A assessora referência da 21ª Coordenadoria
Regional de Educação (CRE / Três Passos) para assuntos do Programa de Apoio ao
Novo Ensino Médio (PNEM), Margaret Mocelini, participou, dia 14, de mais uma
formação. O evento ocorreu no auditório Paulo Freire, em Porto Alegre, com a
presença de representantes de todas as coordenadorias de educação do RS.
Na oportunidade Adriana Schneider, Marcus Fraga
e Neusa Spillari Dembogurski, da Secretaria de Educação
(SEDUC/RS) orientaram a organização do trabalho a ser desenvolvido
nas escolas-piloto do PNEM. Nestas escolas, ainda em 2019, serão realizadas
ações com foco na flexibilização curricular e aplicado um instrumento de
escuta. Em 2020 serão implementados os itinerários formativos.
Entre as ações com foco na flexibilização
curricular serão realizadas oficinas temáticas; projetos de intervenção e pesquisa
interdisciplinar; clubes de leitura, de jogos, de matemática; e atividades de
protagonismo juvenil. Os itinerários formativos têm como eixos estruturantes:
investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção
sociocultural; e empreendedorismo.
O instrumento de escuta se constitui de um
questionário online. A partir das respostas da comunidade escolar a este
questionário serão definidos os itinerários formativos.
São objetivos dos itinerários formativos:
aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, às áreas do
conhecimento e/ou à formação técnica profissional; consolidar a formação
integral dos estudantes desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem
seus projetos de vida; promover a incorporação de valores universais como
ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e
sustentabilidade; desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma
visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas
situações, seja na escola, seja no trabalho, seja na vida.
A 21ª CRE realizará formação com os diretores e
coordenadores das 10 escolas piloto do PNEM no dia 21 de maio para repassar as
orientações recebidas e avaliar o andamento das atividades já orientadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário