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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

RESULTADOS DA 21ª CRE NA 12ª MEP


A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) participou da 12ª edição da Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (MEP / Regional) realizada em Palmeira das Missões nos dias 26 a 28 de agosto. Na oportunidade, escolas de seis municípios desta coordenadoria apresentaram seus projetos. Dos 14 projetos expostos 10 foram classificados. Cinco em primeiro e cinco em segundo lugar.


O coordenador da 21ª CRE, Clovis Baraldi Machado participou da abertura do evento. No encerramento da MEP, a representação desta coordenadoria ficou por conta da adjunta, Lurdes Dresch. A interlocutora da Suepro, Nelci Teresinha Scheeren, que organizou a participação da 21ª CRE na MEP Regional, participou de toda a programação.

Os primeiros lugares ficaram assim distribuídos: Projeto “O Problema da Alimentação de Animais Domésticos quando Sozinhos”, do Instituto Estadual de Educação Maria Cristina (Humaitá), Eixo Gestão e Negócios; Projeto “Agrofeira – Turismo Pedagógico Como Prática Educativa”, da escola Técnica Celeiro – ETEC (Bom Progresso), Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer; Projeto “Produção de Ovos e Frangos Caipiras para Subsistência Escolar e Familiar – Análise-Custos-Viabilidade”, Escola Técnica Estadual Celeiro (Bom Progresso), Eixo Produção Alimentícia; Projeto “Cana de Açúcar – Potencialidade e Adequação à Região Noroeste do RS”, da escola Técnica Estadual Celeiro - ETEC (Bom Progresso), Eixo Recursos Naturais; Projeto “A Utilização dos Recursos Digitais nas Salas de Aula do Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP”, do Instituto Estadual de Educação Maria Cristina (Humaitá), Categoria Curso Normal. Os trabalhos classificados em primeiro lugar na MEP/Regional participam da Feira de Ciência e Tecnologia de Educação Profissional (Fecitep) a ser realizada em Porto Alegre a partir de setembro.


Os segundos lugares ficaram assim distribuídos: Projeto “Químicos, sim ou não, eis a questão”, da escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC (Bom Progresso), Eixo Ambiente e Saúde; Projeto “Recicladora de Diluentes de Pintura”, da Escola Estadual Águia de Haia (Três Passos), Eixo Controle e Processos Industriais; Projeto “A captação da Água da Chuva como Sistema de Gestão e Desenvolvimento das Empresas para Minimização de Custos e Impactos Ambientais”, do Instituto Estadual Maria Cristina (Humaitá), Eixo Gestão e Negócios; Projeto “Turismo Rural, uma Fonte de Renda para Pequena Propriedade Rural”, da Escola Técnica Estadual Celeiro (Bom Progresso), Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer; Projeto “Tecnologia Presente na Reutilização e Preservação da Água”, da Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto (Tenente Portela), Eixo Informação e Comunicação.

Imagens e parte das informações: 20ª CRE


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

21ª CRE CLASSIFICA MAIS TRÊS ESCOLAS PARA A FINAL ESTADUAL DOS JERGS




Após a conquista de três medalhas de ouro no Atletismo nas Finais do Estado, em Osório, e a participação da Final Estadual de Basquete Juvenil, em Porto Alegre, com o Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo (Três Passos), atletas da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) se preparam para a Fase Final Estadual de Handebol. Trata-se de estudantes da categoria Infantil Feminino, da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde (Crissiumal), que participam da final, em Santa Maria entre os dias 27 a 29 de agosto.

A Fase Regional de Voleibol  aconteceu nos dias 18 e 21 de agosto na cidade de Crissiumal. Participaram desta fase as Coordenadorias de Santo Ângelo, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Três Passos. Das quatro disputas, duas na categoria Infantil e duas na categoria Juvenil, nossos representantes sagraram-se campeões em três delas:  no Infantil Feminino, Juvenil Masculino e Feminino com equipes da Escola Ponche Verde. Estas, além das medalhas, ganharam o direito de disputar a Final Estadual em Sarandí em Setembro, já classificadas, portanto, entre as oito melhores do Rio Grande do Sul. Os vencedores o Infantil Masculino foram os atletas da Escola Ruizinho, de Ijuí.




Imagens: Escola Ponche Verde
Informações: Assessor de Esportes 21ª CRE

RESULTADO DA FASE REGIONAL DO VOLEIBOL FEMININO


A Fase Regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS/2015), modalidade Voleibol, naipe Feminino, categorias Infantil e Juvenil, ocorreu no dia 21 de agosto, em Crissiumal. Na oportunidade sagraram-se campeãs, de forma invicta, e se classificaram para a finalíssima do estado, a ser realizada em Sarandi em setembro, as equipes da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde.



De acordo com o assessor de esportes da 21ª CRE, Idoílio Ottonelli, “Num amplo resumo da 3ª Região Escolar, composta das Coordenadorias de Santo Ângelo (14ª), Santa Rosa (17ª), São Luiz Gonzaga (32ª), Ijuí (36ª), Três Passos (21ª), a Escola Ponche Verde deu aula de Voleibol, vencendo três das quatro competições em disputa, projetando grandes resultados também para a fase Final Estadual em Sarandi”.

Imagens e informações fornecidas pela escola.

21ª CRE PARTICIPA DA ABERTURA DA XIX FEPORLI


O titular da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Clovis Baraldi Machado, participou, na noite de 12 de agosto, em Tenente Portela, da abertura da XIX Feira Portelense do Livro (FEPORLI), Mostra Cultural e Feira de Ciências. Trata-se de evento promovido pela Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiarajú. A diretora da Sepé Tiarajú é Suzete Inês Splendor Biguelini.

Imagens fornecidas pela escola.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CRIATIVIDADE EM FAMÍLIA


Na semana que antecedeu o dia dos pais, os alunos do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo (Crissiumal), desenvolveram atividades alusivas à data. Entre estas, a hora do conto com a história "O homem que amava caixas". A história tematiza a forma de um pai demonstrar o amor ao seu filho. Ele confeccionava, para o filho, brinquedos com caixas de papelão.



A partir da referida história, e com o objetivo envolver pais e filhos em uma situação de aprendizagem e ao mesmo tempo trabalhar suas emoções, estes foram desafiados a confeccionar um brinquedo usando caixas como principal material. A atividade foi realizada na casa de cada estudante e contou com a inclusão dos demais familiares.

O resultado, segundo a orientadora da atividade, professora Care Pavan, “foi surpreendente”. Ele classificou as produções obtidas como “criativas e maravilhosas”.