Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

PROJETO CIDADE CINEMATOGRÁFICA MOVIMENTA ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL E COMUNIDADES Nesta Semana – Em Três Passos


Desde segunda-feira, 24, estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Três Passos e região estão envolvidos em atividades do Projeto Cidade Cinematográfica. O projeto, financiado pela Secretaria de Estado da Cultura – Pró-Cultura é realizado pela produtora Êa Êa Apepê e Movimento Pró-Arte, com o apoio da Prefeitura de Três Passos / SMEC, do Cine Globo Cinemas e da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

As atividades da Oficina Mãos à Obra ocorrem no auditório da 21ª CRE de segunda a sexta-feira com a participação de 20 pessoas da comunidade, entre as quais estudantes e professores. Estas recebem orientação teórica e técnica de profissionais do audiovisual visando a produção de dois curta metragens. As filmagens serão feitas durante o final de semana. Os filmes produzidos terão estreia durante o 5º Festival de Cinema de Três Passos. Os profissionais que ministram a oficina são os cineastas Henrique Lahude e Jonatas Rubert.  


Sessão Escola
A sessão Escola ocorreu na manhã de quarta-feira, 26, no Cine Globo, com expressiva presença. Na oportunidade, foi exibido o filme Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro, com classificação indicativa para 12 anos. Entre os participantes da sessão, estiveram estudantes da Escola Estadual Rui Barbosa, de Coronel Bicaco.


Conversas e Práticas sobre Atuação para Cinema e TV
Com a intenção de incentivar e desenvolver as atuações em trabalhos audiovisuais dos estudantes o projeto Cidade Cinematográfica também oportunizou um encontro com a atriz Gabriela Foester. Atriz, diretora de teatro, televisão e cinema. Gabriela veio a Três Passos para duas tardes de conversa com os estudantes.

Entre os assuntos do diálogo entre a atriz com os estudantes constou sua trajetória no teatro, cinema e TV e a construção de práticas para atuação frente às câmeras. Como exemplo de trabalho de Gabriela a série Necrópolis, que consta no catálogo da Netflix. Participam das tardes de conversa, no auditório da 21ª CRE, na quarta e na quinta-feira, 32 estudantes.

As atividades foram acompanhadas por responsáveis pelas instituições envolvidas, Cine Globo, Secretaria Municipal de Educação, Pró-Arte e Coordenadoria de Educação. Da 21ª CRE, a assessora pedagógica Marlene Terezinha Rocha é referência na parceria do Projeto Cidade Cinematográfica e Festival do Cinema.

PARTICIPANTES DA OFICINA

NO CINEMA

EM CONVERSA COM A ATRIZ





Nenhum comentário:

Postar um comentário