Alunos da Escola Felipe Camarão, de São Sebastião do Caí, na abertura do ano letivo de 2020 - Foto: Seduc
O Rio Grande do Sul reduziu a taxa de distorção
idade-série do Ensino Médio nas escolas estaduais em 4,7 pontos percentuais em
relação ao ano passado. É a segunda maior queda entre os 26 Estados
brasileiros, atrás somente do Paraná. Em 2018, o índice era de 38,1%. Em 2019,
o percentual diminuiu para 33,4%. No Ensino Fundamental, o Estado também
melhorou seus índices, passando de 24,4% para 23,7% no mesmo período. Os dados
são do Censo Escolar e foram publicados no portal do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nesta sexta-feira, 28
de fevereiro.
Entre as razões, para a melhora do indicador que
acompanha o percentual de alunos que estão dentro da série esperada, estão as
intervenções sistemáticas de correção de fluxo nas instituições de ensino; o
trabalho realizado pelos projetos Seduc em Missão e Aluno Presente, que
promoveram um diálogo direto com os diretores das 2,5 mil escolas do interior e
da Capital para avaliar as práticas pedagógicas; a implantação da política
educacional Escola Gaúcha e o monitoramento e gerenciamento constante dos dados
escolares coordenado pelo Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual
da Educação (Seduc).
O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, atribui
a melhora do índice ao trabalho de gestão e à reorganização da Rede Estadual de
Ensino. “Nós buscamos, desde o início do ano passado, um olhar individual sobre
as escolas. Ouvindo, dialogando e encontrando, junto aos gestores das
instituições, soluções práticas para qualificar o ensino e contribuir para a
permanência do estudante em sala de aula”, explica.
“O foco, para 2020, será melhorar a realidade do Ensino
Fundamental e manter o bom trabalho feito até agora no Ensino Médio”, adianta o
secretário. A partir de abril, ocorrerá mais uma edição do projeto Aluno
Presente, em que professores e diretores serão recebidos para as devolutivas em
relação aos indicadores.
Censo
Escolar
A distorção idade-série é o indicador educacional que
permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima
da esperada para o ano em que estão matriculados. O Censo Escolar da Educação
Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano
da pesquisa. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é
coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias
estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas
públicas e privadas do país, são coletados dados de diferentes etapas e
modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de
jovens e adultos.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário