Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

21ª CRE PARTICIPOU DE REUNIÃO NA SEDUC PARA TRATATIVAS VISANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL


Equipe da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participou, dia 8 de abril, em Porto Alegre, de reunião que deu inicio a tratativas visando a implantação gradual do ensino em Tempo Integral nas escolas estaduais do RS.

No encontro, organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), representaram a 21ª CRE o coordenador Clovis Machado, a coordenadora pedagógica Neiva Kehler, a assessora Maria Lurdes Pedrolo, as diretoras das escolas Alberto Pasqualini (Santo Augusto), Sepé Tiaraju (Tenente Portela) e Ervina Catarina Löw (Campo Novo). No evento que contou com a participação do secretário da Educação, Vieira da Cunha, entre outras atividades ocorreu a apresentação de experiências exitosas de três escolas da rede.


Na região de abrangência da 21ª CRE há apenas uma escola em tempo integral. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ervina catarina Low. Nesta, os estudantes são atendidos das 8h às 16 horas. Os planos de estudos constam do núcleo comum e diversificado. O núcleo diversificado é composto de temas definidos pela comunidade escolar e abrangem, inclusive, experiências matemáticas, educação em direitos humanos, produção textual, educação ambiental sustentável e ensino religioso.

Durante o ano de 2015 será realizado um levantamento nas escolas da rede estadual visando pesquisar o interesse e as condições de implantação, já em 2016, da Educação em Tempo Integral. Em paralelo deverá ocorrer, a partir de ampla conversação, a construção de um novo Projeto Político Pedagógico.

Estudos e experiências realizadas no Brasil e no Exterior mostram resultados favoráveis à Educação Integral. Um dos exemplos é o do estado de Pernambuco. Vieira da Cunha considera que “A Educação em Tempo Integral é um compromisso político e moral com o povo do Rio Grande!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário