Páginas

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PROJETO DA ESCOLA ERVINA CATARINA LÖW JÁ APRESENTA BONS RESULTADOS








O projeto pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ervina Catarina Löw (Campo Novo) “Pancs – Plantas Alimentícias Não Convencionais Utilização nas Escolas do Campo”, que tem como objetivo incorporar essas plantas à alimentação escolar e da comunidade como alternativa de alimentação saudável já apresenta bons resultados. As atividades, desenvolvidas com estudantes do 1º ao 9º ano, neste segundo semestre de 2017, visa difundir informações sobre o cultivo, as propriedades e as formas como as Pancs podem ser utilizadas. Coordena o projeto a professora de ciências Gilsileine Sampaio. São suas colaboradoras, Marcia de Oliveira e Kátia Lacorte.
 
A primeira etapa do desenvolvimento do projeto constou de pesquisa detalhada com identificação das Pancs que existem no entorno da escola e suas propriedades. A partir deste conhecimento foram produzidos: pães de batata yacon; geleias de cereja do mato, framboesa, phisalis, jaracatiá e ameixa amarela; e balas de gengibre.

Algumas plantas como phisalis e batata yacon foram incorporadas à horta escolar. Assim os estudantes também poderão conhecer seus processos de cultivo. O projeto terá continuidade em 2018.

Os produtos - geleias, balas e pães - foram colocados à disposição para degustação durante o Seminário Regional de Educação do Campo para o Campo, realizado na Escola Técnica Estadual Celeiro (Bom Progresso), nos dias 13 e 14 de novembro. Na ocasião Gilsileine socializou o projeto com professores das escolas do Campo das três Coordenadorias Regionais de Educação promotoras do evento, entre as quais a 21 CRE, de Três Passos.
 

terça-feira, 28 de novembro de 2017

ESCOLA SANTO PAZINI REALIZOU SUA VIII FEIRA DO LIVRO



A Escola Santo Pazini (Braga) realizou, nos dias 14 a 17 de novembro, sua VIII Feira do Livro. O autor homenageado, devido a identificação de suas obras com a cultura do povo gaúcho, foi Érico Veríssimo. No período anterior ao evento os estudos foram centralizados na trilogia “O Tempo e o Vento” visando entender melhor o contexto histórico que a caracteriza.

Concomitantes à feira ocorreram atividades alusivas, entre as quais apresentações voltadas à arte. Os valores arrecadados com a comercialização foram investidos na aquisição de livros para aumentar o acervo. A feira foi coordenada pelo professor Deonísio Formentini. Segundo os organizadores, os objetivos da feira - incentivar, promover e enaltecer a leitura, como fonte de conhecimento, cultura e prazer - foram alcançados. O encerramento das atividades constou de um almoço de confraternização entre estudantes, professores e funcionários da escola.