Páginas

terça-feira, 31 de março de 2020

Governo prorroga suspensão de aulas até o final de abril


Foto: Ilustração

O governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão ao vivo, na tarde desta terça-feira (31/3), a prorrogação da suspensão das aulas em escolas da rede estadual. Interrompidas gradativamente desde 19 de março, as aulas seguirão suspensas até o dia 30 de abril. A determinação será publicada nesta quarta-feira (1/4) no Diário Oficial do Estado. "Não vemos, neste momento, a possibilidade de, durante o mês de abril, regredirmos as regras de restrição de contato. Assim, com essa nova orientação, as famílias podem se organizar", esclareceu o governador.

Embora não desenvolvam a doença com maior gravidade, jovens e crianças são considerados transmissores do coronavírus.

Inicialmente, as aulas na Rede Estadual de Ensino haviam sido suspensas até o dia 2 de abril, de acordo com o Decreto N° 55.118.

Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, foi implementada a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais as escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados.

As atividades desenvolvidas por meio das aulas programadas estão disponibilizadas de modo que todos tenham acesso, seja por mensagens de WhatsApp ou Facebook, compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo, por e-mail, por salas virtuais, ou até mesmo pela entrega de materiais didáticos nas áreas rurais do Estado.

Nesse período, os professores da Rede participarão do Módulo II do curso on-line que tratará da elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contando com a participação direta de mais de 42.000 docentes.

Seduc RS

segunda-feira, 30 de março de 2020

Alunos das escolas estaduais da 21ª CRE realizam atividades em casa durante período de isolamento


Alunos da Escola Padre Gonzales. Foto: Escola/Facebook

Alunos das escolas estaduais da área de abrangência da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, de Três Passos, seguem estudando em casa e realizando atividades programadas e orientadas por seus professores, durante o período de isolamento por causa da pandemia do coronavírus. Já os professores também fazem o curso online: Formação continuada da escola gaúcha: Currículo em ação. As imagens são da Escola Padre Gonzales.

Conforme a Seduc, as Aulas Programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será realizada após o retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino.

Comunicação Social – 21ª CRE

domingo, 29 de março de 2020

Programa Jovem RS oferece ferramentas digitais de aprendizagem durante a suspensão das aulas



Foto: Diego da Costa

Com o intuito de ofertar um conteúdo inovador, que desperte a criatividade e protagonismo dos estudantes, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, está disponibilizando, de forma gratuita, por um prazo de pelo menos 30 dias, a contar da última sexta-feira, 20 de março, uma série de ferramentas educacionais com temáticas extracurriculares alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para acessar o site com os materiais educativos clique aqui.

A iniciativa, que poderá ser ampliada para até 60 dias, conta com materiais sobre robótica educacional, programação, educação financeira, educação empreendedora, computação, tecnologia, eletroeletrônica, ciência, matemática, biologia, além de leituras virtuais e vídeo aulas de assuntos diversos.


“Considerando o combate à disseminação do coronavírus e a medida de prevenção que suspendeu as aulas nas escolas públicas da Rede, estamos oportunizando a utilização de recursos digitais que irão enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas durante este período”, destaca o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.


A Seduc sugere que os professores, com apoio destas plataformas, organizem atividades educativas para que os alunos tenham acesso, no computador ou no celular, com momentos diários de aprendizado, leituras, pesquisas, videoaulas, infográficos, mapas, animações, plataformas e games. A Seduc entende que nem todos os estudantes têm acesso digital nas suas casas. Para estes, mediante um planejamento do professor, pode-se indicar programas educativos na TV e rádio e também fornecer alguns livros da biblioteca escolar.


Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que implanta as ações de gestão e de planejamento da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas em parceria com parques tecnológicos e universidades.

A proposta valoriza, apoia e dá visibilidade e estímulo ao crescimento e protagonismo juvenil.

O Programa conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria da Cultura e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Reginp (Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos) e SEBRAE-RS.

Seduc RS

terça-feira, 24 de março de 2020

Aulas Programadas incentivam uso de recursos pedagógicos inovadores na Rede Pública Estadual



Aluno da Escola Cônego Josué Bardin, do município de Vanini, na 7ª CRE. Foto: Seduc

Conforme o decreto n° 55.118 do governador do Estado, Eduardo Leite, as aulas presenciais estão suspensas até o dia 2 de abril em toda Rede Estadual de Ensino. Este período, que é de conscientização e engajamento da população para combater a disseminação do coronavírus, também é momento de dedicação dos professores com o teletrabalho e empenho dos alunos através das Aulas Programadas.

A iniciativa pedagógica, que visa elaborar atividades curriculares à distância para que os estudantes continuem recebendo os conteúdos e mantenham sua carga horária anual, está ocorrendo por plataformas digitais e aplicativos variados.

Seja por mensagens de WhatsApp ou Facebook, compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo, por e-mail, por salas virtuais através do Google, ou até mesmo pela entrega de materiais didáticos nas áreas rurais do Estado, as Aulas Programadas estão sendo disponibilizadas de modo que todos tenham acesso.
Aulas Programadas

As Aulas Programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será realizada após o retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino.

Comunicação Social - 21ª CRE/Com informações da Seduc RS

segunda-feira, 23 de março de 2020

Atividades presenciais estão suspensas temporariamente na 21ª CRE e nas escolas estaduais



Foto: 21ª CRE

A 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, de Três Passos, informa que, por orientação da Secretaria Estadual da Educação - Seduc, estão suspensas temporariamente todas as atividades presenciais no âmbito da administração da Coordenadoria e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. 

Conforme a Seduc, o período de vigência da suspensão, que ocorre entre os dias 23 de março e 3 de abril, visa coibir aglomerações em locais de circulação comum e reduzir os riscos de contaminação por coronavírus.

Ainda conforme a Seduc, a medida está amparada no decreto nº 55.118, que suspende as aulas nas escolas estaduais e estabelece regime excepcional de teletrabalho para os servidores, bem como no decreto nº 55.128, que declara situação de calamidade pública em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul.

Mais informações:


Comunicação Social – 21ª CRE

sexta-feira, 20 de março de 2020

MEC: calendário letivo pode ser flexibilizado em função do coronavírus


Foto: Reuters/Amanda Perobeli/Direitos Reservados

Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais da área podem flexibilizar o calendário letivo da educação básica, que prevê o mínimo de 200 dias letivos por ano conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A medida foi discutida em reunião do comitê de emergência da pasta, realizada ontem (19), e está sendo avaliada.

Além disso, as autoridades do setor também estudam o quanto da carga horária poderia ser ofertada pela modalidade a distância.

Nas universidades, o órgão vai recomendar a suspensão por dois meses das defesas presenciais de tese de doutorado e de dissertações de mestrado, que deverão ser realizadas por meios virtuais.

No encontro, representantes de universidades se comprometeram a avaliar a possibilidade de utilizar as estruturas de suas unidades, como hospitais universitários, para a produção de álcool gel.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) analisa a possibilidade de custear a alimentação escolar de alunos de menor renda.

Agência Brasil

Governo do Estado libera recursos para combate ao coronavírus nas escolas estaduais



Foto: Palácio Piratini

O secretário da Educação, Faisal Karam, anunciou, na manhã desta quarta-feira, 18 de março, a liberação de R$ 2 milhões para as 2,5 mil escolas estaduais para combater a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul. O valor, que já foi repassado via Autonomia Financeira, visa reforçar a verba das instituições de ensino para a compra de materiais de limpeza e higiene pessoal, como álcool gel, sabonete líquido, desinfetante, álcool 70%, água sanitária e papel toalha.

“São materiais que as escolas poderão adquirir o mais rápido possível para fazer a higiene de banheiros, dos espaços de uso comum dentro do estabelecimento de ensino e tudo o que for necessário. É uma forma de combatermos de maneira mais eficaz a pandemia”, afirma o secretário Faisal.

Merenda escolar

Foram liberados, também, na tarde da terça-feira, 17 de março, cerca de R$ 10,5 milhões para merenda escolar. A quantia, que é correspondente à parcela do mês de março, é proveniente do Tesouro do Estado e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Investimentos em obras

Na terça-feira (17/3), também foram repassados valores para obras, reformas e melhorias dos espaços escolares. Três instituições do interior receberam a verba: Francisco Argenta, de Lagoa Vermelha, no valor de R$ 181 mil; David Canabarro, de Gramado, com a quantia de R$ 578 mil; e Ismael Chaves Barcellos, de Caxias do Sul, com investimento de R$ 61 mil.
Seduc RS

quarta-feira, 18 de março de 2020

NOTA INFORMATIVA DA 21ª CRE


Foto: 21ª CRE

Com o objetivo de seguir as orientações do Governo do Estado, quanto a evitar o contágio e disseminação do vírus COVID-19, nos termos decreto n° 55.118 , a 21ª Coordenadoria Regional de Educação informa que, durante o período de suspensão das aulas presenciais nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual, que será no período de 19/03 a 02/04, o atendimento da 21ª CRE e das equipes diretivas das escolas estaduais irá funcionar no horário normal em regime de revezamento dos servidores.

Desta forma solicitamos evitar o comparecimento presencial aos departamentos e orientamos que sejam utilizados os serviços online (e-mails e telefone).

Reforçamos que no período de suspensão das atividades presenciais escolares, os alunos estarão amparados com atividades programadas a serem realizadas em casa. No retorno às aulas, o aluno deverá apresentar o trabalho realizado, garantindo, assim, a confirmação da presença no registro escolar.
Os professores, neste período, ficarão afastados do ambiente escolar e realizarão estudos com a temática Currículo encaminhados pelo Departamento de Educação da 21ª CRE, bem como o Curso no Portal da Educação elaborado pela SEDUC.

Todas as escolas estão elaborando um Plano de Ação que deverá ser encaminhando para esta CRE até o dia 23/03, onde constam as atividades encaminhadas pelos professores aos alunos, no período de suspensão das aulas. Sendo assim, esta coordenadoria poderá eventualmente orientar pais e comunidade sobre a questão em pauta.

Comunicação Social – 21ª CRE

Seduc estabelece plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas


Foto: Ilustração

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), estabeleceu, na manhã de terça-feira, 17 de março, as ações a serem adotadas por profissionais da educação durante o período de suspensão das aulas presenciais nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual. As aulas presenciais foram suspensas por um período de 15 dias, conforme o decreto n° 55.118 do governador do Estado, Eduardo Leite, a contar desta quinta-feira, 19 de março, como medida para conter a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Entre as principais medidas do plano de ações estão: a manutenção das atividades docentes através do teletrabalho; a permanência dos serviços administrativos inerentes à atividade da gestão escolar; a disponibilização da merenda; a elaboração das chamadas Aulas Programadas até o dia 2 de abril, onde o desenvolvimento pedagógico dos estudantes deve ocorrer à distância contando como carga horária; e o prosseguimento das formações continuadas dos professores através de um curso on-line no portal da Secretaria da Educação.

Foram liberados ainda R$ 2 milhões, via Autonomia Financeira, para que as escolas estaduais reforcem a aquisição de materiais de limpeza e higiene pessoal, como álcool gel e sabonete líquido.

Manutenção dos Serviços administrativos da Seduc

O atendimento da Seduc, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e das equipes diretivas das escolas irá funcionar no horário normal em regime de revezamento dos servidores.

Aulas Programadas

As Aulas Programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será feita a partir do dia 3 de abril.

Formação dos professores

Durante o período da interrupção das aulas, os professores receberão o material de estudo da formação continuada pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os educadores deverão participar de um curso através do Portal da Secretaria da Educação a partir do dia 20 de março.

A participação no curso online é atividade obrigatória para todos os docentes. A partir destes estudos, os profissionais participarão das discussões e da elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, de acordo com a proposta apresentada na formação continuada ocorrida em Porto Alegre nos dias 10 e 11 de março.

Com informações da Seduc RS

Comunicação Social - 21ª CRE

segunda-feira, 16 de março de 2020

Governo anuncia suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira


Foto: Ilustração

O governador Eduardo Leite anunciou, na manhã desta segunda-feira (16/3), novas medidas para conter a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul, que serão reunidas e publicadas em um novo decreto. Entre as ações tomadas está a suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira (19/3) pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade. A recomendação é para que a rede privada e os municípios tomem a mesma estratégia de forma a evitar aglomerações.

Outras medidas adotadas pelo governo envolvem a suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas e a recomendação para que outros eventos com esse porte sejam adiados ou cancelados em todo o Estado; a determinação de teletrabralho para servidores públicos estaduais com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas, com algumas exceções, como funcionários de saúde e segurança pública, e o chamamentos de servidores dessas áreas que estejam em férias ou licença conforme necessário.

Também foi adiado em 120 dias o recadastramento de servidores aposentados e pensionistas. Os servidores aposentados, pela maior idade, estão no grupo de risco e devem evitar exposições desnecessárias.

Nesta segunda-feira (16/3) e nos próximos dois dias, a rede estadual fará reuniões para se preparar para que essa suspensão ocorra com o mínimo transtorno possível aos alunos e aos pais e para programar como as escolas operarão durante a paralisação. O governo também ressalta que, neste período de duas semanas, os alunos receberão tarefas para serem feitas em casa e que, por enquanto, não está prevista a antecipação das férias.

Além disso, o governo do Estado fará reuniões com representantes municipais, do setor de transportes e da iniciativa privada para que sejam adotadas medidas em todas as instâncias de forma a evitar aglomerações e deslocamento simultâneo de muitas pessoas em ambientes públicos e/ou coletivos.

Além disso, servidores que tenham regressado de férias durante o período no qual o decreto esteja vigente devem notificar os superiores, antes de retornarem ao trabalho, a respeito do itinerário de viagem. Caso apresentem sintomas, os funcionários deverão ficar em casa, sem prejuízo de remuneração, por, no mínimo, 14 dias. Os assintomáticos deverão permanecer, pelo mesmo período, cumprindo funções em regime de teletrabalho.

Com informações da Seduc

sexta-feira, 13 de março de 2020

Seduc emite nota para escolas e coordenadorias sobre prevenção contra o coronavírus


Foto: Ilustração
A Secretaria Estadual da Educação, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, emitiu nota informativa para escolas e Coordenadorias Regionais de Educação sobre ações de prevenção contra o Coronavírus. O documento propõe medidas institucionais a serem executadas em escolas da rede pública estadual como:

Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória;

Estimular a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel;

Estimular o uso de lenços de papel;

Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços da escola após o uso;

Evitar compartilhamento de copos e vasilhas e talheres;

Em escolas de educação infantil, lavar regularmente os brinquedos com água e sabão;

Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados;

Manter atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios;

Comunicar autoridades sanitárias sobre a ocorrência de casos de contágio do Coronavírus

Na ocorrência de qualquer novo cenário que justifique a adoção de outras medidas de prevenção, as instruções serão encaminhadas para as instituições de ensino e Coordenadorias Regionais de Educação.

Seduc RS

Governo publica decreto com medidas para evitar propagação do coronavírus no RS


Viagens e reuniões estão suspensas. Foto: Ilustração

Na noite desta quinta-feira (12), o governador Eduardo Leite assinou o decreto que contém orientações a respeito do coronavírus. O documento, que tem prazo de validade de 30 dias, recomenda a suspensão, durante esse mesmo prazo, de viagens internacionais ou interestaduais e de reuniões de capacitação. O gabinete do governador avaliará possíveis exceções. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (13.

Além disso, servidores que tenham regressado de férias há cinco dias ou que venham a regressar durante o período no qual o decreto fique em vigor devem notificar os superiores, antes de retornarem ao trabalho, a respeito do itinerário de viagem. Caso apresentem sintomas, os funcionários deverão ficar em casa, sem prejuízo de remuneração, por, no mínimo, 14 dias. Os assintomáticos deverão permanecer, pelo mesmo período, cumprindo funções em regime de teletrabalho.

DICAS DE PREVENÇÃO

Investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Apesar disso, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

COMO SE PREVENIR CONTRA O VÍRUS

• Lavar as mãos.
- A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir.
- Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez.
- Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar.
- Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Ficar em casa quando estiver doente.

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

• Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

• Evitar tocar olhos, boca e nariz.
- Contato com olhos, nariz ou boca permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção. Essas regiões do corpo têm mucosas.

• Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas.
- Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais.
- Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
- Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.
- As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.

• Álcool gel e máscaras.
- O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão.
- As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.

Comunicação Social – 21 CRE

quinta-feira, 12 de março de 2020

Assistência técnica do NTE gera economia para escolas estaduais da 21ª CRE


Cerca de 3 mil reais deixaram de ser gastos pela Escola Sepé Tiaraju. Foto: 21ª CRE
Nesta semana, a equipe do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional, da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, presta suporte e assistência técnica aos equipamentos do laboratório de informática da Escola Estadual Sepé Tiaraju, de Tenente Portela.
 Trabalho é realizado pelo NTE na sede da Coordenadoria. Foto: 21ª CRE
A equipe, formada pelos técnicos Marcelo Schmidt e Mateus de Almeida, trabalha na recuperação de 29 netbooks, gerando uma economia para os cofres públicos de pouco mais de três mil reais que seriam gastos em peças e mão-de-obra.

Comunicação Social - 21ª CRE

Concluída divulgação do Programa ser Legal é Bom nas escolas estaduais de Três Passos


José de Anchieta foi a última escola estadual a ser visitada. Foto: 21ª CRE

Foi concluída na manhã desta quinta-feira, 12, na Escola Estadual José de Anchieta de Bela Vista, pela assessora da CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar, Margaret Mocelini, da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação e demais representantes da Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Passos, a divulgação das novas orientações para as primeiras ações do Programa Ser Legal é Bom.

A comissão lançou um concurso, sob a coordenação do Ministério Público, para a escolha do slogan e do desenho para o Programa de Proteção à Infância e Adolescência, especialmente voltado ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. O público alvo são crianças e adolescentes, estudantes, a partir do 6º ano das escolas municipais, estaduais e particulares de Três Passos. A divulgação do concurso se dará na primeira quinzena de março e a realização do dia 15 de março a 15 de abril.
                                                       Alunos da José de Anchieta. Foto: 21ª CRE

Comunicação Social - 21ª CRE

quarta-feira, 11 de março de 2020

Segue a divulgação do Programa ser Legal é Bom nas escolas de Três Passos


Escola Águia de Haia. Foto: 21ª CRE

Na manhã desta quarta-feira, 11, estiveram divulgando novas orientações para as primeiras ações do Programa Ser Legal é Bom, na Escola Águia de Haia, além da assessora da CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar, Margaret Mocelini, da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, a vereadora Marli Frank e a assistente social Rossana da Cunha Arbo, que também fazem parte da Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Passos.

A comissão lançou um concurso, sob a coordenação do Ministério Público, para a escolha do slogan e do desenho para o Programa de Proteção à Infância e Adolescência, especialmente voltado ao consumo de drogas lícitas e ilícitas. O público alvo são crianças e adolescentes, estudantes, a partir do 6º ano das escolas municipais, estaduais e particulares de Três Passos. A divulgação do concurso se dará na primeira quinzena de março e a realização do dia 15 de março a 15 de abril.


Comunicação Social - 21ª CRE

Começam ciclos de formações pedagógicas de implantação da Escola Gaúcha


Foto: Seduc RS

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, na terça e quarta-feira, 10 e 11 de março, o 1º Encontro de Formação de Implantação da política Escola Gaúcha. A cerimônia de abertura, ocorrida no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, reuniu mais de 300 assessores e chefias pedagógicas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para debater as novas diretrizes curriculares da Rede Estadual de Ensino e articular ações de aplicação do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre as dimensões propostas pela política Escola Gaúcha, estão pontos referentes à formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.

Conforme o diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado, a formação continuada da Escola Gaúcha prevê, em 2020, três encontros que irão capacitar as chefias pedagógicas das CREs, as equipes diretivas das instituições de ensino e os professores que atuam em sala de aula.

Da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, participam a coordenadora de Educação Ledi Daiana Diesel, juntamente com a equipe pedagógica e articuladores da Coordenadoria.

Programação

O evento trabalha sobre as orientações das portarias 293/2019, 312/2019 e 313/ 2019, que dizem respeito à organização curricular, da padronização do registro dos resultados das avaliações dos alunos e da regulamentação do aplicativo Escola RS, que permite o acompanhamento em tempo real dos estudantes da rede estadual. Os encontros ocorrem em salas temáticas nas dependências da Seduc e do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Com informações da Seduc

terça-feira, 10 de março de 2020

Comissão do Programa Ser Legal é Bom divulga ações no I.E.E. Érico Veríssimo



Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo. Foto: 21ª CRE

A assessora da CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar, Margaret Mocelini, da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação e demais representantes da Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Passos, estiveram na manhã desta terça-feira, 9, divulgando novas orientações para as primeiras ações do Programa Ser Legal é Bom no Instituto de Educação Érico Veríssimo.

Além da 21ª CRE, outros órgãos públicos como a Câmara de Vereadores, a Brigada Militar, o COMDICA e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social fazem parte da comissão que lançou um concurso, sob a coordenação do Ministério Público, para a escolha do slogan e do desenho para o Programa de Proteção à Infância e Adolescência, especialmente voltado ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.


Comunicação Social 21ª CRE

21ª CRE participa de formação para chefias e articuladores pedagógicos em Porto Alegre


Coordenadora Ledi e equipe pedagógica. Foto: 21ª CRE

Encontram-se nesta terça, 10, e na quarta-feira, 11, em Porto Alegre, a coordenadora de Educação Ledi Daiana Diesel, juntamente com a equipe pedagógica e articuladores da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, de Três Passos.
Manhã de terça-feira, no Teatro Dante Barone. Foto: 21ª CRE
Ambos participam do 1º Encontro de Formação de Implantação da política Escola Gaúcha para as chefias e articuladores pedagógicos das coordenadorias regionais de Educação, que acontece no Teatro Dante Barone.

Comunicação Social - 21ª CRE

segunda-feira, 9 de março de 2020

Comissão do Programa Ser Legal é Bom divulga ações nas escolas Gonçalves Dias e Padre Gonzales


Escola Gonçalves Dias. Foto: 21ª CRE

A assessora da CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar, Margaret Mocelini, da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação e demais representantes da Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente de Três Passos, estiveram na manhã desta segunda-feira, 9, divulgando novas orientações para as primeiras ações do Programa Ser Legal é Bom nas escolas estaduais Gonçalves Dias e Padre Gonzales.

Escola Padre Gonzales. Foto: 21ª CRE
Além da 21ª CRE, outros órgãos públicos como a Câmara de Vereadores, a Brigada Militar, o COMDICA e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social fazem parte da comissão que lançou um concurso, sob a coordenação do Ministério Público, para a escolha do slogan e do desenho para o Programa de Proteção à Infância e Adolescência, especialmente voltado ao consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Comunicação Social 21ª CRE

Assessora da CIPAVE da 21ª CRE participa de formação em Porto Alegre



Encontros foram nos dias 5 e 6. Foto: 21ª CRE

Margaret Mocelini, assessora da CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar, representou a 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação na Formação CIPAVE+ 2020, que ocorreu nos dias 5 e 6 de março, em Porto Alegre.

Além de assistir à palestra “A ciência da felicidade”, Margaret participou de mais três encontros: Apresentação da nova Plataforma CIPAVE+, Oficina da nova Plataforma CIPAVE+ e Alinhamento Projetos CIPAVE+ Parcerias.

Na tarde de quinta, o Cipave realizou a apresentação da plataforma às escolas e, na manhã de sexta, ocorreu treinamento específico para as pessoas que farão o preenchimento dos dados das primeiras 80 instituições do RS Seguro que vão aderir ao programa.

Comunicação Social - 21ª CRE

Nova base de dados do Governo irá mapear casos de violência nas escolas estaduais



Secretário Faisal Karam ressaltou a importância do compartilhamento de dados. Foto: Lucas Nogare

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+) lançou, na tarde de quinta-feira, 5 de março, uma nova plataforma de monitoramento on-line dos casos de violência nas escolas estaduais. O ato, ocorrido no Auditório do Ministério Público Estadual, teve ainda uma capacitação para gestores e professores de 80 instituições de ensino de abrangência do Programa RS Seguro, que vão aderir de forma piloto ao acompanhamento.

A nova plataforma, por estar estruturada com base no formulário do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de monitorar questões que envolvem violência escolar, também fornecerá dados para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), podendo disponibilizar informações com validade metodológica para outras secretarias de Estado e Municípios.

Além disso, a parceria com as universidades possibilitará que os professores e assessores CIPAVE+ das Coordenadorias Regionais da Educação participem de capacitações continuadas sobre a plataforma e seus conceitos, tendo disponível um curso online.

Com informações da Seduc

sexta-feira, 6 de março de 2020

Homenagem pela passagem do Dia da Mulher na 21ª CRE


Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. Foto: 21ª CRE

Colegas de trabalho prestaram uma homenagem pela passagem do Dia da Mulher à equipe feminina da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, nesta sexta-feira, 6, em Três Passos.

                                                               Foto: 21ª CRE
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo, no dia 8 de março, simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

A coordenadora de Educação Ledi Daiana Diesel, em nome das colegas, agradeceu a homenagem.


Comunicação Social - 21ª CRE

Comitiva da 21ª CRE e da ETEC visita a Expodireto Cotrijal 2020 em Não-Me-Toque



Feira realizada há 20 anos atrai 250 mil visitantes. Foto: 21ª CRE

Uma comiitva da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, de Três Passos, e da ETEC – Escola Técnica Estadual Celeiro, de Bom Progresso, visitou a Expodireto Cotrijal 2020 na quinta-feira, 5, em Não-Me-Toque. Da 21ª CRE, representando a coordenadora de Educação Ledi Daiana Diesel, estiveram presentes o facilitador de Comunicação, Luís Carlos Pez, e a assessora do Secoe/Cajen, Glaci Terezinha da Silva. O professor Dierle Tubiana de Oliveira, agentes de educação e as turmas A e B do Ensino Médio, do curso Técnico em Agropecuária, representaram a ETEC.

Sobre a Expodireto

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.
O parque onde acontece a feira conta com 98 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades.

Comunicação Social - 21 Cre