A ação será conduzida pela coordenadora do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da 28ª CRE, Suziane Toffoli; e pela coordenadora do NTE da 27ª CRE, Eliane Soares. Estarão presentes também na abertura do evento o secretário da Educação, Faisal Karam, e o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Seduc, Paulo Rezende.
Na formação serão abordados os seguintes temas: papel dos NTEs, robótica nas escolas (atividades realizadas, projetos desenvolvidos) e kits recebidos, pandemia e robótica, ações, relatos de professores sobre projetos de sucesso na área, demonstrações de alunos e professores, entre outros.
Tecnologia e robótica nas escolas
Em outubro de 2020, 32 mil alunos de 75 escolas das regiões de Santa Maria e Cachoeira do Sul foram beneficiados pelo Programa Educação Conectada, no valor de R$ 2,7 milhões. Na ocasião, foram entregues 823 notebooks educacionais, 380 kits de robótica, 72 kits makers, além de 4 notebooks para os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das CREs.
Depois, no mês de março de 2021, a Seduc disponibilizou mais 1.340 kits de robótica, no valor de R$ 2 milhões, para todas as 2,4 mil escolas estaduais.
Conforme o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, diante do novo contexto educacional na pandemia, é fundamental promover políticas públicas que proporcionem a integração das tecnologias digitais com as competências previstas no Referencial Curricular Gaúcho e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A instrumentalização dos professores para a realização de atividades pedagógicas que incentivem a mudança metodológica é uma necessidade que se estabelece a partir desta nova realidade em que vivemos. Por isso, é preciso tornar as aulas atrativas e ir ao encontro das prioridades e interesses dos alunos do século 21”, explica.
Ainda, conforme o secretário, esta formação é uma complementação da entrega dos kits de robótica educacional disponibilizados no início do mês.
“Nós aceleramos a inserção da tecnologia nas nossas escolas para oferecer o máximo de recursos paras as escolas da Rede. Desde a aquisição e distribuição de novos equipamentos, disponibilização de plataformas educacionais para o ensino remoto, até a realização de formações continuadas para os docentes”, reitera.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário