Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

ESCOLA GETÚLIO VARGAS DE DERRUBADAS (RS) RECEBE VISITA DA UNICENTRO DO PARANÁ



VISITANTES E VISITADOS
A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, de Derrubadas (RS) recebeu, dia 23 de maio, visita de um grupo de educadores da Universidade Estadual do Paraná (Unicentro). A comitiva, coordenada pelo Professor Marcos Gehrke da unidade da Unicentro de Guarapuava (PR), esteve composta por professores de escolas estaduais do Paraná, professores universitários e estudantes do Curso de Pedagogia da Unicentro, representantes de quatro Núcleos Regionais de Educação (NRE) localizados em Pitanga, Ivaiporã, Guarapuava e Larangeiras do Sul, municípios situados na região central paranaense, e, cinco estudantes de uma escola estadual daquele estado. Participaram das atividades da Escola Getúlio Vargas, naquele dia, representando a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a coordenadora adjunta Marli Franke e a formadora regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) Alessandra Nunes Bastos.


ESTUDANTES DO RS E PR
O objetivo da visita do grupo paranaense à Escola Getúlio Vargas foi conhecer as atividades desenvolvidas em relação ao Ensino Médio Politécnico, as práticas pedagógicas deste decorrente e as relacionadas ao (PNEM). Para eles, o contato com uma escola que já vem praticando o Ensino Médio Politécnico (EMP) a quase três anos, de acordo com o que prevê a LDB para o Ensino Médio, é de suma importância. O Paraná, como a maioria dos outros estados do país iniciou a prática de um novo ensino médio voltado à pesquisa e à autonomia a partir deste ano com o PNEM, enquanto que o Rio Grande do Sul iniciou em 2012.
MOMENTO DA DANÇA

As atividades da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, voltadas ao Ensino Médio Politécnico, foi apresentada aos visitantes a partir de falas e depoimentos da coordenadora pedagógica Marise Renner Elsenbach e dos professores que atuam no EMP, do serviço de orientação escolar, de funcionários da escola, da direção, dos estudantes e das representantes da 21ª CRE.

Os aspectos culturais do RS foram mostrados pelo Grupo de Danças Gauchescas de Derrubadas. Estudantes do 1º Ano do EMP apresentaram, com acompanhamento de gaita de oito baixos e violão, paródias produzidas em sala de aula relativas à temática "água". Os estudantes, entre outros assuntos relacionados com as práticas do Ensino Médio Politécnico também falaram sobre: a pesquisa; a politecnia; o protagonismo; a relação entre professores, estudantes e funcionários; a realização dos Seminários Integradores; a avaliação, auto-avaliação e seus conceitos.
APRESENTAÇÃO PARÓDIAS

Para receber os visitantes da Unicentro foi organizada, na Biblioteca da escola, uma mostra com materiais utilizados para as práticas pedagógicas do EMP. Estre estes: projetos, planos de estudos, planos de trabalho, regimento, pesquisa sócio-antropológica, documentos orientadores, publicações em jornais e livros. Enfim, um roteiro completo de como foi feita a implantação em todas as suas fases.
   
Durante todo o dia 23 de maio, enquanto os estudantes visitados e visitantes envolveram-se nas atividades rotineiras da escola, os educadores realizaram intenso debate em torno da temática de formação de educadores e implantação do novo Ensino Médio nas Escolas. A rotina da escola foi, na medida do possível, mantida, para proporcionar aos visitantes a observação da prática cotidiana, com aulas nos contraturnos, almoço e permanência dos educandos durante todo dia na escola.
ALESSANDRA, MARISE, MARLI
 
UMA CONSTATAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário