Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PROFESSORES DA 21ª CRE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO SOBRE PROJETOS


A partir da manhã desta quinta-feira (25) professores da rede estadual da abrangência da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) participam de formação sobre projetos. A coordenadora adjunta da 21ª CRE, Lurdes Dresch, procedeu à abertura do evento organizado pela equipe pedagógica da coordenadoria. O palestrante convidado é Rudinei Barichello Augusti, de Três de Maio.



O evento consta de diversas atividades. Entre estas, o detalhamento do Plano de Trabalho sobre Projetos de Pesquisa Ressignificando o Contexto Escolar que será desenvolvido no primeiro semestre tendo seus resultados apresentados na 1ª Mostra Regional de Práticas Pedagógicas que está prevista para agosto. Ponto relevante do encontro é a palestra dialogada com o professor Augusti que iniciou sua fala enfatizando a necessidade de desenvolver estratégias viáveis para a resolução dos problemas que ocorrem nas comunidades escolares. Neste sentido sugeriu ancorar os projetos na realidade sócio cultural destas comunidades, considerar a diversidade de gerações que nela convivem, seus peculiares interesses e tendências.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A 21ª CRE PREPARA O INÍCIO DO ANO LETIVO COM FORMAÇÃO PARA PROFESSORES


Nos dias 25 e 26 de fevereiro a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) realiza formação para professores estaduais de sua área de abrangência. O evento ocorre no Salão de Atos do Colégio Ipiranga nos turnos manhã e tarde. No primeiro dia participam docentes das Escolas de Ensino Médio e Fundamental Urbanas e das instituições educacionais localizadas em área rural, a saber, Escola Américo dos Santos, Instituto Indígena Angelo Manhka Miguel e Escola Indígena Antonio Kasin Mig. No dia 26 participam docentes das Escolas de Ensino Fundamental do Campo e Indígenas. A formação terá continuidade no decorrer do Ano Letivo e os professores que dela participam serão seus multiplicadores nas escolas.

Os assuntos a serem trabalhados na formação envolvem: a importância da metodologia de projetos; a orientação de projetos; a revisão de tópicos relevantes na orientação de projetos; experiências vividas na caminhada de escolas; o envolvimento da comunidade escolar e o fazer acontecer. Diversas práticas serão realizadas em grupo.

O evento do volta às aulas no Rio Grande do Sul ocorre oficialmente no dia 29 de fevereiro. No entanto, muitas escolas estaduais no âmbito da 21ª CRE já iniciaram o ano letivo, pois, seguem o calendário do município de localização devido ao convênio/parceria visando o transporte escolar.

A novidade na 21ª CRE, neste ano, é o aumento do número de Escolas em Tempo Integral, modalidade em expansão no RS. No ano passado contávamos com duas escolas em Tempo Integral, a Técnica Estadual Celeiro (Bom Progresso) e a Ervina Catarina Löw (Campo Novo). Neste ano são quatro as escolas em Tempo Integral. Foram inseridas na modalidade as Escolas Estaduais de Ensino Médio Cecília Meireles (Coronel Bicaco) e Senador Alberto Pasqualini (Santo Augusto).

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A 21ª CRE REÚNE DIRETORES PARA ORIENTAÇÕES INICIAIS



A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) realizou, em 12 de fevereiro, Encontro dos Gestores das 75 escolas estaduais de sua área de abrangência. Na oportunidade informações sobre as questões pedagógicas relacionadas à gestão escolar foram repassadas de modo a esclarecer, principalmente os novos gestores.
Neste sentido, assessores de referência apresentaram as atividades de competência e responsabilidade de cada pasta. O encontro, coordenado pela Assessora Pedagógica Neiva Maria Martins Kehler, foi iniciado e concluído com manifestação do titular da 21ª CRE, Clovis Baraldi Machado.

A 21ª CRE INICIA ATIVIDADES COM MAIS DUAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) inicia as atividades letivas de 2016 com mais duas Escolas em Tempo Integral. Trata-se das Escolas Estaduais de Ensino Médio Cecília Meireles (Coronel Bicaco) e Senador Alberto Pasqualini (Santo Augusto). Nesta modalidade os estudantes permanecem na escola de sete a oito horas por dia e são envolvidos em diversas atividades, além das relacionadas às disciplinas componentes da base nacional comum.
Assim, a formação passa a contemplar práticas pedagógicas definidas pela comunidade escolar, entre as quais teatro, leitura, experimentos matemáticos, educação ambiental, e, orientação à pesquisa, tudo com acompanhamento de um professor de referência. Os estudantes em Tempo integral, frequentadores do 1º ao 5º ano, recebem, na escola, no mínimo quatro refeições diárias.
A implantação desta modalidade, nas referidas escolas, ocorreu após ampla conversação com as comunidades escolares em 2015. Ao todo, na 21ª CRE, são quatro escolas em Tempo Integral. A saber, além das já citadas, as escolas Técnica Estadual Celeiro (Bom Progresso) e a EEEF Ervina Catarina Löw (Campo Novo). Está prevista a expansão gradual desta modalidade na rede estadual de ensino.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

COORDENADOR DA 21ª CRE VISITA A COTRICAMPO


O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos), Clóvis Baraldi Machado, visitou, na tarde desta quarta-feira (5) a Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo Ltda (Cotricampo / Campo Novo). Na ocasião, recebido pelo presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, Machado procedeu à explanação das atividades e projetos desenvolvidos na 21ª CRE dando ênfase ao Programa Estadual Escola Melhor Sociedade Melhor, que a partir desta data inicia nova fase de difusão nos municípios de abrangência. A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Sales, Jane Gonçalves Lena, acompanhou a visita.



O programa, lançado no último trimestre de 2015, visa firmar parcerias no sentido de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na Rede Pública Estadual. Pessoas físicas e jurídicas podem participar. É só procurar a escola que se pretende ajudar. As escolas que já aderiram ao programa constam no site www.educacao.rs.gov.br. Formas participação: a doação de recursos materiais às escolas, de livros e equipamentos; patrocínio para manutenção, conservação, reforma e ampliação da infraestrutura física; disponibilização de banda larga, de equipamentos de informática, entre outras doações.

A participação das escolas se dá mediante termo de adesão junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) após ampla divulgação e conversação estabelecida pelo Conselho Escolar em cada unidade educacional interessada. A escola São Francisco de Sales já aderiu ao Programa.