Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Secretário da Educação faz balanço das ações de 2012


Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, falou sobre as ações realizadas em 2012 e projetou os principais projetos para o próximo ano. Na sede da Secretaria, Azevedo iniciou citando o Plano de Necessidades de Obras (PNO), que irá reestruturar 1.028 escolas, dentro da proposta de recuperação da estrutura física das escolas contemplando as 28 regionais da Seduc. Os projetos já estão em licitação e serão executados a partir do 1º trimestre de 2013. Além disso, ele informou que serão construídas seis novas escolas técnicas nos municípios de Caxias do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São José do Norte, Novo Hamburgo, Porto Alegre, com a transformação do Instituto Gema Belia, na zona leste da capital. O investimento inicial será de R$ 12 milhões, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.
Entre as ações realizadas o secretário destacou o projeto Província de São Pedro, que destina um computador por aluno e professor. De acordo com ele, 10 mil professores e alunos já receberam os equipamentos sendo que até 2014 este número deve chegar a 100 mil. Azevedo anunciou para março de 2013 a distribuição de 22 mil tablets a professores do ensino médio, visando modernização tecnológica.
O ano de 2012 também foi marcado pela reestruturação curricular do ensino médio, através da implantação do ensino politécnico, que objetiva aproximar o ensino ofertado nas escolas estaduais da realidade vivida pelos estudantes e, dessa forma, reduzir os índices de reprovação e abandono da rede. A formação seguiu sendo um dos grandes eixos da gestão, conforme Azevedo, com o investimento de mais de R$ 20 milhões. “Os professores do Rio Grande do Sul estão em movimento, voltando a estudar”, comemorou. O trabalho com as Universidades foi intensificado, além da ressignificação do currículo das escolas agrícolas, que irão receber 27 novos tratores, frisou o secretário.
Outra marca de 2012 foi a eleição de diretores, através de escolha por chapa e necessidade de apresentação de um programa, destacando a gestão democrática da escola pública. O titular da Educação encerrou a coletiva de imprensa abordando a valorização profissional, com a realização do Concurso do Magistério e nomeação de 4.500 educadores que já irão receber seus salários na próxima folha de pagamento, ação possível graças à realização de quatro mutirões.
Em 2012 os professores estaduais receberam um reajuste de 9,84% em maio e em novembro mais 6,08%, totalizando 16,52% de aumento no ano, como parte do reajuste de 76,68% do período 2011-2014. Para 2013, Azevedo comunicou a realização de novo concurso, para preenchimento também das vagas de funcionários de escolas e criação de novos quadros como técnico em nutrição e agente financeiro.
Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário