Hotsite já está disponível. Foto: Seduc
Começou a implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual
de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também
compreende as aulas presenciais, sem data de retorno. A ação, que segue ao longo do ano letivo de
2020, irá proporcionar, por meio do Google Classroom, a criação de mais de 37
mil turmas espelhadas e mais de 300 mil ambientes virtuais divididos por
componentes curriculares. O projeto ainda oferece, em parceria com a Assembleia
Legislativa, um pacote de dados de internet personalizado para alunos e
professores. Acesse o hotsite clicando aqui.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Faisal
Karam, a prioridade à proteção da vida de alunos, professores e funcionários
fez com que a Seduc acelerasse a implementação de recursos tecnológicos que
assegurarão a continuidade do ano letivo aos alunos da Rede Estadual de Ensino.
“Diante da implementação das Aulas Remotas, garantiremos a preparação de
professores e alunos para este novo momento.
Faremos uma adaptação frente a esta nova realidade, oferecendo todo o suporte
para professores e estudantes”, destaca.
Calendário
de Preparação
Para que todos estejam preparados para a utilizar a
plataforma, a Secretária Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará
capacitação durante os meses de junho e julho, em duas etapas, com os
professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino.
A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital,
ocorrerá entre os dias 1º e 13 de junho e envolverá o processo de inserção dos
professores e alunos na plataforma Google Classroom. Nesse período, serão
detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam
iniciar o período de capacitação. Aqui, os estudantes e educadores iniciam o
processo de aprendizado sobre a utilização de todos os recursos disponíveis na
plataforma.
A segunda etapa, que começa em paralelo no dia 8 de
junho, promoverá as capacitações em Letramento Digital, fornecendo aos
professores o conhecimento para a preparação de aulas na forma não presencial.
Os conhecimentos digitais dos alunos também serão avaliados nessa etapa, a fim
de que seja possível compreender o nível de entendimento sobre a plataforma de
ensino. A partir do resultado dessa avaliação, será possível reforçar aspectos
que não estejam claros aos estudantes, para que, em seguida, possam iniciar as
lições.
A partir do dia 29 de junho, iniciam as aulas que
utilizam a Matriz de Referência, definida por componente curricular de cada
ano. Esta matriz será norteadora das aprendizagens para este novo modelo
híbrido (presencial e não presencial).
Recursos
tecnológicos
Através da plataforma Google Classroom serão criadas
todas as turmas por escola e disciplina com todos os alunos e professores
alocados automaticamente. O espaço
virtual ainda irá contar com recreio, sala dos professores, serviço de
orientação educacional (SOE), coordenação pedagógica e salas exclusivas para
capacitação dos educadores.
As formações dos professores serão divididas nos
seguintes tópicos: Google Chrome, Google Gmail, Google Documentos, Google
Planilha, Google Drive, Google Agenda, Google Forms, Google Meet, Google
Apresentações, Google Classroom, Oficina de Práticas Pedagógicas sobre
Aprendizagem baseada em problemas, Oficina de Práticas Pedagógicas sobre Sala
de Aula Invertida e Oficina de Práticas Pedagógicas com TICs Educacionais
(Tecnologias da Informação e da Comunicação).
Acesso
à internet
A Seduc disponibilizará internet patrocinada no celular,
exclusivamente para conteúdos educacionais, para alunos e professores que não
possuem acesso.
Para aqueles que não possuem aparelho celular as escolas
funcionarão em regime de plantão com agendamento, respeitando todos os
protocolos de saúde, para que possam utilizar a estrutura da instituição de
ensino
Já nos casos de alunos que não tenham nenhuma
possibilidade de acesso digital, as coordenadorias e as escolas farão a entrega
de conteúdo diretamente na casa dos estudantes.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário