Após
a realização da Consulta Pública, ocorrida entre os dias 30 de novembro e 14 de
dezembro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) entregou, na última
sexta-feira,18 de dezembro, o documento final do Referencial Curricular Gaúcho
do Ensino Médio ao Conselho Estadual de Educação (CEEd).
Agora, a implementação do documento curricular, que irá funcionar de forma complementar à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aguarda homologação da entidade deliberativa.
A nova matriz curricular do Ensino Médio gaúcho é formada por uma carga horária de 3.000 horas distribuídas ao longo das três séries e é composta por atividades de Formação Geral Básica (1.800 horas) e pelos Itinerários Formativos (1.200 horas).
O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas de Ensino Médio a partir de 2022.
Novo Ensino Médio
A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais.
Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário