Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A 21ª CRE ABRE INSCRIÇÕES PARA CADASTRO TEMPORÁRIO - FUNÇÃO SERVIDOR


ATUAÇÃO: EDUCAÇÃO INDÍGENA – SÃO VALÉRIO DO SUL

O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Clovis Baraldi Machado, de Três Passos, informa, de acordo com Edital 05/2015, que no período de 30 de julho a 06 de agosto de 2015 estarão abertas as inscrições para o Cadastro Temporário de Contratações Emergenciais, para o exercício da função de servidor de escola. Podem inscrever-se os interessados em trabalhar em São Valério do Sul, como agente educacional I – manutenção de infraestrutura – e – alimentação / Escolas Indígenas, que atendam as condições do citado edital.

Inscrições pelo site www.educacao.rs.gov.br ou na sede da CRE. Os documentos deverão ser entregues ou enviados pelo Correio (via SEDEX) até o último dia de prazo para a inscrição. Endereço para a entrega dos documentos na 21ª CRE: Rua Borges de Medeiros, 207, Bairro Centro, Três Passos, RS.

JOVEM SENADOR 2015

QUE TAL PARTICIPAR?

Acesse:
https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/regulamento


ALFABETIZADORAS DO PBA DA 21ª CRE CONTINUAM FORMAÇÃO


Nos dias 13 e 20 de julho, na sala de reuniões da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), teve prosseguimento a Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). As alfabetizadoras explanaram sobre o desenvolvimento dos seus alfabetizandos, ressaltando a alegria de suas conquistas. Muitos, por exemplo, adquiriram conhecimentos que os tornaram capazes de, entre outras atividades, efetuar compras de forma mais aproximada à sua situação financeira, e, de escrever seu nome.


A formação continuada é realizada concomitantemente ao desenvolvimento do PBA para que as ações sejam adequadas à realidade de cada turma, sempre visando a emancipação dos educandos. O programa se constitui de uma educação libertadora que desenvolvida com seriedade, oferece oportunidade de crescimento cognitivo a jovens e adultos que ainda se encontram em condições de analfabetismo. Os trabalhos do PBA na 21ª CRE são coordenados pela professora Magda Elena Adoryan.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A 21ª CRE REALIZA REUNIÃO COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS VISANDO DIVULGAR OS CIPAVES E COMPOR O COPREVE


Na manhã desta quarta-feira (22), a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou reunião com representantes das Instituições Públicas com sede em Três Passos. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Pedagógico “Conquistando Espaços de Diálogo nas Comunidades Escolares Aprendentes”, o qual delineia ações conjuntas de prevenção à violência nas escolas.


Estiveram representados no evento a Brigada Militar (tenente Sidenei de Quadros), o Corpo de Bombeiros (Monica Anklam), a Polícia Civil (delegada regional Cristiane de Moura e Silva Braucks), o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Maria Ines e Luiz Dellatorre Rebelato), as Secretarias Municipais da Assistência Social (Patrícia Seckler Ketzer), da Saúde (Solange Zeni Deitos) e da Educação (Zainab Hamaoui), reunindo representantes da CRE e instituições parceiras.

O encontro constou de explanação acerca da constituição das  Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) nas escolas de abrangência desta Coordenadoria e da composição do Comitê Comunitário de Prevenção à Violência nas Escolas (Copreve).

De acordo com o titular da 21ª CRE, Clovis Machado, “a iniciativa tem por objetivo trabalhar preventivamente as situações de conflito que se fazem presentes no cotidiano das escolas, a fim de que os conflitos não se tornem atos de violência. A ideia é mobilizar a comunidade estudantil e a sociedade em geral, para a cultura da paz”.


Também participaram da reunião, compondo a equipe da 21ª CRE, a coordenadora adjunta Lurdes Dresch, as assessoras Adriana Trampusch (jurídica), Eliane Amaral Costa (pedagógica), Alessandra Nunes Bastos (de Mediação de Conflitos e das Cipaves).


DOSSIÊ PRÓ UFFS NA REGIÃO CELEIRO É APRESENTADO NA SEDUC


Na tarde de 16 de julho (quinta-feira), representantes do Movimento Pró Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) na Região Celeiro, coordenado pelo professor José Carlos Bourscheid, estiveram reunidos, em Porto Alegre, com o secretário da Educação Vieira da Cunha.



Na oportunidade, Bourscheid entregou a Vieira um dossiê sobre a trajetória do movimento e as principais ações realizadas até agora. A mobilização busca a instalação de um campus da UFFS em uma das 21 cidades integrantes da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), com sede em Três Passos.
 
A mobilização envolve diversas entidades, associações e lideranças políticas, já que nove regiões (entre RS, SC e PR) lutam pela implantação de uma unidade da UFFS. Conforme Bourscheid, o movimento conta com o apoio das regiões da Grande Santa Rosa (20 municípios), Zona de Produção (42 municípios) e Província de Misiones, na Argentina.

O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) Clovis Baraldi Machado participou da reunião, quando reiterou o apoio ao movimento pró UFSS na Região Celeiro.

Dados e imagens: Seduc

terça-feira, 21 de julho de 2015

PONCHE VERDE ENCERRA O PRIMEIRO SEMESTRE VALORIZANDO SUA COMUNIDADE ESCOLAR


Na manhã desta terça-feira (21), último dia letivo do seu primeiro semestre, a Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde (Crissiumal) realizou homenagem, entrega de medalhas e certificados de menção honrosa a estudantes que se destacaram nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS)  e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas / 2014 (OBMEP).


Certificados de menção honrosa relativos à OBMEP foram entregues a Igor Georig Nass, Joelmir Fritzen, Martin Krenz, Adriele Storck, Samuel Hanauer, Renan Colombelli e Leonardo Longui Georg. A estudante Jaine Schroter receberá, oportunamente, Medalha de Prata pelo resultado obtido na citada olimpíada.
 
Os integrantes das equipes premiadas na Fase de Coordenadoria dos JERGS receberam  medalhas pela conquista dos primeiros lugares em Handebol Infantil Feminino, Voleibol Infantil Feminino, Handebol Juvenil Feminino, Futsal Juvenil Masculino, Voleibol Juvenil Masculino e Voleibol Juvenil Feminino, pelo segundo lugar em Voleibol Infantil Masculino.


Em relação à Final Estadual, foram condecorados estudantes que participaram do lançamento de dardo juvenil feminino, lançamento de disco juvenil feminino, e revezamento 4X100 juvenil feminino, todos com o segundo lugar. Em relação à competição pelos 75 metros infantil feminino, coube à escola Ponche Verde o quarto lugar.


A direção da Ponche Verde atribui os resultados obtidos ao bom trabalho desempenhado pelo conjunto de professores dentro e fora da sala de aula. Neste sentido o diretor Levanir Simionato afirma: "podemos aqui nos valer do provérbio grego, que diz: mente sã em corpo são, pois, fazemos educação com qualidade, preocupados com os aspectos intelectuais e físicos dos nossos alunos". Durante a homenagem Simionato agradeceu, em nome da direção, a todos os professores, funcionários e estudantes que representaram o Escola Ponche Verde em todas as atividades realizadas no primeiro semestre.