Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

ENTRE OS TRABALHOS APRESENTADOS NA MEP REGIONAL TRÊS PASSOS SEIS TRABALHOS DA 21ª CRE FORAM SELECIONADOS PARA A FECITEP / 2014I

ESTUDANTES E. I. M. E. F. SÃO JOSÉ DE TRÊS PASSOS NO MOMENTO DA ABERTURA DA SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DA MEP


E. E. E. M. ÁGUIA DE HAIA - 1º LUGAR INFRAESTRUTURA
Dos 14 trabalhos selecionados na 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal - MEP Regional Três Passos, para participar da 8ª Feira de Ciência e Tecnologia da Educação profissional (Fecitep) a ser realizada entre os dias 26 a 29 de agosto, em Porto Alegre seis foram apresentados por estudantes pesquisadores da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A MEP Regional Três Passos, realizada na semana passada, contou com a participação de mais duas CREs a 20ª e a 17ª e envolveu estudantes das regionais de Três Passos, Palmeira das Missões e Santa Rosa.

I. E. E. ÉRICO VERÍSSIMO - 1º LUGAR CURSO NORMAL
Do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, de Três Passos, foram classificados dois trabalhos: Projeto Alternativo de Ampliação da Renda Familiar dos Pequenos Produtores Rurais (do eixo Gestão e Negócios) e, Projeto     Monteiro Lobato e o Incrível Universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo (do eixo Pesquisa no Curso Normal); da Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela, Projeto AGRITEC - Agricultura Tecnológica (do eixo Informação e Comunicação); da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, de Três Passos, Projeto Desenhando o Nosso Futuro (do eixo Infraestrutura); da Escola Técnica Estadual Celeiro, de Bom Progresso, Projeto Produção de Mudas com Substratos Alternativos em Cultivo Protegido (do eixo Recursos Naturais); da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Vista Gaúcha, Projeto Arte Sustentável: a reutilização dos recortes de madeira de fábrica de móveis no município de Vista Gaúcha – RS (do eixo Pesquisa no Politécnico).

E. T. E. CELEIRO - 1º LUGAR RECURSOS NATURAIS
Entre os demais trabalhos premiados na MEP Regional, constam os seguintes da 21ª CRE: projeto Inovar e Renovar, da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia (Três Passos / eixo controle e processos industriais); projeto Uma Reflexão à Cultura Indígena, da Escola Estadual de Educação Básica Cléia Salete Dalberto (Tenente Portela / eixo informação e comunicação); projeto Mandioca, Alternativas e Produção, e, projeto Produção de Ovos e Frango Caipiras, ambos da Escola Técnica Estadual Celeiro (Bom Progresso / eixo produção Alimentícia).



E. E. E. B. CLÉIA SALETE DALBERTO - 1º LUGAR INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 
A solenidade contou com a presença do representante da Secretaria Estadual de Educação Fritz Roloff, de titulares e assessores das instituições das três CREs organizadoras do evento. O momento cultural foi proporcionado pelo grupo de danças Dançart da Escola Integral Municipal de Ensino Fundamental São José, de Três Passos.

I. E. E. ÉRICO VERÍSSIMO - 1º LUGAR  GESTÃO E NEGÓCIOS



E. E. E. M. ÉRICO VERÍSSIMO - 2º LUGAR PESQUISA NO POLITÉCNICO
E. T. E. CELEIRO - 2º LUGAR PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

E. E. E. B. CLÉIA SALETE DALBERTO - 3º LUGAR INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
E. T. E. CELEIRO - 3º LUGAR PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA



quarta-feira, 2 de julho de 2014

A 11ª MEP REGIONAL TRÊS PASSOS CLASSIFICA 14 TRABALHOS PARA A FECITEP



MOMENTO FALA REPRESENTANTE DA SEDUC
O encerramento da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal - MEP Regional Três Passos, realizada no parque de exposições do município, ocorreu na tarde de 27 de junho. A solenidade contou com a presença do representante da Secretaria Estadual de Educação Fritz Roloff, de titulares e assessores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Três Passos (21ª), Palmeira das Missões (20ª) e Santa Rosa (17ª), instituições organizadoras do evento. Na oportunidade, com a presença de grande público, foram anunciados os resultados da MEP Regional.
MOMENTO FALA COORDENADOR 21ª CRE

Na 11ª MEP Regional Três Passos foram classificados 14 projetos para a 8ª Feira de Ciência e Tecnologia da Educação profissional (Fecitep) a ser realizada entre os dias 26 a 29 de agosto, em Porto Alegre.  Os trabalhos classificados são os seguintes: do eixo Ambiente e Saúde o Projeto Oficinas Recreativas na Terceira Idade: contribuições para a melhoria da qualidade de vida da Escola Técnica Estadual José Cañellas, de Frederico Westphalen (20ª CRE); do eixo Desenvolvimento Educacional e Social o Projeto Sonhar é possível? O Ensino Técnico como Instrumento de Inclusão Social e ao Mundo do Trabalho da Escola Técnica estadual Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões (20ª CRE); do eixo Controle e Processos Industriais o Projeto Gerador Vertical Ciclônico da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, de Santa Rosa (17ª CRE); do eixo Gestão e Negócios os Projetos Alternativo de Ampliação da Renda Familiar dos Pequenos Produtores Rurais, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, de Três Passos (21ª CRE), e, Aquecimento Solar da Água do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, de Cândido Godói (17ª CRE); do eixo Informação e Comunicação o Projeto AGRITEC - Agricultura Tecnológica da Escola Estadual de Educação Bácisa Professora Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela (21ª CRE); do eixo Infraestrutura o Projeto Desenhando o nosso futuro da    Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, de Três Passos (21ª CRE); do eixo Produção Alimentícia o Projeto Produção de Leite com Qualidade em Benefício à Saúde Humana da Escola Técnica Estadual Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões (20ª CRE); do eixo Produção Cultural e Design o Projeto Contraponto: a publicidade como ferramenta de estímulo à alimentação saudável de crianças, do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa (17ª CRE); do eixo Produção Industrial o Projeto Impacto Ambiental Causado pelo Descarte Incorreto das Vísceras de Frango e Perspectivas para Produção de Biodiesel da Escola Técnica Estadual Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões (20ª CRE); do eixo Recursos Naturais o Projeto Produção de Mudas com Substratos Alternativos em Cultivo Protegido da Escola Técnica Estadual Celeiro, de Bom Progresso (21ª CRE); do eixo Pesquisa no Politécnico os Projetos Esgotamento Sanitário do Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, de Palmeira das Missões (20ª CRE), e, Arte Sustentável: a reutilização dos recortes de madeira de fábrica de móveis no município de Vista Gaúcha – RS, da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Verissimo, de Vista Gaúcha (21ª CRE); do eixo Pesquisa no Curso Normal o Projeto    Monteiro Lobato e o Incrível Universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo, do Instituto Estadual de Educação Érico Verissimo, de Três Passos (21ª CRE).

terça-feira, 1 de julho de 2014

MANHÃ DO ÚLTIMO DIA DA 11ª MEP REGIONAL TRÊS PASSOS INICIA COM TEATRO E PALESTRA



A peça teatral Não Existe Racismo no Brasil Negão, de Vilma Levy, foi encenada por estudantes do Grupo Aguiarte, da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia, na manhã de 27 de junho no palco da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal - MEP Regional Três Passos. A proposta da peça é evidenciar a existência dos preconceitos, especialmente do racismo em nossa cultura.


A peça traz, em cada detalhe, expressões de realidades vivenciadas, de tentativas frustradas de negar o preconceito. Provoca a reflexão do início ao final, com nuances de bom humor e sátira.

Palestra
A palestra A Relevância da Pesquisa na Formação das Juventudes, Frente aos Desafios Sociais na Construção de Uma Sociedade Democrática e Inclusiva foi proferida pelo professor Rudinei Barichello Augusti, da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) logo após a apresentação da peça. Durante a palestra dialogada Rudinei, que envolveu a todos, propôs, a partir de um diálogo com uma estudante, o repensar do próprio conceito de ciências e de cientistas. Destacou a importância do bom uso das mídias e demais tecnologias, incentivou o uso da criatividade como fator diferencial para a mudança do mundo, afirmou a necessidade de aceitarmos as diferenças e assim eliminarmos o preconceito.


Rudinei falou dos desafios que a juventude atual terá pela frente, pois, de certa forma, é preciso preparar os jovens, inclusive para atuarem em empresas que ainda não existem, a utilizarem tecnologias que ainda não foram inventadas. Ao citar Edgar Morin o professor recomendou que os jovens precisam, para não se tornarem estrangeiros em sua própria casa, desenvolver um sentimento “glocalizado”, isto é, ter a “cabeça nas nuvens”  permitindo o sonho e a criatividade, mas, manter “os pés no chão”, ou seja, considerar não apenas a realidade global, mas estarem atentos à realidade regional.

É preciso imaginar um mundo onde nos sintamos protagonistas, referiu o professor Rudinei. Após citar Aristóteles “todo homem, por natureza, tem o desejo de conhecer”, Rudinei encerrou sua palestra afirmando que a ideia de transformação está implícita no jovem.

RELATO DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRA 11ª MEP REGIONAL DE TRÊS PASSOS





EQUIPE DA CELESTE GOBBATO COM IARA ARAGONES (SEDUC)
No final da tarde de quinta-feira (26) ocorreu, no palco da 11ª Mostra das Escolas de Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal - MEP Regional Três Passos, realizada nos dias 25 a 27 de junho, no parque de exposições do município, a apresentação de uma boa prática pedagógica. Na oportunidade os estudantes Eduardo Lopes, Lucas Von Mühlen e Kananda Menegazzo, da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, de Palmeira das Missões, relataram as fases do projeto Dietas Diferenciadas a Base de Linhaça em Ruminantes Melhorando a Qualidade do Leite e a Saúde Humana. Participaram da MEP Regional, a partir da tarde de quinta-feira Fritz Roloff e Iara Aragonez da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

ESTUDANTE EXPOSITOR EDUARDO
Os estudantes que apresentaram a boa prática são orientados pelo professor André Luís Saldanha Botton. O trabalho será apresentado em Londres de 24 de julho a 8 de agosto / 2014. Participarão da feira de Londres os estudantes e o coordenador do projeto. Eduardo encerrou sua fala afirmando, em relação a todos os estudantes expositores: estamos aqui, futuros cientistas.

O objetivo do relato de boas práticas às comunidades escolares envolvidas na 11ª MEP Regional é estimular a reflexão acerca das atividades pedagógicas realizadas nas escolas estaduais. Segundo os organizadores da Mostra os relatos incentivam o repensar da atuação dos docentes em suas relações pedagógicas com os estudantes, pois, as histórias de vida, os saberes produzidos ao longo do tempo profissional, dos sujeitos envolvidos no processo educacional é que dá sentido a um novo processo de construção da identidade.

DETALHE DO PÚBLICO
Considerar o protagonismo juvenil pelo viés da pesquisa, como um espaço/tempo em que as análises extrapolem o hoje e refutem a repetição do presente como horizonte é o que caracteriza tal processo, referem os organizadores. O que é confirmado inteiramente por Eduardo Lopes, estudante que, a partir da exposição de projetos em MEPs Regionais já participou de feiras e mostras nacionais e internacionais e teve artigos publicados em revistas de renome. Segundo o diretor da Celeste Gobbato, Luis Carlos Cosmann e o coordenador técnico do projeto apresentado, Émerson Brignoni Costa, as participações da Celeste Gobbato em mostras e o reconhecimento dos projetos nelas expostos resultam de uma longa caminhada. A escola destaca-se nos cenários regional a internacional devido à sua tradição em pesquisa. Para seus gestores, no entanto, ainda há muito por fazer neste sentido. Luiz Carlos reconhece também, como muito bons, os demais trabalhos expostos na 11ª MEP realizada em Três Passos.