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quarta-feira, 25 de maio de 2016

EQUIPE DA 21ª CRE REALIZA FORMAÇÃO EM LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS



Equipe da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) realizou, durante o mês de maio, três das quatro etapas da formação continuada “Laboratório de Ciências: uma possibilidade de ensino e aprendizagem”. As atividades foram desenvolvidas pelas assessoras da 21ª CRE, as professoras Rosângela Andrade e Maria Lurdes Pedrolo.
O primeiro encontro ocorreu na Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Jorge Alberto no dia 2 e envolveu professores de Redentora e Coronel Bicaco. Do segundo encontro, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Portela, no dia 9, participaram professores de Miraguaí, Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Derrubadas e Tenente Portela. O terceiro encontro que foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Almeida, dia 16, envolveu profissionais da educação dos municípios de São Valério, São Martinho, Santo Augusto, Humaitá, Campo Novo e Sede Nova.
O último encontro será realizado no Instituto Estadual de Educação Érico veríssimo em data a ser oportunamente definida. Participarão dessa fase professores dos municípios de Bom Progresso, Tiradentes do Sul, Crissiumal, Esperança do Sul e Três Passos.
Rosângela e Maria Lurdes consideram que o objetivo da formação, a qualificação do trabalho dos professores nos laboratórios, foi alcançado. Para elas, o desenvolvimento de atividades práticas é essencial ao aprendizado dos estudantes em qualquer fase escolar. Na área das ciências, as aulas práticas em laboratório ampliam as possibilidades de aprendizado, integrando a experiência à teoria, proporcionando um bom trânsito entre o abstrato e o concreto.  Assim o estudante visualiza e identifica ações, reações, estruturas micro e macroscópicas, desenvolve habilidades e competências de iniciação científica.
 
 
 


segunda-feira, 23 de maio de 2016

A 21ª CRE REALIZA FORMAÇÃO SOBRE LIVRO DIDÁTICO, BIBLIOTECA ESCOLAR E LEITURA



A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) realizou, nos dias 19 e 20 de maio, formação sobre Livro Didático, Biblioteca Escolar e Leitura. O evento, que ocorreu no auditório do Colégio Ipiranga contou com a presença do coordenador Clovis Machado que procedeu à sua abertura.


As atividades foram coordenadas por Maria do Carmo Ferreira Mizetti com o apoio de Luciane Sofia Nunes, ambas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc/Sebe/DP). Participaram da formação, profissionais da educação das redes estadual e municipal que atuam nas Bibliotecas, professores de Linguagens e Anos Iniciais. Vários momentos culturais marcaram o encontro.

A formação envolveu orientações diversas, entre as quais o uso de senhas, a solicitação de livros, o descarte dos livros vencidos, a organização e dinamização da biblioteca escolar o tratamento dos recursos informacionais, legislação, a formação de leitores, o incentivo à leitura, sugestões de trabalhos de leitura e hora do conto.


quinta-feira, 19 de maio de 2016

21ª CRE RECEBE 350 ESTUDANTES QUE SE MANIFESTAM EM FAVOR DA GREVE DO MAGISTÉRIO



Na manhã desta quinta-feira (19) o coordenador de 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) Clovis Machado e sua equipe administrativa receberam uma representação estudantil de oito escolas estaduais da área de abrangência desta CRE. Cerca de 350 estudantes dos municípios de Três Passos, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Humaitá e Esperança do Sul estiveram concentrados em frente da coordenadoria. Os jovens estavam acompanhados de professores e sindicalistas.


Na oportunidade os estudantes entregaram pauta de reivindicações relacionada ao movimento da greve do magistério. São elas:
“- verbas para manutenção e qualificação dos espaços escolares;
- reajuste salarial como prevê a Lei nº11.738 do Piso Salarial Profissional Nacional;
- manutenção de programas monetários que auxiliam as escolas;
- reajuste de verbas destinadas à merenda escolar;
- não parcelamento do salário dos educadores;
- não negociação do décimo terceiro salário;
- queremos que a educação seja a principal preocupação dos governos municipais, estaduais e federal.”

Após a reunião com os presidentes de grêmios estudantis dos municípios citados e do representante do 27º Núcleo do Cpers-Sindicato, o coordenador Clovis Machado dirigindo-se aos manifestantes afirmou considerar justa a luta do magistério e que encaminhará, de imediato, a pauta de reivindicações à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na perspectiva de que as negociações pertinentes conduzam a bom termo. Machado destacou também a atitude ordeira, respeitosa e democrática dos estudantes, fator que classifica como determinante na formação da cidadania dos jovens e a efetivação de uma educação de melhor qualidade.


Ascom 21ª CRE

quarta-feira, 18 de maio de 2016

MAIORIA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 21ª CRE MANTÉM CALENDÁRIO NORMAL DE AULAS



A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) acompanha atentamente a evolução do movimento da greve do magistério nas escolas estaduais de sua área de abrangência. Conforme dados levantados até o momento, aderiram ao movimento cinco instituições educacionais. De Três Passos, o Instituto Érico Veríssimo, as Escola Águia de Haia e Gonçalves Dias. A Escola Técnica, de Bom Progresso. A Escola São Francisco de Sales, de Campo Novo. As demais 70 escolas da rede continuam com o calendário normal de aulas.

Os gestores dos estabelecimentos de ensino que aderiram à paralisação afirmam que o movimento conta com o protagonismo dos estudantes.

Em nota oficial recebida nesta manhã, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul manifestou seu posicionamento:

1. Desde a primeira ocupação, a Secretaria da Educação tem buscado o diálogo com as direções e os alunos, para conhecer a pauta de reivindicações. Na maioria das vezes, trata-se de justas contribuições ao processo de melhoria da qualidade da educação pública. As demandas apresentadas são atendidas na medida do possível.

2. As mobilizações estudantis não serão tratadas como caso de polícia, e sim como uma pauta da área da Educação, na qual se pretende contar também com o auxílio de pais e familiares dos estudantes para se chegar ao consenso.

3. Cabe ao Estado preservar a ordem, a liberdade e a integridade das pessoas. O acesso dos professores e alunos às escolas deve ser preservado. Caso isso não ocorra, as Coordenadorias Regionais de Educação devem ser imediatamente comunicadas pelas direções, conforme regem as normativas em vigor.

4. A Secretaria da Educação buscará, sempre que necessário, a cooperação do Ministério Público Estadual, objetivando o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e o debate entre os estudantes e o Poder Público. A finalidade é evitar confrontos ou atitudes que ponham em risco a integridade física da comunidade escolar, promovendo um ambiente saudável de diálogo e convivência.

5. O Governo do Estado reitera que segue fazendo todos os esforços para recuperar o equilíbrio financeiro das contas públicas e espera que as condições socioeconômicas do país possam melhorar, repercutindo na arrecadação. Esses passos são imprescindíveis para recuperar a qualidade do serviço público, mantendo em dia o pagamento do salário do funcionalismo e o repasse de verbas para as escolas. Cabe salientar ainda que o Governo do Estado fez, em 2015, o maior investimento em educação da década, totalizando 33,7% da receita líquida.

terça-feira, 17 de maio de 2016

ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL RECEBEM FORMAÇÃO DE TEATRO E DANÇA



A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) com as Escolas Estaduais de Educação em Tempo Integral: de Ensino Fundamental Ervina Catarina Low (Campo Novo), de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini (Santo Augusto) e de Ensino Médio Cecília Meireles (Coronel Bicaco), proporcionou, aos professores das respectivas instituições de ensino, formação de Teatro e Dança, visando a diversificação das atividades pedagógicas com os estudantes.




A formação, realizado em 29 de abril, ocorreu na Escola Cecília Meireles coordenada pela atriz Simone Roppa Costa. A aprendizagem, segundo participantes, aconteceu de forma interdisciplinar, interativa e apropriada à realidade escolar.