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quarta-feira, 2 de outubro de 2019

21ª CRE REITERA ORIENTAÇÕES PARA A OBTENÇÃO DE LICENÇA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A PROFESSORES E SERVIDORES DE ESCOLAS INDÍGENAS


Na manhã de 1º de outubro a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE / Três Passos) reuniu professores, servidores e gestores de Escolas Indígenas de sua jurisdição para reiterar orientações relacionadas ao encaminhamento da Licença para Qualificação Profissional. O encontro, ocorrido no auditório desta coordenadoria foi marcado por ampla conversação.

Gilmar Marcolan, articulador da Educação Escolar Indígena (21ª CRE), abriu os trabalhos e relatou situações ocorridas devido ao afastamento de professores e servidores de Escolas Indígenas para a formação continuada e afirmou a necessidade dos devidos e antecipados encaminhamento visando a obtenção da referida licença. A assessora jurídica, Adriana Trampusch (21ª CRE), detalhou os procedimentos legais em relação à efetividade. Falou sobre o cumprimento das funções de cada professor / servidor de escola e dos riscos de afastar-se destas funções sem a devida autorização.


Após as orientações sobre o preenchimento do pedido, prazos e demais encaminhamentos Adriana distribuiu listagem de documentos necessários à solicitação e obtenção da referida licença. Segundo a Procuradoria Geral do Estado (conforme Promoção Agente Setorial Junto à Seduc nº 09/2019 assinada pela procuradora do Estado Marília Vieira Bueno) professores e servidores - de Escolas Indígenas - sejam efetivos ou contratados, podem solicitar licença para qualificação profissional.

Magda Helena Adoryan, articuladora da Rede de Recursos Humanos (21ª CRE), que participou ativamente da reunião, recomendou a antecipação da solicitação da licença, pois, podem ocorrer vários pedidos para o mesmo período e há necessidade de avaliação criteriosa antes do encaminhamento ao órgão competente da Seduc (Secretaria Estadual de Educação). Clecir Inês Von Mühlen, articuladora de Normatização do Departamento de Educação (21ª CRE) recomendou rigorosa observação quanto à documentação dos profissionais que realizam estágios nas escolas indígenas uma vez que todos os trâmites legais devem ser cumpridos antes do efetivo início dos estágios.


Imagens: Gilmar Marcolan
  
Texto: Evani Inês Krügel

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