Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

21ª CRE REALIZOU NO INÍCIO DE JULHO CAPACITAÇÃO EDUCACENSO 2016



A Capacitação Educacenso 2016 “Movimento Inicial” foi realizada em Três Passos pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) nas tardes de 4 e 5 de julho. No dia 4, o encontro ocorreu no auditório da Prefeitura quando participaram secretários e diretores de escolas estaduais. No dia 5 a capacitação reuniu técnicos do Censo Escolar das Secretarias Municipais de Educação e escolas particulares da abrangência da 21ª CRE, no auditório da coordenadoria.


A capacitação foi organizada pela assessora referência do Censo Escolar, professora Maristela Prass. A Coordenadora-adjunta, Lurdes Dresch, acompanhou partes da programação. Em sua manifestação Lurdes enfatizou a responsabilidade de cada usuário do Educacenso que acessam dados sigilosos que devem retratar a realidade de cada escola com fidedignidade.

Com a capacitação do Censo Escolar os participantes foram esclarecidos e preparados para preencher corretamente o sistema Educacenso, principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades de ensino: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrícula, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

As informações do Educacenso são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos. As atividades são organizadas a partir da portaria MEC Nº264/2007 e a data de referência para a inserção de dados é 25 de maio / 2016. O sistema está aberto desde 27 de junho. A CRE solicita que os dados sejam inseridos até 10 de agosto para que a conferência e possíveis correções possam ser feitas até a data limite: 30 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário