Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA 21ª CRE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM TRÊS PASSOS



COORDENADOR ARTUR E PROFESSOR MALDANER
Equipe da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Três Passos, realizou nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Formação Ensino Médio: os educadores num momento de reflexão coletiva das práticas pedagógicas por uma aprendizagem com sentido. Participaram do evento cerca de 550 professores da rede estadual da área de abrangência da 21ª CRE.

DETALHES DO PÚBLICO NA ABERTURA
A formação constou de diversos momentos. Na manhã do dia 20 (quinta), no Auditório da Unijuí, após saudação procedida pelo coordenador da 21ª CRE, Artur Hugo Hepp, e momento artístico constando de canções entoadas pela estudante Kauana Emanuely Kern, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, ocorreu transmissão da videoconferência Desafios da Educação Básica frente às transformações contemporâneas.

PROFESSOR JORGE
Na tarde do mesmo dia, no Salão do Clube Aliança, após a socialização de uma prática pedagógica feita por equipe da Escola Getúlio Vargas, de Derrubadas, o professor Jorge Gonzaga, assessor pedagógico da 1ª CRE, proferiu a palestra A Possibilidade do Trabalho Coletivo a Partir do Seminário Integrado. Após a palestra as questões apresentadas foram respondidas pelo professor Jorge.

PROFESSORA VERA FERREIRA

Na manhã do dia 21, também no Clube Aliança, após a socialização de prática pedagógica exitosa realizada por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Vista Gaúcha, a professora Vera Ferreira, assessora pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) abordou o tema Ensino Médio Politécnico: Mudanças de Paradigma num movimento coletivo de planejamento interdisciplinar. Na tarde do mesmo dia o professor Otávio Aloisio Maldaner falou sobre A concepção da prática pedagógica a partir da perspectiva do Ensino Médio. As palestras foram seguidas de momentos de socialização de ideias, com perguntas apresentadas pelo público e respostas pelos palestrantes.



A coordenadora adjunta da 21ª CRE, professora Marli Franke procedeu ao encerramento do evento. A atividade foi coordenada pela assessora pedagógica Alessandra Nunes Bastos.

NA ABERTURA DURANTE O HINO

DETALHE DO PÚBLICO NA ABERTURA

PROFESSORAS ALESSANDRA (COORDENADORA DO EVENTO) E INES WILLERS (COORDENADORA PEDAGÓGICA DA 21ª CRE)
PROFESSORA ALESSANDRA E ESTUDANTES DA E. E. E. M. ÁGUIA DE HAIA


ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ÉRICO VERÍSSIMO, DE VISTA GAÚCHA

SALÃO DO CLUBE ALIANÇA DURANTE PALESTRA DE VERA FERREIRA



MARLI FRANKE E OTÁVIO MALDANER

MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO

MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO

MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO

PROFESSOR MALDANER E PROFESSORA INES


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS 2014



As aulas nas escolas de Três passos, pertencentes à rede estadual, iniciam em 24 de fevereiro. Nos demais municípios do âmbito de abrangência da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o calendário letivo foi adequado às necessidades do transporte escolar, mediante acordo entre as redes estadual e municipal.

O ano escolar na 21ª CRE inicia nesta quinta-feira, 20, ocasião da abertura da Formação Ensino Médio: os educadores num momento de reflexão coletiva das práticas pedagógicas por uma aprendizagem com sentido. As atividades programadas para o dia 20 pela manhã serão realizadas no auditório da Unijuí. As demais atividades desta formação, programadas para a tarde do dia 20, manhã e tarde do dia 21, ocorrem no Salão Social do Clube Aliança. Participará do evento, representando a Secretaria da Educação (Seduc), a assessora pedagógica Vera Ferreira. A expectativa é envolver 650 docentes.

A videoconferência, transmissão simultânea via Internet, para todas as CREs, da conferência realizada no Auditório Dante Barrone em Porto Alegre – na manhã do dia 20 - marca a abertura do Ano Letivo de 2014 na rede estadual do RS e tem como tema “Desafios da Educação Básica frente às transformações contemporâneas”. Serão palestrantes o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e o professor Áttico Chassot, do Centro Metodista IPA.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CHAMADA PÚBLICA CENTRALIZADA ENTRA EM SUA FASE FINAL



Na manhã de 13 de fevereiro (quinta), de acordo com o Aviso da Chamada Pública 01/2014, processo 043607-1900/14-0, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou o recebimento, análise e julgamento dos projetos de venda de alimentos, diretamente da Agricultura Familiar e de suas organizações, destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar de sua região de abrangência. A atividade ocorreu na sala da Autonomia Financeira com a presença de representantes da Emater, Cooperativas da Agricultura Familiar, do Território da Cidadania Noroeste Colonial e do Arranjo Produtivo Local, e, assessoras financeiras da 21ª CRE.

Com a chamada pública centralizada de produtos da agricultura familiar, após amplo debate com os envolvidos no processo, equipe da 21ª CRE cumpre com os objetivos de proporcionar aos estudantes uma alimentação mais saudável. Com essa medida também apoia o desenvolvimento sustentável das unidades agrícolas familiares da nossa região.

Após o prazo recursal, para a eventual interposição de recursos, serão elaborados os contratos de compra. Os contratos de compra serão assinados pelos fornecedores classificados e titulares de escolas de abrangência da 21ª CRE.




quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FORMAÇÃO ENSINO MÉDIO: OS EDUCADORES NUM MOMENTO DE REFLEXÃO COLETIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA APRENDIZAGEM COM SENTIDO



A 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realiza, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Três Passos, a  FORMAÇÃO ENSINO MÉDIO: OS EDUCADORES NUM MOMENTO DE REFLEXÃO COLETIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA APRENDIZAGEM COM SENTIDO, envolvendo assuntos de relevância para o Ensino Médio Politécnico, Curso Normal, Curso Técnico Integrado e Subsequente. O evento será desenvolvido em dois locais. No dia 20 pela manhã no Auditório da Unijuí. Na tarde do dia 20 e nos turnos manhã e tarde do dia 21 no Salão Social do Clube Aliança.

A abertura ocorre a partir das 8h30min, no auditório da Unijuí. Da programação da manhã constam: apresentação artística com estudantes das Escolas de abrangência da 21ª CRE e Videoconferência organizada pela Secretaria da Educação do RS (Seduc).

A partir das 13h30min, no Salão Social do Clube Aliança, haverá a socialização de uma prática pedagógica exitosa. Após a socialização da prática o assessor pedagógico da 1ª CRE, professor Jorge Ayres Gonzaga, proferirá a palestra Possibilidades do Trabalho Interdisciplinar a partir do Seminário Integrado. Momento de socialização, constante de perguntas e debate, completa a programação do dia.

Na sexta-feira (21), pela manhã, o professor Dr. Otávio Aloísio Maldaner abordará o tema Do Planejamento Interdisciplinar à Avaliação Emancipatória. Após, haverá a Socialização de ideias.

A programação da tarde de sexta-feira inicia com a Socialização de uma Prática Pedagógica Exitosa. A seguir representante da Seduc apresentará o tema Ensino Médio Politécnico: mudanças de paradigmas num movimento coletivo de planejamento interdisciplinar, o qual será seguido de momento de socialização. O encerramento das atividades está previsto para as 17h.