Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

21ª CRE TERÁ TRÊS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL EM 2016


Equipe da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) visitou, em 28 de outubro, as escolas de Ensino Médio Cecília Meireles (Coronel Bicaco) e Senador Alberto Paqualini (Santo Augusto). Na oportunidade,  com a presença de professores, estudantes, gestores, representantes do Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres, e, vereadores foi exposto programa que visa a implantação de Escolas em Tempo Integral no RS. Também foram dirimidas dúvidas e acolhidas sugestõesdos participantes.


As duas comunidades escolares concordaram em aderir, a partir de 2016, à Escola de Tempo Integral. Assim sendo, as tratativas para viabilizar o programa terão continuidade na próxima semana com visitas às Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios envolvidos, quando serão buscados apoio e parcerias.

A 21ª CRE já tem uma Escola em Tempo Integral. Trata-se da Ervina Catarina Löw, de Campo Novo. Em 2016, portanto, a 21ª CRE terá três escolas atuando em tempo integral.

Participaram do encontro, em Coronel Bicaco e Santo Augusto, dia 28, o titular da 21ª CRE, Clóvis Baraldi Machado, a coordenadora do Setor Pedagógico Neiva Maria Martins Kehler, a assessora técnica Maria Lurdes Pedrolo e a assessora de Recursos Humanos Marcia Preiss Engster.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

21ª CRE ENTREGA 660 NETBOOKS A ESCOLAS DA REGIÃO


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) procedeu, em 23 de outubro, à solenidade de entrega de 660 netbooks para 19 escolas estaduais de sua área de abrangência. Participaram do evento autoridades locais e regionais, diretores de escolas e equipe da 21ª CRE.

O evento foi coordenado pelo titular da 21ª CRE, Clovis Baraldi Machado. O diretor Gildo Martens manifestou-se em nome dos diretores das escolas beneficiadas.


Em sua fala, Machado destacou o bom relacionamento entre as entidades parceiras na busca de uma gestão que realmente qualifique a educação. Referindo-se à solenidade, afirmou “com atitudes como esta o Governo mostra seu comprometimento com a educação oferecendo melhores condições a professores e estudantes”.

Martens evidenciou a importância da complementação deste projeto beneficiando os estudantes com o acesso a novas possibilidades de conhecimento por meio de tecnologias de última geração. Destacou o trabalho desenvolvido pela 21ª CRE de bem receber, encaminhar e acompanhar as demandas das escolas de sua abrangência.


Em solenidades concomitantes, em diversas regiões do RS, foram entregues 15,3 mil netbooks para 431 escolas totalizando, nesta fase, um investimento de R$ 14,5 milhões na área de Tecnologia da Informação. A aquisição de máquinas e softwares visa qualificar e potencializar a cultura digital e a gestão escolar.

Os equipamentos serão utilizados para finalizar dois programas em andamento. Trata-se do “Laboratórios Móveis”, no qual os netbooks ficam conectados a armários com rodinhas, o que permite que os professores os transportem e utilizem em mais de uma sala de aula, e do “Um Computador por Aluno”. São disponibilizados cerca de 2 mil objetos de aprendizagem, que podem ser instalados nos netbooks e utilizados de maneira off-line, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet. As ferramentas incluem jogos, editores de texto, imagem, áudio e vídeo. O trabalho é desenvolvido sob o paradigma da educomunicação, que valoriza o aluno na produção do conhecimento. As formações serão desenvolvidas pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das CREs.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

DIA 30 DE OUTUBRO NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NA 21ª CRE


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, informa que o Ponto Facultativo relativo ao Dia do Funcionário Público, foi transferido para 30 de outubro, sexta-feira. A alteração consta do decreto 52585. No dia 30 de outubro, portanto, não haverá expediente na 21ª CRE.

ETEC BOM PROGRESSO REALIZARÁ SUA X AGROFEIRA


A Escola Técnica Estadual Celeiro (ETEC), de Bom Progresso, realizará em sua sede, de 10 a 12 de novembro a X Agrofeira. O evento tem como tema central “Compartilhando Experiências, Socializando Saberes”. A abertura oficial será às 14h do dia 10. A palestra “Alternativas para a Região Celeiro”, a ser proferida por profissional da EMBRAPA, está prevista para iniciar às 9h da manhã do dia 11.

Na oportunidade a ETEC apresentará um estande representativo de seu complexo agroindustrial, fará demonstração na área experimental da cana-de-açúcar e variedades em estudo, apresentará projetos da escola e técnicas de manejo e multiplicação de mudas de batata doce. Entre os projetos da escola destacam-se os elaborados em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e os projetos premiados na Mostra das Escolas da Educação Profissional (MEP / 2015). Outras escolas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) premiadas na MEP estarão presentes na X Agrofeira da ETEC.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

ABERTO O PERÍODO DE REMATRÍCULAS E INSCRIÇÕES PARA INGRESSO NOS PRIMEIROS ANOS NA REDE ESTADUAL


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) informa, de acordo com o divulgado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc), a abertura do período de rematrículas e inscrições para ingresso nos primeiros anos da rede estadual.

Entre os dias 19 de outubro e 18 de novembro está aberto o período para a inscrição daqueles que desejam ingressar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Curso Normal (magistério) e aproveitamento de estudos para o Curso Normal. Nestes casos, a inscrição deve ser feita através do site www.educacao.rs.gov.br, na área Serviços e Informações ou, no caso da 21ª CRE, na própria escola.

Cada candidato deve preencher apenas uma ficha de inscrição on-line, a não ser que o estudante efetue a inscrição para o Ensino Médio em um município e o Curso Normal, ou Educação Profissional integrada, em outro. As vagas serão distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada escola. Caso não exista vaga no estabelecimento de ensino que o estudante deseja, será assegurada a matrícula em outra escola pública.

Informações: Seduc