Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PRIMEIRO SIMULADO ON-LINE DO EXAME ACONTECE NESTE SÁBADO E ATENDE 2,2 MILHÕES DE ESTUDANTES


A estudante Ana Beatriz Louredo, 17 anos, ainda não está certa se vai cursar zootecnia. Até o momento, a única certeza é que ganhou tempo para se preparar para o ingresso na faculdade, com o portal de estudos Hora do Enem, lançado pelo Ministério da Educação. Neste sábado, 30, a jovem, que cursa o ensino médio, vai testar os seus conhecimentos no primeiro simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.
“Posso estudar em qualquer tempo livre. Na biblioteca, dentro do ônibus, no horário do almoço. Se não fosse isso, teria de estudar pelos cadernos de provas antigos. Eu perderia muito tempo indo para uma sala de aula de cursinho”, ressalta Beatriz, que faz o terceiro ano do ensino médio e técnico em agropecuária no Instituto Federal Brasília, em Planaltina, cidade onde mora.
O simulado on-line é um recurso oferecido pelo MEC aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio. O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril.
Para este primeiro teste, serão oferecidas 120 mil pontos de internet, em todo o país. Tratam-se de locais com acesso à internet em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30.
Não é o caso de Beatriz, que vai fazer o simulado por meio do computador de um tio. Os alunos do terceiro ano do ensino médio na mesma situação, que dispõem de acesso à internet, podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line para esses participantes ficará disponível de zero hora até as 20h deste sábado, 30. Mas, a partir do momento de início do exame on-line, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.
O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. Com o simulado, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem.
Esse recurso permitirá ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar a vaga desejada na educação superior. Isso é possível porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.
Simulados – Além do provão deste sábado, 30, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.
Plataforma – A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado de quem pretende fazer o exame. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 de abril. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis.
Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas a partir do dia 30 de abril no espaço denominado MECFlix. A TV Escola também vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios.
A exibição do TV Hora do Enem será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.
Enem – As inscrições para a edição do exame neste ano começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 de maio. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente.
Confira outras informações na página do Hora do Enem na internet
Assessoria de Comunicação Social MEC

terça-feira, 26 de abril de 2016

ESTADO ENTREGA MICRO-ÔNIBUS ESCOLAR A SETE MUNICÍPIOS


O vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, e o secretário da Educação, Vieira da Cunha, realizaram a entrega de sete micro-ônibus na manhã desta segunda-feira (18). O ato ocorreu no pátio da Seduc, no Centro Administrativo do Estado.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, e vão beneficiar mais de 1,4 mil alunos que residem na zona rural dos municípios de Bossoroca, Campinas das Missões, Coronel Bicaco, Nova Palma, Quatro Irmãos, São Martinho e Manoel Viana.
Representando os municípios contemplados na entrega, a prefeita de São Martinho, Araci Zélia Irber, agradeceu aos envolvidos e ressaltou que o “transporte escolar era feito com muita dificuldade. Por isso, hoje, estamos muito felizes”, completou.


Já o secretário Vieira da Cunha ressaltou que transporte de alunos do meio rural é fundamental e agradeceu a parceria dos municípios. “Graças à consciência que cada um tem da importância desse serviço, estamos garantindo que o direito constitucional à educação seja respeitado”, disse.
Em sua fala, o vice-governador ressaltou que mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, é preciso seguir adiante. “É muito importante a integração entre os governos. Precisamos olhar para frente e auxiliar aqueles que mais precisam das políticas públicas”, finalizou Cairoli.
Os micro-ônibus adquiridos são da marca Iveco e possuem 29 lugares. O investimento foi superior a R$ 1 milhão.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
Receberam as chaves dos micro-ônibus os prefeitos Ardi Jaeger (Bossoroca), Ademir Nedel (Campina das Missões), Valtemar José Machado de Oliveira (Coronel Bicaco), Silvana Ben Salbebo (Manoel Viana), Adroaldo José Santi (Nova Palma), Adilson de Valle (Quatro Irmãos) e Araci Zélia Irber (São Martinho).

O titular da 21ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE/Três Passos) participou do evento acompanhando os prefeitos dos municípios de da área de abrangência.

Fonte e Créditos: Seduc

segunda-feira, 25 de abril de 2016

EDUCAÇÃO ESPECIAL REÚNE PROFESSORES E DIRETORES NA 21ª CRE


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) realizou, em 19 de abril, reunião com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e diretores das respectivas escolas estaduais. Entre os assuntos tratados e suas orientações: público alvo da Educação Especial, deficiências, termo de ciência, planilhas trimestrais, papel do professor do AEE, carga horária e itinerância.


O encontro foi planejado e realizado pelas assessoras pedagógicas de referência Regiane Kehler e Marcieli Montagner. Também participaram do evento a coordenadora adjunta da 21ª CRE Lurdes Dresch e a coordenadora pedagógica Neiva Kehler.

A 21ª CRE APOIA O STR NA REALIZAÇÃO DO 6º GRITO DE ALERTA


O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) Clovis Baraldi Machado recebeu, na manhã de 20 de abril, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) deste município, Erhardt Araldo Hepp. O objetivo da visita foi a divulgação do 6º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste que será realizado em Três Passos no dia 12 de maio e o convite para que a 21ª CRE se integre à mobilização visando a divulgação e realização do evento.


Machado confirmou o apoio da coordenadoria ao STR uma vez que entre os assuntos a serem tratados no Grito de Alerta constam temas relacionados à educação, em especial à Educação do Campo.

A assessora regional do STR, Hoana Talita Gehlen, acompanhou a visita.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

REITORA DA UERGS VISITOU A 21ª CRE NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA


Titulares da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) Clovis Baraldi Machado (coordenador) e Lurdes Dresch (adjunta) receberam para uma reunião, na manhã desta quarta-feira (20), a Reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Dra. Arisa Araújo da Luz. Na oportunidade a reitora esteve acompanhada pelo diretor regional Mastrângelo Lanzanova e o chefe da unidade local da UERGS Eduardo Vargas. O titular da 25ª Coordenadoria Regional de Obras, Clovis Carboni, também participou do encontro.


Entre os assuntos tratados, a renovação da parceria estabelecida com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a UERGS na área de abrangência da 21ª CRE. A sede da unidade desta universidade, em Três Passos, situa-se em dependências do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo.

Ao agradecer pela efetiva parceria a reitora Arisa colocou-se à disposição para tratativas visando a formação continuada dos professores. Nos próximos dias será assinado termo de cooperação, mediado pela Superintendência de Educação Profissional – Suepro / Seduc, entre UERGS e a Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC / Bom Progresso. Firmam o termo a reitora da UERGS e o secretário da Educação do RS, Vieira da Cunha.

Estabelecida a cooperação, professores e acadêmicos do curso de Agronomia da UERGS poderão realizar suas práticas em estações e campos experimentais da ETEC, oportunizando aos estudantes da ETEC acompanhar estas atividades acadêmicas.