Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Seduc divulga atualização sobre retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais (29/10)

 

Foto: Ilustração

Com a autorização para o retorno das aulas presenciais da rede estadual no Ensino Médio e Técnico e, desde 28 de outubro, dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) atualiza os dados recebidos das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) sobre o funcionamento das escolas.

Ensino Médio

Das 1.136 escolas de Ensino Médio e Ensino Técnico da rede estadual, 507 escolas estão em municípios que possuem decreto que proíbe o retorno das aulas presenciais até o momento.

Das 629 escolas de Ensino Médio e Técnico em municípios onde sua abertura é autorizada, até o momento, 101 receberam estudantes para a realização de aulas presenciais, respeitando os protocolos sanitários e as adequações estabelecidas na portaria conjunta 01/2020 publicada por Seduc e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ensino Fundamental

Com a autorização para o retorno das aulas presenciais nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir de 28 de outubro, das 1.237 escolas com oferta de Ensino Fundamental, 424 estão em municípios com decreto que proíbe realização de aulas presenciais.

Das 813 escolas de Ensino Fundamental em munícipios onde sua abertura é autorizada, 60 receberam estudantes para aulas presenciais.

EPIs e COEs

Sobre a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de higienização, até o momento, 56% dos itens adquiridos pelo governo estadual já foram entregues às escolas da rede em todo o estado.

Sobre a constituição dos Centros de Operação em Emergência (COEs) nas escolas, 2.232 já foram publicados em Diário Oficial.

A Seduc reforça que as instituições de ensino que, até o momento, não reiniciaram as aulas presenciais, devem permanecer abertas em regime de plantão para que possam receber os EPIs e materiais de higienização que estão sendo entregues em todo o estado, além da organização dos espaços físicos de acordo com os protocolos sanitários, gestão do quadro de recursos humanos, atendimento para apoio às aulas remotas, entre outras ações de preparação.

Seduc RS

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Seduc encaminha às CREs orientações para o armazenamento seguro de álcool em gel nas escolas

Foto: Ilustração

Diante da entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de higiene para as escolas, em preparação para o retorno das aulas presenciais da rede estadual de educação, a Seduc orienta as instituições de ensino quanto ao acondicionamento adequado dos materiais.

Produto indispensável para a adequação sanitária das escolas, o álcool em gel está entre os produtos entregues por todo o Rio Grande do Sul após serem adquiridos pelo Governo do Estado. Para que seu uso seja realizado de maneira segura, é fundamental que o produto seja armazenado adequadamente dentro das instituições de ensino.

O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS) elaborou material orientador, que já foi encaminhado pela Seduc às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), para que as escolas estejam preparadas para o recebimento e armazenamento do produto da maneira correta.

O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS) elaborou material orientador, que já foi encaminhado pela Seduc às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), para que as escolas estejam preparadas para o recebimento e armazenamento do produto da maneira correta.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O DOCUMENTO OFICIAL

Veja abaixo as indicações do CBMRS:

1)     As caixas devem ser estocadas em salas com ventilação e sem exposição do sol, não permitindo temperaturas do ambiente superiores a 36 graus Celsius. Também, as caixas deverão ser acondicionadas sobre paletes, sem contato com o piso, bem afastados das paredes para evitar umidade e consequentemente deterioração do invólucro. Preferencialmente, os paletes poderão ser colocados em cima de pisos emborrachados não condutores de eletricidade;

2)     As salas não poderão conter outros materiais combustíveis estocados ou materiais incompatíveis com o álcool em gel conforme regulamentações da ANVISA, bem como é proibida a permanência de qualquer outro material que possa produzir faísca ou chama, tais como isqueiro, fósforo, entre outros;

3)     A sala deverá ter sinalização de proibição de fumar e de não produção de chama, conforme NBTR 16820/2020, e o material estocado sem contato com instalações elétricas como eletrodutos, tomadas, quadros de luz e interruptores, não podendo haver condutores (fios) expostos em descumprimento às normas pertinentes para instalações prediais de baixa tensão (NBR 5410);

4)     A sala deve apresentar condições mínimas de segurança contra arrombamento e vandalismo;

5)     Como medida de proteção contra incêndio, a sala com estocagem (risco específico) deverá ter um extintor de incêndio 2ª:20BC instalado externamente do lado da porta de acesso, e pessoas treinadas conforme a RT n14/CCB/2009;

6)     As caixas estocadas deverão estar lacradas. Ao serem abertas, as garrafas deverão ser totalmente distribuídas nos setores de trabalho. Desta forma, deverá haver um controle rigoroso de demanda e distribuição por patê do estabelecimento, e acesso ao estoque somente por pessoas previamente autorizadas;

7)     As garrafas em uso deverão estar em locais com permanente supervisão, mantendo-as sempre fechadas quando não estiverem em utilização, buscando evitar a volatização;

8)     A quantidade de caixas empilhadas deverá respeitar as condições de armazenamento do fabricante, constante na caixa do produto. Caso não haja tal especificação na caixa do produto, o fornecedor deverá ser consultado;

9)     Para estabelecer a quantidade máxima de estocagem e outras medidas específicas, deverá ser consultada a ANVISA, órgão atualmente responsável pela regulamentação de fabricação, estocagem e comercialização de produtos diretamente relacionados ao combate à pandemia do novo coronavírus, dentre eles o álcool em gel, estabelecendo as excepcionalizações necessárias com a devida segurança.

Seduc RS

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Estado antecipa autorização para retorno de aulas presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

Foto: Ilustração

Previstas para serem liberadas em 12 de novembro, as atividades presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul serão autorizadas a partir da próxima quarta-feira, dia 28 de outubro. A mesma data marcará a liberação do retorno das aulas dos anos finais do Ensino Fundamental.

No entanto, as aulas da rede pública estadual do Ensino Fundamental dos anos iniciais seguem tendo como data de retorno o dia 12 de novembro. As redes municipal e privada, porém, podem retornar no dia 28/10, se assim desejarem.

A decisão foi tomada após debate do Gabinete de Crise nesta quinta-feira (22/10) e atende a demandas de alguns municípios, que já retomaram as aulas e, com rigorosos protocolos, planejam a retomada de todos os níveis. Um exemplo é Lajeado, que enviou o pedido à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), deliberado hoje pelo Gabinete de Crise.

Uma vez que os indicadores de propagação do coronavírus seguem em queda, o Gabinete de Crise optou por acatar o pedido e fazer a antecipação.

O calendário segue sendo uma liberação às aulas presenciais. Os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.

O cronograma de levantamento das restrições a atividades presenciais nas escolas foi divulgado pelo governo do Estado em 1º de setembro. As aulas da Educação Infantil foram retomadas, nas cidades em que os prefeitos assim definiram, em 8 de setembro.

Em seguida, foi a vez das instituições privadas e federais de ensinos Superior, Médio e Técnico, autorizadas a voltarem em 21 de setembro. Nesta semana, a partir do dia 20 de outubro, deu-se início ao processo de retomada das aulas nas escolas estaduais de Ensino Médio.

O calendário 

Data da autorização de retorno por parte do Estado (para municípios que assim desejarem):
28/10  Anos finais e iniciais do Ensino Fundamental

Data de retorno da rede pública estadual:
28/10 – Anos finais do Ensino Fundamental
12/11  Anos iniciais do Ensino Fundamental

Seduc RS

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Seduc divulga atualização sobre retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais

Foto: Ilustração

Com a autorização para o retorno das aulas presenciais da rede estadual no ensino médio e técnico, a Secretaria Estadual da Educação atualiza os dados recebidos das 30 Coordenadorias Regionais do estado sobre o funcionamento das escolas.

Das 1136 escolas de ensino médio e ensino técnico da rede estadual, 443 escolas estão em municípios que possuem decreto que proíbe o retorno das aulas presenciais até o momento.

Das 693 escolas de ensino médio e técnico em municípios onde sua abertura é autorizada, até o momento, 80 receberam estudantes para a realização de aulas presenciais, respeitando os protocolos sanitários e adequações estabelecidas na portaria conjunta 01/2020 publicada por Seduc e SES.

A Seduc reforça que as instituições de ensino que, até o momento, não reiniciaram as aulas presenciais, devem permanecer abertas em regime de plantão para que possam receber os EPIs e materiais de higienização que estão sendo entregues em todo o estado, além da organização dos espaços físicos de acordo com os protocolos sanitários, gestão do quadro de recursos humanos, atendimento para apoio às aulas remotas, entre outras ações de preparação.

Seduc RS

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Seduc divulga resultado do processo de escolha dos docentes que atuarão como redatores do currículo do Novo Ensino Médio no RS

 


Conforme ​Edital de Transferência Temporária para Dedicação Exclusiva à Escrita do Currículo do Novo Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul​, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está divulgando nesta terça-feira, 20 de outubro, a lista dos docentes selecionados para atuarem como redatores do Referencial Curricular Gaúcho do Novo Ensino Médio.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS SELECIONADOS

Professores selecionados

Os professores selecionados devem aguardar e-mail do       ensinomedio@educar.rs.gov.br​ com as próximas orientações.

Seduc RS

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Estão abertas as inscrições para a edição de 50 anos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS)

 Foto: Seduc

Estão abertas, até o dia 4 de novembro, as inscrições para a edição comemorativa de 50 anos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS 2020). Em virtude da pandemia de coronavírus e das regras do Distanciamento Social Controlado, a competição será disputada somente no formato online na modalidade de Xadrez.

LEIA O REGULAMENTO E SE INSCREVA CONFORME ORIENTAÇÕES

A iniciativa, que visa estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do Estado (municipais, estaduais e federais), buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional, conta com a representação de estudantes dos 497 municípios gaúchos.


Conforme a coordenadora estadual do JERGS, Danusa Zanella, diante de um ano atípico, com restrições sociais em virtude da pandemia, a escolha pelo xadrez online tem o intuito de contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração e qualificação dos elementos de aprendizagem dos estudantes.

“Sabemos que o Xadrez é uma ferramenta de transformação social fundamental. É uma prática desportiva prevista no Referencial Curricular Gaúcho (RCG) que desenvolve habilidades como a memória, a tomada de decisões e o planejamento”, destaca.

Etapas

O Xadrez online irá ocorrer em duas etapas no site www.lichess.org: na Regional, sem limite de inscrições por escola; e na Final, onde classificam-se 10 alunos por categoria e gênero, de cada região.

Categorias

- Mirim, masculino e feminino: alunos nascidos em 2009 e 2010
- Infantil, masculino e feminino: alunos nascidos em 2006, 2007 e 2008
- Juvenil, masculino e feminino: alunos nascidos em 2002, 2003, 2004 e 2005
- Professores: idade livre

Premiação

Serão premiados com medalhas os 3 primeiros colocados em cada categoria e gênero na etapa Regional e Final a serem entregues pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) responsáveis.

Confira as datas da programação do evento

Período de inscrições: 19/10/2020 a 04/11/2020


Treino 1 de adaptação ao site: 31/10/2020 às 14h


Treino 2 de adaptação ao site: 04/11/2020 às 20h


Regionais às 14h: 7/11, 8/11, 21/11, 22/11 e 05/12


Final Estadual: 06/12/2020 às 14h


Torneio dos Professores: 06/12/2020 às 9:30

Seduc RS

Seduc seleciona professores e gestores multiplicadores para Formação Continuada do retorno das aulas presenciais

 


Estão abertas, até o dia 20 de outubro, as pré-inscrições para o projeto que vai selecionar professores, supervisores, gestores e técnicos que serão os multiplicadores da Rede Estadual de Ensino na Formação Continuada para o retorno das aulas presenciais.

A ação, que tem previsão de início para o dia 26 de outubro, é uma parceria da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e Departamento Pedagógico (DP), com a Google e a Fundação Roberto Marinho.

As pré-inscrições ocorrem pelo link  entre os dias 14 e 20 de outubro, utilizando uma conta do Gmail. Os selecionados serão comunicados pelo e-mail indicado na pré-inscrição.

A capacitação tem como objetivo a expansão do conhecimento, onde serão disponibilizadas indicações de cursos, plataformas, guias e materiais de formação para os multiplicadores da Rede.

Com foco nos métodos de avaliação, gestão pedagógica e práticas de ensino aprendizagem, a partir da nova matriz de referência do Modelo Híbrido de Ensino, a preparação, que ocorre por meio das ferramentas do Google for Education, visa fornecer subsídios técnicos e pedagógicos para planejamento, gerenciamento e reorganização das atividades escolares.

Vagas

Serão selecionados 60 educadores, entre assessores da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), professores e supervisores de escolas, que passarão por uma formação online de 40 horas durante oito semanas. Estes serão os multiplicadores do conhecimento adquirido.

As vagas serão distribuídas entre Departamento Pedagógico da Seduc (6 Assessores), CREs (30 assessores), professores ou supervisores de escolas com melhores índices no IDEB (18 vagas, sendo 10 do Ensino Fundamental e 8 do Ensino Médio), Professor de cada Polo Regional (6 Professores, sendo 1 de cada Polo).

Caso haja mais de um candidato por vaga será realizado sorteio entre os participantes.

Modelo Híbrido de Ensino

A partir da implantação da Matriz de Referência do Modelo Híbrido de Ensino, que inclui as Aulas Remotas e as aulas presenciais, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que está trabalhando na elaboração de um plano de ação pedagógica para os anos de 2021 e 2022 com intuito de auxiliar os professores no processo de aprofundamento das aprendizagens que tenham sido comprometidas no excepcional ano letivo de 2020.

No retorno das aulas presenciais, serão realizadas avaliações diagnósticas com cada estudante para aferir o conhecimento nos mais diversos componentes curriculares. A partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas.

Aulas Remotas

Desde 1º de junho, a Secretaria Estadual da Educação trabalha na implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino.

A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino e também compreende as aulas presenciais. A ação, que segue ao longo do ano letivo de 2020, proporciona, por meio do Google Classroom, a criação de mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 500 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares. O projeto ainda oferece internet patrocinada para alunos e professores.

Seduc RS

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

15 de outubro – Dia do Professor

Todo mundo tem um professor que marcou sua vida de alguma forma. Aquele que influenciou seu futuro e sua formação, mostrando o melhor caminho a seguir. Por isso, hoje, parabenizamos aqueles que servem de inspiração para nossos estudantes! 

 Comunicação Social - 21ª CRE

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Semana do Professor: há 40 anos no magistério, educador conta o que lhe move na profissão


Foto: Arquivo pessoal

Com mais de 40 anos de magistério, Silverio Fortunato, de 60 anos, não esconde o amor que ainda sente pela profissão. “Se de 100 alunos nós transformarmos a cabeça de um, já vai ter valido a pena”, observa.

Hoje diretor da Escola Estadual Irany Jaime Farina, de Erechim, Fortunato iniciou sua trajetória na educação muito cedo. Aos 11 anos, saiu de casa, em Tapejara, e foi morar em um seminário, em Erechim. Aos 19, entrou para o magistério, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Aos 22, passou a fazer parte da Rede Estadual de Educação, e, aos 24, se tornou também professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). É formado em Ciências Físicas e Biológicas e em Matemática, e também possui mestrado em Matemática e em Ensino Científico e Tecnológico. Além de professor, foi vereador por quatro mandatos na cidade.

Fortunato acredita que a educação transforma a vida das pessoas, mas que, para a transformação ocorra, é preciso que haja interação entre aluno, professor, família e sociedade. “Para transmitir o conhecimento que tu tens, é preciso conhecer a realidade do aluno. Na nossa escola, procuramos visitar as famílias, saber do que elas precisam, se é comida, é roupa. A educação vale a pena por isso: a gente traz o aluno”, analisa, e complementa que, para transformar vidas, o professor tem que “trazer o aluno no peito” – tê-lo como companheiro e criar uma relação de confiança com ele.

A maior alegria do educador é acompanhar a trajetória de seus alunos. “Uma vez, entre no banco e, de 12 caixas, em 11 havia ex-alunos meus. Em outra, fui consultar um médico e ele também era meu aluno, comentou como foram importantes aqueles dias em sala de aula. Para mim, a maior alegria é ver que o aluno era um batalhador e conseguiu vencer na vida”, comenta.

O diretor reconhece que, hoje, ensinar é diferente de como era quando ele ingressou na profissão. “Hoje, considero que o professor, principalmente em Matemática, se não souber as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), está praticamente fora do mercado, porque o nosso aluno não quer que ficar só copiando do quadro”, destaca. Fortunato acredita que um professor precisa estar atento às novidades e se adequar aos novos modelos, para que o aluno com novas vivências acesse o seu conhecimento.

Sob a ótica do educador, mesmo quando se desanima, é preciso acreditar que ainda vale a pena lutar pela educação. “Temos que acreditar que a educação vai mudar e que vale a pena. Se transformamos a cabeça de um aluno, já vai ter valido, e sentimos aquele alívio, por termos feito um bom trabalho”, relata. Para os professores mais jovens, Fortunato tem uma mensagem: “Não desanimem. Muda tudo, mas nós seguimos aqui, permanecemos na escola, na sociedade, então é importante que tenhamos conhecimento sobre a realidade da comunidade onde ela se insere, com o intuito de transformar pela educação.”

Seduc RS

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Outubro Rosa: saiba como prevenir o câncer de mama

 

Foto: Divulgação/Canva

Com uma incidência no Rio Grande do Sul superior à brasileira, o câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres. Enquanto em nível nacional, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 56,33 em cada 100 mil mulheres desenvolvem a doença, no Rio Grande do Sul este número salta para 88,28 para cada 100 mil. Em Porto Alegre, é quase o dobro: 147 casos para cada 100 mil. Nesta reportagem, conheça a melhor forma de prevenir e diagnosticar de forma ágil o tumor,

Foto da oncologista Elisabeth, sorrindo, de óculos, em um carro
A oncologista Elisabeth Nielsen Palmeiro aponta fatores comportamentais de risco de desenvolver o tumor - Foto: Arquivo Pessoal

A oncologista e médica do Dmest Elisabeth Nielsen Palmeiro aponta que, entre os fatores de risco para desenvolver o câncer de mama, estão obesidade, tabagismo, alcoolismo e sedentarismo – todos fatores comportamentais, que podem ser prevenidos. Outros pontos que aumentam o risco de desenvolver o tumor são o uso de anticoncepcionais hormonais e a gestação somente após os 30 anos. “As mulheres precisam saber dos fatores de risco para fazerem as suas escolhas. É fundamental as pessoas lerem, se informarem, conversarem com seu médico”, destaca.

Para a médica, é preciso que as mulheres pensem nos cuidados a serem tomados com a saúde desde jovens, para evitar se tornar uma pessoa idosa com fatores múltiplos de risco. No Rio Grande do Sul, Elisabeth alerta que a alimentação tradicional, com a ingestão de embutidos como salsichões, presuntos e charque, por exemplo, que possuem substâncias carcinogênicas, é algo a se ter cuidado. “Essa é uma prevenção primária, que só acontece se mudarmos nossos hábitos de forma permanente”, pontua.

Além de prevenir, é preciso que, caso o tumor se desenvolva, ele seja remediado o quanto antes. Dados do Inca indicam que 95% dos casos de câncer de mama são curados, se diagnosticados na fase inicial, com menos de um centímetro. O tumor é silencioso e não costuma trazer dor – o principal sintoma é a presença do nódulo, mas também pode haver retração do mamilo, mudança na textura da pele, presença de sangue no bico do seio e coceira. Para descobrir a doença de forma rápida, as mulheres devem fazer o exame de toque nas mamas regularmente, a fim de identificar eventuais nódulos, e ir ao menos uma vez por ano ao ginecologista.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Sociedade Brasileira de Radiologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam mamografias anuais para mulheres a partir dos 40 anos, quando a incidência do tumor é maior. Mulheres que têm histórico da enfermidade na família devem fazer mamografias anuais a partir de 10 anos antes da idade que a familiar desenvolveu a doença.

Normalmente, o tratamento do câncer de mama envolve cirurgia, em algum momento, e é complementado por quimioterapia, radioterapia ou tipos especiais de hormônios. Atualmente, conforme a oncologista, a realização de mastectomia total é rara – a intervenção está cada vez menor e vai depender do tamanho do tumor.

Elisabeth salienta que a prevenção, a partir da adoção de hábitos saudáveis, e a ida regular ao ginecologista são atitudes complementares no enfrentamento ao câncer de mama, mas as mulheres não podem esquecer de sua própria responsabilidade neste percurso. “É preciso cuidar do corpo desde moça, não fumar, se beber, beber pouco e fazer exercícios. Se tiver dúvidas ou suspeitas é fundamental perguntar, ir atrás, porque só para este ano o Rio Grande do Sul espera 5 mil novos casos do tumor”, adverte.

Seduc RS

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Seduc convoca professores do Ensino Médio, Técnico e servidores para preparação ao retorno das atividades presenciais

 Como ação de preparação para as aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) convoca, por meio do Memorando Nº 220, de 30 de setembro de 2020, os servidores e professores, exclusivamente do Ensino Médio e Ensino Técnico, para retorno às atividades presenciais nas escolas a partir de 5 de outubro.

O retorno se dará em regime de plantão, em revezamento e escalonamento, cumprindo todos os protocolos sanitários do modelo de distanciamento social controlado. Durante o período, serão realizadas ações de organização das equipes, adaptação dos ambientes frente aos protocolos, alinhamento pedagógico à Matriz de Referência do Modelo Híbrido de Ensino, entre outras iniciativas.

A Seduc também encaminhou às Coordenadorias Regionais de Educação, documento com orientações para este retorno das atividades presenciais de preparação nas escolas estaduais a partir do 5 de outubro. Entre os requisitos para a ação está a aquisição e uso de máscaras, álcool gel, termômetro, luvas descartáveis de látex, produtos de higienização água sanitária e desinfetantes, conforme os protocolos sanitários.

A direção da escola deverá utilizar recursos da Autonomia Financeira para aquisição destes itens destinados ao acolhimento dos profissionais de maneira segura. As escolas que não dispuserem de recursos financeiros, em decorrência da não prestação de contas em tempo hábil, ou outros motivos, devem entrar em contato diretamente com o gabinete do Departamento Administrativo (DAD) da Seduc. Estas aquisições devem contemplar a quantidade de EPIs e materiais de higienização necessários para professores e servidores pelo período de 15 dias.

Para as aulas, o Estado garantirá todos os materiais para as equipes das escolas e para os estudantes.

Investimentos para o retorno

Para o retorno das aulas presenciais, o Estado irá dispor de um investimento extra na ordem de R$ 270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção e contratação de professores e profissionais de apoio (serventes e merendeiras)

Ainda, a Seduc reitera que a compra dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e dos materiais de desinfecção foi concluída. A entrega será realizada antes do retorno das aulas presenciais, ficando a cargo da direção das escolas a responsabilidade pelo recebimento dos materiais, dando cumprimento aos protocolos sanitários estabelecidos na portaria conjunta SES/Seduc 01/2020.

Seduc RS

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Escolas da 21ª CRE se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb 2019

 Sede da 21ª CRE de Três Passos. Foto: Luís Carlos Pez/21ª CRE

A 21ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos conta novamente com escolas que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb de 2019. Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O Departamento Pedagógico, juntamente com as Escolas Estaduais da Região, tem comemorado os resultados obtidos. A Coordenadora Pedagógica Michele Aline Bolgenhagen, reconhece que ainda há muito a se fazer, no sentido de obter-se melhores resultados, em maior número de Escolas da Região da 21ª CRE, principalmente na questão de Fluxo que se refere a Taxa de Aprovação. No Entanto, destaca que as Escolas Estaduais desta jurisdição têm realizado um excelente trabalho, em busca da Qualidade de Ensino, principalmente neste Momento de Pandemia. Nossas Escolas têm trabalhado de forma incansável na Busca Ativa, com a intenção de que nenhum dos nossos Alunos fique sem assistência educacional.

Os resultados mais elevados, obtidos pelas Escolas Estaduais da 21ª CRE ficaram por conta dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano). Sendo estas: A Escola E.E.F. Francisco Andrighetto de Santo Augusto, com a pontuação 7,3 a Escola E.E.B. São Martinho, com a pontuação 7,3 também e a Escola E.E.M. Santo Augusto, com a pontuação 7,2. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, fazemos destaque as seguintes escolas, que obtiveram ótimos resultados no Ideb de 2019: Escola E.E.M. Ponche Verde, de Crissiumal, com pontuação 6,2 a Escola E.E.F. Tenente Portela com pontuação 6,0 e a Escola E.E.B. Tiradentes, de Tiradentes do Sul, com pontuação 5,8. O Ensino Médio ficou com os seguintes destaques: Escola E.E.M. Ponche Verde, com pontuação 5,2 Instituto E.E. Érico Veríssimo com pontuação 5,1 e o Instituto E.E. Maria Cristina- Ciep de Humaitá, com pontuação 5,0.

A Coordenadora Pedagógica Michele lembra que, esses Indicadores apresentados, não tem como principal objetivo realizar ranking entre as escolas, mas proporcionar uma avaliação da situação que cada uma se encontra, quanto a aprendizagem e aprovação dos alunos, para que, assim, as Escolas possam realizar um diagnóstico da situação atual e criar estratégias para melhorar o seu trabalho. No entanto, não se pode deixar de anunciar essas Escolas que se destacaram, pois esta não é uma conquista fácil. É resultado de muito trabalho e esforço por parte das Escolas. Portanto, a 21ª CRE tem a felicidade, em poder dar os Parabéns às Escolas destaque, no Ideb -2019.

Comunicação Social – 21ª CRE