atividades relacionadas ao Programa Macromissioneiro.

INSCRIÇÕES PARA INGRESSO NOS 1º ANOS SEGUEM ATÉ 5 DE NOVEMBRO

Foi prorrogado até quarta-feira (5) o prazo para a inscrição ao ingresso no 1º ano ou 1º ciclo do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Curso Normal (Magistério) e cursos técnicos subsequentes na rede estadual. A inscrição deve ser feita através do site da Secretaria de Educação (Seduc): www.educacao.rs.gov.br, no link Matrícula na Escola Pública.

A rematrícula dos estudantes já inscritos nas escolas estaduais deve ocorrer até o dia 31, na própria instituição. As matrículas acontecerão de 5 a 13 de janeiro de 2015, na escola para a qual o candidato foi designado.


FONTE: SEDUC

DINÂMICAS INTERATIVAS PERPASSAM O DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO DO CURSO DE LIBRAS DA 21ª CRE

Dinâmicas interativas perpassam o décimo primeiro encontro do Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais em realização na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) nesta segunda-feira (27). Durante a formação, entre outras atividades, ocorreu a enunciação de ditos populares e a contação de histórias infantis orientadas. A maioria das atividades conta com tradução simultânea em Libras.


A novidade desta fase é a interferência da professora, em certos pontos da contação, com propostas alternativas inesperadas para os participantes, o que implica em mudanças significativas na continuação da narrativa. A improvisação necessária à continuidade da tarefa estimula o raciocínio e, de certa forma, também avalia o aprendizado já adquirido e os pontos a serem reforçados durante a formação.


Integram as atividades orientadas por Juliani Natalia dos Santos, do Instituto Federal Farroupilha (IFF), orientações sobre a ética para tradutor / intérprete de Libras. No turno da noite os trabalhos serão centralizados na continuidade dos estudos sobre legislação. O evento foi organizado e acompanhado pela assessora da Educação especial Regiane Marilei Kehler.

GT DAS CIÊNCIAS HUMANAS DA 21ª CRE REALIZA SUA ÚLTIMA FORMAÇÃO

Grupo de Trabalho (GT) das Ciências Humanas do Programa Macromissioneiro da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) reuniu-se para realizar sua última formação de 2014. O encontro ocorreu em 24 de outubro, na sede da 21ª CRE e constou de palestra dialogada com o professor Américo Piovesan do Instituto Federal Farroupilha (IFF), de Santo Augusto. O tema da formação, a importância da produção textual e autoria, suscitou o interesse geral.


Américo Piovesan que é escritor de literatura infantil, narrando sua experiência, apresentando pequenos textos e um vídeo foi desenvolvendo o tema de forma contextualizada incentivando todos ao hábito gradativo da escrita e do registro de suas produções. No encontro, constando de oito horas, houve inclusive atividade prática de leitura e escrita.


Orientações sobre os relatos de experiência para a publicação no e-book, os registros e certificações do Programa Macromissioneiro e o Seminário a ser realizado em Cerro Largo foram repassadas pela assessora referência do GT das Ciências Humanas, Magda Elena Adoryan. Magda também orientou a avaliação geral do programa realizada na ocasião pelos participantes.