Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

MANHÃ DO ÚLTIMO DIA DA 11ª MEP REGIONAL TRÊS PASSOS INICIA COM TEATRO E PALESTRA



A peça teatral Não Existe Racismo no Brasil Negão, de Vilma Levy, foi encenada por estudantes do Grupo Aguiarte, da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, na manhã de 27 de junho no palco da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal - MEP Regional Três Passos. A proposta da peça é evidenciar a existência dos preconceitos, especialmente do racismo em nossa cultura.


A peça traz, em cada detalhe, expressões de realidades vivenciadas, de tentativas frustradas de negar o preconceito. Provoca a reflexão do início ao final, com nuances de bom humor e sátira.

Palestra
A palestra A Relevância da Pesquisa na Formação das Juventudes, Frente aos Desafios Sociais na Construção de Uma Sociedade Democrática e Inclusiva foi proferida pelo professor Rudinei Barichello Augusti, da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) logo após a apresentação da peça. Durante a palestra dialogada Rudinei, que envolveu a todos, propôs, a partir de um diálogo com uma estudante, o repensar do próprio conceito de ciências e de cientistas. Destacou a importância do bom uso das mídias e demais tecnologias, incentivou o uso da criatividade como fator diferencial para a mudança do mundo, afirmou a necessidade de aceitarmos as diferenças e assim eliminarmos o preconceito.


Rudinei falou dos desafios que a juventude atual terá pela frente, pois, de certa forma, é preciso preparar os jovens, inclusive para atuarem em empresas que ainda não existem, a utilizarem tecnologias que ainda não foram inventadas. Ao citar Edgar Morin o professor recomendou que os jovens precisam, para não se tornarem estrangeiros em sua própria casa, desenvolver um sentimento “glocalizado”, isto é, ter a “cabeça nas nuvens”  permitindo o sonho e a criatividade, mas, manter “os pés no chão”, ou seja, considerar não apenas a realidade global, mas estarem atentos à realidade regional.

É preciso imaginar um mundo onde nos sintamos protagonistas, referiu o professor Rudinei. Após citar Aristóteles “todo homem, por natureza, tem o desejo de conhecer”, Rudinei encerrou sua palestra afirmando que a ideia de transformação está implícita no jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário