Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A 21ª CRE DÁ INÍCIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DO PBA / 2015




A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, realizou, em 28 de maio, formação continuada do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A metodologia do encontro, coordenado pela assessora do PBA, Magda Adoryan, privilegiou o diálogo. Assim, todas as alfabetizadoras participaram. Elas demonstraram, em suas narrativas, intenso envolvimento e dedicação ao programa e aos alfabetizandos. O encontro ocorreu nos turnos manhã e tarde.
De acordo com a professora Magda, a maioria dos estudantes do PBA está com mais de 50 anos. A idade, no entanto, não lhes tira a motivação. “Muito pelo contrário”, refere a assessora, “até porque não tiveram esta oportunidade antes”.
O professor Carlito Martins, coordenador do Recursos Humanos da 21ª CRE, prestigiou o evento. Ao cumprimentar os professores alfabetizadores salientou que o programa é, além de um trabalho, uma questão social.

ESCOLA TUIUTI COMEMOROU 73 ANOS DE HISTÓRIA


Professores e estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tuiuti, de Vista Nova, Crissiumal, realizaram, em 25 de maio, diversas atividades especiais em comemoração aos 73 anos de história da Escola na comunidade. Entre as atividades: gincana cultural e esportiva, apresentação de trabalhos, hora do presente para a escola e coquetel. Também ouve a apresentação do hino da escola, e, a apresentação de slogan criado em alusão à data.

Por meio da atividade de pesquisa foi resgatada um pouco da história dando a conhecer à comunidade escolar nome dos primeiros estudantes, professores e diretores. De acordo com dados levantados, o primeiro Diretor da escola foi Antonio Kappes, e, o primeiro nome da instituição de ensino: Escola Particular Maurício Cardoso.

A Escola, atualmente nominada como Tuiuti, conta com 50 estudantes, uma funcionária e oito professores. Sua diretora é Rubia Bronstrup Eckert.


Como escola do campo, a Tuiuti desenvolve vários projetos visando, prioritariamente, incentivar a permanência das famílias no meio rural e resgatar alternativas viáveis para viver com qualidade. O projeto principal da Escola Tuiuti é o Projeto Vivendo Bem no Campo. Deste derivam: Farmácia Caseira, Viveiro e Horta Escolar, Minhocário, Lixo no Lugar Certo, Projeto LER, e, Hora do Conto.
 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

ESCOLA SANTO PAZINI É BENEFICIADA POR PROJETO DA RGE


Em março / 2015, equipe de funcionários a serviço da RGE estiveram na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini (Braga) para desenvolver projeto de assistência à iluminação interna dos espaços pedagógicos. Eles procederam à instalação de 450 lâmpadas Led, em substituição às antigas fluorescentes. A substituição proporcionou maior luminosidade aos ambientes.




De acordo com o fiscal de projetos da APS Soluções em Energia, Marco Aurelio de Oliveira, projetos semelhantes são desenvolvidos prioritariamente em hospitais públicos e filantrópicos, prefeituras e escolas. A ação que beneficiou a escola faz parte do Programa de Eficiência Energética, da Rio Grande Energia (RGE), empresa concessionária de energia elétrica, que desenvolve projetos voltados prioritariamente à redução de custos e desperdícios.

A comunidade escolar, por meio de seus gestores, demonstrou contentamento diante dos benefícios.

LEITURA É DESTAQUE NA ESCOLA SANTO PAZINI


Ao reiniciar o ano letivo 2015 a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini (Braga) retomou as práticas exitosas dos anos anteriores. Entre estas, duas atividades envolvem a leitura. Uma delas é a leitura na Biblioteca, outra, a leitura coletiva. As duas atividades ocorrem em rotina semanal.

A professora Vera Lia de Barros Gai, alfabetizadora e bibliotecária da Santo Pazini está convicta de que “a leitura diária é responsável pela superação de dificuldades dos estudantes, especialmente os das séries iniciais”. Ela considera este, um dos motivos que justificam o incentivo ao hábito da leitura.


ESCOLA SANTO PAZINI CELEBRA DIA NACIONAL DA FAMÍLIA NA ESCOLA




A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini (Braga) comemorou, em 23 de abril, o Dia Nacional da Família na Escola. O ponto alto da programação, segundo seus organizadores, foi o Festival da Canção. Eles definiram como “significativa” a participação das famílias na escola naquele dia.