Páginas

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA 21ª CRE


Nesta terça-feira, 21, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) reuniu, em sua sede, professores de sua área de abrangência que atuam na disciplina de Ensino Religioso. Constou da pauta palestras e painéis sobre temas relacionados. Trata-se da última formação deste ano. As anteriores ocorreram em junho e agosto.

Procedeu à abertura do encontro, a titular da 21ª CRE, professora Lurdes Dresch. Em sua fala Lurdes destacou a importância da religiosidade especialmente na Educação, como fator pacificador e formador de valores.

Pela manhã, a professora Margaret Mocelini, desenvolveu o tema No Embalar da Educação. A abordagem principal da palestra constou da análise de três condições da vivência humana: sobreviver, viver e ser, como qualidades primária, média e superior. Margaret atua como assessora referência do Programa Novo Mais Educação na 21ª CRE.

De tarde, com a participação de convidados, representantes de parte da expressão religiosa no município, ocorreu O Painel das Religiões. Na oportunidade Ângelo Darci da Silva representou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus; Pastor Arnaldo da Rocha, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Felipe Messer, a Doutrina Espírita ou Espiritismo; Mageda Hamoui, a Doutrina Islâmica ou Islamismo; Miguel Boniati, a Umbanda. Todos responderam as mesmas questões: o que é preciso para considerar-se pertencente a cada uma das religiões ou doutrinas representadas; a quem é prestado culto; o que é considerado como sagrado. Falaram sobre as leis ou princípios que regem cada doutrina e da condição pós-morte do corpo físico.

A formação foi organizada e desenvolvida pelas professoras Lurdes Diel Schenkel e Sônia Beatriz Trautenmüller, ambas assessoras pedagógicas da 21ª CRE. Participou também, Alana Mauer, cujas canções deram um toque especial ao encerramento constante de confraternização com lanche e troca de presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário