Foto: Seduc
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) apresentou, nesta
terça-feira, 30 de junho, a Matriz de Referência da Rede Estadual que norteará
os currículos do modelo híbrido de ensino, que compreende as aulas remotas e as
aulas presenciais até o final de 2020. As aulas presenciais não possuem data
definida para retorno.
O encontro teve o
intuito de orientar os professores para implantação das novas matrizes conforme
orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular
Gaúcho (RCG).
O evento, conduzido pela diretora do Departamento Pedagógico
(DP), Letícia Grigoletto, contou com a presença de três servidores da Seduc: a
diretora adjunta do DP, Natália Borges; a coordenadora de políticas para
Educação Básica do DP, Ana Paula Colling; e o coordenador de políticas
específicas do DP, Rodrigo Venzon.
“Organizamos a Matriz de Referência com um levantamento
prévio das competências e habilidades a serem abordadas, de cada etapa, por ano
e componente curricular, através das Coordenadorias Regionais de Educação
(CREs). O processo seguiu com a validação das Matrizes pelo DP com o objetivo
de garantir a qualidade técnica e pedagógica durante o período das Aulas
Remotas”, destacou Natália.
Durante o encontro, Ana Paula Colling detalhou o documento
que já foi enviado para as CREs. “As
Matrizes de Referência estão dispostas em um catálogo, onde estão apresentadas
todas as matrizes construídas com orientações para o ensino híbrido. As
descrições das habilidades e competências a serem trabalhadas estão divididas
por ano, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental Regular, o
Ensino Fundamental em Tempo Integral, o Ensino Médio Regular, o Novo Ensino
Médio, Curso Normal, o Ensino Médio em Tempo Integral e a Educação de Jovens e
Adultos (EJA)”, salientou.
Rodrigo Venzon falou sobre a importância dos temas
transversais que são abordados nas matrizes. “A Educação das Relações
Étnico-Raciais, que envolve a cultura e a histórias dos povos africanos e
indígenas, a Educação do Campo e a Educação Ambiental, são temas fundamentais
que serão trabalhados de forma transversal”, observou o coordenador políticas
específicas da Seduc.
A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto,
enalteceu o momento: “Estamos passando por um processo de readequação,
ressignificação, adaptação e migração para o modelo remoto e híbrido de ensino.
Estamos fazendo buscas ativas para facilitar o acesso dos alunos, para
quantificar quantos tem acesso à internet e quantos possuem equipamentos, com o
intuito de estabelecer as estratégias regionais para que todos tenham acesso à
educação”, complementou.
Aulas Remotas
Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a
Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitações
para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e
estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de
ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.
Seduc RS
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