Foto: Divulgação/MEC
Mais de 176 mil de estudantes gaúchos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A avaliação, que está marcada para o dia 25 de abril de 2021, é destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.
Além disso, pessoas com 18 anos de idade ou mais podem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 e obterem o certificado do Ensino Médio, mesmo sem terem concluído o Ensino Fundamental. Com isso, nesses casos, os participantes terão a oportunidade de conseguir a certificação para as duas etapas educacionais.
Conforme a coordenadora do setor de Demanda Escolar da Seduc, Salete Albuquerque, a avaliação permite que o aluno ingresse de forma imediata no mercado de trabalho e possa estar capacitado para seguir a área profissional de sua preferência. “Esta é uma prova que garante a devida certificação de conclusão das etapas de ensino desejadas e capacita para que a pessoa faça o Enem, o vestibular ou um curso técnico na área que almeja”, destaca.
Materiais de apoio para preparação dos estudantes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza materiais de apoio para os estudantes nos mais diversos componentes curriculares clicando aqui.
Ainda, as provas e os gabaritos, que também podem ser utilizados como fonte de estudo e preparação para a prova, podem ser acessados clicando aqui.
Para conferir a matriz de referência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio utilizada na avaliação basta clicar aqui.
Confira o número de participantes por município no Rio Grande do Sul
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário