Aconteceu na manhã desta quinta-feira
(22), em Ijuí, a formação do GT das equipes diretivas, tendo como pauta de
estudo “Os desafios do planejamento participativo na efetivação do Plano Anual
da escola”, produzido no contexto do Sistema Estadual de Avaliação
Participativa (Seap). Segundo a Coordenadora Pedagógica da 36ª Coordenadoria
Regional e Educação (CRE), de Ijuí, professora Solange Rufino, a mediação
teórica procurou sensibilizar e significar o planejamento em amplas
possibilidades de qualificação da gestão escolar em consonância com definição
das comunidades escolares.
A formação iniciou-se com uma
performance sobre as mãos, na perspectiva da sensibilização humana. A seguir, o
Plano anual da escola Nossa Senhora da Penha, de Ijuí, foi relatado pela coordenadora
pedagógica da escola, professora Carmi Terezinha Wilkner. A intervenção
apresentou recortes do Projeto Educativo da escola, metas e ações previstas
para 2014, com proposições e práticas em curso.
A professora Iselda Feil, da Unijuí,
realizou a mediação, resgatando aspectos buscados na narrativa da experiência
de planejamento da escola. O relato trouxe conteúdo significativo do processo
vivido pela escola em termos do planejamento participativo, das práticas que se
fortalecem e se modificam pela intervenção planejada, do avanço nas concepções
e resultados da escola.
REDAÇÃO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEDUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário