Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

GTIM REÚNE MULTIPLICADORES DO PSE NESTA TERÇA- FEIRA NA 21ª CRE


Na tarde desta terça-feira (05) estiveram reunidos no auditório da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) os componentes da equipe do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (Gtim) que trata do Programa Saúde na Escola (PSE) deste município. Foi a segunda reunião realizada neste ano e, teve como objetivo, organizar a programação das ações sobre a saúde escolar a serem implementadas nos meses de junho, julho e agosto - nas escolas - pelos multiplicadores.

Multiplicadores são os professores responsáveis pelas atividades do PSE nas escolas estaduais e municipais de Três Passos. Cada escola conta com um multiplicador. O evento foi organizado e desenvolvido por integrantes da equipe do Gtim, entre os quais, Janaine Sari e Emanueli Zuge (da Administração Pública Municipal), Lurdes Diel Schenckel e Raquel Zanatta Alves (da 21ª CRE). A titular da 21ª CRE, professora Lurdes Dresch, participou da reunião.

O que é um PSE
De acordo com a Portaria Interministerial 1055/2017, o PSE constitui uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica. O PSE é constituído por três componentes. O primeiro envolve ações de avaliação da saúde bucal do estudante. O segundo é mais amplo e abrange ações de cunho educativo em saúde, entre as quais: ações de segurança alimentar, promoção da alimentação saudável, promoção da cultura de paz, promoção de direitos humanos, saúde mental, educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva, prevenção das DSTs/Aids, prevenção ao uso de drogas, prevenção de acidentes, saúde ambiental, práticas corporais, atividades físicas e combate ao mosquito Aedes Aegypti. O terceiro componente tem como foco as ações de capacitação e educação continuada aos profissionais de saúde e educação.

Atividades para os próximos meses
Os temas de educação em saúde a serem desenvolvidos nos meses de junho e julho, no município, com estudantes do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental e, do Ensino Médio, contam com a parceria da Polícia Civil. Assim, todos os estudantes das escolas de Três Passos poderão participar da atividade “Papo de Responsa” a ser desenvolvido pela delegada regional Cristiane de Moura e Silva Brawks e a comissária Luciana Rolim.

No mesmo período, para os estudantes da Educação Infantil as atividades devem ocorrer de forma lúdica por meio de desenhos ilustrativos. E, para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o assunto principal será o bullying e o que dele faz parte. A atividade será desenvolvida a partir de um Banner que cada Posto de Saúde (Estratégia de Saúde Familiar – ESF) tem sobre o tema.

No mês de agosto as atividades educativas a serem realizadas estarão a cargo das enfermeiras dos Postos de Saúde. O assunto a ser abordado naquele mês será sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário