Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

21ª CRE realiza segunda etapa da Formação de Ensino Religioso em Três Passos

                                       Foto: 21ª CRE

Aconteceu na terça-feira, 29, o segundo encontro promovido pela 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação com professores de Ensino Religioso, em Três Passos. O evento ocorreu durante o dia na de reuniões da Coordenadoria.
A palestrante foi a assessora de Ensino Religioso da Seduc, Josefa Janete Correia de Holanda Cavalcanti, também presidente da APER-RS – Associação de Professores de Ensino Religioso do RS, que abordou sobre epistemologia e pressupostos do Ensino Religioso, eixos organizadores de conteúdos de Ensino Religioso para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, metodologia e avaliação.

A formação tem duração de 40 horas.

21ª CRE In Foco

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Seduc abre concurso aos alunos do ensino médio da rede estadual

                     Competição é para alunos do ensino médio. Foto: Seduc

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu esta semana o concurso Moacyr Scliar 80 Anos: o Mestre das Palavras. A ação é voltada a todos os estudantes do ensino médio da rede estadual e premiará os três melhores trabalhos. A realização é do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe).
Para participar, o aluno precisa escolher um conto do escritor gaúcho, selecionar o primeiro parágrafo e, a partir daí, na base da criatividade, criar um novo conto. As redações devem ter entre 20 e 50 linhas. “Depois de ler o conto e copiar o primeiro parágrafo, o aluno deverá imaginar: ‘Se eu fosse o Moacyr Scliar, de que outra forma conduziria este conto?”, explicou a coordenadora da Sebe/Seduc, Maria do Carmo Mizetti.

As redações serão produzidas em sala de aula, com supervisão do professor. Cada escola estadual poderá selecionar até cinco trabalhos e encaminhá-lo para a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) correspondente. Por sua vez, cada uma das 30 CREs escolherá as seis melhores redações e as enviará para a Seduc. Caberá à Secretaria, com um júri formado por cinco professores, escolher os três melhores.

Prazos

O prazo para os alunos produzirem o material vai até 23 de outubro, e as escolas precisam entregar as redações nas CREs até 31/10. Ainda na primeira quinzena de novembro, a Sebe/Seduc vai apontar os melhores trabalhos, que serão anunciados em cerimônia na Capital – conforme Mizetti, o local deverá ser anunciado nas próximas semanas.

Os ganhadores vão receber um leitor de livro digital (E-reader) da Amazon – o modelo é o Kindle Paper White, com wifi, iluminação embutida e tela de seis polegadas. O prêmio foi oferecido pela viúva do escritor, Judith Scliar, que apoia o projeto.

Homenageado

Dono de vários prêmios importantes, como o Jabuti e da Associação Brasileira de Letras, o porto-alegrense Moacyr Scliar morreu em 2011, aos 73 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Médico por formação, é considerado pela crítica especializada um dos principais escritores gaúchos de todos os tempos.


Seduc RS

Projeto de recreação da URI na Escola Santo Pazini

                                     Fotos: Divulgação

O Programa URI na Escola oportunizou mais uma vez um encontro com profissionais da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen. Os técnicos administrativos Fabio Paloschi e Lidiane Stival, trouxeram o Projeto Recreação para alunos dos 2º e 3º Anos, do Ensino Médio, dia 24 de agosto, turnos tarde e noite, objetivando uma reflexão sobre as profissões e informações referentes às formas de ingresso na universidade.


As decisões a serem tomadas pelos alunos, no final do Ensino Médio, geralmente vêm acompanhadas de ansiedade, insegurança e dúvidas. Portanto, a escolha exige orientação, reflexão sobre as aptidões profissionais, vocação, satisfação pessoal e profissional. O Projeto Recreação contribui para que esse momento ocorra de forma mais tranquila e segura, pois afinal, escolher uma atividade profissional é optar por um projeto de vida.


Além da palestra motivacional, de dinâmicas com distribuição de brindes, informações pertinentes aos cursos e às formas de ingresso na universidade, o projeto tem como culminância uma foto da turma que é postada no facebook da URI.  A foto mais curtida renderá prêmio para a turma e para a escola.

ATENÇÃO: Acesse a facebook “URI na Escola” e curta as fotos dos alunos da Escola Santo Pazini. Quanto mais curtidas, melhor.


Profª Hilda Maria Andolhe

Escola Santo Pazini na Semana de Vacinação do Adolescente

                                Fotos: Divulgação

A Semana de Vacinação do Adolescente, organizada pelos órgãos responsáveis pela Saúde Pública, ocorreu de 21 a 25 de agosto.  Essa campanha nacional teve por objetivo principal levar imunização até os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos, com vistas no seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. O acesso aos serviços e ações de saúde, inclusive a vacinação, é um direito do adolescente previsto em legislação.




Para maior abrangência da campanha, os profissionais da Saúde Vera Salante Formentini, enfermeira, e Jocemar dos Reis Vais, técnico em enfermagem, ambos vacinadores, cumpriram uma agenda de atendimento em todas as escolas do município de Braga.  Na escola Santo Pazini, a palestra, a análise das carteirinhas, seguida de vacinação quando necessária, ocorreram em dois momentos: segunda-feira à noite, dia 21 de agosto e na quinta-feira, dia 24 de agosto, turnos da manhã e tarde.


Profª Hilda Maria Andolhe 

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Escolas da 21ª CRE conquistam 8 prêmios na 14ª MEP, em Três Passos

                            ETEC conquistou 4 prêmios. Fotos: 21ª CRE

Quatro escolas estaduais da 21ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação foram premiadas na final do Núcleo 7 na 14ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), na última sexta-feira, 25, em Três Passos. A Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, de Bom Progresso, conquistou quatro prêmios.

O núcleo 7 reuniu a Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Santa Rosa (17ª), Palmeiras da Missões (20ª) e de Três Passos (21ª). Para fase final, classificaram-se 40 trabalhos de 18 escolas. Agora, os jurados terão de escolher, entre os vendedores, qual vai ganhar a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, que ocorre em Novo Hamburgo no mês de outubro.
A MEP é organizada pela Superintendência da Educação Profissional (Suepro), órgão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Em 2017, a 21ª CRE de Três Passos sediou o evento.


Escolas premiadas da 21ª CRE

Eixo Produção Industrial – 1º lugar - ETEC de Bom Progresso

Eixo Recursos Naturais – 1º lugar - ETEC de Bom Progresso

Eixo Gestão e Negócios – 1º lugar - IEE Maria Cristina – CIEP de Humaitá

Eixo Produção Industrial – 2º lugar - ETEC de Bom Progresso

Eixo Ambiental e Saúde - 2° Lugar - Escola Professora Cléia Salete Dalberto de Tenente Portela

Eixo Gestão e Negócios - 2º lugar - Instituto Estadual Educação Érico Veríssimo

Eixo Controle e Processos Industriais – 3º lugar - ETEC de Bom Progresso

Eixo Informação e Comunicação - 3° lugar - Escola Professora Cléia Salete Dalberto de Tenente Portela


21ª CRE In Foco

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Visitação e avaliação dos projetos marcam 2º dia da 14ª MEP em Três Passos

                            Exposição e avaliação dos projetos. Fotos: 21ª CRE

Visitação do público e avaliação dos projetos marcam o segundo dia da Mostra das Escolas Estaduais da Educação Profissional, 14ª MEP, nesta quinta-feira, 24, em Três Passos. O evento, que é organizado pela Superintendência da Educação Profissional - Suepro, órgão da Secretaria de Estado da Educação - Seduc, acontece no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer.

Quarenta trabalhos de 18 escolas estão sendo analisados no núcleo, que engloba as CREs de Três Passos (21ª), de Santa Rosa (17ª) e Palmeira das Missões (20ª). Nesta quinta-feira, a visitação vai até as 21h. Na sexta-feira, 25, a abertura ao público é pela manhã e, às 13h30, acontecerá a solenidade de premiação e encerramento da mostra.

21ª CRE In Foco

Mostra da Educação Profissional é aberta ao público em Três Passos

                            Solenidade de abertura da 14ª MEP. Fotos: 21ª CRE

Abertura oficial da 14ª MEP – Mostra da Educação Profissional aconteceu no início da noite de quarta-feira, 23, no Parque Egon Júlio Goelzer, em Três Passos. Prestigiaram a solenidade, a representante da Seduc e Suepro, Zélia Carmen de Souza, o coordenador da 21ª CRE de Três Passos, Clovis Baraldi Machado, a coordenadora da 20ª CRE de Palmeira das Missões, Ana Jossade Vieira, a coordenadora da 17ª CRE de Santa Rosa, Roseli Schafer, as interlocutoras da Suepro – 7º Núcleo, autoridades locais, alunos e professores.

Conforme o coordenador Clovis Baraldi Machado, a MEP já tem sido um portal, levando para o mundo novas possibilidades de transformação voltadas para a tecnologia e a sustentabilidade. “Registramos assim o papel fundamental desempenhado por cada aluno e professor envolvido em cada projeto, além dos interlocutores de cada CRE, incansáveis mediadores”, disse o coordenador.


Quarenta trabalhos de pesquisa serão apresentados por 120 participantes, entre estudantes e professores. Dezoito municípios estão representados na mostra, sendo cinco da área de abrangência da 17ª CRE, cinco da 21ª CRE e oito municípios da 20ª CRE, do Núcleo 7. Os trabalhos envolvem diretamente alunos e professores de 18 escolas.

A MEP segue nesta quinta-feira, 24, das 8h30 às 21h, com visitação pública e avaliação dos projetos. Na sexta-feira, 25, a visitação pública ainda acontece no turno da manhã, das 8h30 às 11h30. Após o almoço, às 13h30, acontecerá a solenidade de premiação e encerramento da mostra.


Em sua 14 edição, a MEP tem como tema "Startup - Novos Horizontes para Nossa Escola, Município e Região". As equipes diretivas inscreveram projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Para avaliação, as 30 CREs foram divididas em 7 Núcleos – de três a cinco coordenadorias cada. Na próxima semana, com as finais dos Núcleos 3 e 6, os trabalhos da MEP 2017 estarão concluídos. Os ganhadores de cada Núcleo serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, de 23 a 27 de outubro, cujos critérios serão encaminhados às CREs até dia 10 de setembro.


21ª CRE In Foco

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Coordenadoria de Três Passos sediará a 14ª Mostra da Educação Profissional

                                  Evento acontece nesta semana em Três Passos. Foto: Divulgação

Com o tema “Educação Profissional: Startup – Novos horizontes para nossa escola, município e região”, a 21ª CRE- Coordenaria Regional de Educação sediará a 14ª MEP – Mostra da Educação Profissional, nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017, em Três Passos.

O evento será no Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer e contará com os projetos classificados do Núcleo 7, que compreende as Coordenadorias Regionais de Educação de Palmeira das Missões (20ª CRE), de Santa Rosa (17ª CRE) e de Três Passos (21ª CRE). Os ganhadores serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 23 a 27 de outubro.

Conforme a Seduc, para a realização da MEP, as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são divididas em sete núcleos, de quatro ou cinco CREs. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos, que serão avaliados por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor fazem parte do corpo de jurados. Avaliadores vão escolher os 1º lugares de cada eixo tecnológico.

Ainda conforme a Seduc, cada escola inscreveu projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.
A Mostra da Educação Profissional - MEP é promovida pela Suepro – Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul, da Secretaria Estadual de Educação – Seduc.


21ª CRE In Foco

Gestores das escolas estaduais da 21ª CRE socializam projetos de gestão democrática

                                  Última etapa presencial. Fotos: 21ª CRE

Gestores das escolas estaduais da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação participaram da última etapa presencial do curso “Gestão democrática: da avaliação ao planejamento participativo nas escolas estaduais do RS”, na última quinta-feira, 17, em Três Passos.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Coordenadoria, com a presença dos professores Miguel de Oliveira e Maria Lúcia da Ufrgs – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que coordenaram as atividades de socialização dos projetos das escolas que foram concluídos.

O encontro também contou com a participação do coordenador regional de Educação, Clovis Baraldi Machado, da coordenadora adjunta, Lurdes Dresch, e da equipe pedagógica da 21ª CRE.


21ª CRE In Foco

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Aula inaugural do turno integral na Escola Almirante Tamandaré, em Tiradentes do Sul

                                  Presença de autoridades e comunidade escolar. Fotos: Divulgação

Aconteceu na noite da última sexta-feira, 11, aula inaugural de tempo integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, em Tiradentes do Sul. A solenidade reuniu a comunidade escolar, além do coordenador regional de Educação, Clóvis Baraldi Machado, a deputada estadual, Zilá Breitenbach, o prefeito municipal, Alceu Diel,a coordenadora adjunta, Lurdes Dresch, o chefe de Recursos Humanos, Carlito Martins, e a agente pedagógica da 21ª CRE, Maria Lurdes.

O Projeto de Tempo Integral atende de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 16 horas, e são oferecidas 4 refeições diárias. Os alunos chegam à escola pela manhã e recebem o café; na sequência, vão para aula, duas horas depois recebem um lanche no recreio; ao meio dia, um apetitoso almoço, fazem a higienização e descansam sempre acompanhados e monitorados pelos professores. Às 13 horas, tem início as aulas da tarde quando geralmente são realizadas atividades de reforço, recreação e atividades extra-classe.

A Escola de Tempo Integral tem como objetivo desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. A Escola Estadual Almirante Tamandaré aderiu ao Programa Tempo Integral pelo decreto nº 53.535 de 9 de maio de 2017.


O Projeto é regido pelo Anexo I do Decreto nº 53.012 de 10 de maio de 2016 , que institui a Escola em Tempo Integral nos estabelecimentos de ensino da Rede Pública Estadual, que é uma estratégia do Ministério cujo objetivo é melhorar a aprendizagem e fazer com que nossas crianças não fique ociosos , sem ter o que fazer  por meio da aplicação de jornada escolar e do desenvolvimento de atividades nos campos da arte, cultura e esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária obrigatória.

21ª CRE In Foco

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Homenagem aos pais na Escola Santo Pazini

                                                Fotos: Divulgação

 “Ser pai é acima de tudo ser amigo de todas as horas, é estar próximo, buscando sempre estar presente na vida do filho.” Com essa frase inspiradora, os pais dos alunos das séries iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini foram recebidos na tarde de sexta-feira, dia 11 de agosto de 2017, para uma programação especial.

Planejado e organizado pelas bibliotecárias e professoras do CAT¨- Currículo por Atividades, o evento teve por objetivo além da integração dos pais, alunos e escola, a comemoração do Dia do estudante, e mais especialmente, do Dia dos Pais de forma lúdica. Os pais, participaram com seus filhos da I GINPAL – Gincana de Pais e Alunos da escola.



A primeira tarefa foi relacionada à leitura, na qual pais e filhos fizeram momentos de leitura, numa sintonia emocionante. Nas demais tarefas, os participantes mostraram suas habilidades, desempenho físico e dotes artísticos.

A Escola Santo Pazini, em especial as promotoras do evento, agradecem a participação dos pais nesse dia, reforçando a importância da sua presença na vida das crianças, pois, de acordo com o professor Deonisio Formentini “(...) É a partir da participação na vida do filho, dando atenção, o carinho e os limites necessários, dos pequenos gestos de exemplo e amor, que a criança vai poder internalizar de forma saudável a figura paterna”.


Profª Hilda Maria Andolhe 

App permitirá que pais acompanhem frequência e desempenho dos filhos na escola

                                     Presidente da Procergs. Foto: Renato Gava/Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em conjunto com a Procergs, começou no dia (14/08) um projeto piloto que visa à melhoria do atual sistema de gerenciamento de dados de alunos, o ISE. O projeto-piloto está sendo implantado na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Sarmento Leite, no bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre. O app ISE é um aplicativo desenvolvido pela Procergs que possibilitará um acompanhamento mais dinâmico e eficaz dos estudantes. Ele permitirá que diretores, professores e até pais de alunos saibam online a situação estudantil do aluno – e também se ele está na escola.

O app funciona como um diário de classe online. Na hora de fazer a chamada, o professor vai usá-lo para marcar se o aluno está na escola. A funcionalidade permitirá ainda realizar a expressão de resultados dos estudantes, conforme parâmetros já cadastrados no ISE. Os professores irão alimentar o sistema com dados e, futuramente, será disponibilizado para que os responsáveis pelos alunos acompanhem as informações – basicamente, como em quase todos os apps disponíveis para smartphones.

O aplicativo é uma evolução do ISE, utilizado em todo o Estado para gerenciar os dados dos alunos. O projeto terá acompanhamento de pedagogos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e técnicos da Procergs. Esta semana, no Sarmento Leite, os professores começam a colocar dados de frequência de aula.

Posteriormente, o sistema fará a chamada expressão de resultados – conferir se o aluno está em crescimento no que diz respeito à aprendizagem. O acesso aos pais é outro passo, de acordo com a Procergs, a ser implantado em breve.
Na primeira fase do projeto, 15 professores e seis membros da diretoria da Sarmento Leite estão cadastrados para operar o app. Eles receberam instruções dos técnicos da Procergs.

A expectativa é de que, já em 2018, o serviço seja expandido a escolas de todo o Estado.

Seduc RS

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Reunião reúne diretores que receberam recursos do BIRD na 21ª CRE

                                  Foto: 21ª CRE

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 14, uma reunião com os diretores das nove escolas estaduais que receberam recursos do BIRD, o coordenador da 25ª CROP – Coordenadoria Regional de Obras, Clovis Carboni, e o coordenador regional de Educação, Clovis Baraldi Machado, na sala de reuniões da 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, em Três Passos.

Os diretores receberam orientações par definirem os tipos de obras de reforma e manutenção, além de detalhes técnicos, que realizarão em seus estabelecimentos de ensino. Ao todo, as nove escolas receberam o valor de um milhão de reais, sendo que duas delas R$ 150 mil cada.

As escolas estaduais contempladas foram Cruz e Souza, de Barra do Guarita, São Francisco de Sales, de Campo Novo, Américo dos Santos, de Redentora, Santo Augusto de Santo Augusto, São Martinho, de São Martinho, Fagundes Varela, de Miraguaí, Cecília Meireles, de Tiradentes do Sul, Mukej, de Tenente Portela, e Davi Rygjo Fernandes, de Redentora.

21ª CRE In Foco

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Programação especial do Dia do Estudante na Escola Rocha Pombo

Foto: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, de Crissiumal, desenvolveu na quinta-feira, 10, a programação do Dia do Estudante 2017. São dois dias voltados ao aprendizado e crescimento dos estudantes.

Nesse dia, ocorreu fórum com o professor Edinho da Fema, para alunos do 7º ano em diante, com o seguinte tema: "RELAÇÕES HUMANAS E MOTIVAÇÃO". Houve também sessão de filmes relacionados ao tema dos estudantes, para todas as turmas, com discussão de ideias.

Nesta sexta-feira, 11, pela manhã, aconteceu palestra motivacional com o menino Tiago Linck e sua família, com o tema “O desafio de superar limites”, às 9h30min e às 13h30min, com acesso gratuito ao público.

Também estão previstos dois shows: Dança de Rua, com o grupo do professor Milton dos Santos Unser, de São Martinho, e show com o grupo musical “Guerreiros pela Fé”, da Igreja Evangélica Trindade, de Crissiumal, coordenados por Sharon Kopper.


21ª CRE In Foco

Abertura da 21ª Feira Portelense do Livro foi de muita emoção

                                        Foto: Rádio Municipal

Na noite de quarta-feira, 09, o Prefeito em exercício de Tenente Portela, Valdir Machado Soares, acompanhado da Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Irinéia Koch Lena, e do Diretor de Cultura, Régis Sandro Carniel, prestigiaram a abertura oficial da 21º FEPORLI – Feira Portelense do Livro, organizada pela Escola Estadual Sepé Tiaraju e com o apoio da Administração Municipal, evento este que faz parte da programação de aniversário dos 62 anos de emancipação do município.

Com um grande público presente no Centro Cultural, a Peça teatral “O Rapaz que não era de Liverpool” baseada na obra literária do escritor Caio Riter, emocionou a todos, trazendo o tema da adoção, que culminou com depoimentos de histórias reais, através de um vídeo que foi apresentado, onde alguns jovens contaram suas histórias de adoção.

Conforme o prefeito em exercício, que se pronunciou na abertura do evento, a FEPORLI já faz parte da história do município e é de grande importância para o desenvolvimento da comunidade, “esta feira do livro, assim como outros eventos que estão acontecendo durante esta semana, focados na leitura, contribuem significativamente para o desenvolvimento da nossa comunidade, e como poder público estaremos sempre apoiando este evento e outras iniciativas como esta”, destacou Valdir Machado Soares.

Nesta quinta-feira, 10, a FEPORLI transcorre durante todo o dia na sede da escola, recebendo visitação para desfrutar das salas interativas, venda e troca de livros e exposição diversificada de trabalhos.

Já na parte da noite, os escritores Caio Riter e Valesca de Assis estarão presentes no evento, conversando com o público, autografando suas obras e entregando premiações aos alunos vencedores do Concurso Literário #Somostodos+leitores, organizado em parceria com o NEEJA de Tenente Portela.


Rádio Municipal

Inscrições para o 5º Prêmio RBS de Educação são prorrogadas


Foto: Mateus Bruxel /Mateus Bruxel

                                            Foto: Mateus Bruxel /Mateus Bruxel

As inscrições para a quinta edição do Prêmio RBS de Educação — Para Entender o Mundo foram prorrogadas. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (11), agora vai até 23 de agosto. Educadores de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul podem participar.

Iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o prêmio conta com apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e expressa os compromissos da RBS com a melhoria da qualidade da educação básica no país. O objetivo é valorizar educadores que disseminam práticas de estímulo às habilidades de leitura e escrita. Uma premiação especial será dedicada aos trabalhos que, por meio da leitura, tratem dos temas raça, gênero e inclusão.

A proposta da edição deste ano do Prêmio RBS de Educação é elaborar um vídeo para apresentar e explicar o projeto de mediação de leitura promovido na escola. As atividades podem ser desenvolvidas em quaisquer áreas do conhecimento.

O prêmio também tem um eixo de formação, por meio do curso online gratuito Encontros de Leituras para Boas Conversas 2017, construído pelo Cenpec e certificado pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. A ferramenta traz informações sobre leitura e sobre o papel do mediador e é destinada a qualquer pessoa que se interesse pelo tema e a profissionais que queiram aperfeiçoar suas práticas em sala de aula ou em demais instituições que promovam projetos na área de educação.

Inscrições

— Até o dia 23 de agosto, pelo site www.premiorbsdeeducacao.com.br

Categorias

— Educador de escola pública
— Educador de escola privada
— Premiação especial

Premiação total
R$ 21,5 mil

— 1º lugar categoria Educador Escola Pública: R$ 4 mil
— 1º lugar categoria Educador Escola Privada: R$ 4 mil
— 1º lugar Destaque Gênero: R$ 2 mil
— 1º lugar Destaque Raça: R$ 2 mil
— 1º lugar Destaque Inclusão: R$ 2 mil
— Finalistas: R$ 500 (para cada um dos 15 finalistas)

ZH

Registros de violência em escolas do RS caem 4,9% no 1º semestre de 2017

                                      Foto: Reprodução/RBS TV

Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) mostram que a maioria dos registros de violência em escolas do Rio Grande do Sul caiu no primeiro semestre de 2017 em comparação ao segundo semestre do ano passado. Em contrapartida, o número de ocorrências de violência física entre alunos, além de casos de racismo, preconceito ou intolerância, subiu no período.
O total de escolas que preencheram o mapeamento foi de 1.749.

Somados os resultados dos 11 indicadores analisados, houve queda de 4,9% nos casos de violência entre os semestres. Entre julho e dezembro de 2016, o total foi de 55.750, enquanto de janeiro a junho de 2017, foram apurados 52.985 registros.

Houve queda, em geral, nas ocorrências externas, ou seja, que ocorrem fora da escola, como roubos, furtos e outras violências no entorno (- 9,2%), pichação, depredação e dano na escola (- 21,6%) e posse, uso ou tráfico de drogas na escola (- 3,2%).

Outros quatro indicadores tiveram alta, em maioria, dentro da sala de aula, como a violência física entre alunos. Em 2016, eram 6.821 casos, contra 7.304 no primeiro semestre deste ano. O índice representa uma alta de 7,6%.

O aumento nos registros de racismo, preconceito e intolerância foi alto. O indicador passou de 2.159 para 2.824, um acréscimo de 30,8%.

Segundo a Seduc, a alta nos números ocorreu porque as pessoas tiveram mais coragem para denunciar casos desse tipo.

“É um grande desafio da sociedade. As escolas estaduais do Rio Grande do Sul querem e podem contribuir para a melhoria desses dados”, pondera o secretário Ronald Krummenauer.

“A escola é mais um instrumento, um local, em que podemos trabalhar questões importantes como, por exemplo, a redução do racismo”, completa.


G1 RS

MEP aponta este mês os melhores trabalhos de Educação Profissional

                                           Foto: Seduc

Começa nesta quarta-feira (9/8) a primeira das sete finais da 14ª edição da Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP), que reúne os melhores trabalhos dos estudantes do setor. O evento será no CTG Estância da Serra (Avenida Jorge Dariva, 1140, Centro), em Osório, e contará com as classificadas do Núcleo 1, que compreende as Coordenadorias Regionais de Educação 1 (Capital), 11 (Osório), 12 (Guaíba) e 28 (Gravataí).

Os ganhadores de cada Núcleo serão premiados com a inscrição na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de 23 a 27 de outubro, cujos critérios serão encaminhados às CREs até dia 10 de setembro.

Para o evento, as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são divididas em sete núcleos, de quatro ou cinco CREs. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos, que serão avaliados por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor fazem parte do corpo de jurados. Esse júri vai escolher os 1º e 2º lugares de cada eixo tecnológico.

Cada equipe diretiva inscreveu projetos de acordo com cada eixo: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.


Com informações da Seduc.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Projeto de fruticultura é tema de reunião entre ETEC, EMATER E UERGS

                                                 Foto: ETEC

Projeto de fruticultura foi tema de reunião entre ETEC, EMATER E UERGS na quarta-feira, 9, em Bom Progresso. O encontro focou a discussão das ações técnicas que serão realizadas ao longo do segundo semestre de 2017, projetando as mudanças para o ano de 2018.

Foi ressaltada a importância da Unidade Didática da Fruticultura como um ponto importante para a discussão voltada ao desenvolvimento regional sustentável, bem como para a realização de pesquisa e da extensão de novas e adaptadas espécies para a Região Noroeste Colonial.

A junção das instituições para a discussão deste setor produtivo tem como princípio a atividade didático-pedagógica em ambas as instituições.


ETEC Notícias

Aluno de 10 anos da Escola Tiradentes palestra em São Martinho

                                               Foto: Divulgação

Tiago Linck, menino de 10 anos, aluno da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes de Tiradentes do Sul, segue sendo requisitado para palestras motivacionais na região. Na quarta-feira, 9, Tiago esteve realizando mais uma de suas impactantes palestras “O desafio de superar limites”. Desta vez, foi para a comunidade escolar de São Martinho, quando mais de 400 pessoas foram beneficiadas com suas palavras de superação.

Como agendar

Interessados podem agendar sua palestra através do fone (55) 99614-2474 ou (55) 99976-2353.

TP News

“Programa URI na Escola” na Escola Santo Pazini

                                                    Fotos: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini de Braga, foi contemplada na quarta-feira, dia 09 de agosto de 2017, com a presença de professores da URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, campus de Frederico Westphalen. Através do Programa URI NA ESCOLA, esta instituição desenvolve um extenso conjunto de palestras e oficinas que realizam em estabelecimentos de ensino, com prévio agendamento e sem nenhum custo. Por ser uma Universidade Comunitária e Regional, a URI quer compartilhar o conhecimento produzido pelos professores na universidade, com as demais escolas.

A primeira palestra, com o tema “Educação Financeira – Como planejar suas finanças pessoais e vencer a crise”, foi ministrada pelo professor Luiz Gustavo Zuliani da Silva, economista e engenheiro civil, mestre em Desenvolvimento Regional. Luís Gustavo mostrou a necessidade de um consumo consciente, compatível com o que se ganha; disciplina nos gastos e adoção do hábito de poupar constantemente, formando reservas para o futuro. As dicas simples, mas preciosas para se conseguir isso, certamente farão a diferença no planejamento financeiro dos participantes.


O tema da segunda palestra foi “Cuidados com o solo e a água”. Com vídeos e uma argumentação contundente, o palestrante trouxe aos presentes uma reflexão profunda e uma discussão para fortalecer a ideia de conservar o solo a água de nossa região. Enfatizou que a erosão traz consequências desastrosas para o solo e consequentemente ao setor agropecuário e evitá-la é fundamental para a produção de bons alimentos com vistas na melhor qualidade de vida de todos.  O responsável foi o professor Dr. Fabio Joel Kochem Mallman, engenheiro agrônomo, doutor em Ciências do Solo, com pós-doutorado em Ciências Ambientais.

A professora Lidiane Stival, formada pelo curso de Pedagogia da URI, que é técnica administrativa no setor URI na Escola, também integrou a equipe. Alunos e professores do Ensino Médio, e representantes do Conselho Escolar, foram o público alvo do evento.


Profª Hilda Maria Andolhe

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Reunião trata dos últimos detalhes da 14ª MEP em Três Passos

                                                              Última reunião de planejamento. Fotos: 21ª CRE

A 14ª MEP – Mostra da Educação Profissional, do Núcleo 7, organizada pela 21ª CRE- Coordenaria Regional de Educação para os dias 23, 24 e 25 de agosto, em Três Passos, está na fase final de planejamento.

Na terça-feira, 8, o último encontro antes da feira reuniu as interlocutoras da SUEPRO da 17ª CRE, de Santa Rosa, e da 20ª CRE, de Palmeira das Missões, além da 21ª CRE, professora Nelsi Terezinha Scheeren, do coordenador regional de Educação, Clovis Baraldi Machado, da coordenadora-adjunta, professora Lurdes Dresch, e da equipe pedagógica.



“Vamos trabalhar por uma MEP em Três Passos que ofereça as melhores condições de estímulo à pesquisa e ao conhecimento com ênfase ao empreendedorismo”, enfatizou o coordenador Clovis Baraldi Machado.


21ª CRE In Foco