Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Interessados em entrar na lista de espera de bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devem acessar a página de inscrição, com seu número e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente nesta segunda (1º) e terça-feira (2) e manifestar interesse em participar do processo.

Diferentemente da segunda chamada, a espera não é automática. A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021 e não está aberta a novos inscritos.

O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Quem não for chamado em lista de espera, cujo resultado será divulgado em 5 de março, tem que esperar até a edição seguinte para tentar novamente. Essa etapa comporta todas as vagas não preenchidas dentre as 162 mil oferecidas durante primeira e segunda chamadas desta edição do Prouni.

Comprovação

No caso de candidatos pré-selecionados em lista de espera, o período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Divulgação

Os cursos disponíveis na lista de espera variam em cada edição. Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conforme a disponibilidade de vagas, o interessado deve acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se foi contemplado. O Ministério da Educação não envia mensagens informando sobre a aprovação. Caso pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para a apresentar documentação exigida como comprovantes de renda, identificação pessoal, endereço e escolaridade.

Candidatos

Criado para permitir o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, só podem pleitear uma bolsa candidatos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

O candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:

ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;

ser professor da rede pública de ensino básico no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;

 Agência Brasil

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

2ª Chamada Pública Escolar para ingresso no ano letivo de 2021 começa nesta segunda-feira (1º)

Foto: Seduc

Com o objetivo de beneficiar os alunos que não realizaram a pré-matrícula em tempo hábil e dar oportunidade para que as comunidades escolares se organizem com tranquilidade, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está lançando a 2ª edição da Chamada Pública Escolar.

A ação, que visa garantir o ingresso dos estudantes no ano letivo de 2021 na Rede Estadual de Ensino, começa nesta segunda-feira, 1º de março, e segue até sexta-feira, dia 5,  diretamente pelo site da Seduc.

Neste novo período, pelo site da Seduc, podem ser efetuadas apenas as pré-matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental e para o 1° ano do Ensino Médio.

As transferências, que já foram encerradas pelo sistema no dia 31 de janeiro, devem ser realizadas diretamente nas escolas, conforme as vagas remanescentes de cada instituição de ensino, a partir do  mês de março.

Para preencher a ficha de pré-matrícula, basta clicar na aba Serviços e Informações e acessar o item Chamada Pública Escolar. Lá estarão todas as informações para inscrição conforme a etapa de ensino desejada.

O resultado da 2º edição da Chamada Pública Escolar ocorre no dia 8 de março e a confirmação da matrícula na escola designada neste segundo período acontece entre os dias 8 e 12 de março.

Período de confirmação de matrícula da 1ª Chamada Pública Escolar

Para os estudantes que já realizaram a pré-matrícula na 1ª edição da Chamada Pública Escolar, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola designada pelo sistema com as devidas documentações. O resultado da Chamada Pública ocorre no dia 28 de fevereiro e o período para efetivar a matrícula ocorre entre os dias 1º e 12 de março.

Documentos

As pré-matrículas, inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

*Certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade

*Comprovante de residência do responsável; RG do responsável

*Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental - CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Confira o calendário completo

1ª Edição da Chamada Pública Escolar

Resultado: 28 de fevereiro

Efetivação das matrículas nas escolas: 1º a 12 de março     

2ª Edição da Chamada Pública Escolar

Pré-matrícula: 1º a 5 de março

Resultado: 8 de março

Efetivação das matrículas nas escolas: 8 a 12 de março

Seduc RS   

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Seduc divulga lista final dos classificados ao Banco de Cadastro Temporário da Rede Estadual

 

Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulga nesta terça-feira, 23 de fevereiro, por meio do Diário Oficial do Estado, a lista de classificação final do Banco de Cadastro Temporário de especialistas da área da Educação, servidores e professores.

O desempate dos candidatos inscritos ocorreu por meio de sorteio eletrônico, transmitido ao vivo pela página da Seduc no Facebook e pelo canal do Youtube TV Seduc RS, entre os dias 17 e 19 de fevereiro.

O candidato que discordar da sua classificação poderá interpor recurso através de e-mail junto à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da sua região, por meio de requerimento em anexo no edital de inscrição, no prazo de 48 horas a contar do lançamento do Edital de Classificação Final.

Confira a lista da classificação final por Edital

Especialistas da área da Educação

Professores

Servidores

Indeferidos

A Seduc também publicou, por meio do Diário Oficial do Estado, a lista de candidatos indeferidos no processo. Estes casos específicos ocorreram em função do candidato não ter anexado a documentação necessária no ato da inscrição ou não ter preenchido os requisitos mínimos para participar do Edital.  Confira a lista:

Indeferidos especialistas da área da Educação

Indeferidos professores

Indeferidos servidores

Seduc RS

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Estado mantém aulas presenciais na Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em bandeira preta

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Diante do agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Crise decidiu, na tarde desta segunda-feira (22/2), pela ampliação das restrições à circulação de pessoas em todo o Estado. Independentemente da bandeira da região, a janela de horário da suspensão geral de atividades não essenciais, a partir desta terça-feira (23), será ampliada em duas horas: começando mais cedo, às 20h, e indo até as 5h.

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo pelas redes na tarde desta segunda (22), após reuniões com o Conselho de Crise para o Enfrentamento da Epidemia Covid-19 e com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e associações regionais.

“Estamos observando o mais acelerado e agressivo crescimento de internações desde o início da pandemia. Diante disso, convocamos prefeitos eleitos e reeleitos não para terceirizar, mas para compartilhar a responsabilidade. Todos nós recebemos a confiança da população para protegê-la, tanto do ponto de vista sanitário quanto econômico, e para encontrarmos a melhor medida das nossas ações neste momento especialmente crítico que estamos vivendo”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Na reunião com a Famurs e associações regionais, os representantes pediram pela manutenção da cogestão do Distanciamento Controlado – na qual as regiões que decidirem aderir podem adotar protocolos próprios desde que não menos restritos que os protocolos da bandeira anterior (por exemplo, regiões em bandeira preta podem adotar protocolos de bandeira vermelha). Nesta rodada, das 21 regiões Covid, 19 fazem parte do sistema compartilhado. As exceções são Guaíba e Santa Maria.

O Gabinete de Crise decidiu manter a cogestão regional mediante algumas alterações e maiores restrições. Uma delas foi a ampliação do horário da suspensão geral de atividades, que havia sido anunciada na sexta-feira (19/2), com início a partir das 22h. Agora, o horário passa a ser desde as 20h, incluindo as mesmas atividades.

Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.

As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

Ensino presencial na bandeira preta

O governo do Estado acatou pedido dos prefeitos para a manutenção das aulas presenciais na bandeira preta para a Educação Infantil e os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, considerando a dificuldade que os pais encontram por não ter com quem deixar os filhos quando saem para trabalhar e a dificuldade de efetiva alfabetização das crianças em aulas virtuais.

Para os demais níveis de ensino, as atividades presenciais seguem proibidas em regiões com bandeira preta. As atividades de ensino presencial não podem ser definidas pelo sistema de cogestão regional.

As mudanças, tanto no horário de suspensão das atividades, como do funcionamento da cogestão regional e das escolas, devem ser publicadas em decretos ainda nesta segunda-feira (22), para que possam valer a partir de terça (23), juntamente com o mapa definitivo da 42ª rodada.

Ainda nesta semana, o governo do Estado convocou uma nova reunião, para quinta-feira (25/2), com a Famurs e as associações regionais para reavaliar a situação e o cumprimento das medidas.

Seduc RS

Seduc altera horário de funcionamento presencial na bandeira preta

 

Em função das mudanças ocorridas na 42ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado, que colocou 11 regiões do Estado na bandeira preta e alerta de risco máximo para contaminação de covid-19, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que altera o horário de funcionamento presencial a partir desta terça-feira, 23 de fevereiro, incluindo as suas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

A Seduc e as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) funcionarão de forma presencial das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira, e o atendimento ao público será realizado somente sob agendamento.

Também será realizado o revezamento de servidores com a presença máxima de 25% dos funcionários no modo presencial. Os demais permanecem em regime de teletrabalho no horário das 8h30 às 18h.

Seduc rs

Enem será reaplicado nesta terça e quarta-feira (23 e 24 de fevereiro)

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será aplicado amanhã (23) e na quarta-feira (24) para candidatos que tiveram as provas canceladas por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus, para aqueles que não puderam fazer o exame por estarem com sintomas da covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e para os participantes prejudicados por questões logísticas. ebc.png?id=1401939&o=nodeebc.gif?id=1401939&o=node

O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade). 

Na mesma data, as provas serão reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

Prevista no edital, a reaplicação do Enem pode ser solicitada por participantes que se sentiram prejudicados por conta de algum problema logístico, como falta de luz no local de prova. Neste ano, por conta da pandemia, puderam também pedir a reaplicação os participantes que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa. 

Também por conta da pandemia, a aplicação do Enem regular foi suspensa no estado do Amazonas, onde mais de 160 mil estudantes fariam a prova, em Rolim de Moura (RO), onde estavam inscritos 2.863 e em Espigão D'Oeste (RO), com 969 inscritos. Esses participantes poderão fazer o Enem também na data da reaplicação. 

Horários

Os horários de aplicação serão os mesmos do Enem regular. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A prova começa a ser aplicada às 13h30. No primeiro dia, os participantes farão a redação e as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. O tempo de prova é 5h30. No segundo dia, terão cinco horas para resolver as questões de matemática e ciências da natureza. 

Desde a última sexta-feira (19), está disponível o cartão de confirmação com os locais de prova da reaplicação do Enem 2020 na Página do Participante. No cartão também constam o número de inscrição, data, hora das provas, opção de língua estrangeira e atendimento especializado ou tratamento por nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e levem nos dias do exame.  

Os resultados finais, tanto do Enem digital quanto do Enem impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março. 

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Agência Brasil

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Seduc realiza entrega de Chromebooks no Instituto de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel

Foto: Seduc RS

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), representada pelo seu diretor geral, Paulo Magalhães, realizou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a entrega de 13 Chromebooks no Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel. A escola, localizada no município de São Valério do Sul, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), conta com 127 alunos e 18 professores.

A entrega dos Chromebooks ocorreu na presença da diretora Diana Lambricht Weiler; do cacique da comunidade, Adilson Policena; e da coordenadora da 21ª CRE, Ledi Daiana.

Durante o encontro, o diretor geral da Seduc, Paulo Magalhães, destacou a importância de atender todas as instituições de ensino da Rede Estadual para garantir a oferta do modelo híbrido de ensino.

“A entrega dos Chromebooks para a comunidade escolar indígena representa a prioridade do Governo do Estado, por meio da Seduc, em atender todas as demandas decorrentes da pandemia de covid-19, seja no ensino presencial ou remoto”, afirmou.

A diretora Diana Lambricht Weiler explicou que em 2020, ano de implantação do ensino híbrido na Rede Estadual, boa parte dos alunos teve aulas por WhatsApp devido à facilidade de acessar os materiais de estudo pelos dados móveis do celular.

Agora, em 2021, ela projeta uma adesão maior à plataforma Google Sala de Aula com a entrega dos novos computadores. “Esta foi uma iniciativa maravilhosa. Os professores  que aqui residem estão em uma área indígena e a maioria não têm este recurso. Então, isso vem a somar e eu considero que a entrega destes novos equipamentos, conectados às ferramentas do Google for Education, vai qualificar consideravelmente o ensino na nossa região”, destacou.

Aulas Remotas

Em 2021, as Aulas Remotas vão continuar sendo realizadas pela plataforma Google Sala de Aula. Até o momento, dos 790 mil estudantes matriculados, mais de 660 mil já ativaram as suas contas educacionais. 

A iniciativa também prevê a distribuição de 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual de Ensino até o início das aulas no dia 8 de março.

Ainda, professores e alunos terão à disposição ferramentas de incentivo à leitura, Árvore e Elefante Letrado, além de uma plataforma voltada para a matemática que será lançada nas próximas semanas.

Para ampliar o processo de capacitação dos professores, iniciado em 2020, será realizada mais uma edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de instrumentalizar os docentes para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais.

Seduc RS

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Seduc lança 2ª edição da Chamada Pública Escolar para ingresso no ano letivo de 2021

 

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Com o objetivo de beneficiar os alunos que não realizaram a pré-matrícula em tempo hábil e dar oportunidade para que as comunidades escolares se organizem com tranquilidade, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está lançando a 2ª edição da Chamada Pública Escolar.

A ação, que visa garantir o ingresso dos estudantes no ano letivo de 2021 na Rede Estadual de Ensino, ocorre entre os dias 1º e 5 de março diretamente pelo site da Seduc.

Neste novo período, pelo site da Seduc, podem ser efetuadas apenas as pré-matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental e para o 1° ano do Ensino Médio.

As transferências, que já foram encerradas pelo sistema no dia 31 de janeiro, devem ser realizadas diretamente nas escolas, conforme as vagas remanescentes de cada instituição de ensino, a partir do dia 2 de março.

Para preencher a ficha de pré-matrícula, basta clicar na aba Serviços e Informações e acessar o item Chamada Pública Escolar. Lá estarão todas as informações para inscrição conforme a etapa de ensino desejada.

O resultado da 2º edição da Chamada Pública Escolar ocorre no dia 8 de março e a confirmação da matrícula na escola designada neste segundo período acontece entre os dias 8 e 12 de março.

Período de confirmação de matrícula da 1ª Chamada Pública Escolar

Para os estudantes que já realizaram a pré-matrícula na 1ª edição da Chamada Pública Escolar, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola designada pelo sistema com as devidas documentações. O resultado da Chamada Pública ocorre no dia 28 de fevereiro e o período para efetivar a matrícula ocorre entre os dias 1º e 12 de março.

Documentos

As pré-matrículas, inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

*Certidão de nascimento do aluno ou RG, comprovante de escolaridade

*Comprovante de residência do responsável; RG do responsável

*Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental - CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Confira o calendário completo

1ª Edição da Chamada Pública Escolar

Resultado: 28 de fevereiro

Efetivação das matrículas nas escolas: 1º a 12 de março     

2ª Edição da Chamada Pública Escolar

Pré-matrícula: 1º a 5 de março

Resultado: 8 de março

Efetivação das matrículas nas escolas: 8 a 12 de março 

Seduc RS   

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Governo do RS retira limite de ocupação para aulas presenciais

 

O governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta segunda-feira, um novo decreto que retira o limite de 50% de ocupação nas salas de aula para a realização de atividades presenciais em creches, escolas e universidades. Agora, as instituições de ensino podem operar sem restrição quanto ao número de ocupantes. A decisão vale para todas as regiões, independente da classificação no mapa de Distanciamento Controlado.

A única exigência para a realização das aulas presenciais é o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as cadeiras dentro das salas. Na rede estadual, o retorno para as aulas está previsto para iniciar a partir de 8 de março, em modelo híbrido com atividades presenciais e remota.

O decreto foi publicado no mesmo dia em que o Rio Grande do Sul manteve 16 regiões com risco alto para a Covid-19 no mapa do Distanciamento Controlado. Entre as justificativas, o gabinete de crise do Estado alertou para o reforço nos protocolos de prevenção à Covid-19 em meio ao Carnaval, em face ao rápido aumento na ocupação de leitos clínicos nesta semana, de 902 para 1.112. Esta demanda poderá vir a sobrecarregar os leitos de UTI nos próximos dias.

Secom RS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Seduc divulga lista dos classificados ao Banco de Cadastro Temporário da Rede Estadual

Foto: Seduc RS

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, por meio do Diário Oficial do Estado, a lista de classificação por pontuação dos candidatos ao Banco de Cadastro Temporário de especialistas da área da Educação, servidores e professores.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, por meio do Diário Oficial do Estado, a lista de classificação por pontuação dos candidatos ao Banco de Cadastro Temporário de especialistas da área da Educação, servidores e professores.

Ainda, será realizado sorteio eletrônico, transmitido ao vivo pela página da Seduc no Facebook e pelo canal do Youtube TV Seduc RS, para o desempate dos candidatos inscritos.

Para os especialistas da área da Educação, o sorteio ocorre no dia 17 de fevereiro a partir das 15h. Para os servidores, o desempate será definido no dia 18 de fevereiro a partir das 9h. Já o desempate dos professores será feito em dois dias: no dia 18 a partir das 12h30 e no dia 19 a partir das 9h. A previsão para publicação da classificação final em Diário Oficial do Estado é no dia 23 de fevereiro.

O candidato que discordar da sua classificação poderá interpor recurso através de e-mail junto à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da sua região, por meio de requerimento em anexo no edital de inscrição, no prazo de 48 horas a contar do lançamento do Edital de Classificação Final.

Confira a lista dos classificados por Edital

Especialistas da área da Educação

Servidores de escola

Professores

Confira os horários do sorteio eletrônico

Especialistas na área da Educação: 17 de fevereiro/ a partir das 15h

Servidores: 18 de fevereiro/ a partir das 9h

Professores: 18 de fevereiro a partir das 12h30/ 19 de fevereiro a partir das 9h

Seduc RS

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Prazo para adesão dos municípios ao Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares se encerra no dia 26 de fevereiro

 

Foto: Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que o prazo de manifestação dos municípios para aderirem ao Programa Estadual  das Escolas Cívico Militares se encerra no dia 26 de fevereiro.

Para ser habilitarem e participarem do processo de indicação das escolas, as administrações municipais devem entrar em contato com a coordenação do Programa das Escolas Cívico-Militares da Seduc através do e-mail pecim@seduc.rs.gov.br ou do telefone (51) 3288-4715.

A manifestação de interesse deverá ser feita através de ofício do prefeito à Seduc, indicando a escola municipal a ser contemplada, bem como o número de alunos por turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.

O diretor-geral da Seduc e responsável pelo Programa no Estado, Paulo Magalhães, ressalta a importância das Prefeituras não perderem o prazo. “Todos os requerimentos pertinentes às candidaturas das instituições de ensino devem ser encaminhados com a maior brevidade, tendo em vista a complexidade de documentos a serem informados junto aos órgãos federais responsáveis”, destaca.

Programa das Escolas Cívico-Militares no Estado

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa da Secretaria da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e como os municípios, na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, que apresenta um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola e apoio com apoio de policiais militares.

Até o momento, 12 municípios gaúchos já enviaram seus ofícios. São eles: Santiago, Arvorezinha, São Vicente do Sul, Dilermando de Aguiar, Tupanciretã, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, Ibiaçá, Sananduva, São Miguel das Missões, Cacequi e Três Passos. 

Seduc RS

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Mais de 176 mil de estudantes gaúchos se inscreveram no Encceja 2020

 

Foto: Divulgação/MEC

Mais de 176 mil de estudantes gaúchos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A avaliação, que está marcada para o dia 25 de abril de 2021, é destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

Além disso, pessoas com 18 anos de idade ou mais podem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 e obterem o certificado do Ensino Médio, mesmo sem terem concluído o Ensino Fundamental. Com isso, nesses casos, os participantes terão a oportunidade de conseguir a certificação para as duas etapas educacionais.

Conforme a coordenadora do setor de Demanda Escolar da Seduc, Salete Albuquerque, a avaliação permite que o aluno ingresse de forma imediata no mercado de trabalho e possa estar capacitado para seguir a área profissional de sua preferência. “Esta é uma prova que garante a devida certificação de conclusão das etapas de ensino desejadas e capacita para que a pessoa faça o Enem, o vestibular ou um curso técnico na área que almeja”, destaca.

Materiais de apoio para preparação dos estudantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza materiais de apoio para os estudantes nos mais diversos componentes curriculares clicando aqui.

Ainda, as provas e os gabaritos, que também podem ser utilizados como fonte de estudo e preparação para a prova, podem ser acessados clicando aqui.

Para conferir a matriz de referência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio utilizada na avaliação basta clicar aqui.

Confira o número de participantes por município no Rio Grande do Sul

Seduc RS

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Escola cívico-militar foi pauta de reunião na Secretaria Estadual de Educação

Foto: PM/Divulgação

O prefeito Municipal de Três Passos, Arlei Tomazoni, reuniu-se nesta segunda-feira, dia 08, com o diretor geral da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Paulo Magalhães.

O objetivo foi tratar da viabilidade e da relevância da implementação de uma escola cívico-militar no município.

A reunião aconteceu na sede da SEDUC, em Porto Alegre. Sobre o encontro, o prefeito relatou que a gestão municipal está estreitando a ideia de implantar uma escola, neste modelo, em Três Passos.

“O encontro oportunizou troca de conhecimento e informações a respeito da iniciativa", informou Arlei.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi instituído como um modelo a ser desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do País.

O prefeito esteve acompanhado do assessor do deputado Estadual tenente-coronel Zucco, Marcelo Borella.

Assessoria de Comunicação

sábado, 6 de fevereiro de 2021

RS reafirma os cuidados de prevenção à Covid-19 no transporte escolar

 

Foto: Seduc

As recomendações para prevenção e controle do coronavírus e outras síndromes gripais no transporte escolar no Rio Grande do Sul foram atualizadas por uma nova normativa apresentada em reunião do Centro de Operações em Emergências (COE) nesta sexta-feira (5/2).

“O objetivo é orientar a sociedade e a comunidade escolar sobre as medidas necessárias para um retorno seguro das aulas, começando já pelos transportes, que é a entrada dos muitos alunos nas escolas”, explicou o integrante do COE e auditor da Secretaria da Saúde (SES), Bruno Naundorf.

O novo texto reafirma os cuidados com o “risco de transmissão da doença respiratória e com os prejuízos associados à privação de ensino presencial – associados ao consenso internacional de manutenção das atividades de escolares”.

As recomendações apresentam o conhecimento científico atual, com objetivo de proteger professores, outros trabalhadores da educação e transporte, alunos e familiares. O transporte escolar deve obedecer ao mesmo regramento do transporte coletivo de curta distância e transporte fretado, conforme determinação do Protocolo do Modelo de Distanciamento Controlado vigente no Rio Grande do Sul.

A normativa também prevê que o transporte escolar deve obedecer e respeitar o limite de passageiros, de acordo com determinação do protocolo e manter uma listagem atualizada com nomes e endereços dos passageiros.

A publicação da Normativa 19 do Centro de Operações de Emergência (COE) da Secretaria da Saúde do Estado (SES) está disponível aqui.

Vacinas

Durante a reunião do COE, também foram abordados outros assuntos como a distribuição da próxima remessa de vacinas, que deve chegar ao Estado neste final de semana. São 193,2 mil novas doses da CoronaVac, representando o quarto lote de vacinas contra a Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde (MS). Com essas doses, o governo do Estado pretende iniciar a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a vacinação dos profissionais da saúde.

A vigilância genômica das linhagens de coronavírus em circulação em solo gaúcho foi outro tema pautado na reunião do COE. O número e os tipos de linhagens de coronavírus (SARS CoV-2) em circulação no Rio Grande do Sul foram divulgados no Boletim Genômico publicado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) nesta semana, disponível aqui.

Ascom RS

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Resultado da pré-seleção do Fies já pode ser consultado na internet


Foto: Agência Brasil

Com um dia de atraso, o resultado da pré-seleção para bolsas oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 foi publicado na manhã desta quarta-feira (3). Os candidatos às 93 mil bolsas podem consultar o resultado no site do programa ou na instituição para a qual se inscreveu. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão disponibilizados R$ 500 milhões para as bolsas de financiamento estudantil. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021.

De acordo com o MEC, os candidatos não selecionados integrarão uma lista de espera, podendo ser convocados a qualquer momento, até o dia 18 de março.

Agência Brasil entrou em contato com o MEC para saber o motivo do atraso na divulgação do resultado, mas ainda não obteve resposta. Nas redes sociais, os candidatos se queixaram do atraso no cronograma. 

Regras

A seleção para o Fies é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição deste ano, pode participar quem fez o Enem entre 2010 e 2019, obteve média acima de 450 e não zerou a redação. As notas de 2020 não poderão ser utilizadas devido ao adiamento das provas, que foram aplicadas somente em janeiro de 2021. Outro pré-requisito é ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Financiamento

Criado em 1999, o Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, com juros zero, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Agência Brasil