Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo – Projeto MINHA ESCOLA LÊ!

           Na última sexta-feira, 24 de Abril, aconteceu o lançamento do Projeto de Leitura 2015 – “Minha Escola lê!”, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo de Três Passos, momento em que foram organizadas atividades visando a sensibilização e o chamamento para o Projeto, cujo principal objetivo é promover o hábito da Leitura em toda a Escola.         
No dia 24, no Turno da manhã, alunos e professores participaram de uma Hora Cívica especial com o tema “Você pode fazer a diferença! Leia!”. Na programação, alunas do 1º ano do Curso Normal homenagearam o escritor uruguaio, recém falecido, Eduardo Galeano, através da composição de poesias autorais a partir do poema do autor: A Utopia. Também foi apresentada a poesia da aluna Juliana Urnau, que obteve classificação em 1º lugar no Concurso de Poesias “Menino Bernardo”, promovido pela escola Águia de Haia. Além disto, as alunas Kauana Kern e Luísa Canepelle, do 9º ano, apresentaram uma música com o tema Leitura.
Mas, com certeza, a atividade mais envolvente do lançamento do Projeto, foi a transformação que o ambiente da Escola sofreu na semana, quando as 45 Turmas da Escola encontraram uma forma bastante criativa de chamar a atenção para a importância do ato de ler. Recebendo a tarefa com antecedência, os alunos se organizaram e encontraram uma forma original de fazer uma intervenção artística no pátio sobre o tema. O resultado foi bastante gratificante e, com certeza, todos se sentiram convidados a mais uma vez participar do Projeto, fazendo o que é o seu objetivo maior: ler cada vez mais.
O Projeto “Minha Escola lê!” compreende várias ações durante o ano letivo, destacando-se a Hora Semanal de Leitura, a atividade Érico lendo Érico, para a qual a Escola adquiriu mais de 350 livros de Érico Veríssimo e cada aluno lê, pelo menos, um livro do autor durante o ano, o projeto Autor Presente, a contação de histórias por parte dos alunos do Curso Normal, Seminários sobre Literatura, edição de vídeos e, para os alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Educação Infantil, o Projeto da edição de um livro por série com histórias próprias de cada aluno, cuja culminância se dá com a Noite de Autógrafos para os pais.
Com certeza a Escola está encontrando, neste Projeto, uma maneira de atingir o objetivo de desenvolver a prática da leitura no contexto escolar, fomentando processos contínuos que oportunizem a formação de leitores em constante busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário