A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) irá lançar nesta terça-feira, 29 de junho, a partir 10h30, o ciclo de formação dos diretores e coordenadores pedagógicos para interpretarem os resultados obtidos na avaliação “Avaliar é Tri RS”. O Webinar “Educar alunos para Transformar o Mundo”, promovido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, inaugura a formação e traz especialistas para debater os caminhos a serem percorridos na Educação para a recuperação das perdas de aprendizagem ocorridas durante a pandemia. A transmissão ocorre pelo canal do Youtube do Caed.
A coordenação da mesa de apresentação será realizada pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira. A participação fica por conta da diretora executiva da Fundação Caed, Lina Kátia Mesquita; da diretora geral do Centro de Excelência de Inovação em Políticas da Educação Internacional da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Costin; e do professor do Programa de Políticas Públicas de Educação Internacional de Harvard, Fernando Reimers.
“Teremos um ciclo de formação com os profissionais da Educação da Rede Estadual para que tenham a preparação necessária para trabalharem com as evidências disponibilizadas pelas avaliações educacionais. Este é um grande momento que ajudará as equipes a definirem as principais intervenções pedagógicas a serem realizadas com os estudantes para mitigar as perdas de aprendizagem ocorridas pelo longo período sem aulas presenciais” explica a secretária Raquel Teixeira.
Ao longo da formação que ocorrerá durante os meses de julho e agosto, serão abordados os seguintes tópicos: como reconhecer a relação entre currículo e avaliação e a sua relevância para o planejamento pedagógico; como conhecer e compreender os instrumentos e indicadores das avaliações diagnóstica e formativa do RS, interpretar e compreender os resultados da avaliação como importantes elementos para a produção de diagnósticos pedagógicos, além de compreender a importância do trabalho colaborativo para a construção do diagnóstico da aprendizagem dos estudantes.
Seduc RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário