Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

21ª CRE ACOLHE PROPOSTAS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO PARA LEVAR À SEDUC


Nesta quarta-feira (29) ocorreu, no auditório da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, encontro com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Curso Técnico Integrado.  Na oportunidade foram retomados os estudos do Regimento Escolar relativos aos avanços, dificuldades e sugestões propostas pelas escolas de abrangência desta coordenadoria. Todas as proposições apresentadas foram acolhidas e serão informadas à equipe pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), em reunião específica, no dia 4 de maio.


Participaram do encontro, além da equipe pedagógica da CRE, o coordenador regional de educação Clovis Baraldi Machado, a coordenadora adjunta Lurdes Dresch, o coordenador de Recursos Humanos Carlito de Lima Martins, e, a coordenadora pedagógica Neiva Maria Martins Kehler.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

CADASTRO DE CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS DE SERVIDORES DE ESCOLA


INSCRIÇÕES ABERTAS DE 30 DE ABRIL A 07 DE MAIO
 
O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, informa, de acordo com Edital 01/2015, que no período de 30 de abril a 07 de maio de 2015 estão abertas as inscrições para o Cadastro de Contratações Emergenciais, para as funções correspondentes às atribuições dos cargos de: Agente Educacional I – Manutenção de Infraestrutura e Alimentação – Manutenção de Infraestrutura e Alimentação / Escolas Indígenas. Os interessados poderão inscrever-se pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na sede da CRE. Os documentos deverão ser entregues ou enviados pelo Correio (via SEDEX) até o último dia de prazo para a inscrição. Endereço para a entrega dos documentos na 21ª CRE: Rua Borges de Medeiros, 207, Bairro Centro, Três Passos, RS.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo – Projeto MINHA ESCOLA LÊ!

           Na última sexta-feira, 24 de Abril, aconteceu o lançamento do Projeto de Leitura 2015 – “Minha Escola lê!”, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos, momento em que foram organizadas atividades visando a sensibilização e o chamamento para o Projeto, cujo principal objetivo é promover o hábito da Leitura em toda a Escola.         
No dia 24, no Turno da manhã, alunos e professores participaram de uma Hora Cívica especial com o tema “Você pode fazer a diferença! Leia!”. Na programação, alunas do 1º ano do Curso Normal homenagearam o escritor uruguaio, recém falecido, Eduardo Galeano, através da composição de poesias autorais a partir do poema do autor: A Utopia. Também foi apresentada a poesia da aluna Juliana Urnau, que obteve classificação em 1º lugar no Concurso de Poesias “Menino Bernardo”, promovido pela escola Águia de Haia. Além disto, as alunas Kauana Kern e Luísa Canepelle, do 9º ano, apresentaram uma música com o tema Leitura.
Mas, com certeza, a atividade mais envolvente do lançamento do Projeto, foi a transformação que o ambiente da Escola sofreu na semana, quando as 45 Turmas da Escola encontraram uma forma bastante criativa de chamar a atenção para a importância do ato de ler. Recebendo a tarefa com antecedência, os alunos se organizaram e encontraram uma forma original de fazer uma intervenção artística no pátio sobre o tema. O resultado foi bastante gratificante e, com certeza, todos se sentiram convidados a mais uma vez participar do Projeto, fazendo o que é o seu objetivo maior: ler cada vez mais.
O Projeto “Minha Escola lê!” compreende várias ações durante o ano letivo, destacando-se a Hora Semanal de Leitura, a atividade Érico lendo Érico, para a qual a Escola adquiriu mais de 350 livros de Érico Veríssimo e cada aluno lê, pelo menos, um livro do autor durante o ano, o projeto Autor Presente, a contação de histórias por parte dos alunos do Curso Normal, Seminários sobre Literatura, edição de vídeos e, para os alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Educação Infantil, o Projeto da edição de um livro por série com histórias próprias de cada aluno, cuja culminância se dá com a Noite de Autógrafos para os pais.
Com certeza a Escola está encontrando, neste Projeto, uma maneira de atingir o objetivo de desenvolver a prática da leitura no contexto escolar, fomentando processos contínuos que oportunizem a formação de leitores em constante busca.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS GOMES VILA INDUSTRIAL – CAMPO NOVO – RS


No dia 23 de abril, quinta-feira, juntamente com a Parada Literária, Semana Estadual do Livro e Incentivo à Literatura, com a sugestão de leituras de Carlos Urbim em homenagem ao escritor falecido em fevereiro de 2015, ocasião em que a Escola Carlos Gomes fez a abertura do Projeto de leitura “Livro vai, Livro vem, Eu leio e você também.”

A sacola da leitura vai a cada casa dos estudantes com varias sugestões para o momento familiar de leitura, acompanha a sacola o caderno de registro, no qual traz de volta para a escola  as opiniões dos leitores familiares.

No ano de 2014 o resultado foi positivo, neste ano aguardamos o mesmo sucesso, pois a leitura é fantástica viagem ao mundo da imaginação, ativa a criatividade e amplia o vocabulário, facilita a escrita e é ótimo para o conhecimento geral ou específico.
Desta forma o projeto quer despertar o interesse pela leitura; propiciar a interação pela diversidade literária.
O ambiente preparado pelas turmas do 8º e 9º ano com supervisão dos professores das áreas do conhecimento e coordenadora da escola ficou espaços agradáveis  e acolhedores  para o exercício da leitura, conhecimento e vivencia com os diferentes gêneros textuais.  Foi preparado um espaço de vídeo, barracas para leitura, contação de histórias, com as historiadoras caracterizadas, incentivando o desenvolvimento da expressão corporal.
Conforme a direção e coordenação  pedagógica, o projeto:
 "Livro vai,                                                            Livro vem,                                                            Eu leio                                                                   e     
                         Você também”... 
se estenderá até dezembro e durante esse tempo serão desenvolvidas atividades, nas turmas , entre  as turmas, visitas a biblioteca, horário semanal para retirada de livros, tempo  para socializar as leituras com as turmas.

PROJETO LEITOR NOTA 1000

  A Escola Estadual de Ensino Médio João Leopoldo Vogt, localizada no município da Barra do Guarita deu início nesta quinta feira, 23 de abril de 2015, ao projeto de leitura denominado  "LEITOR NOTA 1000".  O referido  projeto teve início nesta data buscando associá-lo à semana estadual do livro e incentivo a leitura organizada pela Secretaria do Estado da educação do Rio Grande do Sul.
   Assim, na abertura a Direção e Coordenação da escola organizaram um evento especial nos três turnos de aula da escola conforme seguem alguns registros:

Hino Nacional Brasileiro
com as Bandeiras empunhadas
 pelos garotos e garotas João Leopoldo Vogt
JLV.
Leitura da Biografia de Carlos Urbim
(sugerido pela SEDUC),
pela garota 
JLV Luana Becker.
A LEITURA ENGRANDECE A ALMA" ( Voltaire)
   Após a exposição, os alunos retornaram a sala de aula, fazendo a leitura silenciosa de livros do escritor Carlos Urbim e vários outros escritores. De acordo com o planejamento da escola, o projeto terá continuidade durante todo o ano letivo, onde uma aula por semana será destinada para a leitura indo além da sala de aula e envolvendo todos os setores da escola com a leitura neste horário.







sexta-feira, 24 de abril de 2015

ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES RECEBE COMUNIDADE PARA PLANEJAR O COMBATE À DENGUE


Na tarde desta quinta-feira (23) assessoras pedagógicas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram de reunião na Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, em Tiradentes do sul. O encontro constou inicialmente da apresentação de dados do estado e da região relativos à incidência de Dengue, e da explanação de um projeto elaborado pela escola visando o combate à propagação do agente transmissor.

A partir dos dados e do projeto apresentados, e, ampla conversação, foram planejadas as ações. Ficou definido o dia 4 de maio como o dia “D” do combate à Dengue no município de Tiradentes do Sul. Toda a comunidade será convidada a engajar-se às ações educativas e sanitárias.

Participaram do encontro diretores das escolas estaduais e municipais, professores e representantes das secretarias de Educação e Saúde. Neiva Maria Martins Kehler e Maria Lurdes Pedrolo representaram a 21ª CRE.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

DESIGNADA COORDENADORA ADJUNTA PARA A 21ª CRE


Professora Lurdes Dresch
Na última sexta-feira, 17 de abril, assumiu suas funções, como coordenadora adjunta da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a professora Lurdes Dresch. O titular desta coordenadoria, desde janeiro, é o advogado e jornalista Clovis Baraldi Machado. Atualmente respondem pela chefia de Recursos Humanos, o professor Carlito de Lima Martins, e, pela chefia do setor Pedagógico, a professora Neiva Maria Martins Kehler.